22ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação

Faça sua inscrição
De 24 a 31 de outubro Todos os dias das 09h00 às 22h00

Sobre o Evento

Realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro, a Conferência Brasileira de Folkcomunicação traz em sua 22ª edição o tema “Raízes do presente, futuros ancestrais”. O evento reúne palestras, mesas-redonda, apresentação de trabalhos, oficinas, prêmios estudantis e atividades culturais ligadas aos modos de vida e práticas de resistência de grupos populares rurais e urbanos, bem como suas mediações digitais. Tem como público-alvo todo aquele envolvido com nossos objetos e sujeitos de interesse: comunidade acadêmica, profissionais de cultura e comunicação, membros de organizações da sociedade civil, integrantes e mestres de grupos populares.

O evento ocorre presencialmente entre os dias 29 e 31 de outubro de 2025 na UERJ, campus Maracanã, no Rio de Janeiro. Haverá apresentações remotas ao longo do dia 24 de outubro. Também de maneira virtual acontece o curso Iniciação à Folkcomunicação, de junho a outubro, que atua como pré-evento da programação. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Palestrantes

  • Guilherme Fernandes
  • Karina Janz
  • Andriolli Costa
  • Adelson Fernando
  • Thífani Postali
  • João Eudes Portela
  • Júnia Martins
  • Ribamar Oliveira
  • Maria Érica Lima
  • Jullian Gomes de Souza
  • Iury Parente Aragão
  • Élmano Ricarte
  • Matheus Schwab
  • Gabriel Fragata
  • Claudiene Costa
  • Rafael Schoenherr
  • Lawrenberg Advíncula
  • Luiz Rufino
  • Anderson Awvas
  • Rodrigo Cataia
  • Gisele Veríssimo
  • Danilo Bantim
  • Ellen Alves Lima
  • Mayara Lista
  • Cicília Peruzzo
  • Renato Ortiz
  • José Jorge de Carvalho

Programação

09h00 - Jullian Gomes de Souza, Maria Érica Lima GT Alpha (Online) - Mídias e culturas populares Apresentação de Trabalhos
Local: Online

Coordenação: Profa. Dra. Maria Érica Lima (UFC) e Prof. Me. Jullian Gomes de Souza (UFC - UFRN)

Ementa: Este GT busca reunir pesquisas que investiguem as interações entre culturas populares e mídias em suas múltiplas plataformas e linguagens. Interessa compreender como saberes, estéticas e narrativas populares são representados, apropriados ou ressignificados em meios tradicionais e digitais. São bem-vindos estudos sobre performances, oralidades, festividades, religiosidades e expressões culturais híbridas em diálogo com mídias comunitárias, hegemônicas ou alternativas.

09h00 - Élmano Ricarte, Iury Parente Aragão GT Beta (Online) - Comunicação Popular e ativismos midiáticos Apresentação de Trabalhos
Local: Online

Coordenadores: Iury Parente Aragão e Élmano Ricarte (IADE-UE)

Ementa: Este GT propõe discutir práticas comunicacionais engajadas em lutas sociais, territoriais e identitárias, com ênfase em iniciativas populares, periféricas e autônomas. Interessa refletir sobre estratégias midiáticas de resistência, visibilidade e mobilização promovidas por movimentos sociais, coletivos, redes comunitárias e mídias alternativas. Acolhe trabalhos que abordem temas como comunicação contra-hegemônica, justiça informacional, tecnopolítica, pedagogias populares e experiências de base - sempre a partir da perspectiva da folkcomunicação. São valorizadas abordagens interdisciplinares que articulem teoria crítica, prática militante e escuta sensível dos territórios.

08h00 - Mayara Lista Oficina 1 - Desenho de observação para trabalho de campo Oficina
Local: A DEFINIR

Mestra em Design pela PUC-Rio, com uma dissertação em que estuda turmas de Bate-Bolas, Mayara Lista utiliza o desenho de observação como método não apenas para registro, mas para estimular a interação da comunidade com o pesquisador.

