Informações

Objetivo: Fomentar a reflexão e a busca de alternativas concretas para revitalizar e proteger o patrimônio histórico cultural do Centro do Recife, perímetro urbano marcado por um forte e indesejável processo de degradação histórica, social, econômica, cultural e urbanística, devolvendo-lhe a sua vocação de pujança e inclusão social.

Datas de realização: 25 e 26 de julho de 2022.

Horário: 25/07/22 (14h às 17h) e 26/07/22 (8h30 às 12h30 e 14h às 18h30)

Local: Centro Cultural Rossini Alves Couto – Rua do Hospício, 875 – Boa Vista, Recife/PE.

Vagas/Público: 300 vagas para integrantes do Ministério Público de Pernambuco, Instituições públicas e privadas do Recife, Movimentos sociais, Estudantes, Acadêmicos, Urbanistas, Arquitetos, Historiadores, Moradores, Comerciantes, Investidores, Ativistas culturais, Ambientalistas e demais interessados na temática.

Carga horária: 11h30

Evento Certificado: Os certificados serão emitidos para os participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Realização: Escola Superior e Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do MPPE- NPPHAC.

Intérpretes de Libras: Jéssika Lira, Marcos Vinícius, Priscila Lopes e Wesley Aleluia.

Participação de Jorge Melguizo - Comunicador Social, Consultor Internacional, Membro do Conselho de Administração da Fundação Crear Vale la Pena/Argentina, Membro da Aliança Pa´donde voy – Análise de Medellín e região, Gestor responsável pela retomada urbanística, social e econômica do Centro Urbano de Medelín/Colômbia).

Convidado Especial: João Campos - Prefeito da Cidade do Recife

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Jorge Melguizo

Saiba mais

Karina Zapata

Saiba mais

Cláudio Marinho

Saiba mais

Fred Leal

Saiba mais

Murilo Cavalcanti

Saiba mais

Alexandre Ramos

Saiba mais

Avelar de Castro Loureiro Filho

Saiba mais

Maria Eduarda Médicis

Saiba mais

Vitor Araripe

Saiba mais

Francisco Cunha

Saiba mais

Iana Ludermir

Saiba mais

Rafael Amaral

Saiba mais

Francisco José

Saiba mais

Marcos Albuquerque

Saiba mais

Demétrio Albuquerque

Saiba mais

Roderick Jordão

Saiba mais

Luciana Félix

Programação:

Conferência Fórum do Recife: Desafios e Soluções Conferência · Jorge Melguizo

Painel: Desafios e perspectivas: o que fazer para devolver ao Centro do Recife a viabilidade social e econômica que o notabilizou no passado? Painel · Cláudio Marinho, Fred Leal, Karina Zapata, Murilo Cavalcanti

Painel: A pauta ambiental e o desafio de tornar o Centro do Recife um espaço urbano novamente habitado Painel · Maria Eduarda Médicis, Alexandre Ramos, Avelar de Castro Loureiro Filho, Vitor Araripe

Painel: A salvaguarda do patrimônio urbanístico e histórico do Centro do Recife: como garantir a sua preservação em harmonia com as novas demandas da sociedade? Painel · Francisco Cunha, Francisco José, Iana Ludermir, Rafael Amaral

Painel: O Centro do Recife enquanto foco de produção cultural, artística e turística. Painel · Demétrio Albuquerque, Luciana Félix, Marcos Albuquerque, Roderick Jordão

Auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto

Rua do Hospício, 875

Boa Vista, Recife - PE

50050-050

Auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto

Ver no mapa

Rua do Hospício, 875

Boa Vista, Recife - PE

50050-050

ESCOLA SUPERIOR DO MPPE

Jorge Melguizo

Colômbia


Comunicador Social, Consultor Internacional, Membro do Conselho de Administração da Fundação Crear Vale la Pena/Argentina, Membro da Aliança Pa´donde voy – Análise de Medellín e região, Gestor responsável pela retomada urbanística, social e econômica do    Centro Urbano de Medelín/Colômbia).

Karina Zapata

Prefeitura do Recife


Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com mestrado em Política e Gestão da Cultura pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. É gerente geral de governança e articulação estratégica do Gabinete do Centro do Recife (RECENTRO)/Prefeitura do Recife, empreendedora social, palestrante nacional e consultora de processos e estratégias de desenvolvimento da economia criativa na perspectiva territorial. Possui vasta experiência na construção de estratégias para o desenvolvimento de territórios e fortalecimento de redes de cooperação e governança. Já atuou em diversas regiões do país pelo Pnud, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Sebrae, Senac, Sesc, Governos, Prefeituras, Universidades, Empresas Privadas, Institutos e Instâncias de Governança Territorial. Possui artigos e publicações nas áreas de turismo, economia criativa e desenvolvimento territorial.

