I COLÓQUIO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E PRÁTICAS DOCENTES

I COLÓQUIO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E PRÁTICAS DOCENTES

Como as escolas pensam os currículos escolares?

Faça sua inscrição
De 12 a 13 de novembro Todos os dias das 14h00 às 22h30

Sobre o Evento

“I Colóquio Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e práticas docentes: como as escolas pensam os currículos escolares?” é a designação proposta para um evento, voltado à escola pública, promovido pelo Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (LICHS) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), Campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Previsto para acontecer entre os dias 12 e 13/11, nas dependências do Campus Sosígenes Costa – (CSC/UFSB), o evento conta com uma articulação organizativa que se beneficia dos planos de ensino-aprendizagem de dois componentes curriculares que serão ofertados, pela professora proponente, no quadrimestre 2018.3.

Um dos componentes curriculares: Políticas Educacionais e Gestão Escolar (60 horas) integra os currículos do chamado tronco comum das licenciaturas interdisciplinares da UFSB, e conta com um universo de 40 estudantes das licenciaturas interdisciplinares (pré-matriculados) de um total de 60 inscrições. O outro, é um componente curricular optativo do Curso de Mestrado Profissional (PPGER) que será ofertado para um grupo de mestrandos/as que tem suas implicações de pesquisa no campo das políticas curriculares. Desta forma, a presente proposta, para fins de planejamento, organização e realização, conta com a coparticipação direta de estudantes de todas as licenciaturas interdisciplinares e de estudantes da pós-graduação, potencializando-se a necessária integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Em termos de formato, o “I Colóquio Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e práticas docentes: como as escolas pensam os currículos escolares?” está previsto para acontecer a partir de dois eixos temáticos centrais:

a) Políticas curriculares e currículo escolar;

b) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações para os saberes/fazeres da escola.

Estes dois eixos terão os seguintes desdobramentos: duas mesas temáticas e quatro grupos de trabalhos. Cada eixo temático e seus desdobramentos (mesas e GTs) contarão com a presença de um/a estudioso/a com produção na área do currículo e de políticas curriculares.

Espera-se que os/as diferentes atores/atrizes sociais: professores/as universitários, gestores/as da educação básica, professores das escolas das redes públicas do Estado da Bahia, estudantes do ensino médio, das licenciaturas e de pós-graduação e demais pessoas interessadas, envolvam-se ativamente com as temáticas propostas e, por consequência, proponham ações curriculares de enfrentamento às recorrentes e históricas dificuldades em estabelecer relações de integração entre as políticas oficiais destinadas aos/às professores/as e as ações curriculares colocadas em prática nos cotidianos escolares.

Programação

14h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditório Monte Pascoal

Credenciamento

Mesa temática de abertura: BNCC e Currículos: Desmontar armadilhas e ocupar "brechas"

Prof. Dr. Edson Kayapo (IFBA e PPGER/UFSB);

?Prof. Dr. Alamo Pimentel (UFSB);

Prof. Leonardo Lacerda (SEDUC/FNSL);

Prof.ª Marize Rezende (SEMED/Sta. Cruz de Cabrália e mestranda do PPGER/UFSB);

 

Às19h00 - Auditório Monte Pascoal
14h00 GT Currículo e Gestão Apresentação de Trabalhos
Local: Sala Taperapuã 02

GT Currículo e Gestão.

Coordenação: Marize Pinho Rezende

14h00 GT Educação Infantil e Práticas Pedagógicas Apresentação de Trabalhos
Local: Sala Arraial D'Ajuda 02

GT Educação Infantil e Práticas Pedagógicas.

Coordenação: Valdirene Contarato Pereira

14h00 GT Ambientalizando o Currículo Escola Apresentação de Trabalhos
Local: Sala Caraíva 01

GT Ambientalizando o Currículo Escola.

Coordenação: Ivanilda Poieres

14h00 GT Educação Indígena Apresentação de Trabalhos
Local: Sala Caraíva 02

GT Educação Indígena.

Coordenação: Clarisvaldo Braz Ferreira

14h00 GT Educação para as relações raciais Apresentação de Trabalhos
Local: Sala Mata Medonha

GT Educação para as relações raciais.

Coordenação: Claudia Vanessa Gomes Moura / Dandara Silva

14h00 GT Educação Básica: Práticas Religiosas e Antirracistas Apresentação de Trabalhos
Local: Sala Arraial D'Ajuda 01

GT Educação Básica: Práticas Religiosas e Antirracistas.

Coordenação: Yuri Miguel Macedo / Mariana Fernandes /Alexandre de Oliveira

14h00 Mesa temática: O (entre)lugar dos gêneros e das sexualidades na escola Mesa-redonda
Local: varandas externas da UFSB

Mesa temática: O (entre)lugar dos gêneros e das sexualidades na escola - Kauan Almeida e Emerson Mendes

14h00 Oficina: Práticas pedagógicas no contexto da Educação Escolar Indígena Oficina
Local: varandas externas da UFSB

Oficina: Práticas pedagógicas no contexto da Educação Escolar Indígena - Prof.ª Adriana Barbosa Pesca – Hitxá Pataxó

14h00 Oficina: Presenças incômodas: o funk e a quebra dos estereótipos no ambiente escolar Oficina
Local: varandas externas da UFSB

Oficina: Presenças incômodas: o funk e a quebra dos estereótipos no ambiente escolar - Prof. Thawan Dias

14h00 Oficina: Empoderamento e Resistência Negra Oficina
Local: varandas externas da UFSB

Oficina: Empoderamento e Resistência Negra - Alessandra Abarca e Beatriz Andrade

14h00 Oficina: Neocolonialismo e Resistências Africana Oficina
Local: varandas externas da UFSB

Oficina: Neocolonialismo e Resistências Africana - Arthur Luhr Mello

18h30 Palestra 'Decolonialidade e monstros no currículo.' Palestra
Local: Auditório Monte Pascoal 03

Palestra "Decolonialidade e monstros no currículo." - Prof. Dr. Rafael Siqueira de Guimarães - UFSB/ PPGER/CJA

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB Campus Sosígenes Costa, 45810-000, BR 367 km 10 , Zona Rural, Porto Seguro, Bahia
Ver no mapa

Organizador

Eliana Povoas Pereira Estrela Brito

Professora Associada da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), redistribuída, em julho de 2014, da Universidade Federal de Pelotas, onde ingressou em 1997. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade de Rio Grande - FURG/Rio Grande (1992). Especialista em Educação pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação ? GEEMPA/RS (1993). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2003). Na Universidade Federal de Pelotas, foi Pró-Reitora de Graduação entre os anos de 2007 a 2011. Em 2006, integrou a Comissão Especial para implantação da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, como professora representante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Exerce a docência em diversos cursos de licenciaturas, ministrando disciplinas do campo de humanidades. Trabalha com pesquisas na área do Currículo, diversidade e Formação Docente, com ênfase nas políticas de formação de professores.