Seminário GRIM 10 anos: comunicação de qualidade com crianças e adolescentes

18/11/2015, 19/11/2015, Auditório Rachel de Queiroz, Área II do Centro de Humanidades da UFC, Fortaleza, CE

Sobre

O Seminário GRIM 10 anos: comunicação de qualidade com crianças e adolescentes discutirá temas que têm sido objeto de investigação do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia em uma década de seu funcionamento na Universidade Federal do Ceará.

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, de 8h às 18h, o GRIM reunirá pesquisadores nacionais e internacionais, representantes de entidades defensoras dos direitos de crianças e adolescentes, além de membros da sociedade civil, para promover discussões acerca da relação entre publicidade e infância; dos riscos e potencialidades do uso da internet por crianças e adolescentes; e da realização de intervenções audiovisuais junto a grupos juvenis.

O GRIM nasceu com o propósito de reunir pesquisadores das áreas de Comunicação Social, Psicologia, Ciências Sociais, Educação e Direito que tenham interesse específico no campo da relação entre Infância, Adolescência e Mídia.

O grupo se propõe a aprofundar referenciais teórico-metodológicos e desenvolver pesquisas que permitam compreender os processos comunicativos contemporâneos, especialmente no campo da comunicação midiática, com o foco na infância e juventude.

O termo GRIM é uma homenagem aos irmãos Grimm, pois, assim como eles, os pesquisadores integrantes acreditam no potencial imaginativo de crianças e adolescentes, na importância das mídias e na responsabilidade social inerente a essa relação.

O ano 2015 é tempo de comemorar 10 anos da formalização do GRIM e celebrar os resultados de seus estudos e pesquisas produzidos neste período. Com a realização do Seminário, pretende-se partilhar com a academia e a sociedade os conhecimentos elaborados até aqui, com  intuito de promover a comunicação de qualidade com crianças e adolescentes.

Local do evento

19/11/2015, Auditório Rachel de Queiroz, Área II do Centro de Humanidades da UFC - , Av. da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza, Ceará

Palestrantes

  • Cristina Ponte

    18/11 - 09h00 Resultado das Pesquisas EUKids Online e Net Children Go Mobile

    Cristina Ponte - Universidade Nova de Lisboa – Portugal

    Professora auxiliar da UNL, com agregação em Estudos dos Media e do Jornalismo no Departamento Ciências da Comunicação (FCSH – UNL). Coordena em Portugal o projeto europeu Eu Kids Online, desde 2006. Vice-coordenadora do grupo Children, Youth and Media, da European Communication Research and Education Association. Tem nove livros publicados, entre eles “Crianças e Internet em Portugal” (Minerva Coimbra, 2012).

  • Ana Cesaltina

    18/11 - 10h15 Uso das Mídias Moveis e Processos Interativos em Redes digitais

    Ana Cesaltina - GRIM - UFC

    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC), colabora com a pesquisa “TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2010), especialista em Antropologia e Mundos Contemporâneos pela Universidade Católica de Brasília (2005). É autora da dissertação “Praça Portugal como lugar: negociações de sentidos em encontros presenciais e mediados pelo computador” (2010), que investigou interações online e off-line de grupos juvenis em Fortaleza (CE).

  • Maria Eugênia Sozio

    18/11 - 13h30 TIC Kids online Brasil, 2014

    Maria Eugênia Sozio - CETIC.br

    Analista de informações do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC.br, centro de categoria II da Unesco com sede em São Paulo. Coordena a produção de estatísticas e indicadores das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação. É mestre em Administração de Empresas pela Trinity College, University of Dublin e bacharel em Sociologia e Letras pela Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, Alemanha.

  • Inês Vitorino

    18/11 - 14h30 Mídias Moveis: oportunidades e riscos

    Inês Vitorino - GRIM - UFC

    Coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infãncia, Juventude e Mídia (GRIM - UFC) e o Projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia. Coordena as pesquisas “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, realizada em parceria com o Ministério da Justiça; “Jovens cearenses e consumo midiático em tempos de convergência”; e o “Projeto TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com período sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, na Alemanha. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC e vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação - Compós (biênio 2014-2015). Autora do livro “Televisão, Publicidade e Infância” (Annablume, 2004) e co-autora do livro “Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil” (Ed.Insular, 2012). Organizou as coletâneas “Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação”(E-papers, 2006).

