I Ciclo de Palestras e Workshops do Observatório de Inteligência Artificial na Mídia-Educação

Faça sua inscrição
De 10 a 30 de abril Todos os dias das 14h00 às 17h00

Sobre o Evento

Ciclo de palestras oriundo do projeto de pesquisa "Observatório de Inteligência Artificial Generativa na Mídia-Educação" do Laboratório de Mídias Digitais LMD/PPGCom - Uerj. Com objetivo de promover a capacitação de estudantes de gradução e pós-graduação no campo da inteligência artificial e suas relações com a Comunicação Social, semestralmente, o LMD promove palestras, workshops e oficinas na temática da inteligência artificial e suas interfaces com a educação.

Além do projeto enviado ao CNPq, que possui uma rede estratégica de pesquisadores da área de Comunicação distribuídos em diferentes regiões do país, tem como objetivo de fundo cumprir com a Estratégia de Educação Midiática do Governo Federal (2023) e sua integração com o Plano Nacional de Inteligência Artificial (2023)

Palestrantes

  • Raquel Timponi
  • Renata Monty
  • Alessandra Maia
  • Mayara Barros

Programação

14h00 - Raquel Timponi, Renata Monty RECONHECENDO DEEPFAKE POR MEIOS DE ENGENHARIA REVERSA Minicurso
Local: Laboratório de Mídias Digitais - 10º andar - Sala 10021

Você sabe facilmente reconhecer uma deepfake (desinformação em vídeo ou áudio disponibilizada na internet, pela lógica do compartilhamento digital), em mídias sociais e aplicativos de conversação como Whatsapp? A inteligência artificial generativa possibilitou o contato facilitado com uma vasta gama de ferramentas de produção de vídeo e imagem, sem necessitar entender de programação, ser cameraman ou designer para produzir um vídeo, imagem ou áudio. Todavia, essas mesmas ferramentas possibilitaram a feitura de deepfakes, desinformação realizada por inteligência artificial, com clonagem de voz, de imagens de figuras públicas, o que ocasionou grande problema junto à confiabilidade informacional e do ponto de origem dessa indústria da desinformação. O workshop pretende, por meio de engenharia reversa, discutir os problemas advindos da deepfake e fornecer elementos, por engenharia reversa, para que o usuário compreenda suas características e desenvolver competências para o reconhecimento de uma desinformação feita por IA em vídeo e áudio.


Objetivo: O workshop utilizará o método de engenharia reversa do prof. Márcio Carneiro (2023), de modo a permitir ao usuário identificar, por meio de ferramentas de IAG disponíveis, o reconhecimento de padrões e pistas para desenvolvimento de competências em IAG. Além disso, o workshop apresenta softwares de reconhecimento/ verificação de deepfakes em vídeo e áudio, em combate à desinformação.

Código do meet para acesso remoto: hgn-egfu-bei

14h00 - Raquel Timponi INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E LETRAMENTOS DE FUTURO Minicurso
Local: Laboratório de Mídias Digitais - 10º andar - Sala 10021

O workshop “IAG e Letramentos de Futuros” tem o objetivo de buscar cenários distintos do traçado pelas big techs detentoras do poder. Neste sentido, realiza uma introdução aos estudos de futuros e à aplicação da metodologia do design prospectivo, como possibilidade de formação na mídia-educação para a IAG. Com o objetivo de responder a pergunta: Que futuro queremos construir para quem irá trabalhar em profissões ainda não traçadas no presente?, o workshop apresenta uma perspectiva educacional como caminho de se estabelecer futuros alternativos para a realidade da inteligência artificial generativa. A partir da prática do design prospectivo, realiza-se um exercício de se pensar em futuros possíveis e de se desenvolver pensamento crítico para formar cidadãos atuantes e protagonistas de futuros desejáveis.

Objetivo:
O workshop introduz o conceito de letramentos de futuro em uma visão crítica das grandes empresas proprietárias de IAG, tendo como objetivo promover reflexão crítica sobre o impacto da IAG na comunicação e a prática da metodologia do design prospectivo como forma de construção de competências para viabilizar a construção de outros futuros possíveis.

14h00 - Alessandra Maia, Mayara Barros, Raquel Timponi INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E AUTORIA: QUESTÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE IMAGENS POR MÁQUINAS Minicurso
Local: Laboratório de Mídias Digitais - 10º andar - Sala 10021, 20550-900

A revolução da Inteligência Artificial Generativa (IAG) desafia conceitos clássicos de autoria e direitos autorais. Neste workshop dinâmico, exploramos como ferramentas como **Adobe Firefly, Dreamina, Pika AI e Midjourney** impactam o design visual, desde a coleta de dados até a criação final. Vamos discutir os desafios do **Copyright nos EUA e na Europa**, a transparência dos modelos e as implicações éticas e legais da co-criação humano-máquina. Na parte prática, realiza-se teste com ferramentas de IAG para gerar uma arte para um evento, analisando o papel do criador em um cenário onde a tecnologia redefine os limites da criatividade. Quem é o verdadeiro autor quando a máquina entra no processo? Vamos descobrir juntos!

Objetivo: O workshop oferece um equilíbrio entre teoria, análise crítica e prática, permitindo que os participantes compreendam os desafios e tomem decisões informadas ao usar IA na criação visual, referentes aos temas da autoria, transparência da origem dos dados e co-criação. Mais especificamente pretende compreender o impacto da IA na criação visual e os desafios legais; explorar conceitos de autoria e co-criação entre humanos e máquinas e testar ferramentas para criar arte personalizada para um evento, respeitando autoria e direitos e verificar se são reconhecidas como IA.

Carregando área de inscrição

Local

Laboratório de Mídias Digitais - 10º andar - Sala 10021, 20550-900, Rua São Francisco Xavier, Maracanã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Ver no mapa

Apoio

Organizador

Observatório de Inteligência Artificial Generativa na Mídia-Educação