22ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação

Faça sua inscrição
De 24 a 31 de outubro Todos os dias das 09h00 às 22h00

Sobre o Evento

Realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro, a Conferência Brasileira de Folkcomunicação traz em sua 22ª edição o tema “Raízes do presente, futuros ancestrais”. O evento reúne palestras, mesas-redonda, apresentação de trabalhos, oficinas, prêmios estudantis e atividades culturais ligadas aos modos de vida e práticas de resistência de grupos populares rurais e urbanos, bem como suas mediações digitais. Tem como público-alvo todo aquele envolvido com nossos objetos e sujeitos de interesse: comunidade acadêmica, profissionais de cultura e comunicação, membros de organizações da sociedade civil, integrantes e mestres de grupos populares.

O evento ocorre presencialmente entre os dias 29 e 31 de outubro de 2025 na UERJ, campus Maracanã, no Rio de Janeiro. Haverá apresentações remotas ao longo do dia 24 de outubro. Também de maneira virtual acontece o curso Iniciação à Folkcomunicação, de junho a outubro, que atua como pré-evento da programação. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Palestrantes

  • Andriolli Costa
  • Adelson Fernando
  • Matheus Schwab
  • Thífani Postali
  • João Eudes Portela
  • Gabriel Fragata
  • Claudiene Costa
  • Rodrigo Cataia
  • Karina Woitowicz
  • Rafael Schoenherr
  • Lawrenberg Advíncula
  • Guilherme Fernandes
  • Iury Parente Aragão
  • Élmano Ricarte
  • Maria Érica Lima
  • Jullian Gomes de Souza
  • Gisele Veríssimo
  • Danilo Bantim
  • Ellen Alves Lima
  • Mayara Lista
  • Cicília Peruzzo
  • Renato Ortiz
  • Luiz Rufino

Programação

09h00 - Jullian Gomes de Souza, Maria Érica Lima GT Alpha (Online) - Mídias e culturas populares Apresentação de Trabalhos
Local: Online

Coordenação: Profa. Dra. Maria Érica Lima (UFC) e Prof. Me. Jullian Gomes de Souza (UFC - UFRN)

09h00 - Élmano Ricarte, Iury Parente Aragão GT Beta (Online) - Comunicação Popular e ativismos midiáticos Apresentação de Trabalhos
Local: Online

Coordenadores: Iury Parente Aragão e Élmano Ricarte (IADE-UE)

08h00 - Mayara Lista Oficina 1 - Desenho de observação para trabalho de campo Oficina
Local: A DEFINIR

Mestra em Design pela PUC-Rio, com uma dissertação em que estuda turmas de Bate-Bolas, Mayara Lista utiliza o desenho de observação como método não apenas para registro, mas para estimular a interação da comunidade com o pesquisador.

08h00 - Gisele Veríssimo Oficina 2 - Introdução à Etnomídia Oficina
Local: A DEFINIR

O objetivo desta oficina é proporcionar uma reflexão sobre a importância da comunicação indígena no contexto contemporâneo e como essa prática pode influenciar a percepção cultural na sociedade. Além da apresentação do conceito, serão expostas algumas iniciativas e, a partir delas, os participantes serão convidados a pesquisar outros exemplos em diferentes plataformas e com variadas características, promovendo um espaço para o debate sobre a representação indígena nas mídias, sobretudo na era digital.

Ministrante: Gisele Veríssimo, mestra em História (UERJ) e estudante de jornalismo.

Público-Alvo: Estudantes, pesquisadores e interessados em Comunicação, História e estudos culturais.

10h00 - Adelson Fernando, Andriolli Costa, Thífani Postali Mesa 1 - Cerimônia de Abertura Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Cerimônia de abertura da 22ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação e reconhecimento dos homenageados da edição.

