II Congresso Brasileiro do GeoGebra de 24 a 27 de fevereiro de 2021

II Congresso Brasileiro do GeoGebra de 24 a 27 de fevereiro de 2021

Faça sua inscrição
De 24 a 27 de fevereiro Todos os dias das 08h00 às 20h00
Natal, RN IFRN- Campus Natal Central

Sobre o Evento

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Em 2016 realizamos o I Congresso Brasileiro do GeoGebra organizado pelo Instituto GeoGebra do Rio Grande do Norte, no período de 17 a 20 de agosto, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN / Campus Natal, com o público de 300 participantes. O Instituto GeoGebra/RN, instituição sem fins lucrativos, criado em 2011, com sede na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, tem o objetivo de desenvolver, pesquisar, executar e publicar ações educativas voltadas para o ensino da matemática e das ciências naturais.

No ano de 2021, estaremos realizando o II Congresso Brasileiro do GeoGebra, no período de 24 a 27 de fevereiro, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN / Campus Natal. Nessa edição teremos a presença dos coordenadores dos Institutos GeoGebra do Brasil e de outros países como Espanha e Argentina.

Pretendemos nessa Edição divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas pelos grupos de diversos Institutos do Brasil e dos outros Países, realizadas pelos convidados pesquisadores, estudantes de pós-graduação e professores ao longo dos anos.

A grade de programação contará com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, de forma a proporcionar a troca de experiências, a apresentação de novas técnicas à serem utilizadas pelos professores e estudantes da educação básica, docentes e discentes do ensino superior, além de outros participantes que tenham interesse no desenvolvimento e estudo do GeoGebra.

O GeoGebra é considerado um software que torna dinâmico o estudo de conceitos das áreas de ciências naturais e matemática nos diversos níveis de ensino tais como: Álgebra, Geometria, Trigonometria, Planilhas de cálculo, Probabilidade, Estatística, dentre outras áreas de conhecimento, correlatas.

Segundo o site: https://www.GeoGebra.org/ mundial do GeoGebra, esse software possui uma comunidade de milhões de usuários na grande maioria dos países do mundo. O GeoGebra virou um dos softwares mais utilizados no desenvolvimento da matemática dinâmica por auxiliar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática, Engenharia, Ciência e Tecnologia.

Esperamos contar com a participação de todos os interessados no avanço dos estudos sobre o GeoGebra, na calorosa capital do sol, Natal – Rio Grande do Norte.

Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz

Diretor do Instituto GeoGebra do Rio Grande do Norte

SOBRE O GEOGEBRA

O que é o GeoGebra?

O GeoGebra é umsistema de gestão de aprendizagemde matemática dinâmica gratuito e uma plataforma de aprendizagem para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo numa única aplicação. Tem recebido vários prêmios na Europa e EUA.

GeoGebra foi criado em 2001 como tese de Markus Hohenwarter e a sua popularidade tem crescido desde então. Atualmente, o GeoGebra é usado em 190 países, traduzido para 55 idiomas, são mais de 300.000 downloads mensais, 62 Institutos GeoGebra em 44 países para dar suporte para o seu uso. Além disso, recebeu diversos prêmios de software educacional na Europa e nos EUA, e foi instalado em milhões de laptops em vários países ao redor do mundo.

Além disso, recebeu diversos prêmios de software educacional na Europa e nos EUA, e foi instalado em milhões de laptops em vários países ao redor do mundo.

Em linhas gerais os Institutos GeoGebra, por meio do software livre GeoGebra, compartilham experiências sobre capacitação para o uso do GeoGebra, oferecem suporte para o desenvolvimento de materiais por estudantes e professores para o aprimoramento da Educação Matemática, Ciência e Tecnologia, procuram promover a colaboração entre os profissionais e pesquisadores, buscando estabelecer parcerias e a formação de uma comunidade de usuários do GeoGebra.

