Curso: Formação para Profissionais de Apoio Escolar (Cuidadores)
Público Alvo: Profissionais de Apoio Escolar (cuidadores) da rede pública de ensino, em exercício.
Carga Horária: 70 horas
Modalidade: Remota
Dia: Terças-feiras (Semanalmente)
Ementa:A educação especial, sob a perspectiva inclusiva, representa um desafio significativo no contexto educacional brasileiro. O curso de formação para profissionais de apoio escolar (cuidadores) visa evidenciar a importância deste profissional na promoção da inclusão e na facilitação do processo educativo. De acordo com a Lei Federal nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o artigo 3º, inciso XIII, define o "profissional de apoio escolar" como aquele que desempenha atividades essenciais como alimentação, higiene e locomoção de estudantes com deficiência, atuando em todas as atividades escolares em que sua presença seja necessária, abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino em instituições públicas e privadas. Este curso tem como objetivo capacitar os profissionais de apoio escolar com conhecimentos teóricos e práticos que os habilitem a atuar de maneira eficaz na educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A formação proporcionará ferramentas para que esses cuidadores possam promover uma escolarização inclusiva e garantir uma educação de qualidade, respeitando as especificidades de cada aluno e contribuindo para um ambiente educacional mais justo e acessível. Os participantes irão explorar temas como as bases legais da inclusão, metodologias de ensino adaptadas, estratégias de suporte ao aluno com deficiência e a importância do trabalho colaborativo entre educadores, famílias e a comunidade escolar. Ao final do curso, espera-se que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios da inclusão, promovendo um ambiente educativo acolhedor e estimulante para todos os estudantes.
Objetivo Geral: Qualificar os Profissionais de Apoio Escolar (Cuidadores), com os aportes teóricos, práticos e legislativos, focando na prestação de serviços em Educação Especial. O curso visa promover a inclusão escolar de forma ampla, respeitando as singularidades de cada aluno.
Objetivos Específicos:
- Familiarizar os participantes com os principais documentos e diretrizes que asseguram o atendimento e a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, garantindo que conheçam os direitos e deveres estabelecidos pela legislação vigente;
- Identificar e aprimorar as competências e habilidades necessárias para a atuaçãoeficaz dos profissionais de apoio escolar (cuidadores) nos sistemas de ensino, alinhando suas práticas à legislação educacional atual;
- Capacitar os cuidadores em técnicas que promovam a orientação, mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial, com o objetivo de eliminar barreiras atitudinais e arquitetônicas que possam dificultar a inclusão dos alunos com deficiência;
- Ensinar técnicas específicas para o trino e vivência das atividades básicas da vida diária, promovendo a autonomia e o desenvolvimento dos alunos sob sua responsabilidade;
- Compreender a dinâmica da relação entre o cuidador, a família e a escola, promovendo uma comunicação eficaz e colaborativaque favoreça o desenvolvimento integral dos alunos.
Conteúdo Programático:
- Módulo 1:Aspectos Legais da Pessoa com Deficiência e Perfil/ Atribuições do Profissional de Apoio (cuidador)
- Módulo 2:Estudo e Prática das AVDs
- Módulo 3: Compreendendo o Capacitismo e as Necessidades Educativas Específicas
- Módulo 4: Construção do diário de bordo do cuidador
- Módulo 5:Apoio nas atividades escolares
- Módulo 6:Cuidados com os alunos com Transtorno do Espectro Autista
- Módulo 7: Cuidados com os alunos com Deficiência Intelectual
- Módulo 8: Comunicação Alternativa e Interação Social
- Módulo 9: Recursos de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
- Módulo 10: Manejo Comportamental em situação de crises no ambiente escolar
Metodologia e Procedimentos de Ensino: Os princípios que guiam o processo educativo na formação de profissionais de apoio escolar (cuidadores) são fundamentais para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e eficaz. Os pilares da participação, solidariedade, globalidade e respeito à identidade institucional serão incorporados nas estratégias de ensino, que serão organizadas da seguinte forma:
1. Aulas Expositivas Dialogadas: As aulas serão conduzidas de forma interativa, promovendo o diálogo entre teoria e prática. Os saberes prévios e as experiências dos alunos serão valorizados, possibilitando uma construção conjunta do conhecimento.
2. Seminários Temáticos: Os alunos apresentarão seminários que envolverão leitura, estudo aprofundado e discussões sobre temas relevantes. Essa atividade estimulará a pesquisa e a troca de ideias, contribuindo para uma aprendizagem colaborativa.
3. Leituras e Debates: Serão realizados debates em torno de textos selecionados, livros e produções audiovisuais (filmes e vídeos). Essas atividades enriquecerão a reflexão crítica e o entendimento dos conteúdos abordados.
4. Práticas Pedagógicas Tecnológicas: O desenvolvimento das práticas pedagógicas será apoiado por plataformas digitais como Google Sala de Aula, Telegram, Google Formulário e Google Meet. Essas ferramentas facilitarão a comunicação e o acesso aos conteúdos.
5. Trabalhos Individuais e em Grupo:Os alunos realizarão trabalhos individuais e em grupos, incentivando uma reflexão crítica sobre os temas ministrados. Essa abordagem permitirá diferentes perspectivas sobre os conteúdos estudados.
