O Sistema Único de Saúde há tempos sofre diversos ataques midiáticos sobre a sua ineficiência e morosidade no atendimento à saúde, mas, pouco se fala sobre a importância do SUS para a garantia do direito à saúde (PAIM, 2018). Neste sentido, desde 2006 com o Pacto em Defesa do SUS há um direcionamento para que esse sistema seja reconhecido como patrimônio da população brasileira como observa-se no Reino Unido com o National Health Service (NHS). A pandemia da Covid-19 evidenciou limitações do SUS relacionadas à vigilância em saúde, a integração entre os serviços de diferentes densidades tecnológicas entre outras questões. No entanto, ela também lançou luz sobre importância da gratuidade no atendimento e da responsabilidade do Estado em garanti-lo, da capilaridade da atenção primária e a rápida imunização da população brasileira (SILVA; RUIZ, 2020). Dessa forma, é preciso aproveitar a janela de oportunidade que se abre frente a essas discussões para fortalecer o SUS, assim, propõe-se esse ciclo de debates. É importante frisar que o ciclo foi pensando no contexto do aniversário de 33 anos da Lei 8.080, orgânica do SUS, que foi promulgada em 19 de setembro de 1990. Desse modo, espera-se que esse ciclo de debates seja um momento de troca de experiências acerca do SUS, em que se possa articular a academia, a comunidade externa composta pelo poder público municipal, controle social do SUS e entidades de organizações populares em defesa do Sistema Único de Saúde.
Credenciamento Abertura
Mesa de arbetura Abertura
Mesa 01 - Saúde como direito de todos: a constituição do SUS no Brasil e na região de Jequié Conferência · Prof. Dr. Jairnilson Silva Paim, Prof. Dr. Temistocles Damasceno Silva (mediador), Prof. Esp. Alan Pereira Machado, Prof. Ma. Roselí Maria Cardoso Ribeiro
Mesa 02 - A Atenção Primária em Saúde no Brasil e em Jequié, quais os rumos? Mesa-redonda · Prof. Dr. João Paulo Almeida Brito da Silva, Prof. Dr. Túlio Franco, Prof. Ma. Mariana Costa da Silva (mediadora)
Atividade Cultural Apresentação Artística
Mesa 03 - A participação popular na construção do SUS Mesa-redonda · Celso Argolo, Prof. Dra. Alba Benemérita Vilela (mediadora), Prof. Esp. Adroaldo Santos, Prof. Esp. Marla Fernanda Santana Andrade
Rua José Moreira Sobrinho
Jequiezinho, Jequié - BA
45200-000
Rua José Moreira Sobrinho
Jequiezinho, Jequié - BA
45200-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Coordenadora do evento
e-mail: mariana.silva@uesb.edu.br
Professor Titular em Política de Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA), desde 2000, e aposentado em 2019. Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (2021). Possui Graduação em Medicina (1972), Mestrado em Medicina (1975) e Doutorado em Saúde Pública (2007) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Faculdade de Medicina da UFBA de 1974 a 1995 e do ISC-UFBA (1995-2019). Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia (1997) e Professor Honorário da Universidade Autônoma de Santo Domingo, República Dominicana (2014). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Política de Saúde, Planejamento em Saúde, Reforma Sanitária Brasileira e Sistema Único de Saúde. Bolsista de Produtividadade em Pesquisa do CNPq ? Nível 1A, fundador e integrante do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) do ISC-UFBA.
Enfermeiro, especialista em Saúde Pública, técnico do Núcleo Regional de Saúde Sul/Base Jequié na vigilância epidemiológica, membro da Comissão Intergestora Regional.
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); bacharel em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); especialista em Metodologia da Educação Física e Esporte pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC); mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade de Salvador (UNIFACS); doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de Educação Física da UESB e coordenador do Centro de Estudos em Gestão Pública (CEGESP).