Palestrantes

  • Agustín Carrillo de Albornoz Torres
  • Carmen Mathias
  • Celina A. A. P. Abhar
  • Diego Lieban
  • Eimard Gomes Antunes do Nascimento
  • Handressa Câmara de Almeida Braz
  • Humberto José Bortolossi
  • Jorge Cássio Costa Nóbriga
  • Juan Luis Prieto G.
  • Luis Cláudio Lopes de Araújo
  • Sergio Carrazedo Dantas
  • William Gonçalves Vieira

Programação

08h00 - Agustín Carrillo de Albornoz Torres Minicurso 1 - Listas Y Secuencias Con GeoGebra Minicurso
Local: Sala 1

Una demostración visual o sin palabras se realiza con una imagen en la que basta interpretar lo que se observa para o comprobar una determinada propiedad matemática. Una imagen es un objeto rígido, por lo que si le añadimos las posibilidades que ofrece GeoGebra para manipular los objetos, será posible realizar las transformaciones necesarias para justificar las relaciones existentes en la imagen y por tanto, lograr una demostración sin palabras.
Este será el objetivo de esta exposición en la que se mostrarán algunos ejemplos de demostraciones visuales en las que con ayuda de Geogebra se podrán interpretar y comprender las relaciones y propiedades existentes.
 

08h00 - Luis Cláudio Lopes de Araújo Minicurso 3 - Construções no GeoGebra em ambientes Atividade ou Livro que auxiliam no aprendizado de matemática universitária. Minicurso
Local: Sala 3

Quando os estudantes que chegam ao ensino superior para estudar em áreas que envolvam conhecimento de exatas, como em cursos como Matemática, Física, Química, Engenharias (Civil, Elétrica, de Computação, etc) e por vezes em Biologia, Administração, Economia e outros, eles se deparam com disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Equações Diferenciais e outras e quase sempre o desempenho da maioria dos estudantes é muito ruim. São vários os casos de turmas têm 50% ou mais de reprovados. Uma pesquisa rápida usando o termo “reprovação em cálculo” no Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br) trará vários trabalhos que falam sobre o tema. A evidência anedótica, que não deve ser difícil de ser comprovada, mostra que os estudantes têm vários tipos de dificuldades, entre elas a de lidar com objetos matemáticos abstratos. Entender o que significa “dado um épsilon, deve existir um delta tal que...” ou que “existe pelo menos um ponto ‘c’ tal que a inclinação da reta em x=c é igual à inclinação da reta secante que passa por (A,f(A)) e (B,f(B))” é difícil para vários estudantes. Para preencher essa lacuna na percepção de objetos matemáticos que o GeoGebra pode auxiliar é justamente sobre isso que falaremos na palestra “O GeoGebra como ferramenta que facilita o aprendizado no Ensino Superior”. Na ocasião mostraremos vários exemplos de construções e formas de uso do software GeoGebra combinado com outras ferramentas disponíveis em www.geogebra.org (como a Atividade e/ou Livro) que podem minimizar o problema específico de perceber as relações entre alguns objetos matemáticos.

08h00 - Jorge Cássio Costa Nóbriga Minicurso 4 - Exploração da ferramenta grupo da plataforma GeoGebra Minicurso
Local: Sala 4

A  ferramenta “grupo” da plataforma GeoGebra é ainda pouco conhecida e explorada pelos usuários desse software educativo. Esse recurso tem bastantes potencialidades para serem exploradas em situações de ensino presencial ou a distância. Neste minicurso,mostrarei como criar grupos, incluir estudantes, postar materiais e dar feedbacks. Também apresentarei alguns exemplos de disciplinas que  ministrei com auxílio da ferramenta grupo, buscando relatar as contribuições e dificuldades. 

08h00 - Humberto José Bortolossi Minicurso 5 - Realidade Aumentada com o GeoGebra em Smartphones e Tablets Minicurso
Local: Sala 5

O recurso de realidade aumentada permite, nas telas de smartphones e tablets, sobrepor o que é filmado pela câmera do dispositivo com construções interativas do GeoGebra 3D. Neste ambiente, o usuário pode se movimentar pela cena, entrando no interior dos objetos e observando detalhes como se esses objetos existissem fisicamente. O propósito deste minicurso é, neste contexto, oferecer uma introdução ao sistema de Realidade Aumentada do GeoGebra.
ATENÇAO: O participante deve trazer para o minicurso o seu smartphone ou tablet com os aplicativos instalados. Dispositivos Android: instalar primeiro o Google Play Services para RA (
https://bit.ly/2JGgVVH) e, depois, a Calculadora Gráfica 3D (https://bit.ly/2wcge3a). Dispositivos iOS (iPhone, iPad): instalar o GeoGebra Augmented Reality (https://apple.co/2TXUUYq). Atenção: nem todos os dispositivos Android são compatíveis com a tecnologia de Realidade Aumentada. Para ver se seu aparelho é compatível, acesse o documento ARCore supported devices (https://bit.ly/3dWJAn4).

