Sobre
O PRIMEIRO EVENTO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA COM SOFTWARE LIVRE DO BRASIL CHEGOU A SUA 10ª EDIÇÃO, VENHA COMEMORAR COM A GENTE!!!!
O evento é totalmente direcionado para profissionais da área de Áudio, Animação, Vídeo, Produção Gráfica e Design de Jogos.
Uma das filosofias do GNUGRAF é dar a oportunidade aos profissionais dessas áreas, demostrarem seus trabalhos, interagir com o público e trocar experiências com outros profissionais.
Local do evento
Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ESDI/UERJ - 20031-040, Rua do Passeio, 80 , Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Palestrantes
-
Elias Silveira - UNESP
Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista. Designer da Unesp e ilustrador autônomo. Já ilustrou para as Revistas Sexy, MAD, Alfa, Playboy, Super Interessante, Mundo Estranho, Quatro Rodas, Galileu e Época, também para Danilo Gentili, Casseta&Planeta e Imagem Filmes (Os Caras de Pau). Desde 2012 produz suas ilustrações com Softwares Livres (Gimp, Krita, MyPaint, Inkscape). Como palestrante já participou de vários eventos: Latinoware, GNUGraf, Campus Party, Libre Ghaphics Meeting, FISL, FGSL, Fórum Espírito Livre, FTSL, Infounesp, Ensolunesp, FLISoL, Coalti, Cotesi, EnSol IFMS/UFMS, Diverso Design IESB, Seminário de Ciência e Tecnologia UDESC, Curso Design PUC-Rio entre outros.
-
Gustavo Rosa - UVA
Pós graduado em computação gráfica e multimídia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Mais de 10 anos de experiência com ensino universitário. Mais de 14 anos de experiência com ensino de modelagem e animação em 3D. Mais de 14 anos de experiência trabalhando como freelancer, entregando trabalhos em 3D para diversos clientes.
-
João Rocha Braga Filho - Ele mesmo
Usuário de Unix desde 1985. Estudou engenharia eletrônica na UFRJ. Já trabalhou como administrador de redes de computadores. Fotógrafo amador.
-
Professor Claudio Medin - Faculdade de Belas Artes da Universidad Nacional de La Plata
Nasceu na cidade de Buenos Aires em 1963. Estudou Design em Comunicação Visual na Faculdade de Belas Artes da Universidad Nacional de La Plata. É Professor Assistente do Oficina de Design de Comunicação Visual 3A da Faculdade de Belas Artes - UNLP. Co-fundador e Diretor do Laboratório de Ferramentas de Software Livre para Arte e Design - SLAD, da FBA - UNLP. Vice-Presidente da Associação de Designers em Comunicação Visual - ADCV da Província de Buenos Aires. Criador do Programa DGSL (Design Gráfico com Software Livre) do ADCV. Diretor do Estudio M, da cidade de La Plata.
-
Guilherme Razgriz - liga3dbrasil
Diretor de arte desde 2003 o mesmo utiliza apenas ferramentas livres em suas tarefas diárias, seja na criação de uma complexa peça como uma empena com tipografia exótica ou ainda redigindo um simples documento interno. Participante ativo de diversos projetos da comunidade como por exemplo o vivaolinux foi ainda mantenedor do portal referência em Gimp no Brasil entre 2009 e 2012, é ainda o criador da aclamada serie “Blender Para todos!” onde o acesso a criação digital 3D é compartilhado e difundido a todos sem restrições. Criador e Ceo da primeira escola de computação gráfica livre do Brasil o Cria Livre, Razgriz também é membro fundador do grupo de interesse em prol das ferramentas de criação livres dentro do portal Software Púlbico, o 4CMULTI. Razgriz é também autor de vastíssima documentação especializada em direção de arte com software livre sendo hoje o blog “El Diablo Criativo*(http://razgrizbox.)” a fonte mais vasta em documentação avançada que se pode encontrar em português na web sobre o seguimento. Desde 2014 Razgriz é também autor da editora Viena, pela mesma serão lançados ainda neste ano manuais descomplicados para quem precisa aprender a utilizar o Gimp, Inkscape ou Blender de forma a executar tarefas com segurança. Razgriz também ministra desde 2005 palestras e mini cursos sobre computação gráfica e direção de arte com software livre, afim de que a própria comunidade deixe de pensar nessa ramificação como uma alternativa a outras soluções pagas, mas sim como uma solução tão boa ou se não superior em diversos quesitos. Ele considera que o software nada mais é do que uma extensão das nossas capacidades mentais e motoras, e que a grande vantagem do software livre é que não existem limitações para o usufruto de tais benefícios, além de ter participado de diversos projetos incluindo a criação do braço multimídia do portal do Software Público Brasileiro. O mesmo trabalha com impressão 3d principalmente com impressoras da família Rep Rap desde 2013 tendo inclusive sugerido diversas modificações em projetos de impressoras 3d de projetos abertos
-
Sami Souza - Estudio Sami Samurai
Designer, ilustrador e quadrinista que desenvolve todo o seu trabalho criativo fazendo uso exclusivo de ferramentas opensource. Por dez anos produziu ilustrações para livros didáticos de Universidades Estaduais e ganhou experiência com ensino à distância. Ministrou cursos e oficinas em universidades estaduais e particulares sobre design, ilustração e tecnologia opensource aplicada às artes gráficas. Esteve envolvido em projetos como as histórias em quadrinhos da Jornada Mundial da Juventude, quadrinhos institucionais sobre doação de órgãos e sobre igualdade racial. Hoje à frente de seu próprio estúdio usa o Linux como base para produzir quadrinhos e todo tipo de material gráfico para impressão.
