Curso:
Formação para Profissionais de Apoio Escolar
Turma: 2024.2
Público Alvo: Profissionais de Apoio Escolar (cuidadores) em exercício, com comprovação atualizada.
Quantidade de vagas: 170 vagas
Carga Horária: 70 horas
Dia: Terças-feiras (semanalmente)
Modalidade: Remota
Ementa: A educação especial sob o olhar inclusivo se tornou um amplo desafio no cenário educacional brasileiro. O curso de formação para profissionais de apoio Escolar (cuidador) tem o intuito de demonstrar que esse profissional tem conexão direta com o trabalho escolar. De acordo com a lei, ficou definido que essa pessoa deve auxiliar o aluno nos momentos de higiene, alimentação e locomoção. Além disso, ele deve atuar em todas as tarefas escolares que forem necessárias e em todas as modalidades e níveis de ensino, tanto na escola pública quanto na particular. Apropriando-se de conhecimentos e saberes capazes de promover a escolarização dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais garantindo a educação de qualidade em uma perspectiva inclusiva.
Objetivo Geral: Qualificar os Profissionais de Apoio Escolar (cuidadores), com os aportes teóricos, práticos e de legislação, na área de prestação de serviços em Educação Especial no apoio à inclusão escolar de forma ampla e de modo singular.
Objetivos Específicos:
- Conhecer os principais documentos e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão dos alunos público alvo da educação Especial;
- Definir as competências e habilidades do profissional de apoio (cuidadores) para atuação nos sistemas de ensino seguindo a legislação educacional vigente;
- Conhecer as técnicas para aquisição de orientação, mobilidade, adequação postural e de acessibilidade espacial a fim de eliminar as barreiras atitudinais e arquitetônicas dos alunos com deficiência;
- Distinguir as técnicas para treino e vivência de atividades básicas de vida diária;
- Compreender melhor a relação existente entre o cuidador, a família e a escola.
Conteúdo Programático:
- Módulo 1:Aspectos Legais da Pessoa com Deficiência e Perfil/ Atribuições do Profissional de Apoio (cuidador):
- Módulo 2: Estudo e Prática sobre cuidados pessoais
- Módulo 3: Noções sobre Primeiros Socorros
- Módulo 4: Estudo e Prática sobre a higienização
- Módulo 5: Estudo e Prática sobre a alimentação
- Módulo 6: Estudo e Prática sobre a locomoção
- Módulo 7: Apoio nas Atividades Escolares
- Módulo 8: Cuidados com o aluno com Deficiência Intelectual (DI)
- Módulo 9: Cuidados com o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Módulo 10: Construção e uso do diário de bordo do cuidador
Metodologia e Procedimentos de Ensino: Os princípios norteadores do processo educativo na formação para profissionais de apoio escolar (cuidador) incluem a participação, a solidariedade, a globalidade e o respeito à identidade institucional.
Dessa forma, neste curso as estratégias de ensino poderão ser organizadas a partir de:
- Desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas, priorizando a interação teoria e prática, e os saberes prévios e experiências dos alunos;
- Apresentação de seminários pelos alunos envolvendo leitura, estudo e discussões temáticas;
- Leituras e debates de textos, livros e/ou exibição de filmes, vídeos e outros;
- Desenvolvimento de práticas pedagógicas, apoiadas pelo Google sala de aula, Telegram, Google Formulário e Google Meet;
- Desenvolvimento de trabalhos individuais e/ou em grupos, possibilitando uma reflexão crítica sobre o assunto ministrado.