08h00 - Celina A. A. P. Abhar Minicurso 6 - Geogebra book: um recurso para desenvolver atividades Minicurso
Local: Sala 6

Este minicurso tem como proposta orientar os participantes para a criação de um GeoGebra Book ou para a utilização de um GeoGebra Book já construído e disponível no sitewww.geogebra.org como recurso para o desenvolvimento de atividades. 

08h00 - Carmen Mathias Minicurso 7 - A Construção de animações em demonstrações visuais com o GeoGebra. Minicurso
Local: Sala 7

Nos últimos tempos o dinamismo proveniente das tecnologias digitais possibilita incorporar as demonstrações matemáticas as animações. O software de matemática dinâmica GeoGebra possui um aspecto típico, que proporciona ao usuário a manipulação e a animação das construções realizadas, de forma que não percam suas propriedades inerentes. Além disso, é possível obter a sua posterior visualização, a fim de perceber possíveis generalizações. Nesse contexto, propõem-se uma oficina cujo objetivo é construir, na forma de animações, os exemplos de demonstrações visuais de alguns resultados enunciados em Alencar, Cândido e Farias (2019).   

08h00 - Diego Lieban Minicurso - 8 Minicurso
Local: Sala 8
08h00 - Sergio Carrazedo Dantas Minicurso 2 - Os Comandos Sequência e Lista de Iteração na Construção de Objetos no Geogebra Minicurso
Local: sala 2

.

13h30 - Juan Luis Prieto G. Oficinas dinâmicas 1 - Acerca de Las Construcciones Euclidianas Con Geogebra Oficina
Local: Sala 1

Aunque las construcciones euclidianas surgieron hace más de dos mil años, ellas siguen presentes en el currículo de formación básica en matemáticas de la mayoría de los países de Nuestra América. Esto es debido, en gran medida, al valor heurístico que tiene la actividad de construcción geométrica usando solo regla y compás; valor este que se expande con la incorporación de unsoftware dinámicoa la actividad, como es el caso de GeoGebra. Sin embargo, la enseñanza dominante de las construcciones euclidianas con ambas herramientas parece alejada del verdadero objetivo de esta actividad y de las formas de pensamiento geométrico que en ella se originan. Partiendo de las propias experiencias de construcción con GeoGebra de los participantes, me propongo fomentar el reconocimiento de las formas de expresión, acción y pensamiento geométrico acerca de las construcciones euclidianas y de sus formas de validación teórica y con el software. Esta comprensión nos permitirá poner en práctica nuestras capacidades para comprometernos en hacer que los demás progresen en suaprendizaje geométrico.

13h30 - William Gonçalves Vieira Oficinas dinâmicas 2 Versões do GeoGebra para smartphones: Potencialidades e limites ao lidar com matemática escolar Oficina
Local: Sala 2

Versões do GeoGebra para smartphones: Potencialidades e limites ao lidar com matemática escolar

13h30 - Diego Lieban Oficinas dinâmicas 3 Oficina
Local: Sala 3
13h30 - Eimard Gomes Antunes do Nascimento Oficinas dinâmicas 4 - Desenvolvimento da Coletânea LABGG (Laboratório no GeoGebra) para os Módulos Dinâmicos e Interativos sobre Função Quadrática e Linear. Oficina
Local: Sala 4
13h30 Oficinas dinâmicas 6 Oficina
Local: Sala 6
13h30 - Humberto José Bortolossi Oficinas dinâmicas 7 - Programação no GeoGebra: Uma Introdução Oficina
Local: Sala 7

O GeoGebra possui um conjunto de recursos de programação que permitem elaborar construções mais interativas e mais poderosas. O objetivo desta oficina é oferecer uma introdução ao tema, com foco na linguagem GeoGebraScript, no uso das abas de eventos "Ao Clicar" e "Ao Atualizar" e no conceito de recursão. A oficina não é para iniciantes e, para melhor apreciá-la, recomenda-se que o participante já tenha alguma experiência com o GeoGebra.

 

13h30 Oficinas dinâmicas 8 Oficina
Local: Sala 8
13h30 - Handressa Câmara de Almeida Braz Oficinas dinâmicas 5 - Designer na Construção de Logomarca com o Geogebra Oficina
Local: Sala 5

.

