Informações

EVENTO ONLINE

Divulgar para a comunidade acadêmica e a sociedade informações sobre o panorama e perspectivas de ações e estudos sobre o Consumo Seguro, considerando como principais referências os relatos, experiências e dados sobre Acidentes de Consumo, bem como, a legislação vigente que a doutrina. O objetivo será promover a conscientização sobre o Consumo Seguro de produtos e serviços junto aos consumidores finais, fomentando o enfrentamento aos acidentes de consumo, incentivando a pesquisa e ações de Desenvolvimento de Produtos. Este evento oportunizará aos estudantes da disciplina de Consumo Seguro, classificada na Universidade Federal da Bahia (UFBA) como disciplina de Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), a apresentarem alguns resultados de Estudos e Pesquisas realizadas no âmbito dos processos de construção de saberes desenvolvidos com a coordenação do professor da disciplina. Além disso, instituições que atuam dentro da temática do consumo seguro terão também oportunidade de divulgarem suas ações e atividades principais.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

ADONIAS MAGDIEL SILVA FERREIRA

Saiba mais

SHEILA RANGEL

Saiba mais

MATHEUS CARNEIRO CARDOSO DA FONSECA

Saiba mais

GUSTAVO FIGUEIREDO MERCÊS

Saiba mais

EQUIPE - ACIDENTES DOMÉSTICOS

Saiba mais

EQUIPE - ANVISA

Saiba mais

EQUIPE - ENGENHARIA DE PRODUTO

Saiba mais

EQUIPE - INMETRO

Saiba mais

EQUIPE - RCSS-BA

Saiba mais

Ricardo Reis - IBAMETRO

Programação:

A1: ABERTURA DO EVENTO Abertura · ADONIAS MAGDIEL SILVA FERREIRA

A2: METROLOGIA LEGAL Palestra · Ricardo Reis - IBAMETRO

A3: LEGISLAÇÃO SOBRE O ACIDENTE DE CONSUMO Palestra · MATHEUS CARNEIRO CARDOSO DA FONSECA

A4: MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NA ÁREA DE CONSUMO SEGURO Palestra · SHEILA RANGEL

A6: FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ACIDENTES DOMÉSTICOS Fórum · EQUIPE - ACIDENTES DOMÉSTICOS

A7: FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ANVISA Fórum · EQUIPE - ANVISA

A8: FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ENGENHARIA DE PRODUTO Fórum · EQUIPE - ENGENHARIA DE PRODUTO

A9: FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE INMETRO Fórum · EQUIPE - INMETRO

B1: FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE RCSS-BA Fórum · EQUIPE - RCSS-BA

B2: POLÍTICA DE CONSUMO SEGURO NO BRASIL E NA BAHIA Palestra · GUSTAVO FIGUEIREDO MERCÊS

CONSIDERAÇÕES FINAIS Encerramento · ADONIAS MAGDIEL SILVA FERREIRA

Credenciamento

Todos os inscritos no evento estarão automaticamente credenciados. O evento é gratuito e serão emitidos certificados para todos os 
participantes que realizarem suas inscrições no sistema e estiverem  online durante o evento ao vivo.

Adonias Magdiel Silva Ferreira

Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (2015). É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Bahia - UFBA, onde também atua como Pesquisador no Laboratório de Sistemas Integrados de Produção - LABSIP / Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFBA e Consultor de projetos para o setor industrial. Professor dos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) em Engenharia Industrial - PEI da UFBA. Atua também na Pesquisa e Extensão da UFBA com ACCS - Ação Curricular em Comunidade e Sociedade com o tema Consumo Seguro: Ciência dos Dados, Metrologia, Qualidade e Engenharia de Produto. É membro da Rede de Consumo Seguro e Saúde da Bahia - RCSS-BA.

ADONIAS MAGDIEL SILVA FERREIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


DOUTOR EM ENGENHARIA INDUSTRIAL, PROFESSOR ADJUNTO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, COORDENADOR DA DISCIPLINA  ACCS - CONSUMO SEGURO, COORDENADOR DO LABORATÓRIO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO - LABSIP, COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E LIDER DO GRUPO DE PESQUISA CONSUMO SEGURO E SISTEMAS DE SEGURANÇA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.

SHEILA RANGEL

CONSULTORIA E ASSESSORIA MEU MEDIADOR


DOUTORA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, MEDIADORA E ARBITRA CREDENCIADA PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, SÓCIO-DIRETORA EXECUTIVA DA CONSULTORIA E ASSESSORIA MEU MEDIADOR.

MATHEUS CARNEIRO CARDOSO DA FONSECA

ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA CARDOSO


Pós graduado em Direito do Consumidor pela Universidade Católica do Salvador. Ex-Diretor Jurídico da Associação Baiana de Direito Do Consumidor ABDECON. Membro voluntário da Comissão de Proteção e Defesa ao Direito Do Consumidor da OAB/BA. Membro voluntário da comissão de Prerrogativas da OAB/BA.Membro voluntário Da comissão fiscalizadora do exercício profissional da OAB-BA. Advogado Monitor voluntário no Serviço de Apoio Jurídico da Faculdade Federal da Bahia- UFBA- SAJU.

GUSTAVO FIGUEIREDO MERCÊS

Codecon - Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor


COORDENADOR DA REDE DE CONSUMO SEGURO E SAÚDE DA BAHIA - RCSS-BA.

EQUIPE - ACIDENTES DOMÉSTICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


EQUIPE - ACIDENTES DOMÉSTICOS: ESTUDANTES DA DISCIPLINA ACSS - CONSUMO SEGURO.

COMPONENTES:

- ADRIANO PEREIRA DA SILVA

- ADSON MARINHO DA SILVA

- ELISLAINE TEIXEIRA BASTOS

- SANDE MACHADO DOS SANTOS LEONE

- WELLEN MAYARA DOS SANTOS CARVALHO

 

EQUIPE - ANVISA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


EQUIPE - ANVISA: ESTUDANTES DA DISCIPLINA ACCS - CONSUMO SEGURO.

COMPONENTES:

ANNA MARKIVIA TEIXEIRA SANTOS

DEBORA CAROLINA DOS SANTOS SILVEIRA

FABIA SILVA DE OLIVEIRA JUNQUEIRA

GUILHERME ARAUJO DE OLIVEIRA

HILDA LISBOA DOS SANTOS

EQUIPE - ENGENHARIA DE PRODUTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


ENGENHARIA DE PRODUTO: ESTUDANTES DA DISCIPLINA ACCS - CONSUMO SEGURO.

COMPONENTES:

- FERNANDA FERNANDES DUARTE

- ISLANE SILVA DOS SANTOS

- JAQUELINE ALMEIDA LIMA

- LETICIA CONCEICAO QUINTELA DE ALCANTARA

EQUIPE - INMETRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


EQUIPE - INMETRO: ESTUDANTES DA DISCIPLINA ACCS - CONSUMO SEGURO.

COMPONENTES:

- EDJANE DE JESUS LEITE

- IGOR REIS FERREIRA

- ROBERTA SANTOS DE SOUSA

EQUIPE - RCSS-BA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


EQUIPE - RCSS-BA: ESTUDANTES DA DISCIPLINA  ACCS - CONSUMO SEGURO.

COMPONENTES:

- CAROLINA BEATRIZ GUIMARÃES EVANGELISTA DA SILVA

- CLÉBER MARQUES PEREIRA

- ERISVALDO 

- MURILO FERREIRA SILVA

- LUIZ FERNANDO SANTOS OLIVEIRA FILHO

Ricardo Reis - IBAMETRO

IBAMETRO


Há 26 anos atuando nas áreas da metrologia e da qualidade é servidor de carreira do IBAMETRO, no cargo de Especialista em Metrologia e Qualidade.  Especialista em Gestão Organizacional Pública pela UNEB e Graduado em Engenharia Mecânica pela UFBA. Lecionou até 2016 disciplinas de Metrologia em cursos de engenharia e tecnologia do SENAI/CIMATEC e faculdades conveniadas como FAMEC e UNIFACS. Professor da disciplina Gerenciamento de Laboratórios no Curso de Especialização em Metrologia Legal em 2009 na Universidade Federal do Paraná.