Curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE) 2024.1
Turma: 2024.1
Público alvo: Professores de Salas de Recursos multifuncionais da Rede Pública de Ensino, em exercício, prioritariamente da rede estadual de ensino da Paraíba.
Quantidade de vagas: 100
Carga horária: 100 horas
Modalidade: Remoto (aulas síncronas)
Dia das aulas: Quintas-feiras (semanalmente)
Ementa: O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Norteando assim, a ação pedagógica do professor de sala de recursos multifuncionais através de um aporte teórico e prático, para oferta do atendimento educacional especializado (AEE), oferecendo subsídios para atuação segura, a fim de minimizar dificuldades e favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades das pessoas públicos alvos do atendimento especializado. O curso discute os princípios norteadores da Educação Especial no contexto da Educação Básica, nos aspectos éticos e históricos da educação especial reconhecendo as diferenças sociais que permeiam as relações humanas. Proporcionando ao cursista um espaço de reflexão sobre esta política no cotidiano da escola regular. Apresenta as áreas, contextualiza os processos e embasa os estudantes com alternativas de adaptação curricular para garantir o acesso e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais.
Objetivo Geral: Subsidiar os professores com aportes teóricos e práticos sobre o atendimento educacional especializado dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, disposto a reduzir obstáculos e beneficiar o progresso das capacidades e conhecimentos das pessoas públicos alvos do atendimento.
Objetivos Específicos:
- Identificar as necessidades educacionais especiais;
- Reconhecer as perceptivas históricas sobre as deficiências;
- Estudar os aportes teóricos e legislações sobre o AEE;
- Analisar o uso da tecnologia, integração e inclusão;
- Conhecer e construir Plano de AEE e Estudos de casos;
- Apontar e distinguir necessidades de estratégias de ensino no AEE.
Conteúdo Programático:
Módulo 1: Marcos Políticos e legais da Educação Especial no Brasil
Módulo 2: O Atendimento educacional especializado
Módulo 3: Apresentação e Construção do plano de AEE e estudo de caso
Módulo 4: O uso da Tecnologia no contexto Educacional
Módulo 5: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Física
Módulo 6: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Visual
Módulo 7: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Auditiva
Módulo 8: Atendimento Educacional Especializado, no Transtorno do Espectro Autista
Módulo 9: O Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Intelectual
Módulo 10: Atendimento Educacional Especializado, na Deficiência Surdocegueira e Múltipla
Módulo 11: Família e Escola, uma parceria que dá certo
Módulo 12: O Atendimento Educacional Especializado nas Altas Habilidades/ Superdotação
Metodologia e Procedimentos de Ensino: Os princípios norteadores do processo educativo na Formação em Atendimento Educacional Especializado incluem a participação, a solidariedade, a globalidade e o respeito à identidade institucional.
Dessa forma, neste curso as estratégias de ensino poderão ser organizadas a partir de:
- Desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas, priorizando a interação teoria e prática, e os saberes prévios e experiências dos alunos;
- Apresentação de seminários pelos alunos envolvendo leitura, estudo e discussões temáticas;
- Leituras e debates de textos, livros e/ou exibição de filmes, vídeos e outros;
- Desenvolvimento de práticas pedagógicas, apoiadas pelo Google sala de aula, Telegram, Google Formulário e Google Meet;
- Desenvolvimento de trabalhos individuais e/ou em grupos, possibilitando uma reflexão crítica sobre o assunto ministrado.
