A ideia do projeto é proporcionar a ocorrência de debates entre pessoas de áreas afins com alguma temática dirigida a temas das humanidades. A escolha dos temas será guiada por unidades temáticas, propostas pelos coordenadores do projeto conforme a lista anunciada abaixo. A partir do tema de cada encontro, dois pesquisadores apresentarão suas perspectivas acerca do tópico debatido, fomentando um debate posterior com a assembleia. A preferência é que o debate ocorra a partir de pesquisadores de áreas diferentes, de modo a explicitar pontos de tensão e de concordância nos modos de compreensão e de abordagem de cada um dos assuntos confrontados.
AS DISCUSSÕES OCORRERÃO SEMPRE AOS SÁBADOS, PRESENCIALMENTE, E SERÃO DESENVOLVIDAS A PARTIR DAS UNIDADES TEMÁTICAS ABAIXO:
1 – A formação da(s) inteligência(s) (Psicologia, Educação, Linguística, Filosofia e Computação)
Falar de Humanidades é falar de também de racionalidades. As discussões que envolvem aprendizado e processamento de informações, que se remetem diretamente ao dilema filosófico da distinção entre mente e cérebro. Afinal, essas duas estruturas são distintas ou é uma única coisa? Claramente, em nossos tempos essa querela se distribui em muitas áreas do conhecimento, seja relacionando a questão da aprendizagem, seja em questões relacionadas às terapias, ou ainda em relação ao processamento de informações, que se remetem também aos significados, ou ainda uma questão de fundo: existe ou não consciência?
Esta unidade temática pretende abordar as possíveis discussões sobre a formação da(s) inteligência(s) propostas pelas Humanidades. Entendemos que esses problemas poderiam ser bem trabalhados pela Filosofia, pela Psicologia, pela Educação, pela Linguística e pela Ciência da Computação.
2 – A narrativa dos tempos (História, Ciências Sociais, Filosofia, Direito e Literatura)
Uma parte considerável das questões das Humanidades surge do modo como dialogamos com os acontecimentos passados. Essa relação é essencial para que possamos compreender muitas implicações dos nossos tempos. E no entanto, apesar de os acontecimentos serem os mesmos, percebemos que a variedade de abordagens e pressupostos envolvidos implica sempre leituras diferentes, narrativas próprias sobre os tempos vividos e sentidos por um povo e por uma nação. Mais do que isso, percebemos que esses tempos também se refletem em certas formas de pensamentos e ideias, moldando perspectivas muito próprias acerca da realidade. Algumas questões que nos surgem: como a História busca explicar esses acontecimentos? A partir dos macroeventos ou do cotidiano regular das pessoas? A partir dos aspectos puramente econômicos ou de modo associado a outras dimensões da vida comum? Por outro lado, por que as Ciências Sociais apresentam narrativas próprias sobre tudo isso? O Direito, como expressão mais específica desse campo do conhecimento, também propõe compreensões muito próprias sobre tudo isso. Por que? O que o diferencia? Além de tudo isso, como as narrativas dos tempos afetam a produção mais abstrata e “imaterial” do nosso pensamento, como aquela que observamos na Filosofia e na Literatura? Falando de modo amplo, esta unidade temática pretende debater acerca das possibilidades de “construção” da nossa herança cultural por meio da compreensão dos diferentes expedientes teóricos possibilitados pelos diversos campos das Humanidades.
Esta unidade temática pretende abordar as possíveis discussões sobre as diferentes narrativas dos tempos propostas pelas Humanidades. Entendemos que esses problemas poderiam ser bem trabalhados pela História, pelas Ciências Sociais em geral, pela Filosofia, pelas Ciências Jurídicas bem como pela Literatura.
3 – Identidade e diferença (Filosofia, Ciências Sociais, História, Educação e Direito)
É possível percebermos, nos últimos tempos, uma tendência a se retomar os pressupostos de importância de cada um dos pilares dos eixos temáticos das Humanidades. Diferentes ramos do conhecimento passaram a colocar em evidência as perspectivas próprias de questões pautadas pelo gênero, pela deficiência e pela identificação de grupos sociais e marginalizados de diferentes expressões. A proposta desta unidade temática é colocar tudo isso em perspectiva, para que possamos compreendê-la no seu aspecto mais plural possível. Ainda que os temas sejam semelhantes, as formas de abordagem e justificação variam bastante. Essa é uma oportunidade para que possamos aprender uns com os outros.
Esta unidade temática pretende abordar as possíveis discussões sobre as diferentes discussões acerca da Identidade e da Diferença propostas pelas Humanidades. Entendemos que esses problemas poderiam ser bem trabalhados pelas Ciências Sociais em geral, pela Filosofia, pela História e pela Educação.
4 – A construção do social (Ciências Sociais, Direito, Psicologia, Filosofia, Pedagogia, Religião)
Desde muito cedo, as Humanidades perceberam que o ser humano é um ser gregário. Uma das principais formas de agregação dos grupos humanos tem sido a Religião, mas ela está longe de ser a única responsável por tal acontecimento. Essa diversidade de expressões será abordada de formas diferentes por cada ramo das Humanidades, fazendo com que ela seja um tema de extrema riqueza.
Esta unidade temática pretende abordar as possíveis discussões sobre as diferentes possibilidades de construção da ideia de “Social” propostas pelas Humanidades. Entendemos que esses problemas poderiam ser bem trabalhados pelas Ciências Sociais em geral, pela Filosofia, pelas Ciências Jurídicas, pela Psicologia, pela Educação bem como pela Religião.
CERTIFICAÇÃO PREVISTA DE 40 HORAS