II Congresso Brasileiro do GeoGebra de 04 a 07 de agosto de 2021

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Submissão de trabalhos

The submission period of the model Comunicação Oral already closed
Paper information Submission period
15/03/2020 until 09/11/2020
Information

TÍTULO DO ARTIGO EM TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 14, NEGRITO, CENTRALIZADO, LETRAS MAIÚSCULAS [1]

Fulano da Silva Santos [2]

Sicrano da Silva Santos [3]

Beltrano da Silva Santos [4]

Pessoa da Silva Santos [5]

Orientador do Trabalho [6]

RESUMO

O resumo simples caracteriza uma síntese do artigo produzido. Poderão apresentar as principais informações da pesquisa, e para isso, deverá ser formatado com base nas seguintes orientações: parágrafo único, de 100 a 250 palavras, texto justificado, regular, Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele devem constar: a síntese do trabalho, o objetivo da discussão proposta pelo artigo, o referencial teórico-metodológico e os principais resultados observados na pesquisa relatada. As palavras-chave devem conter de 3 (três) a 5 (cinco) termos, separados entre si por ponto. Deixar uma linha, espaçamento 1,5, entre o nome do último autor e o resumo. Deixar 01 linha em branco.

Palavras-chave: Artigo completo. Normas científicas. Congresso. GeoGebra. Boa sorte.

[1] Apoio: Colocar os eventuais apoios institucionais – notas em Times New Roman, 10;

[2] Graduando do Curso da Universidade Federal - UF, autorprincipal@email.com;

[3] Graduado pelo Curso de XXXXX da Universidade Federal - UF, coautor1@email.com;

[4] Mestrando do Curso de XXXXX da Universidade Estadual - UE, coautor2@email.com;

[5] Doutor pelo Curso de XXXXX da Universidade Federal - UF, coautor3@email.com;

[6] Professor orientador: titulação, Faculdade Ciências - UF, orientador@email.com.

INTRODUÇÃO (TIMES NEW ROMAN, 12, NEGRITO, ALINHAMENTO JUSTIFICADO, ESPAÇAMENTO ANTES E DEPOIS 6PT)

A introdução deverá conter resumo teórico sobre o tema, apresentação da pesquisa, justificativa implícita, objetivos, síntese metodológica e resumo das discussões e resultados da pesquisa, além de apresentar uma síntese conclusiva acerca do trabalho desenvolvido.

Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção do título que deve apresentar fonte negrito, tamanho 14, com letras maiúsculas, alinhamento centralizado. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 10, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou, quando houver financiamento, indicar o órgão de fomento.

Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do autor, dos coautores e do orientador (quando for o caso) (um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé.

O artigo das comunicações orais deverá conter no mínimo 08 e no máximo 12 páginas (não numeradas) e o artigo dos pôsteres deverá conter no mínimo 04 e no máximo 08 páginas (não numeradas), incluindo resumo, palavras-chave, figuras, tabelas, referências e anexos/apêndices. É importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência com observações e reflexões do(s) autor(es).

O artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm (ou através da tecla TAB uma vez) com espaçamento entre linhas 1,5 cm, contendo Introdução (justificativa implícita, e, objetivos), Metodologia, Desenvolvimento, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências de acordo com a ABNT.

Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato doc ou docx, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

As correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado. A clareza e a correção da linguagem e a pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas.

METODOLOGIA

A metodologia do artigo deverá apresentar os caminhos metodológicos e uso de ferramentas, técnicas de pesquisa e de instrumentos para coleta de dados, informar, quando for pertinente, sobre a aprovação em comissões de ética ou equivalente, e, sobre o direito de uso de imagens.

DESENVOLVIMENTO**

** O desenvolvimento, também conhecido como Referencial Teórico, pode vir nesta área ou anexo à introdução. Ele serve para situar o leitor quanto à linha de raciocínio teórico que o autor seguiu na construção de seu artigo.

O desenvolvimento da pesquisa contém a revisão bibliográfica, as principais discussões teóricas e a trajetória da mesma ao longo do recorte estudado.

As citações diretas no texto devem vir acompanhadas de sobrenomes(s) do(s) autor(es) em corpo menor, entre parênteses e em maiúsculas, acrescidas do ano de publicação e página. As tabelas, gráficos e congêneres deverão ter como elementos: número, título, data de referência, fonte e nota. As referências bibliográficas devem ser empregadas de acordo com as normas da ABNT em vigor (NBR6023). Para Silva (2007, apud FREITAS et al, 2010), a variabilidade é considerada como elemento principal no desenvolvimento do pensamento estatístico. Citações com mais de 3 linhas devem vir em recuo de 4cm, sem aspas, fonte Times New Roman 10, espaço simples. Segue exemplo:

Um conteúdo do saber, tendo sido indicado como saber a ensinar, sofre, desde então, um conjunto de transformações adaptativas que permitem que o mesmo esteja apto a tomar lugar entre os objetos de ensino. O trabalho de verter um objeto de saber a ensinar em objeto de ensino é chamado de transposição didática. (CHEVALLARD, 1991, p.39)

Citações com até 3 linhas ou 40 palavras devem vir incorporadas no texto com aspas. Segue exemplo: estes livros, assim como muitas avaliações propostas pelos professores, ignoram a necessidade do desenvolvimento de várias habilidades cognitivas por parte do aluno. Esquecem–se, portanto, do principal objetivo do ensino, “que é formar cidadãos capazes de atuar produtiva e conscientemente em uma sociedade cada vez mais complexa” (PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD, 2008, p. 62).

