Fórum Festa de Sant’Ana de Caicó

28 de julho de 2020, 08h00 até 29 de julho de 2020, 16h00

Informações

O Fórum Festa de Sant’Ana de Caicó- Patrimônio Cultural do Brasil, será realizado nos dias 28 e 29 de julho de 2020, de forma gratuita, com transmissão on-line no ambiente virtual da PROEx (AVA-PROEx), em parceria com a Secretaria de Educação à Distância da UFRN (SEDIS), sendo retransmitido no Youtube O evento foi idealizado para pensar no desenvolvimento da cidade de Caicó/RN, e região do Seridó, a partir de discussões sobre o processo de salvaguarda da festa de Sant’Ana, o culto e o festejo dedicada a Sant’Ana, realizar-se, há pouco mais de 270 anos- remontando a 1748. Desde 2010 está está inscrito no Livro de Celebrações do IPHAN, pertencente ao Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil, todavia, embora se trate de um evento religioso, as festividades em honra a Sant’Ana permitem que se visualize a diversidade de manifestações culturais do Seridó, bem como, uma compreensão mais ampla desse território. Durante a programação do evento será realizado três simpósios temáticos e cinco mesas temáticas, que farão abordagens sobre: patrimônio imaterial, a festa e sua história; moda, arte e design; festa e patrimônio; turismo cultural e novos cenários pós-pandemia.

Baixe aqui o nosso caderno de resumos: Clique aqui para baixar.

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão de trabalhos e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Cléryston Medeiros

Saiba mais

Géorgia Dantas

Saiba mais

Padre Gleiber Dantas

Saiba mais

Iracema Batista

Saiba mais

José da Paz Dantas

Saiba mais

Karina Silva

Saiba mais

Maria das Dôres Medeiros

Saiba mais

Maria Dorotéa de Lima

Saiba mais

Maria Isabel Dantas

Saiba mais

Maria Lúcia Bastos Alves

Saiba mais

Paula Rejane Fernandes

Saiba mais

Rosilene Alves de Melo

Saiba mais

Salete Gonçalves

Programação:

Simpósio Temático 01 – História, Patrimônio e Devoções Simpósio Temático · Abrahão Sanderson Nunes, Julie Cavignac

Simpósio Temático 02 – Turismo e Cultura Imaterial Simpósio Temático · Gabriela Bon, Michel Jairo Vieira Da Silva, Paula Rejane Fernandes

Simpósio Temático 03 – Moda, Arte e Cultura Simpósio Temático · Alan Jones Lira de Melo, Aline Gabriel Freire

Mesa Temática 1 – Patrimônio Imaterial Mesa Temática · Helder Macedo (mediador), Maria Dorotéa de Lima, Rosilene Alves de Melo

Mesa Temática 2 – A Festa de Sant’Ana e sua história Mesa Temática · Maria das Dôres Medeiros, Padre Gleiber Dantas, Vanessa Spinosa (mediadora)

Mesa Temática 3 – A Festa de Sant’Ana como patrimônio cultural Mesa Temática · Cléryston Medeiros, Diego Vale (mediador), Maria Isabel Dantas

Mesa Temática 4 – Fazendo Moda: Arte, Criação e Design no Seridó Mesa Temática · Géorgia Dantas, Iracema Batista, Karina Silva, Lívia Souza (mediadora)

Mesa Temática 5 – Turismo Cultural e novos cenários pós-pandemia Mesa Temática · José da Paz Dantas, Marcelo Taveira (mediador), Maria Lúcia Bastos Alves, Salete Gonçalves

Expovirtual Devoções do Seridó Exposição

O Glamour da Festa de Sant'Ana Traduzido nos Traços do Design de Moda Exposição

A Terra de Sant'Ana sob as Lentes de uma Jovem Caicoense Exposição

O Glamour da Festa de Sant'Ana Traduzido nos Traços do Design de Moda Exposição

A Terra de Sant'Ana sob as Lentes de uma Jovem Caicoense Exposição

Evento online

Data: 28/07/2020 - 29/07/2020 às 08:00

REALIZAÇÃO

Prof. Marcelo Taveira e Diego Vale

Cléryston Medeiros

Rede Pública - Município de Santa Cruz


Mestre em História (Universidade Federal de Campina Grande), Especialista em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Especialista em Geopolítica e História (Faculdades Integradas de Patos), Licenciado e Bacharel em História (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Atualmente é Professor Auxiliar (substituto) no Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde leciona disciplinas voltadas ao ensino e à pesquisa. Tem experiência nas áreas de história cultural, história e cultura africana e afro-brasileira, normas técnicas para trabalhos acadêmicos, turismo e patrimônio cultural.