  • Andrea Pinheiro

    18/11 - 16h20 Mídias Moveis: mediação parental e escolar

    Andrea Pinheiro - GRIM - UFC

    Membro do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC). Integra as pesquisas “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”, realizada em parceria com o Ministério da Justiça, “Jovens cearenses e consumo midiático em tempos de convergência” e o “Projeto TIC Kids Online Brasil-Portugal”. Concluiu doutorado (2014) e mestrado (2006) em Educação Brasileira (UFC). Professora do Curso Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. Coautora do livro “Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil” (Ed.Insular, 2012) e das coletâneas “Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação” (E-papers, 2006) e “Polifonias: vozes, olhares e registros na filosofia da Educação” (Editora UFC, 2005). Integrou por dez anos a Rede de Comunicadores Solidários (Pastoral da Criança/UCBC).

  • Pedro Hartung

    19/11 - 09h00 Publicidade Infantil sob a ótica dos direitos da criança e do adolescente

    Pedro Hartung - Instituto Alana

    Advogado, doutorando em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo. Detentor do Zertifikat para o Master of Laws - Mestrado Aufbaustudiums in den Grundzügen des Deutches Rechts na Universidade Ludwig-Maximilians (LMU) de Munique, Alemanha (2012). Conselheiro no biênio 2013/2014 do CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil (Brasília/DF). Coordenador da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado do núcleo de Defesa do Instituto Alana, ONG atuante na promoção e defesa dos direitos da criança (São Paulo/SP).

  • Daniel Meirinho

    19/11 - 13h30 Jovens, Políticas e culturas em conexão

    Daniel Meirinho - Faculdades Barros Melo e Boa Viagem

    Doutor em Ciências da Comunicação (2013). Pesquisador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ/UNL). Autor da tese “A fotografia participativa como ferramenta de reflexão identitária: estudo de caso com jovens em contextos de exclusão social no Brasil e em Portugal” (2013).

  • Deisimer Gorczevski

    19/11 - 16h20 In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre

    Deisimer Gorczevski - GRIM - UFC

    É professora no Programa de Pós­Graduação em Artes e na Graduação do Instituto de Cultura e Arte|Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia ­ Grim. Coordenou a pesquisa In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Porto Alegre e Fortaleza em parceria com a Associaçao dos Moradores do Titanzinho, em Fortaleza e a ONG Camp – Educação Popular e a UFRGS, em Porto Alegre. Realizou Residência de Pesquisa em Artes, na Artexte, em Montreal, Canada. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos­RS, com bolsas CNPq|CAPES. Doutorado­sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Atualmente, coordena o Grupo de Estudo em Artes e o LAMUR ­ Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas, no PPGArtes, onde realiza as pesquisas Arte|Espaço Comum| IntenCidades e Coletivo AudioVisual Titanzinho – Cine Ser Ver Luz. Atua no Projeto Cineclube Ser Ver Luz, aprovado no Edital Cinema e Vídeo da Secult e no Projeto Serviluz das Artes, aprovado no Edital Nossa Ação Muda a Cidade, da Coordenação de Juventude de Fortaleza.

Programação

Horário Atividade Descrição
18/11
08h00 Hall do Auditório Credenciamento Credenciamento dos inscritos.
08h30 Auditório Abertura Breve Relato da trajetória do GRIM com participação das professoras: Inês Vitorino (GRIM UFC) Andrea Pinheiro (GRIM UFC) Deisimer Gorczevski (GRIM UFC)  
09h00 Auditório Resultado das Pesquisas EUKids Online e Net Children Go Mobile

Cristina Ponte Cristina Ponte
Participação da Professora Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa)
10h15 Auditório Uso das Mídias Moveis e Processos Interativos em Redes digitais

Ana Cesaltina Ana Cesaltina
Participantes da mesa: Ana Cesaltina Marques (GRIM UFC) Thinayna Máximo (GRIM UFC) Alessandra Alcantara (Unifor) Ana Márcia Diógenes (Fa7) Yasmin Pereira, 10 anos, estudante, integrante da Fundação Casa Grande
13h30 Auditório TIC Kids online Brasil, 2014