-
Dalai Felinto - Blender Foundation
Dalai é autor, arquiteto e desenvolvedor. Sua paixão por software livre o levou a realizar projetos no mundo todo, e mais recentemente foi coordenador do Blender 2.8 em Amsterdam.
-
João Sebastião de Oliveira Bueno - OLIST
Colaborador direto do GIMP desde 2004, usuário de GNU Linux desde 1997, desenvolvedor Senior Python na OLIST
-
Esther Lessa do Nascimento - Não sei
Geógrafa, tenho pós-graduação em Geologia do Petróleo e Gás e terminando a segunda pós- graduação em Geoprocessamento
-
Rayane Nunes - Não sei
Ensino Médio completo.
-
Sergio Graças - Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda
Coordenador Técnico do Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda, Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre, Administrador do Portal IAESMEVR, Administrador do Blog do Técnico Linux, Técnico de Informática SMEVR, Colaborador do MEC/FNDE ministrando oficinas do Linux Educacional, Trabalhando com Tecnologia a mais de 30 anos, onde pelo menos 20 destes na área Educacional, Trabalhando com Robótica Educacional com SofLivre e Hardware livres desde 2009, Primeiro trabalho de Casemod/animatrônico apresentado na CPBR8 (JS-01) e no programa ENCONTRO com Fátima Bernardes da Rede Globo de TV (http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/amigos-criam-robo-usando-apenas-materiais-reciclaveis/3938139/) Campuseiro desde 2009, com Palestras apresentadas na CPBR4, CPBR5, CPBR7, CPBR8, CPBR9, CPBR10, CPBR11, CPMG1, Latinoware, Flisol, USS, FOA, GNUGRAF, UGB, UBM e Maratona de Software Livre de Volta Redonda.
-
Tatiana Pontes - Não sei
Ensino Médio Concluído
-
Thayanne Gesteira - Não sei
Estudante do Professor Cadunico, no Instituto Abraço do tigre, de Designer gráfico de software livres, com os softwares: GIMP, Inkscape e Scribus.
-
Giany Abreu - Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda
Foi Coordenadora Pedagógica do NTM e do Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda por mais de 12 anos, Desenvolvedora do Projeto GNU/Linux Vrlivre, Administrador do Blog da E.E. Acácia Amarela, Colaboradora do MEC/FNDE ministrando oficinas do Linux Educacional, Professora de Geografia da Rede Estadual e Municipal de Volta Redonda a quase 30 anos, Trabalha com Robótica Educacional Livre desde 2009, Palestrante em diversos Eventos/Faculdades, tais como Flisol Resende, USS, FOA, GNUGRAF, UGB, UBM, CPBR7 e CPBR10.
-
Sebastião Carlos (tiaosound) - Não sei
Técnico de Som a 20 anos, diversos projetos de som para empresas. Palestrante sobre Som Com Software Livre. Um dos Responsáveis pela LLAB Brasil.
-
Alaxandre Cantini Rezende - PUC Rio
Mestre em Design, PUC-Rio; Designer, Puc-Rio; Bacharel em Direito, PUC-Rio; Advogado OAB-RJ; Perito Judicial em Propriedade Intelectual; Professor do curso de Graduação em Design da PUC-Rio; Usuário de GNU/Linux há 13 anos; Palestrante em todas as edições do GnuGraf!
-
Natacha Bastos Abrantes - Não sei
Cursando o ensino médio. (1° ano)
-
Marina Soares Porto - Não sei
Social Media da comunidade Liga 3D Brasil, Ex-Produtora de conteúdo na plataforma de vídeos Youtube, entusiasta da comunidade Maker e impressão 3D, futura mãe de uma impressora, apaixonada por inovação e histórias do passado.
-
Ricardo Artur Pereira Carvalho - ESDI/UERJ
Doutor em Design, professor da Esdi/UERJ e da PUC-Rio, leciona a disciplinas teóricas e práticas em ambos os cursos. É professor da disciplina Design de Padronagem, na PUC-Rio.
-
Cleo Mattos - GNUGRAF
Ativista do Software Livre há 10 anos, coordenadora do GNUGRAF desde de 2008. Já organizou Flisol Rio e Niterói. Mestre em engenharia Ambiental e graduada em engenharia civil pela UERJ. Já palestrou em diversos eventos de software livre sobre gerenciamento de projetos. Mãe de duas figurinhas lindas e esposa apaixonada.
-
Carlos Eduardo (cadunico) - GNUGRAF
Designer que só usa Software Livre em sua produções, já prestou serviços para Globo.com, SERPRO, Fundação Banco do Brasil, RIOSOFT, Prefeitura de Niterói e muitos outros. Foi um dos 3 designers a falar na RIO +20, já ministrou palestras sobre o assunto em eventos como LATINOWARE, FISL, Campus Party.
Programação
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
14/09 | ||
08h00 Auditório |
Abertura
Palestra |
Abertura e credenciamento do evento. |
09h00 Auditório |
10 anos de GNUGRAF
Palestra |
Conheçam os bastidores deste evento contada por nada mais e nada menos que uma de suas criadoras. Curiosidades das edições nunca antes reveladas ao público aclimatizam esta apresentação emocionante e nostálgica. |
10h00 Auditório |
Mais Som
Palestra |
Mostrar alguma produções feitas com software livre com nossos Plugins |
11h00 Auditório |
Demonstração do processo de HDR
Palestra |
Será um processo prático de fazer um HDR, desde as múltiplas exposições até o mapeamento de tons e resultado final. |
12h00 Auditório |
Responsabilidade Social e a importância do ensino do Design com Programas Livres
Palestra |
Quando entendido como uma ferramente, e não como um fim em si mesmo, o programa de computador passa a assumir importante papel social de empoderamento de um contingente populacional que,de outra forma, estaria alijada da tecnologia digital. No universo do Design esta discussão ganha especial relevo, haja vista o alto custo da aquisição de licenças de uso dos programas proprietários da moda. Esta palestra procurará discutir tais questões e apontar as muitas vantagens economicas, sociais, pedagógicas e estratégicas da utilização de Programas Livres no ensino do Design. |
13h00 Auditório |
Almoço
Palestra |
Suspenção das atividade para o almoço do público, palestrantes e equipe de apoio. |
14h00 Auditório |
Modelagem Orgânica para Impressão 3d
Palestra |
Nesta palestra os participantes serão apresentados a diversas técnicas de modelagem específicas para trabalhar com impressoras 3d FDM e SLA podendo assim materializar seus trabalhos para fora do computador! |
15h00 Auditório |
Scratch 2 - A Evolução
Palestra Giany Abreu, Sergio Graças |
O Scratch é uma software de código aberto que permite a criação e o aprendizado de conceitos e instruções computacionais de maneira divertida. Por meio dele é possível criar jogos, histórias e animações com blocos lógicos, lembrando o conceito do LEGO. Com uma linguagem bastante visual, esta ferramenta é muito usada em projetos voltados para educação, com foco naqueles que nunca tiveram contato com linguagem de programação. Nesta palestra vamos apresentar, para quem não conhece essa fantástica ferramenta e algumas de suas possibilidades de uso na Educação, como introdução a programação visual com o uso de blocos e webcam. |
16h00 Auditório |
CVsP++ release 4.5 - Como viver sem o Photoshop
Palestra |
Relata como foi a migração de Softwares Proprietários (padrão de mercado no meio editorial) para Softwares Livres, contando um pouco da história do ilustrador/palestrante até chegar, primeiramente, ao uso do Photoshop e o que o motivou a romper com ele. Trabalhando atualmente somente com Softwares Livres em plataforma GNU/Linux, mantendo o mesmo padrão de qualidade no desenvolvimento do seu trabalho como ilustrador editorial, mostra como o uso do Software Livre é ótima alternativa. |
17h00 Auditório |
Laboratório SLAD. Promoção de ferramentas colaborativas para criar com liberdade
Palestra |
O SLAD surge como uma nova unidade de pesquisa e treinamento na Faculdade de Belas Artes - Universidade Nacional de La Plata (Argentina), para promover o conhecimento sistemático e sustentado do atual estado da arte no paradigma do Software Livre e adicioná-lo ao treinamento académico Sua estrutura, ferramentas de comunicação, atividades e conquistas, um ano após o seu lançamento efetivo. |
18h00 Auditório |
Encerramento
Encerramento |
Encerramento das atividades do dia. |
15/09 | ||
08h00 Auditório |
Abertura
Palestra |
Abertura e credenciamento do evento. |
09h00 Auditório |
GIMP
Palestra Esther Lessa do Nascimento, Natacha Bastos Abrantes, Rayane Nunes, Tatiana Pontes |
Realizar maquiagem virtual e remover espinhas |
09h00 Lab 01 |
OFICINA - Impressão 3d
Oficina |
Durante esta atividade os participantes serão apresentados ao correto manuseio de uma impressora3d bem como a técnicas de modelagem e fatiamento de malhas para impressão em diversos materiais. |
09h00 Lab 02 |
OFICINA - Diagramação com Scribus
Oficina |
Nesta oficina vamos diagramar um artigo de revista, como artifício para aprender, de forma prática, os fundamentos do Scribus. |
09h30 Auditório |
Criação de Layout com Software Livre
Palestra |
A palestra será sobre criações de trabalho para gráficas, com o GIMP e o Inkscape. -Criação de layout - Montagem de objetos para eventos: Caneta, bloco de notas, Button, Camisa, Bloco de notas, Pasta. (Com marca de corte) - Criação de Mockups |
10h00 Auditório |
Entrega dos certificado Abraço do Tigre
Palestra |
Entrega dos certificados de conclusão do curso de design gráfico em Software Livre do Instituto Abraço do Tigre |
11h00 Auditório |
ESDI e Software Livre: transição institucional e pessoal
Palestra |
Palestra/bate-papo sobre a adoção de Software Livre na Esdi – Escola Superior de Desenho Industrial. A palestra aborda desde a discussão inicial, envolvendo professores e funcionários, em 2017, a consolidação da proposta, implementação e formação de alunos e professores. Também serão comentados os processos de transição institucional e pessoal. |
12h00 Auditório |
Desenvolvimento de projeto com o Blender 2.8
Palestra |
Nesta apresentação eu vou mostrar como utilizei o Blender 2.8, mesmo em desenvolvimento, para a realização de alguns projetos. |
13h00 Auditório |
Almoço
Palestra |
Suspenção das atividade para o almoço do público, palestrantes e equipe de apoio. |
14h00 Lab 01 |
OFICINA - Produção Audiovisual com Ferramentas Livres
Oficina |
Nesta oficina iremos aprender como produzir um vídeo completo com ferramentas livres. Conceitos básicos sobre pré-produção, produção e pós-produção serão ensinados além de manuseamento dos softwares gimp, inkscape, kdenlive e natron. |
14h00 Lab 02 |
OFICINA - Design de padronagem com Inkscape
Oficina |
A palestra propõe uma parte expositiva e uma parte prática, em que se abordará os fundamentos da padronagem e o uso de ferramentas do Inkscape para a criação de estampas. |
14h00 Auditório |
Videografismo com Software livre
Palestra |
Editar vídeos e fazer videografismo utilizando somente Software Livre em todo processo não é nenhum bicho de 7 cabeças. Nesta palestra será mostrado passo a passo todas as etapas desde a edição do vídeo bruto, passando pela trilha sonora e finalizando com os videografismos e efeitos. Tudo feito com um software de edição de vídeo super poderoso o Kdenlive. |
15h00 A |
Produzindo história em quadrinhos com software livre
Palestra |
Obedecendo uma estrutura simples é possível planejar e produzir histórias em quadrinhos de qualquer formato com grande agilidade |
16h00 Auditório |
GIMP 2.10 - Para o Futuro e Além
Palestra |
GIMP 2.10 - Para o Futuro e Além |
17h00 Auditório |
Um passeio pelo mundo do software livre através da Blender Code Quest 2.8
Palestra |
Acompanhe de perto um relato da experiência em primeira mão, assim como um retrato do processo de desenvolvimento de um dos software livres mais populares do mundo. Durante três meses mais de dez desenvolvedores se juntaram em Amsterdam para o Blender 2.8 Beta - sua versão mais ambiciosa até o momento. Essa foi uma experiência nova para toda a comunidade Blender - tanto pelo número de participantes, quanto por sua extensão. |
18h00 Auditório |
Encerramento
Encerramento |
Encerramento das atividades do dia. |