Fórum Científico e Encontro de Iniciação Científica do UNICERP - 2024

5 de novembro de 2024, 19h00 até 6 de novembro de 2024, 23h00

Dados do trabalho

08/10/2024 até 23/10/2024

Sejam todos bem-vindos!

É com bastante alegria e entusiasmo que o UNICERP anuncia a realização do Fórum Científico e Encontro de Iniciação Científica – Edição 2024.

Convidamos a todos que estudam, trabalham e/ou produzem ciência para participarem do nosso tradicional encontro científico.

Será um importante espaço de troca de conhecimentos e vivências que priorizará a construção do saber transdisciplinar, inovador e sem fronteiras.

Informações sobre a data do evento

O evento acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro de 2024, das 19h às 23h.

Atividades do evento

Dia 05 de novembro (terça-feira) – 19h às 23h

Local: Salas de Aula do UNICERP

  • Apresentação das Comunicações Orais – Slides

Horário: 19h às 23h

Dia 06 de novembro (quarta-feira) - 19h às 23h.

Local: Cantina Universitária

  • Apresentação dos Pôsteres Científicos

Horário: 19h às 21h

  • Feira de Extensão do UNICERP

Horário: 19h às 21h

  • Show musical e Coffee Break

Horário: 21h

Público

  • Estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, professores e profissionais atuantes nas diversas áreas do conhecimento.

Áreas Temáticas

As áreas temáticas abaixo foram pensadas para fornecer ao participante as linhas de pesquisa que são mais importantes e inovadoras na sua área de formação. Escolha aquela que mais se adequa ao seu trabalho e faça a submissão.

  • Ciências Agrárias (Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária);

  • Ciências da Saúde (Cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição);

  • Ciências Humanas e Educação (Curso de Psicologia);

  • Ciências Sociais Aplicadas (Cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis e Direito);

  • Ciências Veterinárias (Curso de Medicina Veterinária);

  • Engenharias (Curso de Engenharia Civil).

Etapas

  • Inscrição como ouvinte: 1º/10 a 31/10/2024.

  • Submissão e envio de trabalhos: 1º/10 até 22/10/2024.

  • Avaliação dos trabalhos pelos revisores: até 25/10/2024.

  • Período de revisão pelo Autor: 26/10 e 27/10/2024.

  • Divulgação dos horários das apresentações: 01/11/2024.

Submeta o seu trabalho

Submeta o seu trabalho na área do participante.

Inscrições

As inscrições como ouvinte ocorrerão no período de 01/10 a 31/10/2024.

Normas gerais para submissão de trabalhos

  • O proponente poderá apresentar o seu trabalho em forma de Pôster físico ou Comunicação Oral - slide.

  • Ao optar pelo Pôster, o autor deverá submeter o template digital do Pôster pela plataforma do evento, realizando a apresentação do Pôster físico na data agendada.

  • Ao optar pela Comunicação Oral (slide), o autor deverá submeter o Resumo pela plataforma do evento, realizando a apresentação do slide na data agendada.

  • Os trabalhos deverão ser submetidos pela área de participantes entre os dias 01/10 e 18/10/2024.

  • Cada autor responsável pela submissão poderá submeter até dois trabalhos no evento. Essa restrição não impedirá esse autor de constar como coautor em outros trabalhos submetidos.

  • Cada co-autor poderá estar inscrito em no máximo 10 trabalhos.

  • Mudanças de autoria não serão aceitas após o envio do Resumo ou Pôster e os autores aparecerão no certificado na mesma ordem e formato em que foram incluídos na submissão.

  • O número de autores por trabalho será limitado a 06 (seis).

  • Em relação aos trabalhos aprovados que contenham mais de um autor, para a apresentação deles, todos os autores deverão se inscrever no evento. Contudo, será permitido que apenas um autor faça a apresentação.

  • Somente serão aceitos trabalhos na língua portuguesa.

  • O evento não se responsabiliza pela veracidade dos dados e conteúdos apresentados, tampouco com correções ortográficas ou de conteúdo. Dessa forma, os autores deverão fazer uma conferência rigorosa do texto antes de realizar a submissão.

  • Os autores se comprometem a seguir os preceitos éticos que devem reger a pesquisa científica.

  • Os trabalhos que estiverem na fase de Projeto de Pesquisa deverão observar obrigatoriamente a modalidade de apresentação Pôster.

  • Os trabalhos deverão observar as Normas para Projetos de Pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Curso do UNICERP.

Normas específicas para submissão dos Resumos e apresentação dos slides da Comunicação Oral:

  • O Resumo deverá ser elaborado exclusivamente para a modalidade de Comunicação Oral.

  • Os Resumos submetidos serão analisados pela Comissão Científica e o resultado sobre a aceitação será disponibilizado na página do evento e por e-mail ao autor correspondente.

  • Os Resumos deverão ser elaborados com 350 a 400 palavras, incluindo todos os itens (título, autores, instituição, texto do resumo, palavras-chave e eventual financiamento).

  • O Resumo deverá conter: Introdução: breve introdução ao tema abordado. Objetivo: conciso, claramente definido e justificado. Metodologia: desenho do estudo e metodologia empregada. Resultados: breve descrição dos resultados mais relevantes. Conclusão: resposta clara e direta ao objetivo.

  • A formatação do Resumo deverá seguir o template disponível no site do UNICERP (clique aqui para acessar o template do Resumo).

  • O Resumo deverá ser apresentado na forma de Comunicação Oral – Slide.

  • A elaboração dos slides da Comunicação Oral deverá observar o template disponível no site do UNICERP (clique aqui para acessar o template dos slides).

  • As apresentações dos slides devem ser feitas em 15 minutos, de forma presencial, seguidas de 5 minutos de discussão.

  • Na apresentação dos slides, o autor-apresentador deverá chegar ao local com antecedência, levando o seu próprio notebook para realizá-la.

  • Os Resumos aprovados e apresentados na forma de Comunicação Oral serão publicados na forma de Anais de Eventos.

Normas específicas para submissão e apresentação dos Pôsteres:

  • O Pôster deverá ser submetido de forma digital, conforme o template indicado no site do UNICERP. Contudo, a apresentação deverá ser realizada com Pôster físico, cuja elaboração deverá ser responsabilidade dos Autores.

  • O Pôster físico deverá observar as seguintes dimensões: 1,00 m de altura por 0,60 m de largura, a partir de modelo livre, sendo o material de livre escolha.

  • Os trabalhos que ainda estão na fase de Projeto de Pesquisa deverão observar obrigatoriamente a forma de Pôster.

  • Clique aqui para acessar o template do Pôster.

Aprovação dos Trabalhos e Certificados

  • Todos os trabalhos serão avaliados quanto aos seus componentes obrigatórios e à sua relevância.

  • As listas com os trabalhos aprovados serão disponibilizadas pela Comissão Científica no site do UNICERP, constando os locais, horários e datas para apresentação.

  • Será emitido um Certificado por trabalho aprovado, contendo o nome do Autor e eventuais Coautores.

  • O Comitê Científico se reserva no direito de recusar os trabalhos que não cumprirem as normas supracitadas ou que não apresentarem a qualidade suficiente de acordo com os critérios de avaliação.

Premiação dos Melhores Trabalhos

  • O melhor Resumo e o melhor Pôster de cada uma das Áreas Temáticas, a ser eleito pela Comissão Científica, receberá um Certificado de Menção Honrosa, a ser concedido pelo UNICERP.