I Ciclo de Palestras PRIL
Palestra Magna: Educação e Formação de professores a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais
Data: 08/09/2022 Horário: 19h
Ministrante: Profa. Dra. Rita Solto Maior - (UFAL)
Oficina: O papel e a atuação dos docentes e discentes nas Atividades Curriculares de Extensão (dos Cursos de Formação de Professores)
Data: 09/09/2022 Horário: 18h
Ministrante: Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva – Professora do DEFE/CCE/UFPI e Coordenadora Pedagógica dos Cursos PRIL/CEAD/UFPI
Objetivo: Instrumentalizar docentes e discentes para o desenvolvimento das ACEs nos cursos de formação de professores, especialmente dos cursos PRIL/CEAD/UFPI.
Público interno: docentes e discentes dos Cursos do PRIL/CEAD/UFPI
Público externo: docentes e discentes de outros Cursos e de outras IES.
Carga Horária: 2 h
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Em dezembro de 2005 foi dada a largada para a seleção de polos municipais de apoio presencial e de cursos superiores de instituições federais de ensino superior, na modalidade de educação a distância, para o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A UAB propunha democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no país, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino, preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores da educação básica. Pensando nisso, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) propôs o consórcio Universidade Aberta do Piauí à Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e ao Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFPI), na época (Centro de Ensino Federal de Tecnologia – CEFET), para a oferta do curso de Bacharelado em Administração – Piloto.
O processo seletivo para o Projeto Piloto foi realizado por meio de vestibular, que preencheu 408 vagas, das 500 oferecidas para o curso, distribuídos entre os polos de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Esperantina, Piripiri e São Raimundo Nonato.
Em 24 de outubro de 2006, a UFPI fez o projeto de criação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) com os objetivos de oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região. A Portaria nº 97, do dia 5 de março de 2013, publicada no Diário Oficial da União, reconheceu a institucionalização do Centro pelo Ministério da Educação (MEC).