08h00 - Gisele Veríssimo Oficina 2 - Introdução à Etnomídia Oficina
Local: A DEFINIR

O objetivo desta oficina é proporcionar uma reflexão sobre a importância da comunicação indígena no contexto contemporâneo e como essa prática pode influenciar a percepção cultural na sociedade. Além da apresentação do conceito, serão expostas algumas iniciativas e, a partir delas, os participantes serão convidados a pesquisar outros exemplos em diferentes plataformas e com variadas características, promovendo um espaço para o debate sobre a representação indígena nas mídias, sobretudo na era digital.

Ministrante: Gisele Veríssimo, mestra em História (UERJ) e estudante de jornalismo.

Público-Alvo: Estudantes, pesquisadores e interessados em Comunicação, História e estudos culturais.

10h00 - Adelson Fernando, Andriolli Costa, Thífani Postali Mesa 1 - Cerimônia de Abertura Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Cerimônia de abertura da 22ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação e reconhecimento dos homenageados da edição.

Participantes:
Prof. Dr. Andriolli Costa (UERJ) - Presidente da Rede Folkcom
Prof. Dr. Adelson Fernando (UFAM) - Vice-Presidente da Rede Folkcom
Profa. Dra. Thífani Postali (Uniso) - Diretora-Científica da Rede Folkcom

11h00 - Cicília Peruzzo Palestra 1 - Cicília Peruzzo Palestra
Palestra 1 - Cicília Peruzzo
Local: A DEFINIR

Professora visitante colaboradora dos PPGs em Comunicação da UERJ e da UFES. Professora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Portugal. Possui doutorado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Fez o pós-doutorado no Centro de Investigações Interdisciplinares em Ciencias y Humanidades (CEIICH) da Universidade Nacional Autônoma do México. Dedica-se ao ensino, extensão e pesquisa na área de Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, movimentos sociais, participação, comunicação popular e comunitária, e pesquisa científica. Publicou livros autorais, coletâneas organizadas em parceria, capítulos de livros em obras nacionais e internacionais, e artigos em diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem se dedicado à gestão de associações científicas nacionais e ibero-americanas e coordenado grupos de trabalho nesse mesmo âmbito

14h00 - Adelson Fernando, Andriolli Costa GT 2 - Folkcomunicação e Culturas Populares Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Andriolli Costa (UERJ) e Adelson Fernando (UFAM)

Sessões nos dias 29 e 31 de outubro, das 14h às 16h

Ementa: Com base nos estudos pioneiros de Luiz Beltrão e sua investigação sobre os processos folkcomunicacionais, este GT recebe trabalhos que se debruçam sobre a relação dialógica entre mídia e as culturas populares. Neste escopo, estão inclusas as estratégias comunicacionais de grupos populares em ambiente rural, urbano ou mesmo virtual; a constituição do líder de opinião como mediador e recodificador da mensagem entre a mídia massiva e sua comunidade interpretativa; as mensagens de resistência incorporadas em expressões da literatura oral, folguedos, festas populares, ritos, danças, artesanato e demais manifestações culturais; os diálogos interculturais na formação da identidade de um grupo a partir da tradição. Espera-se que o GT possa fomentar e qualificar o debate sobre as relações entre culturas populares, mídia e as novas tecnologias, compreendendo e tensionando as dinâmicas de dominação e imposição do tecnopólio; os dilemas da mediação algorítmica sobre as formas culturais; o apagamento ideológico da cultura popular como espaço de reivindicação, comentário e tribuna do povo.