6. Orientações ao Aluno: Durante o curso, é imprescindível que o aluno observe as seguintes orientações:
- É obrigatório que cada aluno possua um endereço de e-mail no Gmail e tenha o aplicativo Telegram instalado em seu celular para facilitar a comunicação.
- O acesso aos comunicados enviados para o e-mail cadastrado na inscrição é de total responsabilidade do aluno.
- A assiduidade, pontualidade e participação ativa nas aulas são condições essenciais para a realização das atividades propostas ao longo do curso, bem como para a conclusão do trabalho final, que é indispensável para a certificação;
- O envio das atividades referentes aos conteúdos ministrados estará condicionado à frequência regular do aluno.
-É responsabilidade do aluno verificar os materiais e informações disponibilizados nas plataformas utilizadas durante o curso (Google Meet, Gmail, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram).
- A ocorrência de plágio nos trabalhos elaborados durante o curso ou no Trabalho Final resultará na desclassificação imediata dos autores envolvidos e na consequente exclusão como cursistas.
- A frequência será registrada individualmente em cada aula; portanto, o aluno deve ter atenção especial ao seu registro, pois ele é fundamental para garantir sua assiduidade.
- É importante que os alunos interajam com o professor e com os demais participantes da turma, enriquecendo assim o ambiente colaborativo.
-Os alunos devem acompanhar atentamente a programação das aulas, avaliações e informações pertinentes ao curso e aos módulos.
- A pesquisa em livros, leitura de textos complementares, busca por vídeos relevantes e outros recursos tecnológicos sobre os temas do curso são altamente incentivadas.
- É fundamental respeitar as normas de convivência estabelecidas para garantir um ambiente saudável e produtivo para todos os participantes.
Procedimentos de Avaliação: A avaliação no curso de formação para profissionais de apoio escolar (cuidador) é um processo contínuo e dinâmico, que visa diagnosticar, analisar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, além de propor atividades que ajudem na superação de dificuldades e no reforço dos pontos positivos.
1. Tipos de Avaliação: A avaliação do processo de aprendizagem será realizada através das seguintes modalidades:
- Questões Dissertativas e/ou Objetivas: As avaliações escritas permitirão medir a compreensão teórica dos alunos sobre os conteúdos abordados.
- Seminários: Os alunos deverão apresentar seminários em grupos ou individualmente, promovendo a discussão e aprofundamento dos temas.
- Trabalhos Práticos: Serão solicitados trabalhos individuais ou em grupo, que deverão ser entregues nas datas estipuladas no cronograma do curso.
- Autoavaliação: Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem, identificando suas dificuldades e conquistas.
2. Frequência e Certificação: Para garantir a qualidade da formação, é necessário que o aluno cumpra os seguintes critérios:
- Frequência: O aluno deve ter uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas para ter direito à certificação. Aqueles que não atingirem essa porcentagem serão considerados reprovados automaticamente.
- Avaliações: É exigido que o aluno obtenha um desempenho satisfatório em pelo menos 75% das avaliações realizadas durante o curso.
- Trabalho Final: A entrega do trabalho final é obrigatória para a aprovação. Este trabalho deve ser desenvolvido com base nos conteúdos estudados e será avaliado conforme critérios previamente definidos.
3. Cronograma: As datas das avaliações e entrega dos trabalhos serão divulgadas em um cronograma previamente estabelecido, podendo sofrer alterações ao longo do curso conforme necessidade pedagógica.
Estruturação do Curso:
- Para participar de todas as atividades propostas no curso, faz-se necessário que o cursista tenha um e-mail da plataforma Gmail;
- O curso será estruturado em módulos, sendo estes ministrados de forma REMOTA, com atividades assíncronas e síncronas;
- As atividades remotas síncronas serão ministradas através da ferramenta do Google Meet, nos turnos manhã (07h:45min às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30).
- A freqüência será computada individualmente em cada turno de aulas, razão pelaqual o cursista deverá ter a máxima atenção em assiná-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade.
- As atividades assíncronas serão organizadas através de uma sala de aula virtual na plataforma Google Sala de aula, onde serão disponibilizados os materiais e atividades das aulas, bem como as orientações para elaboração do trabalho final, cujo cumprimento é condição indispensável para o recebimento da certificação.
- A turma será organizada em grupo virtual no aplicativo Telegram, onde dúvidas sobre o funcionamento do curso e questões referentes aos conteúdos poderão sersanadas.
- O curso ocorrerá nas terças-feiras semanalmente, de acordo com o cronograma.
- O presente Cronograma de aulas pode ser cancelado ou alterado, em parte ou notodo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que venha gerar prejuízos aos cursistas, que serão avisados previamente.
- A ordem dos módulos pode ser alterada mediante as condições/disponibilidade dos formadores (professores).
- A certificação será de 70 horas, o certificado será enviado por e-mail até 30 dias após o termino do curso e entrega do trabalho final.
- Constatado plágio ou auto plágio na elaboração de qualquer trabalho avaliativo no decorrer do curso, o cursista ou o grupo de cursistas será desvinculado do curso, perdendo sua vaga.
- A AEE/FUNAD não se responsabiliza por qualquer tipo de provimento de custeio aocursista.
- Informações complementares poderão ser obtidas na Assessoria de Educação Especial(AEE), localizada no primeiro piso da Fundação Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência (FUNAD), através do telefone (83)3244-1542 (ramal 209), endereço eletrônico: funad.cursocuidador@gmail.com
E-MAIL PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: funad.cursocuidador@gmail.com