Géorgia Dantas

Gueorguia


Geórgia Dantas é graduada em Geografia, na modalidade bacharelado, pela UFRN e mestre em Geografia pela mesma instituição, estilista de Moda pelo SENAI-RN Clóvis Motta, com formação complementar nas áreas de Visual Merchandising, Marketing de Moda, Branding de Moda e Fotografia de Moda. Possui experiência em Styling de Moda e Produção de moda (coordenadora de desfiles de moda). Atualmente é a diretora criativa da marca de moda autoral potiguar [Gueorguia]. Especialista em Design de Produto de Moda. Atua com Economia Criativa na Moda e Artesanato, e com Negócios de Impacto Social através da Gueorguia.

Padre Gleiber Dantas

Paróquia de Florânia


Possui graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2013). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia.

Iracema Batista

UFRN


Geógrafa, Bordadeira e membro do Comitê/Associação.

José da Paz Dantas

UFRN


Mestre em Turismo, Gestão e desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Turismo pela Faculdade Católica Santa Teresinha. Guia de Turismo Regional. Atualmente é colaborador - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RN). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Recreação, Guiamento,Turismo Histórico-Cultural, Ecoturismo e docência, atuando como professor na Faculdade Católica Santa Teresinha, Senac, PRONATEC. Faz parte do Conselho Gestor do Pólo de Turismo do Seridó.

Karina Silva

IFRN


Karina Ursula Silva é formada no Técnico em Vestuário e graduada em Design de Moda e Técnica em Vestuário pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, com linha de pesquisa voltada para o Consumo de Moda e a Influência das Mídias Sociais e Digitais, e pesquisa voltada para o Bordado Seridoense: Encontrando a Moda com a Cultura Local. 

Maria das Dôres Medeiros

UFRN


Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1974). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, pedagogia cultural, festa de sant ana, cotidiano e seridó.

Maria Dorotéa de Lima

Associação dos Amigos do Patrimônio de Belém, Projeto Circular e Fórum de Culturas do Pará


Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1980) com mestrado em Antropologia também pela UFPA (2008). Trabalhou como técnica de preservação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, integrando a equipe do Pará (1989-2017), onde, no período 2005-2017 respondeu pela superintendência. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em inventários. Na área de arquitetura realizou trabalhos de inventário, projetos de restauração e fiscalização de obras. Também tem experiência na elaboração de estudos de tombamento e entorno. Atua junto a sociedade civil - Projeto Circular, Associação de Amigos do Patrimônio de Belém - AAPBEL e Fórum de Culturas do Pará - na elaboração e gestão de projetos e eventos como congressos, simpósios, rodas de conversa, etc e na área de consultoria relacionada a cultura e patrimônio cultural. Membro do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Belém no período 2018-2020, representando a Associação de Amigos do Patrimônio de Belém - AAPBEL, pelo segmento movimentos sociais.

Maria Isabel Dantas

IFRN


Maria Isabel Dantas é professora de Arte, de Antropologia e de outras disciplinas afins do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisa sobre a temática da relação entre alimentação, festa, cultura e sociedade. De 2006 a 2008 participou como pesquisadora do Inventário das Referências Culturais da região do Seridó Potiguar, projeto desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura. Dentre outros projetos de parcerias do IFRN com outras instituições também participou da coordenação conjuntamente com a UFRN, a UFPB e FAPERN do projeto "10 Dimensões: diálogos em corpo, arte e tecnologia", financiado pelo Ministério da Cultura. Desde 2010 vem desenvolvendo o projeto de pesquisa "Doçaria seridoense: um patrimônio cultural alimentar, que culminou em 2017 na criação do Museu Virtual "Doces do Seridó". 

Maria Lúcia Bastos Alves

UFRN


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Pós- doutorado University of Roehampton, London, United Kingdon. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Metodologia e Métodos de Pesquisa Social , Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidade, turismo, religião, cultura e família.

Paula Rejane Fernandes

Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) - UFRN


Coordenadora do Simpósio Temático 2.

Rosilene Alves de Melo

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Cajazeiras


Pós-Doutoranda pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Professora da área de Teoria e Metodologia da História no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande (campus de Cajazeiras). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba (1993). Professora colaboradora do Mestrado Profissional em História da Universidade Regional do Cariri (ProfHistória/URCA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura (UFCG). Membro do Núcleo de Imagem, História e Memória (URCA), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria e Metodologia da História (UFCG) e do Grupo de Estudos Palavras, Imagens e Sons dos Folhetos de Cordel no Brasil (USP). Possui produção bibliográfica acerca de questões relacionadas à cultura popular. Autora do livro "Arcanos do verso: trajetórias da literatura de cordel". Autora de livros didáticos na área da História. Parecerista de coleções e livros didáticos na área de História. Consultora da UNESCO e do IPHAN (2012-2018) na pesquisa para elaboração do dossiê de registro da literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Recebeu, dentre outros, o Prêmio Silvio Romero (IPHAN/CNFCP) e Raymond Cantel (Universidade de Poitiers).

Salete Gonçalves

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN


Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Participante do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Universidad de Alicante/ Espanha (2017). Possui Mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), Especialização em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é Professora Adjunto IV do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudos Turísticos (GET) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.