17h30 - Agustín Carrillo de Albornoz Torres Palestra de Boas Vindas Abertura
Local: Auditório

A palestra de Boas Vindas será proferida pelo Profº. Agustin Carrillo de Albornoz Torres, FISEM. 
 

08h00 Sessão de comunicações orais Apresentação Oral
Local: Salas
13h30 Sessão de Pôsteres / Lançamento de Livros Apresentação Pôster
Local: Salas
17h30 - Carmen Mathias Palestra - As provas sem palavras e sua conexão com o GeoGebra. Palestra Sessão Nacional
Local: Auditório Principal
20h00 Festa Confraternização - Forró com o Turista Festa
Local: Forró com Turista Petrópolis, Natal RN

O espaço é de um ambiente de forró para todos os que sabem e que pretendem aprender.

08h00 - Juan Luis Prieto G. Oficinas dinâmicas 1 - Acerca de Las Construcciones Euclidianas Con Geogebra Oficina
Local: Sala 1

Aunque las construcciones euclidianas surgieron hace más de dos mil años, ellas siguen presentes en el currículo de formación básica en matemáticas de la mayoría de los países de Nuestra América. Esto es debido, en gran medida, al valor heurístico que tiene la actividad de construcción geométrica usando solo regla y compás; valor este que se expande con la incorporación de unsoftware dinámicoa la actividad, como es el caso de GeoGebra. Sin embargo, la enseñanza dominante de las construcciones euclidianas con ambas herramientas parece alejada del verdadero objetivo de esta actividad y de las formas de pensamiento geométrico que en ella se originan. Partiendo de las propias experiencias de construcción con GeoGebra de los participantes, me propongo fomentar el reconocimiento de las formas de expresión, acción y pensamiento geométrico acerca de las construcciones euclidianas y de sus formas de validación teórica y con el software. Esta comprensión nos permitirá poner en práctica nuestras capacidades para comprometernos en hacer que los demás progresen en suaprendizaje geométrico.

08h00 - William Gonçalves Vieira Oficinas dinâmicas 2 Versões do GeoGebra para smartphones: Potencialidades e limites ao lidar com matemática escolar Oficina
Local: Sala 2

Versões do GeoGebra para smartphones: Potencialidades e limites ao lidar com matemática escolar

08h00 - Diego Lieban Oficinas dinâmicas 3 Oficina
Local: Sala 3
08h00 - Eimard Gomes Antunes do Nascimento Oficinas dinâmicas 4 - Desenvolvimento da Coletânea LABGG (Laboratório no GeoGebra) para os Módulos Dinâmicos e Interativos sobre Função Quadrática e Linear. Oficina
Local: Sala 4
08h00 Oficinas dinâmicas 6 Oficina
Local: Sala 6
08h00 - Humberto José Bortolossi Oficinas dinâmicas 7 - Programação no GeoGebra: Uma Introdução Oficina
Local: Sala 7

O GeoGebra possui um conjunto de recursos de programação que permitem elaborar construções mais interativas e mais poderosas. O objetivo desta oficina é oferecer uma introdução ao tema, com foco na linguagem GeoGebraScript, no uso das abas de eventos "Ao Clicar" e "Ao Atualizar" e no conceito de recursão. A oficina não é para iniciantes e, para melhor apreciá-la, recomenda-se que o participante já tenha alguma experiência com o GeoGebra.

 

08h00 Oficinas dinâmicas 8 Oficina
Local: Sala 8
08h00 - Handressa Câmara de Almeida Braz Oficinas dinâmicas 5 - Designer na Construção de Logomarca com o Geogebra Oficina
Local: Sala 5

.

13h30 - Agustín Carrillo de Albornoz Torres Minicurso 1 - Listas Y Secuencias Con GeoGebra Minicurso
Local: Sala 1

Una demostración visual o sin palabras se realiza con una imagen en la que basta interpretar lo que se observa para o comprobar una determinada propiedad matemática. Una imagen es un objeto rígido, por lo que si le añadimos las posibilidades que ofrece GeoGebra para manipular los objetos, será posible realizar las transformaciones necesarias para justificar las relaciones existentes en la imagen y por tanto, lograr una demostración sin palabras.
Este será el objetivo de esta exposición en la que se mostrarán algunos ejemplos de demostraciones visuales en las que con ayuda de Geogebra se podrán interpretar y comprender las relaciones y propiedades existentes.
 

