FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR (Cuidadores) 2025.1

Faça sua inscrição
De 1 julho a 1 de outubro Todos os dias das 00h01 às 00h00

Sobre o Evento

Curso: Formação para Profissionais de Apoio Escolar (Cuidadores)

Público Alvo: Profissionais de Apoio Escolar (cuidadores) da rede pública de ensino, em exercício.

Carga Horária: 70 horas

Modalidade: Remota

Dia: Terças-feiras (Semanalmente)

Ementa:A educação especial, sob a perspectiva inclusiva, representa um desafio significativo no contexto educacional brasileiro. O curso de formação para profissionais de apoio escolar (cuidadores) visa evidenciar a importância deste profissional na promoção da inclusão e na facilitação do processo educativo. De acordo com a Lei Federal nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o artigo 3º, inciso XIII, define o "profissional de apoio escolar" como aquele que desempenha atividades essenciais como alimentação, higiene e locomoção de estudantes com deficiência, atuando em todas as atividades escolares em que sua presença seja necessária, abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino em instituições públicas e privadas. Este curso tem como objetivo capacitar os profissionais de apoio escolar com conhecimentos teóricos e práticos que os habilitem a atuar de maneira eficaz na educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A formação proporcionará ferramentas para que esses cuidadores possam promover uma escolarização inclusiva e garantir uma educação de qualidade, respeitando as especificidades de cada aluno e contribuindo para um ambiente educacional mais justo e acessível. Os participantes irão explorar temas como as bases legais da inclusão, metodologias de ensino adaptadas, estratégias de suporte ao aluno com deficiência e a importância do trabalho colaborativo entre educadores, famílias e a comunidade escolar. Ao final do curso, espera-se que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios da inclusão, promovendo um ambiente educativo acolhedor e estimulante para todos os estudantes.

Objetivo Geral: Qualificar os Profissionais de Apoio Escolar (Cuidadores), com os aportes teóricos, práticos e legislativos, focando na prestação de serviços em Educação Especial. O curso visa promover a inclusão escolar de forma ampla, respeitando as singularidades de cada aluno.

Objetivos Específicos:

  • Familiarizar os participantes com os principais documentos e diretrizes que asseguram o atendimento e a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, garantindo que conheçam os direitos e deveres estabelecidos pela legislação vigente;
  • Identificar e aprimorar as competências e habilidades necessárias para a atuaçãoeficaz dos profissionais de apoio escolar (cuidadores) nos sistemas de ensino, alinhando suas práticas à legislação educacional atual;
  • Capacitar os cuidadores em técnicas que promovam a orientação, mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial, com o objetivo de eliminar barreiras atitudinais e arquitetônicas que possam dificultar a inclusão dos alunos com deficiência;
  • Ensinar técnicas específicas para o trino e vivência das atividades básicas da vida diária, promovendo a autonomia e o desenvolvimento dos alunos sob sua responsabilidade;
  • Compreender a dinâmica da relação entre o cuidador, a família e a escola, promovendo uma comunicação eficaz e colaborativaque favoreça o desenvolvimento integral dos alunos.

Conteúdo Programático:

  • Módulo 1:Aspectos Legais da Pessoa com Deficiência e Perfil/ Atribuições do Profissional de Apoio (cuidador)
  • Módulo 2:Estudo e Prática das AVDs
  • Módulo 3: Compreendendo o Capacitismo e as Necessidades Educativas Específicas
  • Módulo 4: Construção do diário de bordo do cuidador
  • Módulo 5:Apoio nas atividades escolares
  • Módulo 6:Cuidados com os alunos com Transtorno do Espectro Autista
  • Módulo 7: Cuidados com os alunos com Deficiência Intelectual
  • Módulo 8: Comunicação Alternativa e Interação Social
  • Módulo 9: Recursos de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
  • Módulo 10: Manejo Comportamental em situação de crises no ambiente escolar

Metodologia e Procedimentos de Ensino: Os princípios que guiam o processo educativo na formação de profissionais de apoio escolar (cuidadores) são fundamentais para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e eficaz. Os pilares da participação, solidariedade, globalidade e respeito à identidade institucional serão incorporados nas estratégias de ensino, que serão organizadas da seguinte forma:

1. Aulas Expositivas Dialogadas: As aulas serão conduzidas de forma interativa, promovendo o diálogo entre teoria e prática. Os saberes prévios e as experiências dos alunos serão valorizados, possibilitando uma construção conjunta do conhecimento.

