FLISOL RESENDE 2018

28 de abril de 2018, 08h30 - 17h50

Auditório, Resende, RJ

Sobre

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISoL é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISoL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

O FLISoL acontece, historicamente, no 4º sábado de abril. O FLISoL 2018 está marcado para o dia 28 de abril, no horário de 8h30 às 17h30.

O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e entusiastas do Software Livre. Nesse dia os voluntários se propõem ou não a fazer instalação de Software Livre, como distribuições de GNU/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres para Windows em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).

https://pt.wikipedia.org/wiki/FliSol

Local do evento

Auditório - 27523-000, Estrada Resende/Riachuelo, Morada da Colina, Resende, Rio de Janeiro

Palestrantes

  • Jaqueline Vieira

    Jaqueline Vieira - FLISOL

    Responsável pelo credenciamento no dia.

    28/04 - 08h30 Credenciamento

  • Santiago Lopes

    Santiago Lopes - Faculdade Dom Bosco

    Professor Santiago José Franco Lopes, graduado em Sistemas de informação pela AEDB e pós-graduado em Automação Industrial pela UNIFOA. Mestrado em Engenharia de Produção pela UNESP Guaratinguetá com foco em Gestão e Otimização. Experiência profissional em multinacional com gestão de infraestrutura de TI, projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas. Professor universitário desde 2009 no curso Sistemas de Informação – AEDB. Coordenador do FLISOL Resende e defensor do uso de software livre.

    28/04 - 08h50 Abertura do Evento
    28/04 - 17h30 Encerramento

  • César Monteiro Mera

    César Monteiro Mera - Droptec Tecnologia

    Conheço Linux desde a distribuição Conectiva, brasileira, passando por Red Hat, Debian, Ubuntu e CentOS

    28/04 - 09h00 Arduino, Raspberry, mqtt (Tecnologia e Inovação)

  • Guilherme Razgriz

    Guilherme Razgriz - Liga 3d Brasil

    Guilherme Razgriz – Diretor de arte desde 2003 o mesmo utiliza apenas ferramentas livres em suas tarefas diárias, seja na criação de uma complexa peça como uma empena com tipografia exótica ou ainda redigindo um simples documento interno. Participante ativo de diversos projetos da comunidade como por exemplo o vivaolinux foi ainda mantenedor do portal referência em Gimp no Brasil entre 2009 e 2012, é ainda o criador da aclamada serie “Blender Para todos!” onde o acesso a criação digital 3D é compartilhado e difundido a todos sem restrições. Criador e Ceo da primeira escola de computação gráfica livre do Brasil o Cria Livre, Razgriz também é membro fundador do grupo de interesse em prol das ferramentas de criação livres dentro do portal Software Púlbico, o 4CMULTI. Razgriz é também autor de vastíssima documentação especializada em direção de arte com software livre sendo hoje o blog “El Diablo Criativo*(http://razgrizbox.)” a fonte mais vasta em documentação avançada que se pode encontrar em português na web sobre o seguimento. Desde 2014 Razgriz é também autor da editora Viena, pela mesma serão lançados ainda neste ano manuais descomplicados para quem precisa aprender a utilizar o Gimp, Inkscape ou Blender de forma a executar tarefas com segurança. Razgriz também ministra desde 2005 palestras e mini cursos sobre computação gráfica e direção de arte com software livre, afim de que a própria comunidade deixe de pensar nessa ramificação como uma alternativa a outras soluções pagas, mas sim como uma solução tão boa ou se não superior em diversos quesitos. Ele considera que o software nada mais é do que uma extensão das nossas capacidades mentais e motoras, e que a grande vantagem do software livre é que não existem limitações para o usufruto de tais benefícios, além de ter participado de diversos projetos incluindo a criação do braço multimídia do portal do Software Público Brasileiro. O mesmo trabalha com impressão 3d principalmente com impressoras da família Rep Rap desde 2013 tendo inclusive sugerido diversas modificações em projetos de impressoras 3d de projetos abertos.

