II Simpósio Mobilidades e Trânsitos: Historiografia das Músicas do DF

Edição 2024 - Vanguardas Interconectadas: Composição e os Compositores do Departamento de Música da UnB (1962-presente)

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De 10 a 12 de dezembro Todos os dias das 08h00 às 22h00

Sobre o Evento

II SIMPÓSIO MOBILIDADE E TRÂNSITOS: HISTORIOGRAFIA DAS MÚSICAS DO DF

EDIÇÃO 2024

Vanguardas interconectadas: composição e os Compositores do Departamento de Música da UnB (1962-presente)

DATA / DATE: 10 a 12 de dezembro de 2024 / 10-12 December 2024

E-MAIL PARA CONTATO E SUBMISSÕES / E-mail for contact and submissions: historiamusdf@gmail.com

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – DEPARTAMENTO DE MÚSICA

CHAMADA DE TRABALHOS / CALL FOR PAPERS

I – APRESENTAÇÃO / OVERVIEW

O II SIMPÓSIO MOBILIDADE E TRÂNSITOS: HISTORIOGRAFIA DAS MÚSICAS DO DF tem como finalidade estimular reflexões sobre a historiografia das práticas musicais do Distrito Federal, desenvolvendo como conceitos motivadores a mobilidade e o trânsito na música, entendidos como os caminhos plurais a partir dos quais as práticas musicais se constroem, no fluxo entre estilos e possíveis dicotomias da música popular e erudita. O Simpósio semestral foca uma temática específica, que nesta segunda edição focará a produção musical dos compositores do Departamento de Música da Universidade de Brasília e o contexto das vanguardas interconectadas que aqui se encontraram e formaram um polo criador relevante no plano nacional e internacional.

As edições semestrais do simpósio compõem o Projeto de Extensão MOBILIDADE E TRÂNSITOS: PROPOSTAS PARA A HISTORIOGRAFIA MÚSICAL DE BRASÍLIA que oferecerá em cada edição, recitais-palestras dos participantes, 4 atividades de 4h com módulos formativos para capacitação, desenvolvimento de conteúdos e inserção de dados na plataforma HISTÓRIA(S) DA(S) MÚSICA(S) DO DF, além da apresentação dos resultados sob a forma escrita com apresentação oral e publicação dos resultados sob a forma de Anais.

A proposta conceitual do projeto visa discutir e ampliar conceitos sobre a tradição historiográfica musical a qual, para além da formação do cânone, há o que não é sistematizado, ou seja, os processos de apagamentos e memoricídios nos quais se projetam as hegemonias discursivas dominantes. Em síntese, é neste espaço entre o dito e o não dito que as estruturas enunciativas do historiografar constituem e definem a territorialidade das narrativas historiográficas musicais do DF. Este compromisso requer-nos compreender as diversas cenas musicais e as territorialidades que emergem de nossa realidade geográfica-cultural de profunda diversidade, atentos ainda a práticas cotidianas e suas realidades discretas. Neste campo, é um espaço para equacionar as questões identitárias, no sentido de melhor posicionar narrativas historiográficas musicais do DF em diálogo com a comunidade, em práticas abertas e permanentes que permitam a reflexão sobre o impacto que tais narrativas possuem no desenvolvimento de uma perspectiva de educação patrimonial e reconhecimento da sua importância para a sociedade.

Desafia-se assim a uma historiografia musical que se imponha uma renovação de seus enfoques de forma crítica e radical para cuja edição convidamos a comunidade estudiosa da música a pensar a historiografia musical do Distrito Federal, discutindo modelos e o pensamento historiográfico adotado na produção de discursos locais e regionais; dos métodos e entrelaçamentos interdisciplinares; dos impactos dos ambientes de escuta atuais; dos processos críticos numa era de realidades ampliadas e dissolução da autoridade acadêmica; das novas epistemologias de pesquisa; e, o papel do musicólogo/historiador neste processo, no qual a construção de narrativas historiográficas demandam atenção às pressões ideológicas e/ou filosófico-estruturais do presente.

The I SYMPOSIUM MOBILITY AND TRANSITS: HISTORIOGRAPHY OF THE MUSIC OF THE DF aims to stimulate reflections on the historiography of musical practices of the Federal District, developing as motivating concepts musical mobility and transit, understood as the plural paths from which musical practices are built, in the flow between styles and possible dichotomies of popular and classical music. The biannual Symposium focuses on a specific theme, which in this second edition will focus on the musical production of composers from the Department of Music of the University of Brasilia.

The biannual editions of the symposium take part in the Extension Project MOBILITY AND TRANSITS: PROPOSALS FOR THE MUSICAL HISTORIOGRAPHY OF BRASILIA that will offer in each edition, recitals-lectures given by participants, 4 activities (of 4h in duration each) with modules for training, development of contents and insertion of data in the platform HISTÓRIA(S) DA MÚSICA(S) DO DF, in addition to the presentation of the results in written form with oral presentation and publication of the in the event’s Annals.