2. Seminários Temáticos: Os alunos apresentarão seminários que envolverão leitura, estudo aprofundado e discussões sobre temas relevantes. Essa atividade estimulará a pesquisa e a troca de ideias, contribuindo para uma aprendizagem colaborativa.

3. Leituras e Debates: Serão realizados debates em torno de textos selecionados, livros e produções audiovisuais (filmes e vídeos). Essas atividades enriquecerão a reflexão crítica e o entendimento dos conteúdos abordados.

4. Práticas Pedagógicas Tecnológicas: O desenvolvimento das práticas pedagógicas será apoiado por plataformas digitais como Google Sala de Aula, Telegram, Google Formulário e Google Meet. Essas ferramentas facilitarão a comunicação e o acesso aos conteúdos.

5. Trabalhos Individuais e em Grupo:Os alunos realizarão trabalhos individuais e em grupos, incentivando uma reflexão crítica sobre os temas ministrados. Essa abordagem permitirá diferentes perspectivas sobre os conteúdos estudados.

6. Orientações ao Aluno: Durante o curso, é imprescindível que o aluno observe as seguintes orientações:

- É obrigatório que cada aluno possua um endereço de e-mail no Gmail e tenha o aplicativo Telegram instalado em seu celular para facilitar a comunicação.

- O acesso aos comunicados enviados para o e-mail cadastrado na inscrição é de total responsabilidade do aluno.

- A assiduidade, pontualidade e participação ativa nas aulas são condições essenciais para a realização das atividades propostas ao longo do curso, bem como para a conclusão do trabalho final, que é indispensável para a certificação;

- O envio das atividades referentes aos conteúdos ministrados estará condicionado à frequência regular do aluno.

-É responsabilidade do aluno verificar os materiais e informações disponibilizados nas plataformas utilizadas durante o curso (Google Meet, Gmail, Google Sala de Aula, Google Formulário e Telegram).

- A ocorrência de plágio nos trabalhos elaborados durante o curso ou no Trabalho Final resultará na desclassificação imediata dos autores envolvidos e na consequente exclusão como cursistas.

- A frequência será registrada individualmente em cada aula; portanto, o aluno deve ter atenção especial ao seu registro, pois ele é fundamental para garantir sua assiduidade.

- É importante que os alunos interajam com o professor e com os demais participantes da turma, enriquecendo assim o ambiente colaborativo.

-Os alunos devem acompanhar atentamente a programação das aulas, avaliações e informações pertinentes ao curso e aos módulos.

- A pesquisa em livros, leitura de textos complementares, busca por vídeos relevantes e outros recursos tecnológicos sobre os temas do curso são altamente incentivadas.

- É fundamental respeitar as normas de convivência estabelecidas para garantir um ambiente saudável e produtivo para todos os participantes.

Procedimentos de Avaliação: A avaliação no curso de formação para profissionais de apoio escolar (cuidador) é um processo contínuo e dinâmico, que visa diagnosticar, analisar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, além de propor atividades que ajudem na superação de dificuldades e no reforço dos pontos positivos.

1. Tipos de Avaliação: A avaliação do processo de aprendizagem será realizada através das seguintes modalidades:

- Questões Dissertativas e/ou Objetivas: As avaliações escritas permitirão medir a compreensão teórica dos alunos sobre os conteúdos abordados.

- Seminários: Os alunos deverão apresentar seminários em grupos ou individualmente, promovendo a discussão e aprofundamento dos temas.

- Trabalhos Práticos: Serão solicitados trabalhos individuais ou em grupo, que deverão ser entregues nas datas estipuladas no cronograma do curso.

- Autoavaliação: Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem, identificando suas dificuldades e conquistas.