13h30 - Luis Cláudio Lopes de Araújo Minicurso 3 - Construções no GeoGebra em ambientes Atividade ou Livro que auxiliam no aprendizado de matemática universitária. Minicurso
Local: Sala 3

Quando os estudantes que chegam ao ensino superior para estudar em áreas que envolvam conhecimento de exatas, como em cursos como Matemática, Física, Química, Engenharias (Civil, Elétrica, de Computação, etc) e por vezes em Biologia, Administração, Economia e outros, eles se deparam com disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Equações Diferenciais e outras e quase sempre o desempenho da maioria dos estudantes é muito ruim. São vários os casos de turmas têm 50% ou mais de reprovados. Uma pesquisa rápida usando o termo “reprovação em cálculo” no Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br) trará vários trabalhos que falam sobre o tema. A evidência anedótica, que não deve ser difícil de ser comprovada, mostra que os estudantes têm vários tipos de dificuldades, entre elas a de lidar com objetos matemáticos abstratos. Entender o que significa “dado um épsilon, deve existir um delta tal que...” ou que “existe pelo menos um ponto ‘c’ tal que a inclinação da reta em x=c é igual à inclinação da reta secante que passa por (A,f(A)) e (B,f(B))” é difícil para vários estudantes. Para preencher essa lacuna na percepção de objetos matemáticos que o GeoGebra pode auxiliar é justamente sobre isso que falaremos na palestra “O GeoGebra como ferramenta que facilita o aprendizado no Ensino Superior”. Na ocasião mostraremos vários exemplos de construções e formas de uso do software GeoGebra combinado com outras ferramentas disponíveis em www.geogebra.org (como a Atividade e/ou Livro) que podem minimizar o problema específico de perceber as relações entre alguns objetos matemáticos.

13h30 - Jorge Cássio Costa Nóbriga Minicurso 4 - Exploração da ferramenta grupo da plataforma GeoGebra Minicurso
Local: Sala 4

A  ferramenta “grupo” da plataforma GeoGebra é ainda pouco conhecida e explorada pelos usuários desse software educativo. Esse recurso tem bastantes potencialidades para serem exploradas em situações de ensino presencial ou a distância. Neste minicurso,mostrarei como criar grupos, incluir estudantes, postar materiais e dar feedbacks. Também apresentarei alguns exemplos de disciplinas que  ministrei com auxílio da ferramenta grupo, buscando relatar as contribuições e dificuldades. 

13h30 - Celina A. A. P. Abhar Minicurso 6 - Geogebra book: um recurso para desenvolver atividades Minicurso
Local: Sala 6

Este minicurso tem como proposta orientar os participantes para a criação de um GeoGebra Book ou para a utilização de um GeoGebra Book já construído e disponível no sitewww.geogebra.org como recurso para o desenvolvimento de atividades. 

13h30 - Carmen Mathias Minicurso 7 - A Construção de animações em demonstrações visuais com o GeoGebra. Minicurso
Local: Sala 7

Nos últimos tempos o dinamismo proveniente das tecnologias digitais possibilita incorporar as demonstrações matemáticas as animações. O software de matemática dinâmica GeoGebra possui um aspecto típico, que proporciona ao usuário a manipulação e a animação das construções realizadas, de forma que não percam suas propriedades inerentes. Além disso, é possível obter a sua posterior visualização, a fim de perceber possíveis generalizações. Nesse contexto, propõem-se uma oficina cujo objetivo é construir, na forma de animações, os exemplos de demonstrações visuais de alguns resultados enunciados em Alencar, Cândido e Farias (2019).   

13h30 - Diego Lieban Minicurso - 8 Minicurso
Local: Sala 8
13h30 - Sergio Carrazedo Dantas Minicurso 2 - Os Comandos Sequência e Lista de Iteração na Construção de Objetos no Geogebra Minicurso
Local: sala 2

.

13h30 - Humberto José Bortolossi Minicurso 5 - Realidade Aumentada com o GeoGebra em Smartphones e Tablets Minicurso
Local: Sala 5

O recurso de realidade aumentada permite, nas telas de smartphones e tablets, sobrepor o que é filmado pela câmera do dispositivo com construções interativas do GeoGebra 3D. Neste ambiente, o usuário pode se movimentar pela cena, entrando no interior dos objetos e observando detalhes como se esses objetos existissem fisicamente. O propósito deste minicurso é, neste contexto, oferecer uma introdução ao sistema de Realidade Aumentada do GeoGebra.


