IV Seminário Internacional História do Tempo Presente

IV Seminário Internacional História do Tempo Presente

Faça sua inscrição
De 22 a 24 de abril Todos os dias das 09h às 21h
Florianópolis, SC Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC

Sobre o Evento

O Seminário Internacional História do Tempo Presente é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina e objetiva aproximar pesquisadores/as de diversos países capazes de contribuir tanto para a compreensão de fenômenos históricos transcorridos ao longo do século XX e início do século XXI como para a reflexão sobre os desafios teóricos e metodológicos de uma História do Tempo Presente.

O evento é promovido a cada três anos, desde 2011. A 4ª edição ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2020 e seu formato foi pensado para garantir participações em níveis diferenciados, sem abrir mão da qualidade das discussões.



Estrutura do evento

1) Duas conferências internacionais.

2) Quatro mesas redondas, que contarão com a presença de pesquisadores de diversos países, além de professores do PPGH-UDESC;

3) Treze simpósios temáticos que buscam articulartrabalhos de pesquisadores/as interessados/as em refletir sobre a História do Tempo Presente.



Comissão Organizadora

Carlos Eduardo Pereira de Oliveira
Caroline Jaques Cubas
Fernanda Oliveira da Silva
Glaucia de Oliveira Assis
Janice Gonçalves
Kelly Caroline Noll da Silva
Luciana Rossato
Mariana Joffily
Rogério Rosa Rodrigues

Programação

10h00 La Historia del presente en México, construcción y definición de un campo histórico Conferência
La Historia del presente en México, construcción y definición de un campo histórico
Local: Auditório Tito Sena - Faed/Udesc

Profª. Dra. Eugenia Allier (Universidad Nacional Autónoma de México)

Eugenia Allier é pesquisadora titular do Instituta de Investigações Sociais (Instituto de Investigaciones Sociales) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e docente no Colégio de Estudos Latinoamericanos da FFyL na mesma universidade. Doutora em História pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, e realizou pós-doutorado no Instituto de Investigaciones Filosóficas da UNAM. Integra o Sistema Naiconal de Investigadores do México.

É autora de "Batalhas pela memória: os usos políticos do passado recente no Uruguai" (Batallas por la memoria. Los usos políticos del pasado reciente en Uruguay, 2010, sem tradução para o português), que ganhou Menção Honrosa do concurso "Mejor libro en Historia Reciente y Memoria 2012" da sessão “Historia Reciente y Memoria” da Latin American Studies Association (LASA). Além disso, foi nomeada na Cátedra de Estudos do México Contemporâneo da Universidade de Montreal, Canadá. Atualmente, dirige o projeto de pesquisa “Hacia una historia del presente mexicano: régimen político y movimientos sociales, 1960-2010” (PAPIIT IN401817).

14h00 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Local:                              

   

19h00 Mesa Redonda Mesa-redonda
Local: Auditório Tito Sena - FAED/UDESC
09h00 Mesa Redonda Mesa-redonda
Local: Auditório Tito Sena - Faed/Udesc
14h00 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Local:                              

   

19h00 Mesa Redonda Mesa-redonda
Local: Auditório Tito Sena - Faed/Udesc
09h00 Mesa Redonda Mesa-redonda
Local: Auditório Tito Sena - Faed/Udesc
14h00 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Local:                              

   

19h00 Estudos Feministas e História do Tempo Presente: (re) pensar a subalternidade, interseccionalidade e o pós-colonialismo a partir das questões contemporâneas Conferência
Estudos Feministas e História do Tempo Presente: (re) pensar a subalternidade, interseccionalidade e o pós-colonialismo a partir das questões contemporâneas
Local: Auditório Tito Sena - Faed/Udesc

Profª Dra. Christelle Taraud (NYU Paris et Centre d'Histoire du XIXe siècle)

Christelle Taraud é historiadora e feminista, especialista em mulheres, gênero e sexualidades em contexto colonial. Leciona nos programas parisienses da Columbia University e New York University, e associada ao Centro de História do Século XIX (Centre d'histoire du XIXe siècle) (Paris-I, Paris-IV). Ela é autora de: A Prostituição Colonial: Argélia, Tunísia, Marrocos, 1830-1962 (La Prostitution coloniale. Algérie, Tunisie, Maroc, 1830-1962 [Payot, 2003 et 2009], sem tradução para o português) e Amor Proibido: prostituição, marginalidade e colonialismo, Maghreb, 1830-1962 (Amour interdit. Prostitution, marginalité et colonialisme. Maghreb, 1830-1962 [Payot, 2012], sem tradução para o português). Ela também é uma das orgazniadoras de Sexo, Raça e Colônias: a dominação dos corpos do século XV até os dias atuais (Sexe, race et colonies. La domination des corps du xve siècle à nos jours [La Découverte, 2018], sem tradução para o português) e Sexualidades, Identidades e Corpos Colonizados (Sexualités, identités et corps colonisés [Éditions du CNRS, 2019], sem tradução para o português).  

Local

Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC - 88.035-901, Avenida Madre Benvenuta, 2007 , Santa Mônica , Florianópolis, Santa Catarina,

Organizador

Comissão Organizadora do IV Seminário Internacional História do Tempo Presente