SFD SALVADOR 2018

SFD SALVADOR 2018

Salvador

Faça sua inscrição
Sábado, 27 de abril de 2019 Das 08:00 às 18:00

Sobre o Evento

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISoL que é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISoL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

O FLISoL acontece, historicamente, no 4º sábado de abril. Este ano o evento está marcado para o dia 27 de abril, no Brasil, por conta de alguns feriados.

O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e entusiastas do Software Livre. Nesse dia os voluntários propõem a instalação de Software Livre, como distribuições de GNU/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres para Windows em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).

O objetivo do FLISoL é promover o uso de Software Livre em geral, além de criar interações entre usuários e desenvolvedores, promovendo palestras e minicursos.

Palestrantes

  • Cristiano Furtado dos Santos
  • Alberlan Lopes
  • Ítalo Ranielle Silva Cavalcante Filho
  • Zelmiro Alves de Oliveira
  • Alano Acioli
  • Mesa Redonda
  • Anderson Silva Matos

Programação

09h00 Abertura Abertura
Local: Auditório

Abertura do evento

09h15 - Ítalo Ranielle Silva Cavalcante Filho Palestra 01 Palestra
Local: Auditório

Hardware Livre!

Será abordado sobre a importância do Arduíno ser um hardware livre, mostrando que qualquer um pode desenvolver um produto sem precisar pagar licença , e a sua influencia na robótica educacional. Em seguida uma introdução ao mini-curso sobre automação residencia.

Mini Curriculo:

Desenvolvedor de sistemas microcontrolados, estudante de engenharia de controle e automação.

10h00 - Alberlan Lopes Palestra 02 Palestra
Local: Auditório

Contêiner de aplicativos

Desmitificando a instalação de aplicativos em GNU/Linux independente do sabor.

Mini Curriculo:

Mestre em computação aplicada e usuário da plataforma Debian há mais de 10 anos, além de colaborador para tradução do Linux Mint Português Brasil.

11h00 - Cristiano Furtado dos Santos Palestra 03 Palestra
Local: Auditório

Software Livre e o Futuro das Comunidades

Sera discutido sobre o futuro das comunidades, uso dos softwares e suas licenças. Teremos também assuntos sobre o Pré FISL, Latinoware, ASL, PSL-BA e o que temos em mente para melhorar a visão dos usuários perante as comunidades de Software Livre no Brasil.

Mini Curriculo:

Um dos fundadores do Projeto Ekaaty Linux e articulador da distribuição. Membro ativo de comunidades de software livre em todo território nacional e líder da Célula de Software Livre da Faculdade AREA1 e outras entidades acadêmicas em Salvador - Bahia. Liderou junto com outros membros no Brasil o Projeto Fedora Brasil e foi responsável do Projeto Fedora Educação. sendo pioneiro e trazendo a distribuição para o estado da Bahia e disseminando a mesma em outros estados. Atualmente membro oficial da ASL Associação de Software Livre.

12h00 Almoço Almoço
Local: livre
14h00 - Alano Acioli Palestra 04 Palestra
Local: Auditório

Blockchain e Liberdade

Como o blockchain pode colaborar para a liberdade em uma sociedade vigiada e controlada por grandes corporações.

Mini Curriculo:

Desenvolvedor de software e apaixonado por tecnologias disruptivas, trabalha atuamente com projetos de P&D nas áreas de robótica e realidade virtual.


15h00 - Anderson Silva Matos Palestra 05 Palestra
Local: Auditório

KALI LINUX - BY OFFENSIVE SECURITY

Falar um pouco da distribuição Kali Lilnux GNU/linux baseada no Debian , mantido pela Offensive Security. É voltada principalmente para auditoria e segurança de redes e computadores em geral.

Mini Curriculo:

Graduando em Redes de Computadores - UNIFACS, linha de estudo Segurança em redes, Pentest e Ethical Hacker.

16h00 - Zelmiro Alves de Oliveira Palestra 06 Palestra
Local: Auditório

Introdução a Robótica com Arduino

Arduino básico para que os participantes possam entender como funciona e como trilhar um caminho na área de robótica.

Mini Curriculo:

Técnico em Eletrotécnica, Técnico em eletrônica, Eletricista Industrial


17h00 - Mesa Redonda Palestra 07 Palestra
Local: Auditório

Iremos fazer um bate papo sobre o mundo atual com o uso do software, como anda a utilização e visão do mercado sobre as ferramentas e também no mundo dos games.

17h30 Encerramento Encerramento
Local: Auditório

Inscrições

Carregando área de inscrição

Local

Faculdade AREA1 - Paralela, 44077-140, Paralela, Centro, Salvador, Bahia
Ver no mapa

Patrocinadores

PSL-BA / CPUHOUSE / Comunidade Fedora Brasil / CREAJr / Ruy Barbosa / ÁREA1

O evento é organizado pelo PSL-BA / CPUHOUSE / Comunidade Fedora Brasil / CREAJr / Ruy Barbosa / ÁREA1