    28/04 - 09h50 Conheça a Snappy!(Tecnologia e Inovação)

  • Marina Soares Porto

    Marina Soares Porto - Liga 3D Brasil

    Nesta palestra falarei sobre o ramo audiovisual no software livre. Alternativas de softwares e como usá-los.

    28/04 - 10h40 Edição de imagem e vídeo com Software Livre (Tecnologia e Inovação)

  • almoço

    almoço - almoco

    Hora da boia...

    28/04 - 11h30 Almoço

  • Allan Carlos de Mesquita Souza

    Allan Carlos de Mesquita Souza - Sumicity

    Coordenador do 1º FLISOL Volta Redonda em 2017, Formação Superior em Tecnologia em Gestão de T.I, Cases de sucesso de implantação de Sistema Service Desk Open Source GLPI e OCS Inventory na Sankyu S/A, Participação no projeto da TI na Carta Fabril e Especialista em TI pela Sumicity (Carmo-RJ) onde desenvolve seus trabalhos com a experiência obtida em Softwares livres

    28/04 - 13h00 Project Libre (Educação)

  • Walmiro Fabiano Júnior

    Walmiro Fabiano Júnior - Prefeitura de Barra Mansa

    Sou usuário de Software Livre há 12 anos , já trabalhei com as distribuições: Debian, Ubuntu (e seus Derivados), Fedora e atualmente DEEPIN 15.04 . Já programei em Phyton. E sou membro do grupo Software Livre Sul Fluminense e atualmente trabalho com o Planner nos projetos que desenvolvo na prefeitura de Barra Mansa.

    28/04 - 14h20 Gerenciamento de Projetos com Planner e LibreOffice (Educação)

  • Ana Paula Lourenço dos Santos

    Ana Paula Lourenço dos Santos - Byte Girl

    Sou graduada em Redes de Computadores pela Estácio do Ceará desde 2014.1. No segundo semestre inicie as pesquisas do cvox e sempre procurei software e hardware livres por minha paixão por este tema. Foi aí que conheci o Arduino. De 2015 a 2017 fui uma das organizadoras do evento Arduino Day em Fortaleza. Já ministrei oficinas em eventos usando hardware e software livres. Adepta do Linux, o utilizo como sistema operacional até em meu ambiente de trabalho.

    28/04 - 15h10 CVOX (Tecnologia e Inovação)

  • João Rocha Braga Filho

    João Rocha Braga Filho - Software Livre

    Usuário de Unix desde 1985. Usuário de FreeBSD desde 1992, e o usa no desktop e no notebook. Fotógrafo amador e usuário de Software Livre nos trabalhos de fotografia.

    28/04 - 16h00 Fotografia Open Source

  • Carlos Eduardo Mattos Da Cruz (Cadunico)

    Carlos Eduardo Mattos Da Cruz (Cadunico) - Software Livre

    Designer há mais de 15 anos e a mais de 7 anos utiliza somente software livre em suas criações. Membro dos grupos LINUERJ, Debian-RJ e SL-RJ. Ministrou palestras, minicursos e cursos sobre recursos de softwares gráficos e produção gráfica em diversas instituições e eventos de renome no software livre como: UNESP, CONSEGI, LATINOWARE, FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE DE DUQUE DE CAXIAS, PONTÃO DA ECO – UFRJ, MARATONA DE SOFTWARE LIVRE DE VOLTA REDONDA, CAMPUS PARTY BRASIL, RIO +20, entre outros.

    28/04 - 16h50 Vamos dar uma Gimpada na foto

Programação

Horário Atividade Descrição
28/04
08h30 Auditório Credenciamento
Credenciamento
Jaqueline Vieira

Momento para identificação dos participantes.

08h50 Auditório Abertura do Evento
Abertura
Santiago Lopes

Abertura do evento.

09h00 Auditório Arduino, Raspberry, mqtt (Tecnologia e Inovação)
Palestra
César Monteiro Mera

Entenda a integração Arduino, Raspberry, mqtt

09h50 Auditório Conheça a Snappy!(Tecnologia e Inovação)
Palestra
Guilherme Razgriz

A primeira impressora 3d Livre totalmente replicável! 