Participantes:
Prof. Dr. Andriolli Costa (UERJ) - Presidente da Rede Folkcom
Prof. Dr. Adelson Fernando (UFAM) - Vice-Presidente da Rede Folkcom
Profa. Dra. Thífani Postali (Uniso) - Diretora-Científica da Rede Folkcom

11h00 - Cicília Peruzzo Palestra 1 - Cicília Peruzzo Palestra
Palestra 1 - Cicília Peruzzo
Local: A DEFINIR

Professora visitante colaboradora dos PPGs em Comunicação da UERJ e da UFES. Professora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Portugal. Possui doutorado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Fez o pós-doutorado no Centro de Investigações Interdisciplinares em Ciencias y Humanidades (CEIICH) da Universidade Nacional Autônoma do México. Dedica-se ao ensino, extensão e pesquisa na área de Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, movimentos sociais, participação, comunicação popular e comunitária, e pesquisa científica. Publicou livros autorais, coletâneas organizadas em parceria, capítulos de livros em obras nacionais e internacionais, e artigos em diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem se dedicado à gestão de associações científicas nacionais e ibero-americanas e coordenado grupos de trabalho nesse mesmo âmbito

14h00 - Adelson Fernando, Andriolli Costa GT 2 - Folkcomunicação e Culturas Populares Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Andriolli Costa (UERJ) e Adelson Fernando (UFAM)

Sessões nos dias 29 e 31 de outubro, das 14h às 16h

14h00 - Guilherme Fernandes, Karina Woitowicz GT 1 - Diálogos e Fundamentos Teóricos da Folkcomunicação Abertura
Local: A DEFINIR

Sessões nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 16h

16h00 Mesa 2 - a definir Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Programação a ser confirmada após o aceite dos convidados

08h00 - Ellen Alves Lima Oficina 3 - Escrita Criativa - Jornada da Heróina Negra Oficina
Local: A DEFINIR

Ministrante: Ellen Alves Lima, doutoranda do PPGCom da UERJ

08h00 - Danilo Bantim Oficina 4 - Jogos e brasilidade Oficina
Local: A DEFINIR

Ministrante: Prof. Dr. Danilo Bantin (UERJ) e alunos do Nepope - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia pop e outras Epistemologias da UERJ

10h00 - Claudiene Costa, Gabriel Fragata, Lawrenberg Advíncula, Matheus Schwab, Rafael Schoenherr Mesa 3 - Panorama da Folkcomunicação pelo Brasil Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Os coordenadores de grupos de trabalho de Folkcomunicação nos congressos regionais da Intercom se reúnem para expor a riqueza e a pluralidade da teoria e suas diferentes vertentes.

Participação:
Profa. Dra. Claudiene Costa (UFC)
Prof. Me. Gabriel Fragatta (UFAM) - Participação remota
Prof. Dr. Lawrenberg Advíncula (UNEMAT)
Prof. Dr. Rafael Schoenherr (UEPG)
Prof. Me. Matheus Schwab (UERJ)

11h00 - Renato Ortiz Palestra 2 - Renato Ortiz Palestra
Palestra 2 - Renato Ortiz
Local: A DEFINIR

Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Unicamp. Possui graduação em Sociologie - Universite de Paris VIII (1972), mestrado em Sociologia- École des Hautes Études en Sciences Sociales (1972) e doutorado em Sociologia/Antropologia- École des Hautes Études en Sciences Sociales (1975). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Alguns livros publicados: "Cultura Brasileira e Identidade Nacional"; "A Moderna Tradição Brasileira"; Mundialização e Cultura"; "O Próximo e o Distante: Japão e modernidade-mundo"; "Mundialização: saberes e crenças"; "A Diversidade dos Sotaques: o inglês e as ciências sociais" (todos pela Ed.Brasiliense); "Universalismo e Diversidade" (Bomtempo); "O Universo do Luxo" (Alameda); "Sobre o Trabalho Intelectual (Zouk).