As citações indiretas (onde se parafraseia o autor) devem trazer o sobrenome principal desse autor e, entre parênteses, o ano da publicação citada, como no exemplo. Em seguida, Perrenoud (1998) argumenta pela ampliação da teoria relativa à transposição didática, de modo a incluir as práticas, a partir das quais seria possível identificar competências e utilizá-las nas construções curriculares.

As narrativas e relatos pessoais que eventualmente surjam no texto deverão seguir a seguinte formatação: recuo: esquerda 1,0 cm, times 11, itálico, espaçamento depois: 6 pt; espaçamento entre linhas: exatamente 1,5 pt.

Fulano de tal – Não tenho certeza se aprendi este conceito. Acredito que seria importante que a avaliação assumisse um papel mais decisivo no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de Matemática.

Beltrano de tal – Concordo!

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nos resultados e dicussão, deverá constar a esquematização dos dados encontrados, na forma de categorias analíticas e sistematização dos achados empíricos.

Nesta sessão, poderão ocorrer o uso de gráficos, tabelas e quadros, atentando para a utilização e identificação segundo as normas da ABNT.

Um exemplo de elemento gráfico pode ser visto a seguir, com a seguinte formatação: título acima da figura, numerado sequencialmente no texto, fonte, no caso de não ser do próprio autor do artigo proposto. Atente que o espaçamento entre as linhas, no caso das figuras, deve ser simples. Isso vale também para quadros.

Figura 01 – Uma pequena parte da curva assemelhasse a um segmento de reta

Uma pequena parte da curva assemelhasse a um segmento de reta Fonte: TALL, 2010, p. 11 

Fonte: Tall (2010, p. 11)

Quadro 1 – Obras analisadas

Coleção

Autores

Editora

Formação de professores

Fulano

Agora

Educação Matemática

Sicrano

Depois

Matemática

Beltrano

Anterior

Fonte: Friolani (2007).

No caso de tabelas, pode ser seguido o próximo exemplo. Caso haja uma fonte a ser citada (quando a tabela é retirada de outro trabalho citado), esta deve ser colocada abaixo da última linha da tabela, tal qual para figuras. Observe que na formatação, as tabelas não possuem linhas verticais para delimitação de suas colunas.

Tabela 1 – Visão geral do resultado nas etapas para resolução do problema na questão Q3 – T3

Modelagem/Escrita algébrica

Resolução

Certo

Errado

Certo

Errado

13

1

9

5

Fonte: elaboração própria (2020).

As discussões (análises) geradas a partir dos resultados deverão ser criativas, inovadoras e éticas, de maneira a corroborar com as instruções de pesquisa científicas do país, levando em consideração a referência a autores e teorias, bem como referenciando os resultados encontrados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A última parte do trabalho, também é considerada uma das mais importantes, tendo em vista que nesta sessão, deverão ser dedicados alguns apontamentos sobre as principais conclusões da pesquisa e prospecção da sua aplicação empírica para a comunidade científica. Também se abre a oportunidade de discussão sobre a necessidade de novas pesquisas no campo de atuação, bem como dialogos com as análises referidas ao longo do resumo.

REFERÊNCIAS

Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Devem ser apresentados ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço 1,5 seguindo as normas da ABNT NBR 6023/2002.

Formatação geral:

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Alinhamento: título (centralizado) deve vir centralizado em maiúscula e em negrito; dados dos autores (alinhados à direita): nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser seguido(s) da filiação e e-mail. Deixar um espaço em branco entre o título e nome dos autores. O texto deve ser apresentado justificado.
  • Espaçamento: entre linhas iguais a 1,5 linhas. Deixar um espaço entre o título, o nome dos autores e início de cada seção.
  • Numeração das páginas: não devem ser numeradas.
  • Resumo: deve vir depois dos dados dos autores deixando uma linha em branco. Não deverá ultrapassar 15 linhas. O espaçamento do resumo será o simples. O resumo deve vir acompanhado de 3 a 5 palavras-chave.
  • Ênfase: usar apenas itálico (não sublinhar, nem negritar). Usar letras maiúsculas para o título e todos os subtítulos, agradecimentos, referências e anexos/apêndices.
  • Recuo de parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 centímetros.
  • Referências: as referências bibliográficas deverão se ater apenas às obras citadas no trabalho, por ordem alfabética de sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT – NBR 6023.
  • Citações: as citações diretas e indiretas deverão ser feitas seguindo as normas da ABNT – NBR 6023.
  • Figuras e tabelas: incluir figuras e tabelas dentro do corpo do texto, seguindo as normas da ABNT – NBR 6023.

RECOMENDAÇÕES:

  1. Todos os trabalhos submetidos deverão conter título, nome, filiação institucional e e-mail dos autores, resumo, palavras-chave e referências.
  2. As Comunicações Orais (CC) e os pôsteres deverão ser escritos e salvos em documento do Word 6.0 ou superior, cujo nome do arquivo deve conter: (i) as siglas da categoria do trabalho (Comunicação Científica – CC; Pôsteres – PT); (ii) sigla da instituição a qual pertence o autor; (iii) sobrenome do primeiro autor. Por exemplo: CC_UFYW_MONSUETO.doc; PT_UERP_AMARANTE.docx.

PARECER TRABALHOS ACEITOS

Os autores que tiverem o seu trabalho ACEITO / APROVADO pela Comissão Científica têm até 5 (cinco) dias úteis, para enviar o trabalho completo, conforme o template, para o e-mail geogebra.institute.rn@gmail.com