Informações

O evento busca relembrar o Encontro da AGB de 1978 e localizar, dentro da história da Geografia Brasileira, sua importância para o estabelecimento de novas matrizes de pensamento dentro da ciência geográfica e seu eco na tradição de uma Geografia Crítica até os dias atuais, pensando também seu devir.

Será realizado durante o dia 21 de novembro de 2018, nos três turnos (matutino, vespertino e noturno).

O turno matutino será composto de uma mesa de abertura, com o coordenador do Programa de pós-graduação em Geografia da UFAM, a chefe do Departamento de Geografia da UFAM, o diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e três mestrandos do Programa de Pós-Graduação em geografia da UFAM, idealizadores do evento. Também no turno da manhã, uma mesa redonda com o tema “1978 e o lugar da Geografia Crítica no pensamento geográfico brasileiro: marxismo e urbanização”, composta por dois professores do Departamento de Geografia e um professor externo (UNIFESSPA), convidado. Esta primeira mesa buscará discutir, a partir do resgate de contextos históricos, como o marxismo, naquele momento, influencia a concepção de Geografia dos estudantes (e futuros professores) brasileiros. A partir disso, trazendo a Geografia Urbana ao debate, como os estudos urbanos em uma leitura crítica são realizados a partir de então, e como é formada, devido a essa influência, uma “escola de Geografia Urbana” na Universidade de São Paulo (onde o professor convidado é recém-formado e possui textos e eventos realizados dentro dessa temática) e sua potência crítica metodológico e teoricamente.

No turno vespertino, a segunda mesa redonda, intitulada “A produção do espaço e da natureza: perspectivas críticas nas Geografias Humanista, Física e Agrária”, composta por três professores do Departamento de Geografia. Nesta mesa cabem discussões acerca de como os estudos críticos, principalmente a partir de 1978 entram no estudos das relações rurais, do campesinato e da Geografia Agrária como um todo; e, colocando um elemento pouco debatido em termos de Geografia Crítica, duas palestras: uma sobre a recepção e as possibilidades de uma Geografia (Física) Crítica, e outra acerca de uma Geografia que é radical (Humanista) mas que se diferencia em determinados aspectos da Geografia crítica dita marxista.

Por fim, o turno noturno será dedicado à conferência principal, a ser realizada pelo Prof. Dr. José Borzacchiello da Silva, grande nome da Geografia brasileira e grande conhecedor de sua história e discussões internas. O objetivo desta conferência é mostrar como se deu o evento de 1978, a partir de seus personagens principais (professores, estudantes) e como, internamente, o encontro daquele ano estava destinado a marcar a Geografia brasileira como um ponto de ruptura. O professor convidado, contemporâneo dos personagens da época, é também uma testemunha e um sujeito do que ocorre em 1978.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Prof. Dr. Ricardo José Batista Nogueira

Saiba mais

Profa. Dra. Paola Verri de Santana

Saiba mais

Prof. Dr. Eudes André Leopoldo de Souza

Saiba mais

Profa. Dra. Amélia Regina Batista Nogueira

Saiba mais

Profa. Dra. Natacha Cintia Regina Aleixo

Saiba mais

Prof. Dr. Manuel de Jesus Masulo da Cruz

Saiba mais

Prof. Dr. José Borzacchiello da Silva

Credenciamento

Crendenciamento

Manhã: 

08:00 - 08:30: Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia

Tarde:

13:40 - 14:00: Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia

Noite:

18:00 - 18:30: Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia

Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia

Avenida Rodrigo Otávio

Coroado, Manaus - AM

69067-005

Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia

Ver no mapa

Avenida Rodrigo Otávio

Coroado, Manaus - AM

69067-005

Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEOG/UFAM.

O evento é organizado pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia Eduardo Henrique Braga, Fernando Monteiro e Thiago Neto, e conta com a colaboração dos docentes Prof. Dr. Ricardo Nogueira e Profa. Dra. Paola Verri de Santana.

Prof. Dr. Ricardo José Batista Nogueira

Universidade Federal do Amazonas


Palestra: 1978: O marxismo e sua influência sobre a Geografia e os geógrafos

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas; possui mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Amazonas, - Revista da Pós Graduação em Geografia da FURG; Boletim Gaúcho de Geografia; e Revista Uáquiri (UFAC) . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e Regionalização, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, fronteira, redes geograficas, Amazônia e meio ambiente.