Cláudio Marinho

Porto Marinho Ltda


Urbanista, Especialista em Economia e Planejamento Urbano. Consultor em cenários e estratégias na Porto Marinho Ltda. (www.portomarinho.com), empresa fundada por ele em 2007 no Recife, Pernambuco. Trabalhou por 26 anos no setor público, a maior parte do tempo com executivo em diferentes áreas. Claudio saiu do Governo de Pernambuco em 2006 como Secretário de Planejamento, depois de ter sido Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente por 7 anos (de 1999 a 2006). Ele é bem conhecido no setor de tecnologia da informação e comunicação pelo seu trabalho na coordenação da política pública que resultou no Porto Digital (www.portodigital.org), um dos melhores arranjos produtivos inovadores do Brasil nas áreas da economia criativa e tecnologia da informação, situado no centro histórico do Recife, onde está localizado o escritório da sua empresa de consultoria.

 

 

Fred Leal

CDL - Recife


Empresário e o atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife. Também ocupa os cargos de presidente do Sindilojas Recife e vice-presidente da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio). Atua no setor do varejo há mais de 40 anos, tendo sua iniciação na atividade, em 1975, na Loja Viana Leal, fundada por seu avô. Desde então dirigiu várias operações de comércio e atualmente comanda uma empresa do segmento de internet e tecnologia de redes. Sua formação é em direito e administração de empresas, com especialização em marketing pela FGV-EAESP.

 

Murilo Cavalcanti

Prefeitura da Cidade do Recife


Administrador de empresas, especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana, responsável pela concepção e modelo de gestão da Rede dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) Recife, equipamentos voltados para a promoção da cidadania, educação, cultura de paz e não violência. Em 2019, os Compaz receberam o prêmio da Oxfam Brasil / Cidades Sustentáveis, como equipamentos que mais reduziram a desigualdade social no Brasil. No mesmo ano, a convite do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Nos últimos 15 anos, visitou 34 vezes as cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia, o que resultou no livro "As Lições de Bogotá e Medellín - Do Caos à Referência Mundial". É um incansável estudioso das transformações urbanísticas, de cidadania e reversão da violência urbana dos dois municípios colombianos.

Alexandre Ramos

Prefeitura da Cidade do Recife


Mestre em Tecnologia Ambiental (ITEP/PE), Especialista em Gestão de Recursos Hídricos (UFSC) e Arquiteto e Urbanista (UFPE). Atualmente é Presidente da Associação Águas do Nordeste, Gerente da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana do Recife e professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Focca. Educador ambiental e pesquisador desenvolvendo pesquisas e ações sobre conflitos socioambientais, gestão de recursos hídricos e saneamento, organizador dos livros Um rio de Gente e O rio que não passa

 

 

 

Avelar de Castro Loureiro Filho

ADEMI - PE


Presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco – ADEMI-PE e do Movimento Pró-Pernambuco

Maria Eduarda Médicis

Prefeitura da Cidade do Recife


Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), tem especialização em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC de Minas Gerais. Atuou como gerente técnica da Secretaria das Cidades e gerente de acompanhamento de Obras e Infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 do Governo de Pernambuco, além de ter sido gestora de articulação regional da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão. Possui experiência em projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Vitor Araripe

IAB/PE


Arquiteto e Urbanista, copresidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/PE,  assessor técnico popular na Cooperativa Arquitetura, Urbanismo e Sociedade - CAUS e conselheiro do CONCIDADE pelo grupo Direitos Urbanos.

Francisco Cunha

TGI Consultoria


Arquiteto e Historiador; Sócio-fundador da TGI Consultoria e do INTG – Instituto da Gestão; Co-fundador e militante do Observatório do Recife e do Movimento Olhe pelo Recife; Presidente do Conselho de Administração da ARIES – Agência Recife de Inovaçãoe Estratégia.

Iana Ludermir

UFPE


Arquiteta e Urbanista, Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco, onde é vice-coordenadora do Grupo de Estudos sobre o Mercado Imobiliário. Suas pesquisas atuais se debruçam sobre a dinâmica de produção do espaço sobre os mecanismos de funcionamento do mercado imobiliário nas áreas centrais. Em pesquisas anteriores, analisou a articulação entre o mercado imobiliário de edificações novas e antigas na área central do Recife (doutorado) e as condições de habitabilidade em imóveis históricos segundo a percepção e a valorização dos seus atributos por parte de uma "demanda potencial". Enfim, é uma estudiosa sobre os limites e potencialidades da habitação no centro da cidade.

Rafael Amaral

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco - CAU/PE


Presidente do CAU/PE (2021- 2023), membro fundador e primeiro presidente eleito da Associação Pernambucana de Arquitetos - APA (2016/2017). Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (2007) é master em Meio Ambiente e Arquitetura Bioclimatica pela Universidade Politécnica de Madrid/Espanha. (2010). Dedica-se, desde 2009, como sócio diretor, à Amaral Tenório Arquitetura e Sustentabilidade.