The conceptual proposal of the project aims to discuss and expand concepts about the musical historiographic tradition which, in addition to the formation of the canon, there is what is not systematized, that is, the processes of erasures and memoricide in which the dominant discursive hegemonies are projected. In summary, it is in this space between the said and the unsaid that the enunciative structures of historiographing constitute and define the territoriality of the musical historiographic narratives of the DF. This commitment requires us to understand the diverse musical scenes and territorialities that emerge from our geographical-cultural reality of profound diversity, still attentive to everyday practices and their discrete realities. In this field, it is a space to equate identity issues, in order to better position musical historiographic narratives of the Federal District in dialogue with the community, in open and permanent practices that allow reflection on the impact that such narratives have on the development of a perspective of heritage education and recognition of their importance for society. Thus, it challenges a musical historiography that imposes a renewal of its approaches in a critical and radical way, for whose edition we invite the music scholar community to think about the musical historiography of the Federal District, discussing models and historiographic thinking adopted in the production of local and regional discourses; interdisciplinary methods and entanglements; the impacts of current listening environments; of critical processes in an era of expanded realities and dissolution of academic authority; of the new epistemologies of research; and, the role of the musicologist/historian in this process, in which the construction of historiographic narratives demand attention to the ideological and/or philosophical-structural pressures of the present.

II - AS PROPOSTAS DEVEM ABORDAR QUESTÕES PERTINENTES AOS SEGUINTES TÓPICOS:

PROPOSALS SHOULD ADDRESS ISSUES PERTAINING TO THE FOLLOWING TOPICS:

  1. Historiografia da música como discurso local, regional e nacional / Music historiography as local, regional and national discourse
  2. O papel do musicólogo na construção de narrativas historiográficas / The role of the musicologist in the construction of historiographical narratives
  3. A função da documentação na construção historiográfica musical hoje / The role of documentation in musical historiographical construction today
  4. A informação musical e seus registros como fontes historiográficas musicais e seus problemas /Musical information and its records as music historiography sources and their issues
  5. Problemas historiográficos nos espaços luso-brasileiro e ibero-americano / Historiographical problems in Luso-Brazilian and Ibero-American spaces
  6. A musicologia como espaço interdisciplinar para uma História das Ideias / Musicology as space for a History of Ideas
  7. A musicologia no espaço das discussões identitárias: étnico-raciais, conflitos sociais, de gênero / Musicology in the space of identity discussions: ethnic-racial, gender, social conflicts
  8. Processos críticos numa era de realidades ampliadas e dissolução da autoridade acadêmica / Critical processes in an era of expanded realities and dissolution of academic authority

AS PROPOSTAS DEVERÃO SER ENVIADAS NO FORMATO DE RESUMOS EXPANDIDOS*

PROPOSALS SHOULD BE SENT AS EXPANDED ABSTRACTS:

*Os resumos expandidos são propostas (com até duas laudas A4) que detalham o conhecimento com referências ao seu tema de pesquisa. No caso de submissões para painéis temáticos, incluir os nomes e breve bio de todos os participantes. / Expanded abstracts are proposals (up to two A4 pages) giving detailed knowledge with references of your research subject. For thematic panels, please include the names and brief bios of all participants.

O envio do resumo expandido deverá ser feito ao e-mail / The submittal of the expanded abstract should be sent to: historiamusdf@gmail.com

III - INFORMAÇÕES GERAIS / GENERAL INFORMATION

a) Número máximo de páginas para os resumos expandidos: duas páginas, incluídas as ilustrações e referências. / Expanded abstracts cannot exceed a length of two pages, including illustrations and references.

b) A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade da Comissão Científica. / The approval of the papers is the sole responsibility of the Scientific Committee.

c) Autores e coautores devem se inscrever no evento até a data de envio da versão final do trabalho, em 25 de novembro de 2024, a fim de que sua participação seja incluída na Programação, no Caderno de Resumos e nos Anais Online. / Authors and coauthors must register for the event by November 25, 2024. Only then will their participation be included in the programming of the event, Volume of Abstracts, and online Proceedings.

d) Os autores das submissões aprovadas apresentarão a versão completa da sua Comunicação em até 15 minutos de maneira presencial ou remota (virtual e online). / Authors of approved submissions will present the complete version of their paper in up to 15 minutes in-person or remotely (virtually and online).

IV - DATAS IMPORTANTES / IMPORTANT DATES

Data final para submissão de artigos: 11 de Novembro de 2024.

Submission deadline: 11 November 2024.

Divulgação dos trabalhos aceitos: 18 de Novembro de 2024.

