Em decorrência a pandemia da COVID-19, edição prevista para acontecer em maio de 2020 foi adiada para este ano (2021), com a nova, as submissões de artigos foram encerradas em novembro de 2020. AINDA INFORMAMSOS QUE DEVIDO ÀS CIRCUNSTÃNCIAS O NOSSO EVENTO SERÁ REALIZADO DE FORMA REMOTA, PARA QUE POSSAMOS GARANTIR A SAÚDE E A SEGURANÇA DE TODOS COMO: PARTICIPANTES, OUVINTES, CONVIDADOS E MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO.
MENSAGEM DO PRESIDENTE
Em 2016 realizamos o I Congresso Brasileiro do GeoGebra organizado pelo Instituto GeoGebra do Rio Grande do Norte, no período de 17 a 20 de agosto, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN / Campus Natal, com o público de 300 participantes. O Instituto GeoGebra/RN, instituição sem fins lucrativos, criado em 2011, com sede na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, tem o objetivo de desenvolver, pesquisar, executar e publicar ações educativas voltadas para o ensino da matemática e das ciências naturais.
No ano de 2021, realizaremos o II Congresso Brasileiro do GeoGebra, no período de 04 a 07 de agosto, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN / Campus Natal. Nessa edição teremos a presença dos coordenadores dos Institutos GeoGebra do Brasil e de outros países como Espanha e Argentina.
Pretendemos nessa Edição divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas pelos grupos de diversos Institutos do Brasil e dos outros Países, realizadas pelos convidados pesquisadores, estudantes de pós-graduação e professores ao longo dos anos.
A grade de programação contará com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, de forma a proporcionar a troca de experiências, a apresentação de novas técnicas à serem utilizadas pelos professores e estudantes da educação básica, docentes e discentes do ensino superior, além de outros participantes que tenham interesse no desenvolvimento e estudo do GeoGebra.
O GeoGebra é considerado um software que torna dinâmico o estudo de conceitos das áreas de ciências naturais e matemática nos diversos níveis de ensino tais como: Álgebra, Geometria, Trigonometria, Planilhas de cálculo, Probabilidade, Estatística, dentre outras áreas de conhecimento, correlatas.
Segundo o site: https://www.GeoGebra.org/ mundial do GeoGebra, esse software possui uma comunidade de milhões de usuários na grande maioria dos países do mundo. O GeoGebra virou um dos softwares mais utilizados no desenvolvimento da matemática dinâmica por auxiliar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática, Engenharia, Ciência e Tecnologia.
Esperamos contar com a participação de todos os interessados no avanço dos estudos sobre o GeoGebra, na calorosa capital do sol, Natal – Rio Grande do Norte.
Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz
Diretor do Instituto GeoGebra do Rio Grande do Norte
SOBRE O GEOGEBRA
O que é o GeoGebra?
O GeoGebra é um sistema de gestão de aprendizagem de matemática dinâmica gratuito e uma plataforma de aprendizagem para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo numa única aplicação. Tem recebido vários prêmios na Europa e EUA.
GeoGebra foi criado em 2001 como tese de Markus Hohenwarter e a sua popularidade tem crescido desde então. Atualmente, o GeoGebra é usado em 190 países, traduzido para 55 idiomas, são mais de 300.000 downloads mensais, 62 Institutos GeoGebra em 44 países para dar suporte para o seu uso. Além disso, recebeu diversos prêmios de software educacional na Europa e nos EUA, e foi instalado em milhões de laptops em vários países ao redor do mundo.
Além disso, recebeu diversos prêmios de software educacional na Europa e nos EUA, e foi instalado em milhões de laptops em vários países ao redor do mundo.
Em linhas gerais os Institutos GeoGebra, por meio do software livre GeoGebra, compartilham experiências sobre capacitação para o uso do GeoGebra, oferecem suporte para o desenvolvimento de materiais por estudantes e professores para o aprimoramento da Educação Matemática, Ciência e Tecnologia, procuram promover a colaboração entre os profissionais e pesquisadores, buscando estabelecer parcerias e a formação de uma comunidade de usuários do GeoGebra.