“A angústia é a vertigem da liberdade, que surge quando o espírito quer estabelecer a síntese, e a liberdade olha para baixo, para sua própria possibilidade, e então agarra a finitude para nela firmar-se. [...] No mesmo instante tudo se modifica, e quando a liberdade se reergue, percebe que ela é culpada. Entre estes dois momentos situa-se o salto, que nenhuma ciência explicou nem pode explicar.” (Søren Kierkegaard, O Conceito de Angústia, 1844)
O termo “angústia” é um dos pontos centrais a ser desenvolvido nos pensamento de importantes pensadores do Séc. XX, como Martin Heidegger (1889-1976) e Jean-Paul Sartre (1905-1980), mas foi com Søren Kierkegaard (1813-1855), em sua obra O Conceito de Angústia, que o significado existencial do termo foi desenvolvido. Seja como for, a angústia é um ponto nodal do pensamento contemporâneo e de ecos do pensamento moderno que se atualizam, de tal maneira que toca, de alguma forma, as obras de Sigmund Freud, Albert Camus, Emil Cioran, André Comte-Sponville e tantos outros.
O objetivo deste I Colóquio sobre a Angústia é, então, desenvolver e fecundar as pesquisas acerca do conceito de angústia, levando em consideração o que o afasta de conceitos análogos como, por exemplo, o medo ou o desespero. É também objetivo deste Colóquio estimular o debate acerca do conceito em diversas tradições filosóficas distintas, aproximando-as ou afastando-as, mas sempre em diálogo. Dessa maneira, o Colóquio também se abre para temas diversos e para a interdisciplinaridade, convidando para a inscrição de comunicações em filosofia e nas várias áreas das humanidades, desde que respeitando os seguintes eixos temáticos:
- Fenomenologia e existencialismos;
- Afetos e religião;
- Responsabilidade e futuro;
- Angústia e Linguagens
As propostas de comunicação (resumos de até 150 palavras, sem contar o título) que girem em torno de problemas e questões ligados a um dos eixos temáticos, podem ser enviadas até o dia 08 de novembro (envio na parte de Inscrição do site). Dia 11 de novembro será divulgada a lista de comunicações aceitas, o horário e a sala.