Notification of accepted papers: 18 November 2024.

Data para envio da versão final do artigo para integrar os Anais: 25 de Novembro de 2024.

Deadline for the submission of revised articles (accepted authors only): 25 November 2024.

Divulgação dos horários das comunicações: 2 de dezembro de 2024.

Notification of presentation schedule: 2 December 2024.

V - PROGRAMAÇÃO (sujeita a modificações)

9/12 - 2a

10/12 - 3ª

11/12 - 4ª

12/12 - 5ª

13/12 - 6ª

manhã

AUDITORIO CEAM

ou

SALA DE REUNIÕES CEAM

REUNIÃO DE TRABALHO

(COMPOSITORES)

AUDITORIO CEAM

SIMPÓSIO

9h Conferência 1

Rodolfo Coelho

10h Conferência 2

Rodrigo Lima

11h Conferência 3

Mário Brasil

AUDITORIO CEAM

SIMPÓSIO

9h CONFERÊNCIA 4

Fernando Magre

10h PALESTRA 1

Itamar Vidal

11h PALESTRA 2

Karina Barra Gomes

SALA DE REUNIÕES CEAM

WORKSHOP

SALA DE REUNIÕES CEAM

8h-13h

WORKSHOP

13h - ALMOÇO

tarde

[LOCAL A DEFINIR]

14h-17h

REUNIÃO DE TRABALHO

(MUSICOLOGIA)

Espaço da Memória da Universidade de Brasília SG 10

14h

ABERTURA

MUS 62 / PPGMUS 20

Coord. Projeto

Direção CEAM

Direção IdA

Chefia MUS

Coordenador do PPG

AUDITORIO CEAM

14h-20h45

SIMPÓSIO

14h CONFERÊNCIA 5

Pablo Sotuyo Blanco

16h ENCERRAMENTO DO SIMPÓSIO

MESA-REDONDA

Composição e os Compositores do Departamento de Música da UnB

Rodolfo Coelho

Rodrigo Lima

Fernando Magre

Beatriz M. Castro

Flávio Santos Pereira

Sérgio N. Mendes

SALA DE REUNIÕES DO CEAM

14h-17h

WORKSHOP / ENSAIO ABERTO

16h WORKSHOP HISTORIOGRAFIA Disciplina História da Música Brasileira 2

SALA DE REUNIÕES DO CEAM

14h-17h

WORKSHOP / ENSAIO ABERTO

16h

CONCERTO 2

Rodolfo Coelho de Souza

Thales Silva, flauta

Antenor Ferreira

Vídeo

(com Vadim Arsky, saxofone)

noite

AUDITORIO CEAM

18h-20h45

ABERTURA MUSICAL

CONCERTO 1

Orquestra de Laptops

Eufrásio Prates

Eduardo Kolody

Rafael Bacellar

Bruno Cunha

Homenagem a Conrado Silva

AUDITÓRIO MUS

19h

CONCERTO 3

Rodrigo Lima

Quatro Poemas

Ligia Moreno, piano

Mário Brasil

Amor de Maria

Voz e piano (TBA)

Flávio Santos Pereira

Flávio Pereira, piano

Diana Daher, piano

Rodrigo Lima

Sonatina para trombone e piano

Carlos Eduardo Mello, trombone

Ligia Moreno, piano

AUDITÓRIO MUS

18h

CONCERTO 4

Prof. Jorge Luiz (violão)

Inclui obra de

Sérgio Nogueira Mendes

Fechamento

Carlos Gontijo

obra de

Rodrigo Lima

ABERTURA: Beatriz Magalhães Castro

CONFERÊNCIAS:

1. Rodolfo Coelho de Souza (USP): Memórias e reflexões sobre minhas passagens pela UnB

2. Rodrigo Lima (EMESP): A composição como uma prática permanente de tradução de escutas - intertextos - e processualidades

3. Fernando Magre (FAMES/PPGMU-UFU): As experiências cênico-musicais produzidas na Universidade de Brasília entre as décadas de 1960 e 1970.

4. Pablo Sotuyo Blanco (UFBA): O Grupo de Compositores da Bahia no contexto da Universidade de Brasília nas décadas de 1960 e 1970.

5. Itamar Vidal (DIVERSITAS-FFLCH-USP/NICS-UNICAMP): Projeto Unbica 1964

6. Karina Barra Gomes (UNIRIO/UENF): Lançamento de livro: "Eu sou da lira, não posso negar": trajetória de vida, memórias e políticas culturais nas bandas civis centenárias de Campos dos Goytacazes (RJ).

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Local

Departamento de Música, Universidade de Brasília, 70910-900, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio SG-1, Asa Norte, Brasília, Distrito Federal
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Organizador

Beatriz Magalhães Castro