Francisco José

Jornalista


Nascido no Crato, no pé da Serra do Araripe, cidadão do Recife e de Pernambuco, 46 anos como repórter da Rede Globo, com mais de duas mil reportagens nos cinco continentes, nos extremos norte e sul do planeta, em todos os países das Américas, mergulhando nos sete mares, voltando sempre para a minha praia, Boa Viagem, lugar que escolhi para viver.

Marcos Albuquerque

UFPE


Coordenador do Laboratório de Arqueologia do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco. Dedica-se à pesquisa arqueológica ininterruptamente desde 1965, quando criou o Laboratório de Arqueologia da UFPE. Doutor em História com área de concentração em Arqueologia. Durante sua formação realizou estágios no Instituto de Alta Cultura de Portugal e na École Pratique des Hautes Études, Sorbonne, Paris. Participa de Bancas Examinadoras de Mestrado e Doutorado em diferentes universidades. Profere conferência em diferentes instituições nacionais e internacionais. Como docente ministrou na graduação as disciplinas Pré-História, Origem do Homem, Geo-História, e no mestrado e doutorado Métodos quantitativos aplicados a Arqueologia, Interpretação Estratigráfica. Desenvolveu na área da pesquisa a aplicação da radiologia no estudo da cerâmica arqueológica. Encontra-se entre os pioneiros no Brasil no uso da termografia arqueológica. Publica livros e artigos, fruto de suas pesquisas, no Brasil e no exterior. É consultor Ad Hoc de diversas instituições de pesquisa. Realiza, na área de Arqueologia, pesquisa pura e pesquisa aplicada, (Estudo de Impacto Ambiental, EIA-RIMA). Como um dos pioneiros no estudo arqueológico de fortificações e campos de batalha recebeu do Exército brasileiro as seguintes comendas: Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, Medalha Heróis de Casa Forte, Medalha do Pacificador, Ordem do Mérito Militar no Grau de Cavaleiro, Ordem do Mérito Militar no Grau de Oficial, Medalha Exército Brasileiro. Honra ao Mérito pela Fundação Estadual de Cultura do Amapá. O título de História Viva do Recife pelo Museu da Cidade do Recife. Medalha do Mérito Fernandes Vieira pelo Museu Militar do Forte do Brum. Medalha Mário de Andrade, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. É Pesquisador Associado do Centro de Estudo e Pesquisa de História Militar do Exército. No ano de 2004 foi agraciado pelo Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco com o título de Cientista do Ano. Em dezembro de 2019 recebeu a condecoração da Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil no Grau de Oficial do Mérito Histórico Militar Terrestre do Brasil É membro do Instituto Histórico de Jaboatão, do Instituto Histórico de Vitória de Santo Antão, da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, da Academia de História Militar do Paraguai e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil. É Associado Correspondente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Membro do International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage (ICOFORT Brasil) 

Demétrio Albuquerque

Artista Plástico


Formado em Arquitetura- UFPE. Participou da equipe ganhadora do concurso para o Monumento Tortura Nunca Mais (1987). Ganhou o prêmio João Turim de aquisição no 1º salão do Museu João Turim em Curitiba com as esculturas Prometeu e Andaluz. (1991). Realizou a exposição Karada em Ashikaga-shi, no Japão. Em Olinda, passa a realizar esculturas de grande porte, como: “A Pedra” Jardim de esculturas do Shopping Recife, (1997) “ Mestre Vitalino” – Casa Vitalino, Alto do Moura. Caruaru – PE. “Circuito da Poesia do Recife” (atualmente com 20 estátuas), “Monumento a Augusto dos Anjos” na praça Pedro Américo, João Pessoa PB. “ Pátio das esculturas” -Palácio da Justiça – Tribunal de Justiça de Pernambuco, (2021) “Monumento Pedro Jorge” – Sede de Ministério Público de Pernambuco (2022). - Realiza a Individual “Caminho da Pedra”, na galeria Janete Costa, em Recife. - Individual “Caminho da Pedra” – Circulação, Mube - Curitiba/PR (2018).

Roderick Jordão

La Ursa Tours


É cicloativista, cicloviajante e cicloempreendedor que ama o Recife. Associado à Ameciclo - Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (@ameciclo), onde foi um dos coordenadores, entre 2014 e 2019, cofundador da La Ursa Tours (@laursatours), onde oferece experiências de bicicleta e a pé por Recife e Olinda desde 2017, anfitrião desde 2018 na plataforma Airbnb Experiences e é associado à Recria - Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (@recriabrasil)

 

Luciana Félix

Paço do Frevo


Gestora Pública, Produtora cultural, Empreendedora na área da economia criativa da cultura