ATENÇAO: O participante deve trazer para o minicurso o seu smartphone ou tablet com os aplicativos instalados. Dispositivos Android: instalar primeiro o Google Play Services para RA (https://bit.ly/2JGgVVH) e, depois, a Calculadora Gráfica 3D (https://bit.ly/2wcge3a). Dispositivos iOS (iPhone, iPad): instalar o GeoGebra Augmented Reality (https://apple.co/2TXUUYq). Atenção: nem todos os dispositivos Android são compatíveis com a tecnologia de Realidade Aumentada. Para ver se seu aparelho é compatível, acesse o documento ARCore supported devices (https://bit.ly/3dWJAn4).

20h00 Jantar de Confraternização por Adesão Jantar
Jantar de Confraternização por Adesão
Local: Delicioso Cardápio com Vista para o Mar em Natal, RN

Neste jantar iremos reunir os convidados e congresistas com o propósito de socializar as experiências.

O Jantar será oferecido em um espaço com vista para o mar de Natal, no dia 26 de fevereiro de 2021, conforme a programação.

O valor de R$68,00 inclue o jantar com rodízio em buffet e bebidas, como refrigentes, água e sucos.

O voucher para participar do Jantar será vendida até o dia 29 de janeiro de 2021, por gestões de logística.

As vagas estão limitadas em 150 pessoas.

08h00 - Celina A. A. P. Abhar, Humberto José Bortolossi Mesa Redonda 1 - GEOGEBRA NA ESCOLA: REFLEXÕES Mesa-redonda
Local: Auditório A

Palestrante: Celina A. A. P. Abhar
O uso das tic já chegou na sua escola?
Palestrante: Humberto Bortolossi 
Movimento, Pensamento e GeoGebra: Alguns Aspectos Neurocientíficos em Ensino e Aprendizagem da Matemática.

08h00 - Diego Lieban, Sergio Carrazedo Dantas Mesa Redonda 2- GEOGEBRA NO ENSINO SUPERIOR Mesa-redonda
Local: Auditório B

Palestrante: Diego Lieban
TÍTULO A DEFINIR:                                                                                     
Palestrante: Sergio Carrazedo Dantas                            
TÍTULO A DEFINIR:  

10h20 - Eimard Gomes Antunes do Nascimento, Luis Cláudio Lopes de Araújo Mesa Redonda 3 - APLICAÇÕES DO GEOGEBRA NA PESQUISA E NO LABORATÓRIO Mesa-redonda
Local: Auditório C

Palestrante: Eimard Gomes Antunes do Nascimento.  
Apresentação da Coletânea LABGG (Laboratório no GeoGebra) para o Ensino – Módulos Dinâmicos e Simuladores. 
Palestrante: Luís Claudio Lopes de Araújo    
Construir ou explorar construções prontas? Direto na tela do GeoGebra ou em ambientes como Atividades ou Livro? O que pode retornar um melhor aprendizado?    

 

10h20 - Agustín Carrillo de Albornoz Torres, Jorge Cássio Costa Nóbriga Mesa Redonda 4 - ATUALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA PLATAFORMA GEOGEBRA Mesa-redonda
Local: Auditório D

Palestrante: Agustin Carillo                                            
TÍTULO A DEFINIR:    
Palestrante: Jorge Cássio Costa Nóbriga
Produção de livros dinâmicos na plataforma Geogebra 

11h00 - Diego Lieban Palestra Confraternização Palestra
Local: Auditório
14h00 Turismo Passeio
Local: Parceiros

Momento para desfrutar das belezas do litoral, das lagoas e dos passeios de lazer na cidade de Natal.

Local

IFRN- Campus Natal Central - 59015-000, Av. Sen. Salgado Filho, 1559 - Tirol, Natal - RN, Tirol, Natal, Rio Grande do Norte,

Quer se tornar um parceiro?

Organizador

Ricardo Antonio Faustino da Silva Braz

Diretor Instituto GeoGebra no Rio Grande do Norte
(84)996089080

Secretaria Executiva:

Bureau de Eventos
(81) 99849-0200 / 99849-2526
geogebra@bureaudeeventos.com.br

Não percam tempo!! Junte 10 amigos e ganhe a 11ª INSCRIÇÃO. Submissão de artigos até 05 de novembro de 2020.