Local: Canal da FurbTV no Youtube
“Roda Mulheres Da Cena: Pesquisas Sobre A Cena Feminista”
A mesa abordará os estudos sobre práticas da cena feminista e sobre a disseminação de temáticas relacionadas à produção das mulheres e visões feministas no teatro, na dança e na arte da performance, com a abertura crescente de espaços de produção artística vinculados às organizações de mulheres cis e trans. A discussão partirá da criação do GT Mulheres da Cena da Abrace e tecerá trânsitos para enfocar narrativas de experiências e reflexões críticas sobre práticas da cena feminista em diferentes contextos sociais, políticos e culturais.
Com: Maria Brígida de Miranda (Udesc), Dodi Tavares Borges Leal (UFSB), Ligia Tourinho (UFRJ), Luciana Lyra (UERJ) e Lucia Romano (UNESP).
Classificação livre
90 minutos
Português | Tradução em Libras
Ao vivo
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO
Dodi Tavares Borges Leal: Professora Doutora do Centro de Formação em Artes (CFA) - Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na área de Artes Cênicas. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (mestrado profissional) - PPGER/UFSB e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Teatro - PPGT/UDESC. É co-coordenadora do GT Mulheres da Cena da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Desenvolveu tese de doutorado sobre performatividade transgênera e recepção teatral, onde apontou a transição de gênero da área do masculino para o feminino: do Teatro para a Teatra. Temas de interesse: Iluminação Cênica; Teatro-Educação; Performance e Novas Tecnologias; Artes do Corpo em Cena; Produção Teatral; Recepção Teatral.
Lígia Tourinho Artista do Movimento e pesquisadora das Artes da Cena. Doutora em Artes (UNICAMP). Analista do Movimento - Laban Institute Movement Studies (NY/ EUA). Coordenadora e Professora do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) e dos cursos de Bacharelado em Dança, Bacharelado em Teoria da Dança, Licenciatura em Dança e Direção Teatral, todos da UFRJ, e da Pós-graduação em Laban/ Bartenieff da Faculdade Angel Vianna. Artista pesquisadora da Conexão Mulheres da Improvisação e do LabCrítica da UFRJ.
Lucia Romano: Bacharel em Teoria do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1991), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (em 2002, com orientação da Profa. Dra. Helena Katz) e Doutora pela ECA-USP (em 2009, com orientação do Prof. Dr. Jacó Guinsburg), tem experiência nas áreas de Artes Cênicas, Dança e Pedagofia, com ênfase em interpretação teatral, performance, corporeidade, performatividade de gênero, teatro e feminismo e processos de criação. Professora na UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, Instituto de Artes, DACEFC. Atriz fundadora dos grupos Barca de Dionisos e Teatro da Vertigem, atua hoje como intérprete e propositora na Cia Livre de Teatro.
Luciana Lyra: Atriz, encenadora, dramaturga, escritora e professora na área das Artes da Cena. Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), do Instituto de Artes, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IA/UERJ). Docente permanente e Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - Bolsista PNPD/CAPES). Pós-doutora em Antropologia, pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP - Bolsista FAPESP), é também Mestre e Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP-SP). Possui pós-graduação lato sensu em Ensino da História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É pesquisadora-líder do grupo de pesquisa e extensão intitulado MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes (UERJ/ CNPq) e é co-criadora dos ENCONTROS ARCANOS. Atua na Companhia de teatro OS FOFOS ENCENAM, da Cooperativa Paulista de Teatro.
Maria Brígida de Miranda: Professora, atriz, diretora teatral e preparadora de atores/atrizes. Doutora em Teatro pela La Trobe University, 2004. Mestre em Prática Teatral pela University of Exeter, 1996. Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília, 1993. Professora Titular do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, das áreas de Direção e Interpretação Teatral, abriu, em 2006, o campo das pesquisas teórico-práticas em teatro feminista e estudos de gênero nas artes cênicas. Desde 2008, integra o Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT/UDESC). Editora da Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, cofundadora e coordenadora associada do G.T. Mulheres da Cena, na Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE).