A modernização da Gestão do Patrimônio Público Federal com geotecnologias
Em 2012 a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) assinou contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para modernizar os processos e bases de dados para a caracterização dos imóveis da União, gerar conhecimento para a gestão patrimonial e automatizar os processos de gestão. Este contrato é o Programa de Modernização da SPU (PMG/SPU) ainda vigente. Para modernizar a base de dados de imóveis públicos federais, foi iniciada naquele ano a construção da Infraestrutura de Dados Espaciais da Secretaria, dotando-a de ferramentas de gestão de dados e metadados geoespaciais. Para automatizar o acervo cartográfico legado e futuro, a SPU estruturou fábricas regionais de produção cartográfica, começando em Brasília, para converter, armazenar e publicar dados geoespaciais utilizados na base de dados geoespacial do Sistema Unificado de gestão dos imóveis públicos federais e áreas da União. Um dos módulos do Sistema Unificado é o módulo de geoinformação com ferramentas de catálogo de metadados e dados, e gestão do cadastro de geometrias com validações topológicas. Todo o desenvolvimento é realizado com geotcnologias livres e incorporadas tanto ao Sistema Unificado da SPU, quanto ao processo de produção cartográfica. Previsto para ser encerrado em 2018, alguns resultados do desenvolvimento já foram apresentados, principalmente com relação ao catálogo de metadados geoespaciais.