FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR (CUIDADORES) 2024.2

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De 30 abril a 31 de julho Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Curso:

Formação para Profissionais de Apoio Escolar

Turma: 2024.2

Público Alvo: Profissionais de Apoio Escolar (cuidadores) em exercício, com comprovação atualizada.

Quantidade de vagas: 170 vagas

Carga Horária: 70 horas

Dia: Terças-feiras (semanalmente)

Modalidade: Remota

Ementa: A educação especial sob o olhar inclusivo se tornou um amplo desafio no cenário educacional brasileiro. O curso de formação para profissionais de apoio Escolar (cuidador) tem o intuito de demonstrar que esse profissional tem conexão direta com o trabalho escolar. De acordo com a lei, ficou definido que essa pessoa deve auxiliar o aluno nos momentos de higiene, alimentação e locomoção. Além disso, ele deve atuar em todas as tarefas escolares que forem necessárias e em todas as modalidades e níveis de ensino, tanto na escola pública quanto na particular. Apropriando-se de conhecimentos e saberes capazes de promover a escolarização dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais garantindo a educação de qualidade em uma perspectiva inclusiva.

Objetivo Geral: Qualificar os Profissionais de Apoio Escolar (cuidadores), com os aportes teóricos, práticos e de legislação, na área de prestação de serviços em Educação Especial no apoio à inclusão escolar de forma ampla e de modo singular.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer os principais documentos e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão dos alunos público alvo da educação Especial;
  • Definir as competências e habilidades do profissional de apoio (cuidadores) para atuação nos sistemas de ensino seguindo a legislação educacional vigente;
  • Conhecer as técnicas para aquisição de orientação, mobilidade, adequação postural e de acessibilidade espacial a fim de eliminar as barreiras atitudinais e arquitetônicas dos alunos com deficiência;
  • Distinguir as técnicas para treino e vivência de atividades básicas de vida diária;
  • Compreender melhor a relação existente entre o cuidador, a família e a escola.

Conteúdo Programático:

  • Módulo 1:Aspectos Legais da Pessoa com Deficiência e Perfil/ Atribuições do Profissional de Apoio (cuidador):
  • Módulo 2: Estudo e Prática sobre cuidados pessoais
  • Módulo 3: Noções sobre Primeiros Socorros
  • Módulo 4: Estudo e Prática sobre a higienização
  • Módulo 5: Estudo e Prática sobre a alimentação
  • Módulo 6: Estudo e Prática sobre a locomoção
  • Módulo 7: Apoio nas Atividades Escolares
  • Módulo 8: Cuidados com o aluno com Deficiência Intelectual (DI)
  • Módulo 9: Cuidados com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Módulo 10: Construção e uso do diário de bordo do cuidador

Metodologia e Procedimentos de Ensino: Os princípios norteadores do processo educativo na formação para profissionais de apoio escolar (cuidador) incluem a participação, a solidariedade, a globalidade e o respeito à identidade institucional.

Dessa forma, neste curso as estratégias de ensino poderão ser organizadas a partir de:

- Desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas, priorizando a interação teoria e prática, e os saberes prévios e experiências dos alunos;

- Apresentação de seminários pelos alunos envolvendo leitura, estudo e discussões temáticas;

- Leituras e debates de textos, livros e/ou exibição de filmes, vídeos e outros;

- Desenvolvimento de práticas pedagógicas, apoiadas pelo Google sala de aula, Telegram, Google Formulário e Google Meet;

- Desenvolvimento de trabalhos individuais e/ou em grupos, possibilitando uma reflexão crítica sobre o assunto ministrado.

No decorrer do curso, recomenda-se que o aluno:

- Faz-se necessário que o aluno possua endereço de e-mail no Gmail, e o aplicativo do Telegram instalado em um aparelho celular;

- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acesso aos comunicados enviados ao e-mail cadastrado no ato da inscrição;

- o(a) aluno(a) deverá primar pela assiduidade, pontualidade e participação efetiva nas aulas, nas atividades propostas durante o curso, como também pela realização do trabalho final, condição indispensável para recebimento da certificação;

- O recebimento e envio das atividades correspondentes a cada conteúdo ministrado estarão condicionados à freqüência regular do cursista;

- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) verificar os materiais e informações encaminhadas para as plataformas utilizadas durante o curso (Google Meet, Gmail, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram);

- A existência de plágio nos trabalhos elaborados durante o Curso ou no Trabalho Final gerará desclassificação imediata dos seus autores e consequente exclusão enquanto cursistas;

-A frequência será computada individualmente a cada aula, razão pela qual o(a) cursista deverá ter o máximo cuidado em registrá-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade;

- Interaja com o professor e com os participantes da turma;

- Acompanhe a programação das aulas, avaliações e informações sobre o curso e os módulos;

- Pesquise em livros, leia textos, busque vídeos, links e demais recursos tecnológicos e informações complementares sobre o tema do curso;

- Respeite as normas de convivência estabelecidas.