Profa. Dra. Paola Verri de Santana

Universidade Federal do Amazonas


Palestra: Estudos Urbanos Críticos em Geografia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, atua na Pós-Graduação de Geografia e no Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia - NEPECAB. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, urbana e econömica. Geografia e cultura. Geografia e natureza, Ecoturismo. Desenvolvimento urbano. Produção do Espaço Urbano.

Prof. Dr. Eudes André Leopoldo de Souza

Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará


Palestra: A escola de Geografia Urbana de São Paulo e potência do pensamento teórico e crítico

Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IETU/UNIFESSPA). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do GERPE - Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço (IETU/UNIFESSPA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Metamorfoses Metropolitanas e Regionais do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (LERGEO/USP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Mobilidades, Metropolização e Redes: perspectivas sobre o espaço urbano no Ceará do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade (LEURC/UECE). Entre 2007 e 2010, integrou o Laboratório de Estudos do Território e do Turismo (NETTUR/UECE). Atua na área de Geografia Humana, Geografia Urbana e Geografia Regional, com ênfase nos seguintes temas: teoria regional, cidades na fronteira, metropolização regional, financeirização da produção do espaço.

Profa. Dra. Amélia Regina Batista Nogueira

Universidade Federal do Amazonas


Palestra: As Geografias Radicais: Renovação humanista e a Geografia crítica marxista

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas(1987), graduação pela Universidade Federal do Amazonas(1990), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(1994) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(2001). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Amazonas, Membro de corpo editorial da Revista Geograficidade, Membro de corpo editorial da Revista Atelier Geográfico, Membro de corpo editorial da Geografar: Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação em Geografia-UFP, Membro de corpo editorial da Revista de Ensino de Geografia, Membro de corpo editorial da Revista GeoNorte e Membro de comitê assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mapa Mental percepção lugar mundo vivído, geograficidade.

Profa. Dra. Natacha Cintia Regina Aleixo

Universidade Federal do Amazonas


Palestra: Recepção e possiblidades de uma leitura crítica na Geografia Física

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista campus de Ourinhos (2008). Doutora em Geografia (doutorado direto) pela Universidade Estadual Paulista campus Presidente Prudente (2012) com período sanduíche na Universidade de Coimbra/Portugal. Atualmente é professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência no ensino superior nos cursos de graduação em Geografia, Química e Biologia e pós-graduação em Geografia. Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa Geotecnologias e Análise da Paisagem e no Núcleo de Estudos e Pesquisa das cidades na Amazônia. Reúne atividades de pesquisa nas áreas de Climatologia, Bioclimatologia Humana, Variabilidade climática, Saúde ambiental, Geotecnologias na análise ambiental, Clima urbano, Cidades e saúde humana, Riscos e Vulnerabilidades.

Prof. Dr. Manuel de Jesus Masulo da Cruz

Universidade Federal do Amazonas


Palestra: O campesinato nas discussões da Geografia Crítica

Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: várzea, Amazônia, agricultura camponesa, organização da produção camponesa.

Prof. Dr. José Borzacchiello da Silva

Universidade Federal do Ceará


Palestra: O Encontro de Geógrafos Brasileiros de 1978: fatos, personagens, bastidores

Professor Emérito e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoramento em Geografia Humana pela Université de Paris IV - Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP. Professor do programa de pós-graduação em geografia da UFC. Professor do Departamento de Geografia da PUC-RIO, Coordenador da àrea de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidente da AGB (1986-1988). Presidente da ANPEGE (2003-2005). Membro do comitê científico das revistas - TERRA LIVRE, AURORA GEOGRAPHY JOURNAL(Portugal), NORBA Revista de Geografia (Espanha), CIDADES, CONFINS, MERCATOR, GEOGRAPHARES, ESPAÇO ABERTO, GEO UERJ. Atua na área de Geografia Urbana, especialmente no enfoque dos Movimentos Sociais. Coordena o Projeto "O Centro de Fortaleza". É articulista do Jornal O Povo. Exerceu a função de Assessor do Cearah Periferia, é membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB. Realizou Expertise e Consultoria Internacional para o Conseil Scientifiqu da Open Edition que desenvolve a Plataforma Revue.org. Editou o livro French-Brazilian Geography - The Influence of French Geography in Brazil, pela Springer Briefs in Latin American Studies.