Psicólogo, Professor Titular e Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Pós-doutor em ciências da saúde pela Universidade de Bolonha-Itália. Conselheiro do Conselho Nacional de Participação Social da Presidência da República. Em janeiro de 2022 recebeu o prêmio Sérgio Arouca de Saúde e Cidadania, da Associação dos Servidores da Fiocruz, representando a Frente pela Vida, pela sua participação no enfrentamento à Pandemia de Covid-19. Foi pró-reitor de pessoas da UFF (2014-2017). Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS; fundador e primeiro coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFF (2008). De 2012 a 2020 integra a coordenação do Curso em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, para formação de gerentes da rede SUS em todo país, em uma cooperação da UFF com o Ministério da Saúde. Em 2014 integra o grupo de pesquisa europeu do projeto KILT - Knowledge Identity Language Tools, apoiado pela Comunidade Europeia por meio da Diretoria Geral de Educação/Programa para Educação e Formação ao Longo da Vida. Trabalho desenvolvido junto com a equipe da Itália (RER), Eslováquia (População "room"), Espanha (Catalunha), França (Bascos), Escócia, com objetivo de melhorar a educação para práticas de cuidado às populações com diversidade linguística e cultural na Europa. Foi Coordenador Geral da Associação da Rede Unida (2018-2022). Em 2021 e 2022 figura no ranking dos cientistas mais influentes da América Latina e do Brasil, publicado pela AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index), https://www.adscientificindex.com/ . Pesquisou na Itália o tema dos Hospitais Comunitários como dispositivos de Cuidados Intermediários territorialmente referenciados, operando entre APS e os Hospitais. Coordenou o projeto RERSUS, cooperação entre Região Emilia-Romana (RER) e o Sistema Único de Saúde (SUS), de implantação dos cuidados intermediários, Niterói-RJ, (2019) e outras Universidades no Brasil e Itália. Integra a operativa nacional da Frente pela Vida.Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Redes de Cuidado, do Núcleo Decolonialidade e Saúde Coletiva, e do Núcleo de Estudos em Cuidados Intermediários e Redes de Atenção à Saúde - NECIRAS/CNPq-UFF. Membro do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva. Temáticas: Redes de Atenção à Saúde, Cuidados Intermediários, Saúde Mental, Saúde Indígena, Emergência Climática e Direitos Humanos, Micropolítica e Subjetividade. Tem publicação de livros e artigos nestas temáticas. Mantém cooperação com diversos núcleos na América Latina e Itália.
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2010). Especialização em administração Hospitalar e serviços de Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2012). Mestrado em Políticas públicas em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - Brasília. Doutorado em Saúde Coletiva em Curso pelo Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro - IMS/UERJ. Tem experiencia em gestão pública municipal, atuou como referência centralizada AAIS/DEPREPS/SGTES do Ministério da Saúde na implantação do Programa Mais Médicos, Assessorou a direção da Escola Fiocruz de Governo da Fundação Oswaldo Cruz - Brasília, coordenou o Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde e o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília. Assim como gerencia a plataforma de Inteligência Cooperativa com a Atenção Primária à Saúde. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Gestão Pública. Atuou como Diretor de Atenção Primária à Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe - SES-SE e como assessor na Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão - SMS-SE.
Enfermeira pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFBA na linha de pesquisa Organização e Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde. Pós-graduada em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e em Avaliação, Monitoramento e Informações Estratégicas em saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atualmente é doutoranda em Saúde Coletiva na UEFS e professora auxiliar da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É integrante do Núcleo de Estudos de Desigualdades em Saúde (NUDES-UEFS) e Núcleo de Investigação em Saúde Materno-Infantil (NISAMI - UFRB). Pesquisa nas seguintes linhas: desigualdades em saúde, trabalho em saúde, avaliação em saúde, atenção primária, saúde coletiva e uso de dados administrativos do SUS. Associada à Associação Brasileira de Saúde Coletiva e Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1994) e especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública. É conselheiro municipal de saúde e um dos responsáveis pela criação dos conselhos locais de saúde da mesma cidade, hoje também coordena o Fórum Popular de Saúde de Feira de Santana e a CIST.
Atual presidente do Conselho Municipal de Saúde. Secretário do Sindicato dos Bancários, Coordenador da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Jequié/BA.
Enfermeira graduada pela UESB. Pós Graduada em Saúde pública pela Escola de Saúde Pública da Bahia. Técnica de enfermagem. Servidora pública do Estado da Bahia. . Docente do curso técnico de enfermagem pelo Instituto tecnológico profissionalizante - ITEP/Jitaúna. Membro do Fórum popular de saúde de Jequié. Relatora do Comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - representante dos participantes de pesquisa.
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1980), graduação em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes (1984), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003). Professora Pleno do Departamento de Saúde II do Campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da graduação dos cursos de Enfermagem e Odontologia e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Em Saúde da Mulher e Criança; Políticas públicas, planejamento e Gestão dos serviços de saúde. Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos Filosóficos em Representações Sociais. Integrante do NESP/UESB.
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986). Mestrado em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012). Atualmente é Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Jequié, Departamento de Saúde II, Curso de Graduação em Enfermagem e exerce o cargo de Assessora de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando em gestão municipal de sistemas e serviços de saúde, principalmente nas áreas de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria e Educação Permanente em Saúde.