III WEBINÁRIO FILOSOFIA EM REDE

III WEBINÁRIO FILOSOFIA EM REDE

Educação como prática de liberdade: 100 anos de Paulo Freire

Faça sua inscrição
De 12 a 16 de julho Todos os dias das 08h00 às 21h00
Evento online

Sobre o Evento

O Webinário Filosofia em Rede é um evento realizado semestralmente a partir de parceria entre o Instituto Trilhas e o Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em formato totalmente virtual mediante uso das múltiplas plataformas digitais acessíveis, reunindo pesquisadores (estudantes e professores) de todo o Brasil (e além-Brasil) em torno do debate sobre temática específica de cada encontro. O evento conta com mesas temáticas, minicursos, rodas de conversa, comunicações orais, lançamentos de livros e intervenções artísticas.

Nesta terceira edição, a ser realizada entre os dias 12 e 16 de julho de 2021, o Webinário Filosofia em Rede celebra o centenário do educador pernambucano Paulo Freire (1921-1997), patrono da educação brasileira, e tem como tema “Educação como prática de liberdade”, em referência a uma de suas principais obras, escrita quando o autor estava no exílio e publicada em 1967, na qual o mesmo faz uma reflexão sobre suas experiências pedagógicas, entendendo que a educação é afirmação de liberdade e só é possível no “exercício livre das consciências”.

Neste sentido, nosso evento se debruça sobre o legado de Paulo Freire para a Educação em geral e para a Filosofia e seu ensino em particular, reconhecendo em sua base dialógica, bem como na relação entre os saberes teóricos e práticos, os princípios fundamentais para o desenvolvimento de uma consciência crítica e livre, os quais estão na base da tradição filosófica, desde Platão até contemporaneidade. O Webinário cumpre, desta forma, a função de mediação entre a compreensão dos fundamentos do pensamento educacional de Paulo Freire e sua relação com a Filosofia, seu papel e suas possibilidades em um mundo globalizado, plural e hiperconectado.

Além de promover espaços para reflexões e análises sobre a temática da educação a partir da Filosofia e áreas afins, o III Webinário Filosofia em Rede segue com o intuito de estimular e difundir a produção acadêmica nestes tempos marcados pelo distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. O evento, que conta a publicação em e-book dos trabalhos apresentados, vem se consolidando no atual contexto como um importante canal de diálogo e de troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores, pesquisadoras e pesquisadores de todo o país, e a comunidade em geral, por meio do livre acesso possibilitado pelas redes informacionais.

As inscrições para ouvintes iniciam-se no dia 10/05/2021 e encerram-se no dia 09/07/2021.
O período de submissões de resumos inicia-se em 10/05/2021 e encerra-se no dia 20/06/2021. PRORROGADO ATÉ 30/06/2021.

ATENÇÃO: Todos os inscritos para a modalidade submissão de resumos já estão automáticamente inscritos como ouvintes.

Acesse o edital do Evento aqui.
Acesse o modelo de Resumo aqui.
Acesse o modelo de Apresentação de Trabalho aqui.
Acesse o site do Instituto Trilhas.

Organizador

Instituto Trilhas

O Instituto Trilhas é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, apartidária e filantrópica, de caráter social, político, educativo e cultural.

Temos como missão promover arte e cultura como ferramenta de transformação de realidades excludentes, bem como instrumento de desenvolvimento humano e social de cada indivíduo. O Trilhas compreende que a cultura é sim necessária para a efetivação de uma sociedade cada vez menos desigual, mais justa, mais humana e mais livre, tornando-se caminho para a construção de uma educação como prática libertadora e efetivação da cidadania.

Vale salientar que através do Ponto das Artes, o Instituto desenvolve atividades na sede e nas comunidades rurais do município de Senador Pompeu, mantendo parcerias com associações comunitárias, igrejas e outras entidades, possuindo ainda diversos parceiros noutros municípios da região sertão central e do Ceará, como Quixeramobim, Quixadá, Pedra Branca, Mineirolândia, Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Juazeiro do Norte e Fortaleza.

É importante frisar a participação cativa do Instituto Trilhas no Conselho Municipal de Patrimônio, no Comitê Municipal pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (iniciativa coordenada pelo Instituto juntamente com o Ministério Público local) e no Conselho Municipal da Assistência Social, no qual o Trilhas ocupa a cadeira da presidência.

Todo o trabalho desenvolvido pelo Instituto Trilhas é voluntário e os recursos para a manutenção do Ponto das Artes Professor Junior Holanda e a realização de projetos e atividades diversas são oriundos de doações, feitas principalmente pelos próprios membros do Instituto e/ou amigos, e projetos aprovados em editais de incentivo à arte e à cultura.