Maria Eugênia Sozio Maria Eugênia Sozio
Participação: Maria Eugenia Sozio (CETIC.BR)
14h30 Auditório Mídias Moveis: oportunidades e riscos

Inês Vitorino Inês Vitorino
Participantes: Inês Vitorino (GRIM UFC) Thinayna Maximo (GRIM UFC) Rodrigo Nejm (Safernet) Ângela Pinheiro (Cedeca) Nicolly Alencar Barros, 12 anos, aluna do Colégio Sapiens
16h20 Auditório Mídias Moveis: mediação parental e escolar

Andrea Pinheiro Andrea Pinheiro
Participantes: Andrea Pinheiro (GRIM UFC) e Ana Cesaltina (GRIM UFC) Fátima Vasconcelos (UFC) Luciana Lobo (UFC) Martha Vecchia, professora da rede pública estadual  
18h00 Auditório Projeto Serviluz das Artes Integrantes do projeto farão performance a partir da experiência desenvolvida no bairro Serviluz, em Fortaleza (CE), que pretende criar espaços de convivência entre artistas e jovens. Coordenadores: Sabrina Araújo  e Wriel dos Santos. Artistas e Educadores: Ceci Shiki, Marcos Venícius, Priscila Souza, Bruno Ribeiro, Samuel Brasileiro e Ivan da Silva. Colaboradores: Gerardo Rabelo, Fabiola Gomes, Pedro Fernandes, Amanda Nogueira e Deisimer Gorczevski    
19/11
08h30 Auditório O GRIM na pesquisa sobre Publicidade e Infância Participação: Abertura – Inês Vitorino (GRIM UFC) Andrea Pinheiro (GRIM UFC)
09h00 Auditório Publicidade Infantil sob a ótica dos direitos da criança e do adolescente

Pedro Hartung Pedro Hartung
Pedro Hartung (Instituto Alana)
10h15 Auditório Publicidade e Infância em tempos de convergencia: novos desafios para proteção e a promoção da infância Participação: Inês Vitorino (GRIM UFC) Nut Pereira (GRIM UFC) Glícia Pontes (UFC) Rejane Vasconcelos (Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza e UFC) Mirtes Aquino, mãe do Movimento Infância Livre de Consumismo  
13h30 Auditório Jovens, Políticas e culturas em conexão

Daniel Meirinho Daniel Meirinho
Daniel Meirinho (Faculdades Barros Melo e Boa Viagem)
14h30 Auditório Jovens e Consumo Midiático em tempos de convergência Participação: Andrea Pinheiro e João Victor (GRIM UFC) Glória Diógenes (UFC) Idilva Germano ( UFC) Lucas Vieira, 26 anos, estudante de publicidade da UFC e integrante da Juventude Negra Kalunga  
16h20 Auditório In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre

Deisimer Gorczevski Deisimer Gorczevski
Participação: Deisimer Gorczevski (GRIM UFC) Evilene Abreu  (GRIM-UFC) Fabiola Gomes  (GRIM-UFC) Jessica Santos (GRIM-UFC) Sabrina de Araújo (GRIM UFC) Alexandre Barbalho (UECE/UFC) Catarina Oliveira (UECE/UFC)  
18h00 Auditório Coral do ICA O Coral do Instituto de Cultura e Arte - ICA da Universidade Federal do Ceará iniciou as suas atividades em abril de 2012. Inicialmente, o coral foi criado com o intuito de promover a prática do canto coletivo entre os estudantes dos diversos cursos que compõem o ICA. Como um projeto em extensão, o Coral do ICA atualmente recebe estudantes de graduação das mais diversas áreas, assim como pessoas da comunidade. No repertório, o Coral do ICA tem se dedicado ao estudo da Música Popular Brasileira e, atualmente, dando ênfase à obra do compositor bahiano Dorival Caymmi, apresenta-se em homenagem aos seus 100 anos de nascimento. O repertório é uma pequena amostra de um espetáculo cênico-musical que está sendo montado e será estreado em janeiro de 2016 com o nome de “Saudades da Bahia”. Atualmente, o grupo possui direção musical de seu criador, o Professor Dr. Gerardo Viana Júnior. Os ensaios e a preparação vocal do grupo são realizados em conjunto com um grupo de bolsistas e estudantes do Curso de Licenciatura em Música da UFC.

Inscrições

Organizador