2. Frequência e Certificação: Para garantir a qualidade da formação, é necessário que o aluno cumpra os seguintes critérios:

- Frequência: O aluno deve ter uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas para ter direito à certificação. Aqueles que não atingirem essa porcentagem serão considerados reprovados automaticamente.

- Avaliações: É exigido que o aluno obtenha um desempenho satisfatório em pelo menos 75% das avaliações realizadas durante o curso.

- Trabalho Final: A entrega do trabalho final é obrigatória para a aprovação. Este trabalho deve ser desenvolvido com base nos conteúdos estudados e será avaliado conforme critérios previamente definidos.

3. Cronograma: As datas das avaliações e entrega dos trabalhos serão divulgadas em um cronograma previamente estabelecido, podendo sofrer alterações ao longo do curso conforme necessidade pedagógica.

Estruturação do Curso:

- Para participar de todas as atividades propostas no curso, faz-se necessário que o cursista tenha um e-mail da plataforma Gmail;

- O curso será estruturado em módulos, sendo estes ministrados de forma REMOTA, com atividades assíncronas e síncronas;

- As atividades remotas síncronas serão ministradas através da ferramenta do Google Meet, nos turnos manhã (07h:45min às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30).

- A freqüência será computada individualmente em cada turno de aulas, razão pelaqual o cursista deverá ter a máxima atenção em assiná-la, pois é este documento que garante o registro de sua assiduidade.

- As atividades assíncronas serão organizadas através de uma sala de aula virtual na plataforma Google Sala de aula, onde serão disponibilizados os materiais e atividades das aulas, bem como as orientações para elaboração do trabalho final, cujo cumprimento é condição indispensável para o recebimento da certificação.

- A turma será organizada em grupo virtual no aplicativo Telegram, onde dúvidas sobre o funcionamento do curso e questões referentes aos conteúdos poderão sersanadas.

- O curso ocorrerá nas terças-feiras semanalmente, de acordo com o cronograma.

- O presente Cronograma de aulas pode ser cancelado ou alterado, em parte ou notodo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que venha gerar prejuízos aos cursistas, que serão avisados previamente.

- A ordem dos módulos pode ser alterada mediante as condições/disponibilidade dos formadores (professores).

- A certificação será de 70 horas, o certificado será enviado por e-mail até 30 dias após o termino do curso e entrega do trabalho final.

- Constatado plágio ou auto plágio na elaboração de qualquer trabalho avaliativo no decorrer do curso, o cursista ou o grupo de cursistas será desvinculado do curso, perdendo sua vaga.

- A AEE/FUNAD não se responsabiliza por qualquer tipo de provimento de custeio aocursista.

- Informações complementares poderão ser obtidas na Assessoria de Educação Especial(AEE), localizada no primeiro piso da Fundação Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência (FUNAD), através do telefone (83)3244-1542 (ramal 209), endereço eletrônico: funad.cursocuidador@gmail.com

E-MAIL PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: funad.cursocuidador@gmail.com

    Carregando área de inscrição

    Organizador

    Assessoria de Educação Especial

    A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – FUNAD, vinculada à Secretaria de Estado de Educação, colabora na execução e promoção da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e dispõe do setor de Assessoria de Educação Especial (AEE) com uma equipe multiprofissional que atua no acompanhamento, assessoramento e monitoramento dos programas que favorecem o processo de escolarização de alunos(as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Estado. Através da Secretaria de Estado da Educação (SEE), este setor desenvolve suas atividades tanto na sede da FUNAD quanto na interiorização das ações junto às Gerências Regionais de Ensino. Ao longo dos anos a AEE vem desenvolvendo suas atividades objetivando disseminar a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva ampliando cada vez mais a capacitação inicial e continuada desenvolvida na sede da FUNAD e nos municípios através de parcerias realizadas com diversos órgãos e secretarias municipais de educação em todo Estado. A cada ano observa-se um número maior de profissionais da educação que procuram por cursos na área da Educação Especial na perspectiva Inclusiva ofertados pela FUNAD, refletindo dessa forma no aumento do número de formações ofertadas por esta Instituição, bem como no quantitativo de profissionais capacitados.