14h00 - Guilherme Fernandes, Karina Janz GT 1 - Diálogos e Fundamentos Teóricos da Folkcomunicação Abertura
Local: A DEFINIR

Sessões nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 16h

Ementa: Este GT tem como foco as discussões teóricas e metodológicas da Folkcomunicação. Visa refletir sobre os suportes que fundamentam as bases epistemológicas da disciplina, bem como sua demarcação no campo da Comunicação Social e as intersecções com outras disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Busca, também, evidenciar o campo da pesquisa, corroborando objetos tradicionais e contemporâneos por meio de métodos de pesquisas que abrigam as complexidades da área. Um GT como este tem fundamental importância para a genealogia da Folkcomunicação, a partir de seu idealizador Luiz Beltrão; para a difusão como disciplina brasileira de Comunicação; e, para a expansão à atualidade como metodologia inovadora nos territórios da diversidade cultural globalizada, com linguagens analógica e digital, em tempos ancestrais e pós-modernos.

16h00 Mesa 2 - a definir Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Programação a ser confirmada após o aceite dos convidados

08h00 - Ellen Alves Lima Oficina 3 - Escrita Criativa - Jornada da Heróina Negra Oficina
Local: A DEFINIR

Ministrante: Ellen Alves Lima, doutoranda do PPGCom da UERJ

08h00 - Danilo Bantim Oficina 4 - Jogos e brasilidade Oficina
Local: A DEFINIR

Ministrante: Prof. Dr. Danilo Bantin (UERJ) e alunos do Nepope - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia pop e outras Epistemologias da UERJ

10h00 - Claudiene Costa, Gabriel Fragata, Lawrenberg Advíncula, Matheus Schwab, Rafael Schoenherr Mesa 3 - Panorama da Folkcomunicação pelo Brasil Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Os coordenadores de grupos de trabalho de Folkcomunicação nos congressos regionais da Intercom se reúnem para expor a riqueza e a pluralidade da teoria e suas diferentes vertentes.

Participação:
Profa. Dra. Claudiene Costa (UFC)
Prof. Me. Gabriel Fragatta (UFAM) - Participação remota
Prof. Dr. Lawrenberg Advíncula (UNEMAT)
Prof. Dr. Rafael Schoenherr (UEPG)
Prof. Me. Matheus Schwab (UERJ)

11h00 - Renato Ortiz Palestra 2 - Renato Ortiz Palestra
Palestra 2 - Renato Ortiz
Local: A DEFINIR

Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Unicamp. Possui graduação em Sociologie - Universite de Paris VIII (1972), mestrado em Sociologia- École des Hautes Études en Sciences Sociales (1972) e doutorado em Sociologia/Antropologia- École des Hautes Études en Sciences Sociales (1975). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Alguns livros publicados: "Cultura Brasileira e Identidade Nacional"; "A Moderna Tradição Brasileira"; Mundialização e Cultura"; "O Próximo e o Distante: Japão e modernidade-mundo"; "Mundialização: saberes e crenças"; "A Diversidade dos Sotaques: o inglês e as ciências sociais" (todos pela Ed.Brasiliense); "Universalismo e Diversidade" (Bomtempo); "O Universo do Luxo" (Alameda); "Sobre o Trabalho Intelectual (Zouk).

14h00 - Júnia Martins, Ribamar Oliveira GT 4 - Futuros Ancestrais Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Ribamar Junior (UFRJ) e Júnia Martins (UERN)

Sessões: 30 e 31 de outubro, das 14h às 16h

Ementa: Este GT busca congregar reflexões sobre as relações entre ancestralidade, tecnologia e produção de sentidos no presente. Interessa-se por abordagens que articulem as maneiras como as culturas populares e saberes tradicionais ativam memórias, imaginários e cosmologias para pensar e construir futuros não-hegemônicos. São bem-vindas investigações que articulem o campo da Comunicação com diálogos interdisciplinares que busquem outras epistemologias e suas expressões estéticas, políticas e simbólicas.