14h00 GT 4 - Futuros Ancestrais Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Ribamar Junior (UFRJ) e Júnia Martins (UERN)

Sessões: 30 e 31 de outubro, das 14h às 16h

14h00 - João Eudes Portela, Thífani Postali GT 3 - Folkmídia e Processos Midiáticos  Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Thífani Postali (Uniso) e João Portella (IFCE)

Sessões 30 e 31 de outubro, das 14h às 16h

14h00 - Guilherme Fernandes, Karina Woitowicz GT 1 - Diálogos e Fundamentos Teóricos da Folkcomunicação Abertura
Local: A DEFINIR

Sessões nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 16h

16h00 Mesa 4 - a definir Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Programação a ser confirmada após o aceite dos convidados

08h00 - Rodrigo Cataia Oficina 5 - Escrita de Projetos Culturais Oficina
Local: DEFINIR LOCAL

Nesta aula, vamos explorar estratégias práticas e criativas para transformar ideias culturais em projetos estruturados e viáveis. A partir de exemplos reais, abordaremos desde a construção de objetivos claros até a formatação de orçamentos, planos de ação e justificativas que dialoguem com editais públicos e privados. A proposta é oferecer um olhar sensível e técnico para quem deseja tirar do papel iniciativas artísticas, educativas e comunitárias, fortalecendo o acesso a políticas culturais e ampliando o impacto dos fazeres culturais nos territórios.

Ministrante: Rodrigo Cataia é artista multimídia, músico, pesquisador e produtor há mais de 25 anos. Mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso.

08h00 - João Eudes Portela Oficina 6 - Folkmarketing e Mídias Digitais Oficina
Local: A DEFINIR

Ministrante: Prof. Dr. João Portela (IFCE)

10h00 - Andriolli Costa, Guilherme Fernandes Mesa 5 - O Futuro da Folkcomunicação Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Os coordenadores da pesquisa coletiva "Folkcomunicação - Conceitos, Problemas, Abordagens e Objetos" - que investigou toda a produção sobre Folkcomunicação na América Latina expõe os resultados do estudo e fazem prognósticos para o futuro.

Participação:
Andriolli Costa (UERJ)
Guilherme Fernandes (UFRB)

11h00 Palestra 3- a definir Palestra
Local: A DEFINIR

Em breve.

14h00 GT 4 - Futuros Ancestrais Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Ribamar Junior (UFRJ) e Júnia Martins (UERN)

Sessões: 30 e 31 de outubro, das 14h às 16h

14h00 - João Eudes Portela, Thífani Postali GT 3 - Folkmídia e Processos Midiáticos  Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Thífani Postali (Uniso) e João Portella (IFCE)

Sessões 30 e 31 de outubro, das 14h às 16h

14h00 - Adelson Fernando, Andriolli Costa GT 2 - Folkcomunicação e Culturas Populares Apresentação de Trabalhos
Local: A definir

Coordenadores: Andriolli Costa (UERJ) e Adelson Fernando (UFAM)

Sessões nos dias 29 e 31 de outubro, das 14h às 16h

16h00 - Luiz Rufino Mesa 6 - Encruzilhadas da Comunicação Mesa Temática
Local: A DEFINIR

Convidado confirmado: Prof. Dr. Luiz Rufino

Carregando área de inscrição

Execução

Apoio

Organizador

Rede Folkcom

A Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação - Rede Folkcom é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de congregar pesquisadores que se debruçam sobre aspectos desta teoria da comunicação legitimamente brasileira fundada por Luiz Beltrão em 1965. Esta teoria tem como força centrípeta as culturas populares enquanto estratégias de comunicação e resistência daqueles que se veem alijados dos processos tradicionais de produzir e circular informações, bem como seus atravessamentos midiáticos. A Rede teve início em 1998, tendo sido formalizada em 2003. Atualmente o presidente é o prof. Dr. Andriolli Costa (UERJ).


Comissão Organizadora:
Prof. Dr. Andriolli Costa (UERJ) - Lattes: http://lattes.cnpq.br/6790145893762562
Profa. Dra. Thífani Postali (Uniso): Lattes: http://lattes.cnpq.br/7373730035263546
Prof. Me. Matheus Schwab (UERJ) Lattes: http://lattes.cnpq.br/8119701359814128