I FORMAÇÃO EM CULTURA OCEÂNICA DE MACEIÓ

19 de agosto de 2023, 08h00 até 30 de setembro de 2023, 17h00

Informações

I Formação em Cultura Oceânica de Maceió

O Projeto de Extensão da Universidade Federal de Alagoas “Cultura Oceânica: de todos, para todos” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió realizará nos próximos meses dois ciclos de Formação em Cultura Oceânica em Maceió (19/08/2023 e 30/09/2023). O projeto, em consonância com a Declaração da ONU sobre a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e com a Lei Municipal 7.168 de 2022, surgiu para promover a Cultura Oceânica em Maceió. A iniciativa tem como público-alvo os professores da Rede Municipal de Ensino que atuam no Ensino Fundamental II.

PESQUISA: "Perfil dos professores em formação e/ou atuantes no Ensino Básico em Maceió e sua percepção sobre a Cultura Oceânica"

A pesquisa intitulada "Perfil dos professores em formação e/ou atuantes no Ensino Básico em Maceió e sua percepção sobre a Cultura Oceânica" tem por objetivo conhecer o perfil dos professores em formação e/ou atuantes no Ensino Básico em Maceió em relação à Cultura Oceânica, reconhecendo quais conceitos e princípios não são totalmente compreendidos. Os resultados deste levantamento servirão de base para o planejamento de intervenções futuras junto a este grupo atendendo às exigências da lei municipal 7.621 de 06 de maio de 2022, para que possam se apropriar dos conteúdos relacionados à Cultura Oceânica e trabalhá-los com seus educandos.

Basta acessar o link:"Perfil dos professores em formação e/ou atuantes no Ensino Básico em Maceió e sua percepção sobre a Cultura Oceânica"

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Professor Dr. João Alberto Pantaleão

Saiba mais

Professora Dra. Karla Paresque 

Saiba mais

Professora Dra. Luana Marina de Castro Mendonça

Saiba mais

Professor Dr. Renato Gaban-Lima

Saiba mais

Professora Dra. Tamí Mott

Museu de História Natural

Avenida Amazonas

Prado, Maceió - AL

57010-060

Museu de História Natural

Ver no mapa

Avenida Amazonas

Prado, Maceió - AL

57010-060

Secretaria Municipal de Educação de Maceió/Universidade Federal de Alagoas

Professor Dr. João Alberto Pantaleão

Universidade Federal de Alagoas


Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Alagoas, onde desenvolve estudos sobre bioecologia, sistemática e desenvolvimento de crustáceos.

Professora Dra. Karla Paresque 

Universidade Federal de Alagoas


Bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutora em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas, onde desenvolve estudos sobre biologia e ecologia de animais bênticos marinhos e taxonomia de poliquetas marinhos. Atualmente também é curadora da coleção do Setor de Bentologia do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas.

Professora Dra. Luana Marina de Castro Mendonça

Universidade Federal de Alagoas


Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em Ecologia e Conservação pela UFS e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas, onde desenvolve estudos sobre taxonomia de Invertebrados, principalmente do filo Cnidaria, ecologia, trabalhando com comunidades bentônicas (macro e megafauna) de regiões costeiras, e em ensino, com foco no ensino de zoologia e do potencial educacional de coleções zoológicas e didáticas. Atualmente também é curadora da coleção do Setor de Malacologia do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas.

Professor Dr. Renato Gaban-Lima

Universidade Federal de Alagoas


Zoólogo e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor dos cursos de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e em Ciências Biológicas - Bacharelado, e no curso de Pós-Graduação denominado PROFBIO - Ensino de Biologia em Rede Nacional. Curador da coleção de Aves do Museu de História Natural/UFAL e coordenador do Laboratório de Morfologia, Sistemática e Ecologia de Aves (ICBS/UFAL). Áreas de interesse e de estudo a ornitologia, sistemática filogenética e taxonomia, anatomia comparada, zoologia geral, evolução, meio ambiente e conservação.

Professora Dra. Tamí Mott

Universidade Federal de Alagoas


Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e doutora em Biologia Integrativa pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Alagoas, onde desenvolve estudos sobre sistemática, ecologia e conservação de anfíbios e répteis.