O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano.
Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.
Para alcançar estes objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país/cidade/localidade), organizam simultâneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.
Inscrições
E se sua vida fosse um jogo? Embarque nessa jornada com o Habitica
Palestra
Matheus Victor
UFBA
Panorama Atual do Qt em Aplicações Mobile, Embarcadas e de IoT
Palestra
Sandro Andrade
IFBA/KDE
Hardening de Aplicações Web usando Cabeçalhos HTTP
Palestra
Gildásio Júnior
Universidade Federal da Bahia
Comunidade de SL - A Resistência
Palestra
Cristiano Furtado dos Santos
CPUHOUSE SOLUÇÕES E CONSULTORIA EM TI
IPv6: Novo Protocolo da Internet! Será?
Palestra
Cristino Filho
Universidade Federal da Bahia
Uma introdução ao Apache Cordova
Palestra
Hugo Deiró
OPAI
Rede de Computadores Livre: Uso de software livre na orquestração de redes de computadores
Palestra
Italo Valcy
Universidade Federal da Bahia
Como (possivelmente) seus filhos e (certamente) seus netos serão escravizados
Palestra
Aurélio Adnauer Heckert
Colivre
Mini-curso de Linux básico
Curso
Cristiano Furtado dos Santos
CPUHOUSE SOLUÇÕES E CONSULTORIA EM TI
Fabio Bastos
Dom Pedro II
Mini-curso de Arduino na prática
Curso
Ítalo Ranielle Silva Cavalcante Filho
Empresário
Mini-curso de Linux básico
Curso
Cristiano Furtado dos Santos
CPUHOUSE SOLUÇÕES E CONSULTORIA EM TI
Fabio Bastos
Dom Pedro II
O credenciamento será realizado na entrada da Faculdade.
Avenida Luís Viana Filho
Imbuí, Salvador - BA
41720-200
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.
O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.
Palestrante e ativista por muitos anos nas comunidades de Software Livre. Liderou por muito anos a célula de Software Livre da Faculdade AREA1 em Salvador - Bahia, ficou a frente do Projeto Fedora Educação e logo depois do Projeto Ekaaty Linux. Atual Líder da Comunidade Fedora Brasil e um dos criadores do Projeto Crianças Hackers onde ensinamos crianças a conhecer tecnologia brincando. Atualmente faz palestras na área de empreendedorismo e liderança em faculdades e empresas.
Analista de Tecnologia na UFBA-STI-CRI (FAPEX)
Instrutor da Escola Superior de Redes da RNP (Rede Nacional de Pesquisa e Ensino)
Tecnólogo em Gestão de Redes de Computadores - IBES
Pós Graduado em Gestão da Segurança da Informação - UNIJORGE
Mestrando em Redes de Computadores - UFBA-DCC
Pesquisador em Redes SDN/IIoT (Redes Definidas por Software)
Pesquisador no Projeto Rede Bambu (Rede Metropolitana para Experimentação e Inovação da Internet do Futuro)
Pesquisador em Redes Baseadas em Blockchain
Desenvolvedor e usuário de SL. Participou do time de desenvolvimento do Inkscape e colabora com vários outros projetos livres. É co-fundador do PSL-BA e da Colivre.
Gênio, playboy e milionário. Ao menos é o que eu queria ser, risos. Sou um cara muito esforçado, que gosta muito do que faz e tem uma paixão imensa por compartilhar o que aprende. Além disso, tenho muito orgulho em ser Técnico em Informática e Analista de Sistemas pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Camaçari e Salvador (respectivamente). Além disso, ainda estou no Ifba (é muito amor!) como aluno especial do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP). Profissionalmente falando, sou Analista de Sistemas pela Ericsson Inovação S.A. (EISA), onde atuo no desenvolvimento de soluções para a maior operadora de telecomunicações do Brasil.
Entusiasta, autodidata, gestor em TI, Analista avançado em TI. Criador e mantenedor do Projeto Infocentro Faro Digital.
Formado como Técnico em Informática (IFBA) e graduando no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (UFBA).
Italo Valcy é mestre em Ciência da Computação pela UFBA, onde exerce o cargo de Gestor de Segurança da Informação e Coordenador da Equipe de Segurança de Redes. É co-fundador e membro do CERT.Bahia (Grupo de Segurança da Rede Acadêmica da Bahia), pesquisador no Ponto de Presença da RNP e Pesquisa na Bahia e professor das trilhas de redes, segurança e sistemas na ESR. Suas áreas de interesse são: Análise Forense, Web Pentest, Roteamento e Infraestrutura Segura, Phishing, Monitoramento de Atividade Maliciosa e SDN.
Estudante de Sistemas de Informação na UFBA, pesquisador no Ponto de Presença da RNP na Bahia (Pop-BA/RNP) e Coordenação de Segurança de Informação e Comunicações da UFBA (Cosic/STI/UFBA), atuando também no grupo de Resposta a incidentes de Segurança - Bahia/Brasil (CERT.Bahia) e Equipe de Tratamento de Incidentes de Redes da UFBA (ETIR-UFBA)
é desenvolvedor e arquiteto de software há 23 anos, com interesse especial pelas tecnologias C++, Qt e KDE em múltiplas plataformas. Sandro é Doutor em Ciência da Computação e Mestre em
Mecatrônica, ambos pela Universidade Federal da Bahia. É colaborador veterano nas comunidades de software livre Qt e KDE e é Certified Qt C++ Specialist (certificações Qt Essentials e
Core C++ for Qt Developers, obtidas em Munich–Alemanha). Foi, por três anos, membro do Board de Diretores do KDE e.V. (Berlin–Alemanha), por dois anos membro do KDE e.V. Marketing
Working Group e já realizou palestras sobre Qt no Brasil, EUA, Espanha, Áustria, Alemanha e Finlândia.
Desenvolvedor de sistemas microcontrolados, estudante de engenharia de controle e auttomação.