História da Ciência Africana:a descolonização epistemológica do norte global.
Homenageado: Cheikh Anta Diop
Homenagem aos 35 anos da morte Cheikh Anta Diop, que derrubou o racismo cientifico, ao provar que o Egito antigo era uma civilização negra.
Cheikh Anta Diop (1923-1986) foi um polímata senegalês formado em Física, Filosofia, Química, Linguística, Economia, Sociologia, História, Egiptologia, Antropologia, versado em diversas disciplinas como o racionalismo, a dialética, técnicas científicas modernas, arqueologia pré-histórica… Enfim, um homem que estudou as origens da raça humana, e a cultura africana pré-colonial. Ainda hoje ele é considerado como um dos maiores historiadores africanos do século XX. E foram estes conhecimentos que Diop utilizou para dar base à tese que iria defender mais tarde, que fala do Egito antigo, como uma civilização composta por pessoas negras.
Palestrante: Thiago Leandro da Silva Dias.
Thiago Leandro da Silva Dias é Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Desenvolve pesquisas na área de concentração em História e Filosofia das Ciências e Implicações para o Ensino das Ciências. Vem se dedicando ao desenvolvimento de Materiais Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais.
Convidada especial: Profa. Dra. Claudia Cristina Ferreira Carvalho.
Profa. Claudia Cristina Ferreira Carvalho é Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD; Docente no programa de Pós-graduação em Antropologia PPGan da Universidade Federal da Grande Dourados e Coordenadora do Consórcio dos NEABs, NEABIs e Grupos Correlatos- CONEABs da Região Centro-Oeste.
Mediador: Prof. Pedro Barbosa.
Prof. Pedro Barbosa e docente do Curso de História e Coordenador do NEABI da Universidade Federal de Jataí. Atua nas áreas de pesquisas em História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Direitos Humanos, Políticas Públicas e Globalização.