Em um mundo marcado por conflitos cada vez mais complexos, cresce a necessidade de profissionais capazes de facilitar diálogos, promover responsabilização e reconstruir relações.
Pensando nisso, o Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil) abre pré-inscrições para a Formação de Instrutores em Círculos de Paz e Justiça Restaurativa, uma capacitação voltada a profissionais e pessoas interessadas em atuar na construção de uma cultura de paz em diferentes contextos sociais.
Com ampla e consolidada experiência em Justiça Restaurativa, especialmente na área infanto-juvenil, a TdH Brasil é referência nacional na aplicação de procedimentos restaurativos, círculos de construção de paz e mediação de conflitos. A organização atua há anos no estado do Ceará e em articulação com instituições em todo o país, contribuindo para a transformação de práticas punitivas em processos mais humanos, dialógicos e reparadores.
Por que participar desta formação?
Nesta formação, você irá:
- atuar como instrutor para formar facilitadores em círculos de diálogos, construção de senso de comunidades, celebração e fortalecimento de vínculos;
- atuar como instrutor(a) na formação de facilitadores(as) em Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz, aplicados à abordagem positiva de conflitos, a processos judiciais com enfoque restaurativo (atos infracionais, crimes, questões familiares etc.), bem como à condução de círculos voltados ao tratamento de traumas, processos de cura e construção de consensos, ressocialização e ou reintegração.
Carga horária:
- 40 horas teórico-vivencial: aulas presenciais;
- 70h. Planejamento e realização de 01 Curso de Formação de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, durante o período de 5 meses;
- 10h. Supervisão virtual, sendo 5 encontros com carga horária de 2 horas.
Pré-requisitos:
- Diploma de graduação em nível superior;
- Formação prévia como Facilitador(a) de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, comprovada por certificado emitido até junho de 2025, com carga horária mínima de 40 horas;
- Experiência comprovada mediante a apresentação de 10 (dez) relatórios de práticas circulares, sendo: 5 (cinco) círculos de diálogo; 5 (cinco) círculos aplicados à abordagem de conflitos, processos judiciais com abordagem restaurativa (ato infracional, crime, família etc.), bem como círculos voltados ao tratamento de traumas, processos de cura e construção de consensos
- Preenchimento do formulário de pré-inscrição.
Para quem é esta formação?
A formação é destinada a:
- Profissionais da educação
- Integrantes do sistema de justiça
- Assistentes sociais e psicólogos
- Profissionais da rede de proteção
- Faciltadores de círculos de justiça restaurativa e construção de paz
- Lideranças comunitárias.
Sobre a pré-inscrição
Neste momento, estamos realizando pré-inscrições, que funcionam como uma manifestação de interesse na formação.
A pré-inscrição não garante automaticamente a vaga e não exige pagamento neste momento. As pessoas pré-inscritas serão posteriormente contatadas pela equipe da TdH Brasil com todas as orientações para efetivar a inscrição.
Somente após essa etapa será solicitado o pagamento para confirmação da vaga.
Investimento
Valor da formação: R$ 1.800,00
Formas de pagamento:
- PIX
- Boleto bancário (possibilidade de parcelamento em até 3 vezes)
- Transferência bancária
Importante:
O pagamento não será realizado na etapa de pré-inscrição. Ele será solicitado apenas no momento da confirmação da inscrição, quando a turma for oficialmente aberta.
Garanta seu interesse na formação
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos em Justiça Restaurativa e aprender metodologias reconhecidas nacionalmente para mediação de conflitos e construção de paz, faça agora sua pré-inscrição.
As pessoas pré-inscritas serão as primeiras a receber as informações sobre datas, cronograma e abertura oficial das vagas.
Preencha o formulário de pré-inscrição e manifeste seu interesse em participar da próxima turma.