14h00 - João Eudes Portela, Thífani Postali GT 3 - Folkmídia e Processos Midiáticos  Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Thífani Postali (Uniso) e João Portella (IFCE)

Sessões 30 e 31 de outubro, das 14h às 16h

Ementa: Este GT pretende ser o espaço para a divulgação das pesquisas que envolvem diferentes comunidades e os processos midiáticos, notadamente, rádio, televisão, jornal, internet, propaganda e publicidade, cinema, redes sociais populares, celulares. Entende-se por “mídia” os diferentes veículos de comunicação de massa que, de alguma forma, apropriam-se de elementos da cultura popular, objetivando conquistar audiência e persuadir o público receptor para atingir algum propósito. Atualmente, para se conhecer o cotidiano de uma comunidade, é preciso passar pelas redes sociais de comunicação e identificar os ativistas midiáticos. Pretendemos aprofundar os estudos sobre a forma de operar desses ativistas nas redes folkcomunicacionais em pequenas cidades do interior, bem como em cidades maiores, ou em pequenas comunidades.

14h00 - Guilherme Fernandes, Karina Janz GT 1 - Diálogos e Fundamentos Teóricos da Folkcomunicação Abertura
Local: A DEFINIR

Sessões nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 16h

Ementa: Este GT tem como foco as discussões teóricas e metodológicas da Folkcomunicação. Visa refletir sobre os suportes que fundamentam as bases epistemológicas da disciplina, bem como sua demarcação no campo da Comunicação Social e as intersecções com outras disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Busca, também, evidenciar o campo da pesquisa, corroborando objetos tradicionais e contemporâneos por meio de métodos de pesquisas que abrigam as complexidades da área. Um GT como este tem fundamental importância para a genealogia da Folkcomunicação, a partir de seu idealizador Luiz Beltrão; para a difusão como disciplina brasileira de Comunicação; e, para a expansão à atualidade como metodologia inovadora nos territórios da diversidade cultural globalizada, com linguagens analógica e digital, em tempos ancestrais e pós-modernos.

16h00 Mesa 4 - a definir Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Programação a ser confirmada após o aceite dos convidados

08h00 - Rodrigo Cataia Oficina 5 - Escrita de Projetos Culturais Oficina
Local: DEFINIR LOCAL

Nesta aula, vamos explorar estratégias práticas e criativas para transformar ideias culturais em projetos estruturados e viáveis. A partir de exemplos reais, abordaremos desde a construção de objetivos claros até a formatação de orçamentos, planos de ação e justificativas que dialoguem com editais públicos e privados. A proposta é oferecer um olhar sensível e técnico para quem deseja tirar do papel iniciativas artísticas, educativas e comunitárias, fortalecendo o acesso a políticas culturais e ampliando o impacto dos fazeres culturais nos territórios.

Ministrante: Rodrigo Cataia é artista multimídia, músico, pesquisador e produtor há mais de 25 anos. Mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso.

08h00 - João Eudes Portela Oficina 6 - Folkmarketing e Mídias Digitais Oficina
Local: A DEFINIR

Ministrante: Prof. Dr. João Portela (IFCE)

10h00 - Andriolli Costa, Guilherme Fernandes Mesa 5 - O Futuro da Folkcomunicação Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Os coordenadores da pesquisa coletiva "Folkcomunicação - Conceitos, Problemas, Abordagens e Objetos" - que investigou toda a produção sobre Folkcomunicação na América Latina expõe os resultados do estudo e fazem prognósticos para o futuro.

Participação:
Andriolli Costa (UERJ)
Guilherme Fernandes (UFRB)

11h00 - José Jorge de Carvalho Palestra 3- a definir Palestra
Local: A DEFINIR

Em breve.

14h00 - Júnia Martins, Ribamar Oliveira GT 4 - Futuros Ancestrais Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Ribamar Junior (UFRJ) e Júnia Martins (UERN)

Sessões: 30 e 31 de outubro, das 14h às 16h

Ementa: Este GT busca congregar reflexões sobre as relações entre ancestralidade, tecnologia e produção de sentidos no presente. Interessa-se por abordagens que articulem as maneiras como as culturas populares e saberes tradicionais ativam memórias, imaginários e cosmologias para pensar e construir futuros não-hegemônicos. São bem-vindas investigações que articulem o campo da Comunicação com diálogos interdisciplinares que busquem outras epistemologias e suas expressões estéticas, políticas e simbólicas.

