O Planejamento numa perspectiva do Currículo Integrado, viabiliza um “... elo de ligação entre a teoria educacional e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação, entre o que é prescrito e o que realmente sucede nas salas de aula”. (COLL, 1996). A escola participa de forma coletiva da sua elaboração ao selecionar e organizar saberes com vista à aprendizagem dos alunos. Não é simples selecionar saberes relevantes e preparar situações para sua apropriação, isso implica escolher conteúdos que tragam para dentro da escola conhecimentos significativos e contextualizados, para que os jovens possam se tornar “contemporâneos de seu tempo”, como nos alerta Gramsci.
A Formação Pedagógica e Planejamento 2020 tem o objetivo de provocar nos docentes a reflexão acerca da prática pedagógica que desenvolvem nas salas de aula. Entende-se que é um momento oportuno para envolvimento dos docentes nas tomadas de decisões no cotidiano educacional do Instituto Federal de Alagoas-Campus Satuba.
Coffeee Break Coffee break
Abertura Abertura
Mesa -Redonda: Currículo na Educação Profissional e as Práticas Educativas Integradoras. Mesa-redonda · Profa. Dra. Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Profa. Dra. Valéria Cavalcante
Planejamento Pedagógico: Proposta de Trabalho para os sábados letivos com temas transversais Apresentação · Profa. Ma. Cristiane Simões Oliveira, Profa. Ma. Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano
Realização de oficinas para elaboração das propostas pedagógicas por área. Oficina
Apresentação da minuta das propostas para os sábados letivos de março a julho Apresentação Oral · Profa. Ma. Cristiane Simões Oliveira, Profa. Ma. Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano
Coffee Break manhã Coffee break
Apresentação da minuta das propostas para os sábados letivos de agosto a dezembro Apresentação Oral · Profa. Ma. Cristiane Simões Oliveira, Profa. Ma. Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano
Coffee Break tarde Coffee break
Formação da Comissão de Acompanhamento das atividades dos sábados letivos. Comissão Organizadora · Profa. Ma. Cristiane Simões Oliveira, Profa. Ma. Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano
Rua dezessete de Agosto
Zona Rural, Satuba - AL
57120-000
Rua dezessete de Agosto
Zona Rural, Satuba - AL
57120-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professora da Universidade Federal de Alagoas - CEDU/UFAL. Doutora pelo Programa de Pós Graduação CEDU-UFAL, Possui Mestrado em Educação CEDUUFAL (2009), graduação em Pedagogia e Letras. Especialização em Formação de Professores da EJA - CEDU/UFAL(2006). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidades,Vinculada ao grupo de pesquisas Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos. Foi professora da Rede Municipal de Maceió, e da Rede Estadual de Alagoas. Foi coordenadora adjunta do PNAIC - Alagoas. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia e Currículo Escolar, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Letramento, EJA, Currículo, formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Avaliação..
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996); doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); pós-doutorado em Educação pela University of Bristol - Graduation School of Education (2016) - Programa Estágio Sênior no Exterior - CAPES. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo atuado como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) de 2009 a 2019. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq) e do EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa. Atuou na vice-coordenação do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd - Biênio outubro de 2013 a outubro de 2015). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), de 2006 a 2008. Participa do Conselho Editorial de vários periódicos da área de Educação. Possui diversas publicações em livros, periódicos nacionais e em anais de eventos nacionais e internacionais.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais; formação do trabalhador; educação básica; reforma do Estado; mundo do trabalho.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999). Especialista em Educação Ambiental e Sanitária (2001). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2018). Pedagoga e Coordenadora de Pesquisa do Campus Satuba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Coordenadora Geral da CIS - Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos do IFAL (2019/2021). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização científica, educação profissional, formação docente, evasão escolar e ensino de ciências.
Vinte e oito anos de experiência na área de educação, iniciando em 1991 como docente ao ser contratada pela Secretaria Municipal de Educação de Atalaia e efetivada a partir de concurso público em 1995. Desenvolve, desde então, atividades pedagógicas em escolas de educação básica com alunos do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino médio integrado. Atuante na coordenação de projetos pedagógicos no papel de professora e coordenadora pedagógica. Ministra aulas de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Brasileira, Gestão Escolar, Legislação Educacional, Educação e Trabalho, Currículo e Avaliação, Fundamentos da Educação Infantil, Didática e História da Educação Brasileira. Possui experiência na área de Gestão Educacional através de pesquisa realizada para produção da Dissertação de Mestrado. Desenvolveu em escola da rede pública estadual trabalho de iniciação à pesquisa científica com alunos do ensino médio. Atuou como Diretora Adjunta de uma escola da rede pública estadual de Alagoas no período de junho de 2006 a dezembro de 2008. Atuou como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II em uma escola do município de Atalaia; lecionou em turmas do primeiro ano do Ensino Médio em escola da rede estadual, foi Professora-orientadora do Programa de Formação para os Funcionários da Educação - PROFUNCONÁRIO; e, fez parte do corpo docente do curso de Pedagogia ofertado pela Faculdade Raimundo Marinho. Foi aluna especial do Doutorado em Letras da Universidade Federal de Alagoas no segundo semestre de 2009. Cursou a disciplina Trabalho, Estado e Educação como aluna especial no Curso de Doutorado em Educação/PPGE/UFAL no período de dezembro de 2112 a abril de 2013. Desde dezembro de 2010, ocupa o cargo de Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, exercendo suas funções no Campus Satuba. Atua como professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Faz parte do quadro de servidor efetivo da rede estadual de ensino no papel de Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Moreira e Silva. Foi membro da comissão responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI do Instituto Federal de Alagoas e fez parte da comissão interna de avaliação dos projetos de cursos do IFAL. Compõe a Comissão de Reestruturação do PPC de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas. |