Repositório de dados científicos: a solução da USP

Repositório de dados científicos: a solução da USP

Faça sua inscrição
Quinta, 24 de outubro de 2019 Das 14:00 às 16:00
Pirassununga, SP Anfiteatro, Prédio Central FZEA/USP

Sobre o Evento

A Gestão de Dados científicos é um conjunto de atividades que visa a coletar, armazenar, gerenciar e compartilhar dados provenientes de pesquisa científica.Uma gestão de dados eficaz possibilita a racionalização de recursos, por meio do reuso e compartilhamento de dados.Na USP, a gestão de dados científicos tem a finalidade de auxiliar o pesquisador em relação a:planejamento, organização e segurança;documentação e compartilhamento;preparação dos conjuntos de dados para depósito;preservação dos dados;questões relacionadas a direitos autorais, licenciamento e propriedade intelectual. (Fonte: Pró-Reitoria de Pesquiisa USP).

Palestrantes

  • Profa. Dra. Fátima L. S. Nunes
  • Lúcio Francelino Araújo

Programação

14h00 Abertura Prof. Dr. Lúcio F. Araújo Palestra
Abertura Prof. Dr. Lúcio F. Araújo
Local: Anfiteatro, Prédio Central FZEA-USP

Abertura da sessão

14h30 - Profa. Dra. Fátima L. S. Nunes Repositório de dados científicos: a solução da USP Palestra
Local: Anfiteatro, Prédio Central FZEA-USP

TESTE - Tradicionalmente realizada na última semana de outubro, a XXII SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA na USP e a SEMANA INTERNACIONAL DO ACESSO ABERTO este ano acontecem de 21 a 27 de outubro de 2019, tendo como tema geral “A Universidade e a Ciência Aberta”. 

Amparada em tecnologias digitais e ferramentas colaborativas, a Ciência Aberta (Open Science) representa uma nova forma de produzir, compartilhar e difundir o conhecimento. É uma abordagem do processo científico construída a partir da transparência, do trabalho cooperativo, equidade, diversidade e inclusão. 

Local

Anfiteatro, Prédio Central FZEA/USP - 13635-900, Avenida Duque de Caxias Norte, 225 , Jardim Elite , Pirassununga, São Paulo,

Organizador

Biblioteca Central FZEA-USP