No decorrer do curso, recomenda-se que o aluno:
- Faz-se necessário que o aluno possua endereço de e-mail no Gmail, e o aplicativo do Telegram instalado em um aparelho celular;
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acesso aos comunicados enviados ao e-mail cadastrado no ato da inscrição;
- o(a) aluno(a) deverá primar pela assiduidade, pontualidade e participação efetiva nas aulas, nas atividades propostas durante o curso, como também pela realização do trabalho final, condição indispensável para recebimento da certificação;
- O recebimento e envio das atividades correspondentes a cada conteúdo ministrado estarão condicionados à freqüência regular do cursista;
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) verificar os materiais e informações encaminhadas para as plataformas utilizadas durante o curso (Google Meet, Gmail, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram);
- A existência de plágio nos trabalhos elaborados durante o Curso ou no Trabalho Final gerará desclassificação imediata dos seus autores e consequente exclusão enquanto cursistas;
-A frequência será computada individualmente a cada aula, razão pela qual o(a) cursista deverá ter o máximo cuidado em registrá-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade;
- Interaja com o professor e com os participantes da turma;
- Acompanhe a programação das aulas, avaliações e informações sobre o curso e os módulos;
- Pesquise em livros, leia textos, busque vídeos, links e demais recursos tecnológicos e informações complementares sobre o tema do curso;
- Respeite as normas de convivência estabelecidas.
Procedimentos de Avaliação: A avaliação se constitui em um processo contínuo que envolve ações de diagnóstico, análise, acompanhamento e proposição de atividades para a superação de dificuldades encontradas e o reforço dos pontos positivos e progressos.
No curso de formação para profissionais de apoio escolar (cuidador), a avaliação do processo de aprendizagem poderá ser efetivada por meio de questões dissertativas e/ou objetivas, seminários e/ou trabalhos realizados individualmente e/ou em grupos, em datas marcadas de acordo com o cronograma divulgado previamente (podendo ter alterações durante o decorrer do curso) e autoavaliação. O aluno em formação com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) é que irá receber a certificação. Tendo menos que essa percentagem o aluno está automaticamente reprovado.
Para aprovação, exige-se frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), 75% das avaliações de aprendizagens realizadas e a entrega do trabalho final.
Estruturação do Curso:
- Para participar de todas as atividades propostas no curso, faz-se necessário que o cursista tenha um e-mail da plataforma Gmail;
- O curso será estruturado em módulos, de acordo com o disposto no Anexo II deste Edital, sendo estes ministrados de forma REMOTA, com atividades assíncronas e síncronas;
- As atividades remotas síncronas serão ministradas através da ferramenta do Google Meet, nos turnos manhã (8h às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30), de acordo com o cronograma em anexo e cujos links para acesso serão disponibilizados com antecedência para os cursistas pela equipe de coordenação do curso.
- A freqüência será computada individualmente em cada turno de aulas, razão pela qual o cursista deverá ter a máxima atenção em assiná-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade.
- As atividades assíncronas serão organizadas através de uma sala de aula virtual na plataforma Google Sala de aula, onde serão disponibilizados os materiais e atividades das aulas, bem como as orientações para elaboração do trabalho final, cujo cumprimento é condição indispensável para o recebimento da certificação.
- A turma será organizada em grupo virtual no aplicativo Telegram, onde dúvidas sobre o funcionamento do curso e questões referentes aos conteúdos poderão ser sanadas.
- O curso ocorrerá nas terças-feiras semanalmente, de acordo com o cronograma.
- O presente Cronograma de aulas pode ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que venha gerar prejuízos aos cursistas, que serão avisados previamente.
- A ordem dos módulos pode ser alterada mediante as condições/disponibilidade dos formadores (professores).
- A certificação será de 70 horas, o certificado será enviado por e-mail até 30 dias após o termino do curso e entrega do trabalho final.
- Constatado plágio ou autoplágio na elaboração de qualquer trabalho avaliativo no decorrer do curso, o cursista ou o grupo de cursistas será desvinculado do curso, perdendo sua vaga.
- A AEE/FUNAD não se responsabiliza por qualquer tipo de provimento de custeio ao cursista.
- Informações complementares poderão ser obtidas na Assessoria de Educação Especial (AEE), localizada no primeiro piso da Fundação Centro Integrado de Apoio á Pessoa com Deficiência (FUNAD), através do telefone (83)3244-1542 (ramal 209), endereço eletrônico: funad.cursocuidador@gmail.com
E-MAIL PARA INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: funad.cursocuidador@gmail.com