Procedimentos de Avaliação: A avaliação se constitui em um processo contínuo que envolve ações de diagnóstico, análise, acompanhamento e proposição de atividades para a superação de dificuldades encontradas e o reforço dos pontos positivos e progressos.

No curso de formação para profissionais de apoio escolar (cuidador), a avaliação do processo de aprendizagem poderá ser efetivada por meio de questões dissertativas e/ou objetivas, seminários e/ou trabalhos realizados individualmente e/ou em grupos, em datas marcadas de acordo com o cronograma divulgado previamente (podendo ter alterações durante o decorrer do curso) e autoavaliação. O aluno em formação com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) é que irá receber a certificação. Tendo menos que essa percentagem o aluno está automaticamente reprovado.

Para aprovação, exige-se frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), 75% das avaliações de aprendizagens realizadas e a entrega do trabalho final.

Estruturação do Curso:

- Para participar de todas as atividades propostas no curso, faz-se necessário que o cursista tenha um e-mail da plataforma Gmail;

- O curso será estruturado em módulos, de acordo com o disposto no Anexo II deste Edital, sendo estes ministrados de forma REMOTA, com atividades assíncronas e síncronas;

- As atividades remotas síncronas serão ministradas através da ferramenta do Google Meet, nos turnos manhã (8h às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30), de acordo com o cronograma em anexo e cujos links para acesso serão disponibilizados com antecedência para os cursistas pela equipe de coordenação do curso.

- A freqüência será computada individualmente em cada turno de aulas, razão pela qual o cursista deverá ter a máxima atenção em assiná-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade.

- As atividades assíncronas serão organizadas através de uma sala de aula virtual na plataforma Google Sala de aula, onde serão disponibilizados os materiais e atividades das aulas, bem como as orientações para elaboração do trabalho final, cujo cumprimento é condição indispensável para o recebimento da certificação.

- A turma será organizada em grupo virtual no aplicativo Telegram, onde dúvidas sobre o funcionamento do curso e questões referentes aos conteúdos poderão ser sanadas.

- O curso ocorrerá nas terças-feiras semanalmente, de acordo com o cronograma.

- O presente Cronograma de aulas pode ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que venha gerar prejuízos aos cursistas, que serão avisados previamente.

- A ordem dos módulos pode ser alterada mediante as condições/disponibilidade dos formadores (professores).

- A certificação será de 70 horas, o certificado será enviado por e-mail até 30 dias após o termino do curso e entrega do trabalho final.

- Constatado plágio ou autoplágio na elaboração de qualquer trabalho avaliativo no decorrer do curso, o cursista ou o grupo de cursistas será desvinculado do curso, perdendo sua vaga.

- A AEE/FUNAD não se responsabiliza por qualquer tipo de provimento de custeio ao cursista.

- Informações complementares poderão ser obtidas na Assessoria de Educação Especial (AEE), localizada no primeiro piso da Fundação Centro Integrado de Apoio á Pessoa com Deficiência (FUNAD), através do telefone (83)3244-1542 (ramal 209), endereço eletrônico: funad.cursocuidador@gmail.com

E-MAIL PARA INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: funad.cursocuidador@gmail.com

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Organizador

Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência-FUNAD/ Assessoria de Educação Especial

A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – FUNAD, vinculada à Secretaria de Estado de Educação, colabora na execução e promoção da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e dispõe do setor de Assessoria de Educação Especial (AEE) com uma equipe multiprofissional que atua no acompanhamento, assessoramento e monitoramento dos programas que favorecem o processo de escolarização de alunos(as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Estado. Através da Secretaria de Estado da Educação (SEE), este setor desenvolve suas atividades tanto na sede da FUNAD quanto na interiorização das ações junto às Gerências Regionais de Ensino. Ao longo dos anos a AEE vem desenvolvendo suas atividades objetivando disseminar a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva ampliando cada vez mais a capacitação inicial e continuada desenvolvida na sede da FUNAD e nos municípios através de parcerias realizadas com diversos órgãos e secretarias municipais de educação em todo Estado. A cada ano observa-se um número maior de profissionais da educação que procuram por cursos na área da Educação Especial na perspectiva Inclusiva ofertados pela FUNAD, refletindo dessa forma no aumento do número de formações ofertadas por esta Instituição, bem como no quantitativo de profissionais capacitados.