10h40 Auditório Edição de imagem e vídeo com Software Livre (Tecnologia e Inovação)
Palestra
Marina Soares Porto

Nesta palestra falarei sobre o ramo audiovisual no software livre. Alternativas de softwares e como usá-los.

11h30 Conforme escolha Almoço
Almoço
almoço

Tempo reservado para almoço dos palestrantes e participantes.

Opções de Self-Service:
Celeiro - https://www.facebook.com/pages/Restaurante-Celeiro/197141296980547
Flor de Sal - https://www.facebook.com/pages/Restaurante-Flor-de-Sal/349467191746169

Obs: Não existe nenhum desconto para participantes do evento.

13h00 Auditório Project Libre (Educação)
Palestra
Allan Carlos de Mesquita Souza

CONHECENDO TÉCNICAS DE PROJETOS PARA A EDUCAÇÃO APLICADAS COM O PROJECT LIBRE - É uma metodologia de aprendizagem em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que também tenha ligação com sua vida fora da sala de aula. No processo, eles lidam com questões interdisciplinares, tomam decisões e agem sozinhos e em equipe. Por meio dos projetos, são trabalhadas também suas habilidades de pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para a realização de uma tarefa, tidas como competências necessárias para o século XXI. Os alunos são avaliados de acordo com o desempenho durante e na entrega dos projetos.

14h20 Auditório Gerenciamento de Projetos com Planner e LibreOffice (Educação)
Palestra
Walmiro Fabiano Júnior

A gestão de projetos é definida como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positiva ou negativamente. No mundo livre usaremos para atingir as metas do gerenciamento de projetos as ferramentas tais como  -  Planner: Desenvolvimento e criação de Cronograma  -  Libre OffIce: Carta de projetos, Declaração de Escopo, Matrix de Risco, Plano de Comunicações, Plano de Gerenciamento da Qualidade, Plano de Gerenciamento das Aquisições, Plano de Gerenciamento de Custos, Plano de Gerenciamento de Riscos, Plano de Gerenciamento do Pessoal, Relatório Despesas.

15h10 Auditório CVOX (Tecnologia e Inovação)
Palestra
Ana Paula Lourenço dos Santos

O CVOX - controle remoto universal para TV com comandos de voz, é um dispositivo eletrônico feito com hardware e software livres cujo objetivo é ajudar pessoas que possuam mobilidade reduzida ao utilizarem seus televisores, dando às mesmas mais autonomia e, autoconfiança. Durante a palestra eu mostro todo o processo de pesquisa do protótipo, que foi inicialmente financiado pelo CNPq ainda em Iniciação Científica, mas que ganhou, em 2016, o edital de P&D do Governo Estadual do Ceará. Além de mostrar o protótipo em diversos testes em laboratório. Também falo sobre como fiz o pedido de registro de patente.

16h00 Auditório Fotografia Open Source
Palestra
João Rocha Braga Filho

Fotografia Open Source - O fotógrafo só paga por software se quer ou por desinformação. Serão mostradas algumas das opções de Software Livre para fotógrafos, inclusive opções não existem comercialmente, um pouco sobre interação com desenvolvedores.

16h50 Auditório Vamos dar uma Gimpada na foto
Palestra
Carlos Eduardo Mattos Da Cruz (Cadunico)

Se você quer dar um tapa naquela foto para ficar nos trinques nas redes sociais. Nesta palestra será abordada as principais técnicas de retoque digital e maquiagem virtual. Tudo num bate papo bem descontraído. A partir desta palestra você nunca mais dará uma photoshopada nas suas imagens e sim uma Gimpada!. Esta palestra é pra vc! Nela você vai conhecer o Gimp, que é uma poderosa ferramenta que permitirá trabalhar na área de Design Web, Desenvolvimento Web, Publicidade, Fotografia, auxiliando na produção de conteúdo e compartilhar em redes sociais, blogs e páginas web.

17h30 Auditório Encerramento
Encerramento
Santiago Lopes

Atividade de encerramento

Inscrições

Organizador