I Colóquio Acervos Privados e Pessoais da UNIRIO

I Colóquio Acervos Privados e Pessoais da UNIRIO

Faça sua inscrição
De 10 a 11 de agosto Todos os dias das 19h00 às 21h00

Sobre o Evento


I COLÓQUIO DE ACERVOS PRIVADOS E PESSOAIS DA UNIRIO

Por que preservar? Diferentes usos dos arquivos pessoais


O Grupo de Pesquisa "Acervos Privados e Pessoais: memórias, políticas e patrimônio" e o Laboratório de Estudos sobre Acervos Privados e Pessoais (LABAPP), ambos da UNIRIO, têm o prazer de realizar o I Colóquio de Acervos Privados e Pessoais da UNIRIO.

Em sua primeira edição, realizada de modo totalmente virtual, o Colóquio objetiva promover debates acerca de seu tema central: "Por que preservar? Diferentes usos dos arquivos pessoais". A proposta para o evento encontra-se em promover debates em torno dos arquivos privados e pessoais, especialmente pela perspectiva da presença desses conjuntos documentais na nossa sociedade e explorar suas potencialidades de usos.

As múltiplas potencialidades de usos é uma característica de documentos de arquivo, sejam públicos ou privados, institucionais ou pessoais. Quando observados os arquivos pessoais, seus potenciais usos assumem especial relevância no processos de preservação.

O presente Colóquio, portanto, busca trazer ao debate público algumas considerações em relação aos usos dos arquivos pessoais e suas importâncias.

ORGANIZAÇÃO

Grupo de Pesquisa Acervos Privados e Pessoais: memórias, políticas e patrimônio - UNIRIO
Laboratório de Estudos sobre Acervos Privados e Pessoais - UNIRIO

Palestrantes

  • Letícia Borges Nedel
  • Pedro Lapera
  • Carolina Gonçalves Alves
  • Patricia Ladeira Penna Macêdo
  • Gislaine Alhadas Ribeiro
  • Sylvia Nemer
  • Priscila Rosa

Programação

19h00 - Letícia Borges Nedel 'Arquivos Pessoais, para além da intimidade' Palestra
Local: https://www.youtube.com/channel/UCX6Hz1TuDhciNmVfsjevW1w

Palestra de abertura.

19h00 - Carolina Gonçalves Alves, Pedro Lapera Usos dos arquivos pessoais Mesa-redonda
Local: https://www.youtube.com/channel/UCX6Hz1TuDhciNmVfsjevW1w

Pedro Lapera (Fundação Biblioteca Nacional)

  • Título: Arquivos pessoais e cinema: algumas notas iniciais e possibilidades de pesquisa

Carolina Alves (CPDOC-FGV)

  • Título: Arquivos do silêncio: o impacto das teorias feministas e decoloniais nos arquivos históricos
14h00 - Gislaine Alhadas Ribeiro, Patricia Ladeira Penna Macêdo 'Práticas de cuidado com álbuns de família' Minicurso
Local: Google Meet - o link será enviado por e-mail aos inscritos.

Gislaine Alhadas Ribeiro; Patricia Ladeira Penna Macêdo

Um álbum é composto por fotografias individuais e que contam a histórias. Enquanto parte dos documentos produzidos e acumulados por indivíduos ao longo de sua vida são documentos que, tomados em conjunto, revelam não apenas a trajetória de vida, gostos, hábitos e valores de uma pessoa, mas podem tornar-se valiosas fontes de pesquisa.

Nesse sentido, o objetivo do minicurso é apresentar as principais técnicas para a conservação preventiva voltada para o cuidado com os tradicionais álbuns de fotografias.

16h30 - Priscila Rosa, Sylvia Nemer 'Os acervos pessoais entre literatura e história: a perspectiva do usuário' Minicurso
Local: Google Meet - o link será enviado por e-mail aos inscritos.

Sylvia Nemer; Priscila Rosa

Ementa:

Terreno fértil no campo dos estudos históricos e literários, o diálogo entre Literatura e História ganha amplitude quando observado a partir de documentos preservados em acervos pessoais. Pertencentes, em geral, à escritores e pesquisadores, estes acervos detêm conteúdos referentes ao contexto político, social e cultural em que estão inscritos seus colecionadores. Os documentos mantidos nestes acervos, à diferença dos disponíveis nos acervos públicos convencionais, são perpassados pelos interesses do colecionador que define, antes de tudo, o que merece ou não ser guardado.

No âmbito dos acervos pessoais, os documentos mais usuais são as cartas, fruto da troca de correspondências entre escritores, pesquisadores e críticos literários, considerados como integrantes de um círculo de sociabilidade com características específicas. Também frequentes nos acervos pessoais são anotações e fotografias que formam, junto com as cartas, um corpus representativo da vida privada, pessoal e profissional, do colecionador. Outro tipo de documento recorrente nos acervos pessoais são os diários, classificados, eventualmente, como literatura e, não raro, publicados como obras literárias. Estes documentos têm sido, com frequência, utilizados como fontes para estudos acerca das visões dos participantes de determinados círculos de sociabilidade (literatos, pesquisadores e críticos) sobre o mundo que os cerca.

Discutir sobre os hábitos literários e culturais correntes em determinados contextos históricos e círculos sociais, tais como representados nos acervos pessoais de literatos e pesquisadores é o objetivo deste minicurso que pretende, a partir de um conjunto de documentos específicos, identificar traços de movimentos de ideias e particularidades de contextos históricos relativos ao grupo social e cultural no qual o literato-pesquisador esteve inserido.

Organizador

Laboratório de Estudos sobre Acervos Privados e Pessoais - UNIRIO