No decorrer do curso, recomenda-se que o aluno:
- Faz-se necessário que o aluno possua endereço de e-mail no Gmail, e o aplicativo do Telegram instalado em um aparelho celular;
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acesso aos comunicados enviados ao e-mail cadastrado no ato da inscrição;
- o(a) aluno(a) deverá primar pela assiduidade, pontualidade e participação efetiva nas aulas, nas atividades propostas durante o curso, como também pela realização do trabalho final, condição indispensável para recebimento da certificação;
- O recebimento e envio das atividades correspondentes a cada conteúdo ministrado estarão condicionados à freqüência regular do cursista;
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) verificar os materiais e informações encaminhadas para as plataformas utilizadas durante o curso (Google Meet, Gmail, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram);
- A existência de plágio nos trabalhos elaborados durante o Curso ou no Trabalho Final gerará desclassificação imediata dos seus autores e consequente exclusão enquanto cursistas;
-A frequência será computada individualmente a cada aula, razão pela qual o(a) cursista deverá ter o máximo cuidado em registrá-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade;
- Interaja com o professor e com os participantes da turma;
- Acompanhe a programação das aulas, avaliações e informações sobre o curso e os módulos;
- Pesquise em livros, leia textos, busque vídeos, links e demais recursos tecnológicos e informações complementares sobre o tema do curso;
- Respeite as normas de convivência estabelecidas.
Procedimentos de Avaliação: A avaliação se constitui em um processo contínuo que envolve ações de diagnóstico, análise, acompanhamento e proposição de atividades para a superação de dificuldades encontradas e o reforço dos pontos positivos e progressos.
No curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado, a avaliação do processo de aprendizagem poderá ser efetivada por meio de questões dissertativas e/ou objetivas, seminários e/ou trabalhos realizados individualmente e/ou em grupos, em datas marcadas de acordo com o cronograma divulgado previamente (podendo ter alterações durante o decorrer do curso) e autoavaliação.
Para aprovação e certificação, exige-se frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e 100% das entregas dos Planos do AEE, Estudo de Caso e Apresentação e participação do Trabalho Final.
Estruturação do Curso:
- Para participar de todas as atividades propostas no curso, faz-se necessário que o cursista tenha um e-mail da plataforma Gmail;
- O curso será estruturado em módulos, de acordo com o disposto no Anexo II deste Edital, sendo estes ministrados de forma REMOTA, com atividades assíncronas e síncronas;
- As atividades remotas síncronas serão ministradas através da ferramenta do Google Meet, nos turnos manhã (8h às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30), de acordo com o cronograma em anexo e cujos links para acesso serão disponibilizados com antecedência para os cursistas pela equipe de coordenação do curso.
- A freqüência será computada individualmente em cada turno de aulas, razão pela qual o cursista deverá ter a máxima atenção em assiná-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade.
- As atividades assíncronas serão organizadas através de uma sala de aula virtual na plataforma Google Sala de aula, onde serão disponibilizados os materiais e atividades das aulas, bem como as orientações para elaboração do trabalho final, cujo cumprimento é condição indispensável para o recebimento da certificação.
- A turma será organizada em grupo virtual no aplicativo Telegram, onde dúvidas sobre o funcionamento do curso e questões referentes aos conteúdos poderão ser sanadas.
- O curso ocorrerá nas quintas-feiras semanalmente, de acordo com o cronograma.
- O presente Cronograma de aulas pode ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que venha gerar prejuízos aos cursistas, que serão avisados previamente.
- A ordem dos módulos pode ser alterada mediante as condições/disponibilidade dos formadores (professores).
- A certificação será de 100 horas, o certificado será enviado por e-mail até 30 dias após o termino do curso e entrega do trabalho final.
- Constatado plágio ou autoplágio na elaboração de qualquer trabalho avaliativo no decorrer do curso, o cursista ou o grupo de cursistas será desvinculado do curso, perdendo sua vaga.
- A AEE/FUNAD não se responsabiliza por qualquer tipo de provimento de custeio ao cursista.
- Informações complementares poderão ser obtidas na Assessoria de Educação Especial (AEE), localizada no primeiro piso da Fundação Centro Integrado de Apoio á Pessoa com Deficiência (FUNAD), através do telefone (83)3244-1542 (ramal 209), endereço eletrônico: funad.cursoaee@gmail.com
E-MAIL PARA INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: funad.cursoaee@gmail.com