“I Colóquio Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e práticas docentes: como as escolas pensam os currículos escolares?” é a designação proposta para um evento, voltado à escola pública, promovido pelo Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (LICHS) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), Campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia.
Previsto para acontecer entre os dias 12 e 13/11, nas dependências do Campus Sosígenes Costa – (CSC/UFSB), o evento conta com uma articulação organizativa que se beneficia dos planos de ensino-aprendizagem de dois componentes curriculares que serão ofertados, pela professora proponente, no quadrimestre 2018.3.
Um dos componentes curriculares: Políticas Educacionais e Gestão Escolar (60 horas) integra os currículos do chamado tronco comum das licenciaturas interdisciplinares da UFSB, e conta com um universo de 40 estudantes das licenciaturas interdisciplinares (pré-matriculados) de um total de 60 inscrições. O outro, é um componente curricular optativo do Curso de Mestrado Profissional (PPGER) que será ofertado para um grupo de mestrandos/as que tem suas implicações de pesquisa no campo das políticas curriculares. Desta forma, a presente proposta, para fins de planejamento, organização e realização, conta com a coparticipação direta de estudantes de todas as licenciaturas interdisciplinares e de estudantes da pós-graduação, potencializando-se a necessária integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Em termos de formato, o “I Colóquio Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e práticas docentes: como as escolas pensam os currículos escolares?” está previsto para acontecer a partir de dois eixos temáticos centrais:
a) Políticas curriculares e currículo escolar;
b) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações para os saberes/fazeres da escola.
Estes dois eixos terão os seguintes desdobramentos: duas mesas temáticas e quatro grupos de trabalhos. Cada eixo temático e seus desdobramentos (mesas e GTs) contarão com a presença de um/a estudioso/a com produção na área do currículo e de políticas curriculares.
Espera-se que os/as diferentes atores/atrizes sociais: professores/as universitários, gestores/as da educação básica, professores das escolas das redes públicas do Estado da Bahia, estudantes do ensino médio, das licenciaturas e de pós-graduação e demais pessoas interessadas, envolvam-se ativamente com as temáticas propostas e, por consequência, proponham ações curriculares de enfrentamento às recorrentes e históricas dificuldades em estabelecer relações de integração entre as políticas oficiais destinadas aos/às professores/as e as ações curriculares colocadas em prática nos cotidianos escolares.