14h00 - João Eudes Portela, Thífani Postali GT 3 - Folkmídia e Processos Midiáticos  Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Thífani Postali (Uniso) e João Portella (IFCE)

Sessões 30 e 31 de outubro, das 14h às 16h

Ementa: Este GT pretende ser o espaço para a divulgação das pesquisas que envolvem diferentes comunidades e os processos midiáticos, notadamente, rádio, televisão, jornal, internet, propaganda e publicidade, cinema, redes sociais populares, celulares. Entende-se por “mídia” os diferentes veículos de comunicação de massa que, de alguma forma, apropriam-se de elementos da cultura popular, objetivando conquistar audiência e persuadir o público receptor para atingir algum propósito. Atualmente, para se conhecer o cotidiano de uma comunidade, é preciso passar pelas redes sociais de comunicação e identificar os ativistas midiáticos. Pretendemos aprofundar os estudos sobre a forma de operar desses ativistas nas redes folkcomunicacionais em pequenas cidades do interior, bem como em cidades maiores, ou em pequenas comunidades.

14h00 - Adelson Fernando, Andriolli Costa GT 2 - Folkcomunicação e Culturas Populares Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Andriolli Costa (UERJ) e Adelson Fernando (UFAM)

Sessões nos dias 29 e 31 de outubro, das 14h às 16h

Ementa: Com base nos estudos pioneiros de Luiz Beltrão e sua investigação sobre os processos folkcomunicacionais, este GT recebe trabalhos que se debruçam sobre a relação dialógica entre mídia e as culturas populares. Neste escopo, estão inclusas as estratégias comunicacionais de grupos populares em ambiente rural, urbano ou mesmo virtual; a constituição do líder de opinião como mediador e recodificador da mensagem entre a mídia massiva e sua comunidade interpretativa; as mensagens de resistência incorporadas em expressões da literatura oral, folguedos, festas populares, ritos, danças, artesanato e demais manifestações culturais; os diálogos interculturais na formação da identidade de um grupo a partir da tradição. Espera-se que o GT possa fomentar e qualificar o debate sobre as relações entre culturas populares, mídia e as novas tecnologias, compreendendo e tensionando as dinâmicas de dominação e imposição do tecnopólio; os dilemas da mediação algorítmica sobre as formas culturais; o apagamento ideológico da cultura popular como espaço de reivindicação, comentário e tribuna do povo.

16h00 - Anderson Awvas, Luiz Rufino Mesa 6 - Encruzilhadas da Comunicação Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Convidado confirmado: Prof. Dr. Luiz Rufino

Carregando área de inscrição

Execução

Apoio

Organizador

Rede Folkcom

A Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação - Rede Folkcom é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de congregar pesquisadores que se debruçam sobre aspectos desta teoria da comunicação legitimamente brasileira fundada por Luiz Beltrão em 1965. Esta teoria tem como força centrípeta as culturas populares enquanto estratégias de comunicação e resistência daqueles que se veem alijados dos processos tradicionais de produzir e circular informações, bem como seus atravessamentos midiáticos. A Rede teve início em 1998, tendo sido formalizada em 2003. Atualmente o presidente é o prof. Dr. Andriolli Costa (UERJ).


Comissão Organizadora:
Prof. Dr. Andriolli Costa (UERJ) - Lattes: http://lattes.cnpq.br/6790145893762562
Profa. Dra. Thífani Postali (Uniso): Lattes: http://lattes.cnpq.br/7373730035263546
Prof. Me. Matheus Schwab (UERJ) Lattes: http://lattes.cnpq.br/8119701359814128