Informações

A Secretaria da Educação de Sobral, no Ceará, promoverá, na sexta-feira (24/07/2020), das 14h às 17h, mais uma live na forma de uma palestra/aula gratuita, com certificado e aberta ao público.

Os temas abordados serão:
Palestra 1: “Gamificação da Educação: o que é? Onde estamos? E para onde vamos?”
Prof. Dr. Seiji Isotani | Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP)


Palestra 2: “Análise do Discurso Digital: Questões teóricas e práticas”
Prof. M.e Lailton Duarte | Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Prof.ª M.ª Isabel Lima | Universidade Federal do Ceará (UFC


Quando?
Dia 24 de julho, sexta-feira

Que horas?
Das 14h às 17h

Onde?
No canal www.youtube.com/seducsobral


ATENÇÃO!
- Faça uma revisão de todos os campos do formulário para evitar erros de digitação.
- Seu certificado será emitido conforme os dados cadastrados.
- Se o e-mail for digitado incorretamente, não será possível enviar seu certificado.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Herbert Lima

Saiba mais

Seiji Isotani

Saiba mais

Antonio Lailton Moraes Duarte

Saiba mais

Isabel Muniz Lima

Programação:

Abertura Abertura · Herbert Lima

Gamificação da Educação: O que é? Onde estamos? E para onde vamos? Palestra · Seiji Isotani

Análise do Discurso Digital: Questões Teóricas e Práticas Palestra · Antonio Lailton Moraes Duarte

Análise do Discurso Digital: Questões Teóricas e Práticas. Palestra · Isabel Muniz Lima

Credenciamento

Dia 24 de julho de 2020 (sexta-feira)
14h - no link: https://www.youtube.com/seducsobral

Secretaria da Educação de Sobral

Herbert Lima

Secretário da Educação de Sobral


É servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Física, mestrado com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem” pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais. É também professor dos mestrados em ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Exerceu o cargo de diretor geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, no município de Sobral, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

Seiji Isotani

Universidade de São Paulo


É Professor Titular na área de Computação e Tecnologias Educacionais junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão) com tese na área de Inteligência Artificial aplicado à aprendizagem colaborativa e Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Carnegie Mellon University (EUA). É co-fundador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada do ICMC-USP. É também co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups). 

Suas pesquisas focam no desenvolvimento e aplicação de técnicas da computação para apoiar e transformar as atividades de ensino e aprendizagem. No país, criou o conceito de informática na educação baseada em evidências com o objetivo de viabilizar a tomada de decisão pedagógica baseada em dados. 

É reconhecido internacionalmente por seus trabalhos nas áreas de Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes, Aprendizagem Colaborativa (CSCL), Gamificação e Dados Abertos Conectados. Publicou mais de uma centena de artigos científicos e, de acordo com o Google Scholar, está na lista dos 30 pesquisadores mais citados no mundo em suas áreas de atuação. 

Foi editor chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), editor associado da IEEE Transactions on Learning Technologies, membro do Conselho Municipal da Secretaria da Educação de São Carlos, membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE-SBC) e representante brasileiro no Technical Committee on Education (TC3) da IFIP. 

Atuou como professor visitante em diferentes instituições estrangeiras no Japão, Espanha e China. Trabalhou em parceria com o Ministério de Educação na concepção de Políticas de Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências. E, atualmente, é ACM Distinguished Speaker, membro sênior da IEEE, editor associado da Frontiers in Artificial Intelligence, bolsista produtividade do CNPq e membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para a Educação Brasileira.

Antonio Lailton Moraes Duarte

Universidade Estadual do Ceará (UECE)


É graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e bacharel em Direito, com habilitação em Direito Público, pela Universidade de Fortaleza (2013); tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorando em Linguística pela UFC (2018). 

Atualmente, é professor assistente, nível G, de Linguística e Língua Portuguesa e um dos coordenadores de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras-Português da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, campus de Limoeiro do Norte, da Universidade Estadual do Ceará . 

Tem experiência na interdisciplinaridade Linguística/Direito, sobretudo em relação aos processos de retextualização e de referenciação em textos jurídicos. Na área jurídica, tem experiência na área de Direito de Família, com ênfase no valor jurídico da infidelidade conjugal virtual na atual ordem civil-constitucional brasileira. Atualmente, tem pesquisado a argumentação em decisões judiciais e sua pesquisa de doutorado foca a argumentação jurídica em decisões proferidas pelo STF.

Isabel Muniz Lima

Universidade Estadual do Ceará (UECE)


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará. É especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade 7 de Setembro e Mestre em Linguística pelo Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, cursa doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como professora de Português na Secretaria da Educação Básica do estado do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada.