GNUGRAF 2023

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De 22 a 23 de setembro Todos os dias das 08h00 às 19h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

O evento é totalmente direcionado para profissionais da área de Áudio, Animação, Vídeo, Produção Gráfica e Design de Jogos.

Uma das filosofias do GNUGRAF é dar a oportunidade aos profissionais dessas áreas, demostrarem seus trabalhos, interagir com o público e trocar experiências com outros profissionais.

Palestrantes

  • Alexandre Cantini Rezende
  • Guilherme Razgriz
  • Cartola
  • Marcello de Souza
  • Ole Pter Smith
  • Luiz Felipe Ribeiro
  • Claudio Miceli de Farias
  • João S. O. Bueno
  • Barbara Samel Rocha Tostes
  • Luis Pepper
  • Eduardo Monteiro da Costa
  • Sami Souza
  • João Felipe (Alemão)
  • Carlos Eduardo (Cadunico)

Programação

10h00 Abertura Abertura
Local: Auditorio 01

Abertura dos dias do evento

11h00 - Luiz Felipe Ribeiro Unity e Unreal que se Cuidem: A Rebelião das Engines Open Source! Palestra
Local: Auditorio 01

Nesta palestra, exploraremos as game engines open source que estão redefinindo o desenvolvimento de jogos. Do poderoso O3DE, emergindo das cinzas do Lumberyard, ao revolucionário Babylon.JS, passando pela eficiência do Defold e a versatilidade do Godot, vamos descobrir como estas alternativas estão desafiando gigantes como Unity e Unreal, provando que o universo open source é vasto e inovador. Atenção, Unity e Unreal: a revolução open source está a todo vapor

12h00 - Claudio Miceli de Farias Construindo gêmeos digitais para a Indústria com software livre – Misturando three.js e sensores Palestra
Local: Auditorio 01

Nessa palestra vamos falar dos Gêmeos digitais – modelos computacionais para a indústria e sociedade em geral – e como construí-los utilizando ferramentas de software livre. E ainda iremos trabalhar com o uso de sensores reais para mostrar como eles podem esses modelos computacionais. Os Gêmeos digitais são ferramentas úteis para simular situações do mundo real e as interações dos seres humanos com elas.

13h00 Almoço Almoço
Local:

Horário de almoço dos dias

14h00 - Eduardo Monteiro da Costa SDL – A Sandbox gráfica do C/C++ Palestra
Local: Auditorio 01

Todo mundo já fez um programa em C porém poucos tentam fazer um programa gráfico. É muito comum a ideia de que fazer um programa em C que vai além do terminal é muito complicado, e isso até pode ser verdade por exemplo se você quiser usar OpenGL, porém com SDL (Simple DirectMedia Layer) podemos converter rapidamente aquele programa em C numa experiência gráfica interativa. O SDL é a ferramenta perfeita para criar rápidas visualizações de algoritmos, geometrias complexas e simulações físicas. Nessa palestra vamos olhar como criar uma janela e popular ela com pontos e linhas e com estas simples ferramenta vou explicar como funcionam várias demos produzidas por mim usando o SDL. Estas demonstrações vão de simulações gravitacionais de N-corpos, um hipercubo de N-dimensões que pode ser rotacionado pelo teclado de forma interativa, até uma engine de jogo 2D com iluminação dinâmica.

15h00 - Marcello de Souza Software Livre para profissionais criativos Palestra
Local: Auditorio 01

A palestra tem como objetivo apresentar o software livre como uma opção viável aos profissionais de criação. Assuntos como configuração do ambiente, fluxo de trabalho, ferramentas e recursos de apoio, fazem parte do desenvolvimento da palestra. Durante o desenvolvimento da ação, será estimulada, sendo desejável a participação da audiência durante todo o momento, perguntando, pontual e corrigindo se necessário.

16h00 - Alexandre Cantini Rezende Darktable: apresentando o poderoso programa livre para processamento de fotografias digitais Palestra
Local: Auditorio 01

A palestra apresentará o Darktable, sua interface e principais funcionalidades enquanto uma fotografia digital é processada.

17h00 - João S. O. Bueno GIMP – Dicas para edição não destrutiva Palestra
Local: Auditorio 01

Dicas de trabalho no GIMP 2.10 e 3.0 para evitar repetições – vamos abusar do “desfazer” e “refazer”, entender máscaras, canais e grupos de camadas para projetos grandes se tornarem mais simples e consumirem muito menos tempo.

18h00 Encerramento Encerramento
Local:

Encerramento dos dias

09h00 Abertura Abertura
Local: Auditorio 01

Abertura dos dias do evento

10h00 - Carlos Eduardo (Cadunico) O uso do software livre em sua produção criativa Palestra
Local: Auditorio 01

Se você acha que Software Livre é coisa somente de hacker, desenvolvedor ou administrador de rede, está redondamente enganado!!! Nós da indústria criativa também podemos nos beneficiar das inúmeras vantagens deste universo. Quer saber como? Assista a esta palestra e veja quantas ferramentas existem para ajudar a nossa criatividade!!!!

11h00 - Barbara Samel Rocha Tostes Tipos de arquivos e como trabalhar com eles nas artes com Softwares Livres Palestra
Local: Auditorio 01

Uma sopa de letrinhas? Vamos conhecer os tipos de arquivos que podemos trabalhar nas artes para impressão, redes sociais, sites, gráficas, animações, vídeos e muito mais. Conhecer os formatos e como funcionam agiliza o dia a dia de quem cria, produz e troca arquivos de imagem, vetores e muito mais.

12h00 - Sami Souza Construindo personagens com Krita Palestra
Local: Auditorio 01

Mostrarei o processo de construção de personagens no Krita do início ao fim, algumas de minhas técnicas e meu setup pessoal.

13h00 Almoço Almoço
Local:

Horário de almoço dos dias

14h00 - João Felipe (Alemão) Motion Graphics 2D com Friction Palestra
Local: Auditorio 01

Apresentação da ferramenta grátis e livre: Friction 2D. Uma ferramenta versátil para os designs em movimento do dia-a-dia.

15h00 - Guilherme Razgriz O Blender nas escolas! Empoderar para educar e transformar! Palestra
Local: Auditorio 01

Nesta palestra o participante poderá literalmente colocar a mão na massa aprendendo conceitos de modelagem 3D que podem ser usados a fim de se criar experiências únicas em salas maker das escolas do ensino médio e fundamental.

16h00 - Cartola Modelagem para Impressão 3D na ONG Fazendo Arte Palestra
Local: Auditorio 01

Apresentar o trabalho junto à ONG Fazendo Arte (https://www.fazendoarte.org.br) onde usamos os softwares livres FreeCAD, Blender e OpenSCAD em computadores antigos com Linux para ensinar modelagem 3D para impressão.

17h00 - Luis Pepper Rótulos em Lote com Inkscape, Python e CSV Palestra
Local: Auditorio 01

A criação de vários rótulos para produtos pode ser mais rápida e assertiva. Nessa palestra, mostro os passos de uma solução para transformar o trabalho árduo e sequencial de criação de rótulos em uma tarefa objetiva e isso facilita muito a rotina, principalmente pequenos empreendedores.

18h00 - Ole Pter Smith As Curvas da Bosta (Revisited) com SVG e Javascript Palestra
Local: Auditorio 01

Curvas planas e curvatura, rolamento. Evoluta. Visulização (com SVG) e Animação (com Javascript).

19h00 Encerramento Encerramento
Local:

Encerramento dos dias

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Local

Prédio do CCMN – UFRJ – Cidade Universitária Ilha do Fundão, 21941-611, Avenida Athos da Silveira Ramos, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
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Organizador

Cadunico