I COLÓQUIO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR EM NITERÓI

I COLÓQUIO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR EM NITERÓI

Faça sua inscrição
Quarta, 27 de setembro de 2023 Das 09:00 às 17:00

Sobre o Evento

Evento gratuito

O I Colóquio de Atendimento Educacional Hospitalar em Niterói acontecerá no dia 27 de setembro de 2023, aqui em nosso município! O evento é aberto a tod@s as pessoas interessadas !

Assim, impulsionadas por um movimento muito rico de reflexões, encontros, experimentações e construções coletivas que vêm se produzindo no Programa de Pedagogia Hospitalar de Niterói (e que desejamos fazer transbordar contagiando nossos pares) é com grande alegria que convidamos a tod@s para PARTICIPAR deste encontro!

Como o termo sugere, o “colóquio” se diferencia dos modelos hegemônicos de encontros acadêmicos em que participantes apresentam saberes e experiências supostamente consolidados, constituindo, ao invés disso, um espaço de produção coletiva de sentidos, afetos, ideias, diálogos e movimentos sobre temas significativos para a Educação de forma geral, e de forma mais específica, para o atendimento educacional hospitalar.

Nesta direção, o I Colóquio de Atendimento Educacional Hospitalar em Niterói investirá na força das perguntas, das dúvidas, do não-saber e da construção coletiva de ideias em seu potencial de produzir contágios intensivos e fazer pensar o ainda não pensado, deslocando ideias e práticas!

Estamos preparando um encontro bastante vibrante, que pretende inaugurar discussões ainda pouco exploradas no campo, como educação feminista, antirracista, indígena, pedagogia com bebês e, também, sobre o lugar da morte e do luto em um currículo vivo/da vida na escola.

Não podemos deixar de mencionar que nosso Colóquio findará com uma linda experiência que, tomando de empréstimo a língua Tupinambá, denominamos “Nhomonguetá Posanonga”, cuja tradução para o Português é “conversa (que) cura”. Este Momento será mediado pelos indígenas da Universidade Indígena Pluriétnica Aldeia Marakanã, que gentilmente aceitaram o convite para agigantar o nosso Encontro, partilhando conosco seus saberes, sua produção literária e sua arte!

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE PRECISA SABER ANTES DE REALIZAR SUA INSCRIÇÃO!

Inscrições sujeitas ao limite de vagas

Programação

09h00 Programação do Evento Palestra
Programação do Evento
Local: SEOP

Tema-chave do Encontro:

O QUE PODE A ESCOLA NO HOSPITAL?

Dimensão político-pedagógica do currículo em debate

Experiências do turno da manhã - Horário: 9h00 às 12h20

Local: Auditório da SEOP

  • Credenciamento
  • Momento de abertura e boas-vindas aos participantes
  • Iniciando o diálogo: Questões acerca das políticas de atendimento escolar a crianças em tratamento de saúde
  • Momento de troca com convidadas especiais: O que pode a escola no hospital? Dimensão político-pedagógica do currículo em debate

Experiências do turno da tarde - Horário: 13h20 às 17h

  • As atividades do turno da tarde serão divididas em três Rodas Pensantes que abordarão temáticas significativas para o campo do atendimento educacional hospitalar. Cada participante poderá se inscrever em apenas uma roda. As inscrições estão sujeitas ao limite de vagas
  1. Roda Pensante: Pedagogia com Bebês - Como pensar e fazer uma pedagogia com os bebês em diferentes espaços educativos?

  2. Roda Pensante: Educação antirracista, feminista e inspirada na cosmovisão indígena - O que o currículo da escola [no hospital] tem a ver com isso?

  3. Roda Pensante: Qual o lugar da morte e do luto em um currículo vivo/da vida na escola?

  4. Roda de Partilha: Compartilhamento coletivo dos sentidos que a experiência provocou nos grupos a partir dos efeitos dos encontros nas Rodas Pensantes

  5. Momento Nhomonguetá Posanonga (Conversa [que] Cura) com a Universidade Indígena Aldeia Marakanã. Apresentação dos livros: “Cantos e Encantos” (2022) & “Em nossas artérias nossas raízes” (2023)

Dicas e sugestões:

  • Neste site você realizará uma PRÉ-inscrição! No ato da pré-inscrição você receberá em seu e-mail algumas orientações, leia atentamente seu email até o final para escolher os turnos e a Roda Pensante na qual irá participar. Só após a realização dessas escolhas sua inscrição estará efetivamente confirmada!
  • Veja maiores informações sobre @s palestrantes e as temáticas das Rodas Pensantes nos boxes ao lado;
  • Leve seu copo/garrafa, o meio ambiente agradece;
  • O local possui estacionamento;
  • As listas de presença para certificação serão disponibilizadas a cada encontro;
  • Locais próximos para almoçar: Restaurante Empório Vírgula Jardim - Rua Craveiro Lopes 642, Barreto; Restaurante Rosa Chá - R. Orêncio de Freitas, 33, Barreto; Restaurante Guimarães Grill - R. Ver. José Vicente Sobrinho, 26,Barreto; Restaurante Sabor do Barreto - Rua Galvão 148, Mercadão do Barreto/Caden.

Abrindo o diálogo: Questões acerca das políticas de atendimento escolar a crianças em tratamento de saúde

 

Prof.º Dr  Armando de Castro Cerqueira Arosa

Professor do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e um dos organizadores dos livros: A organização escolar em ciclos na rede municipal de Niteroi (2010); Educação em Niteroi: política e produção de conhecimento (2018); Atendimento Escolar Hospitalar: saberes e fazeres (2011), Quando a escola é no hospital (2008) e A escola no hospital- espaço de experiências emancipadoras (2007).

Às10h10 - Auditório

Momento de troca com as convidadas especiais: O que pode a escola no hospital? Dimensão político-pedagógica do currículo em debate

Prof.ª Dra. Ana Lúcia Schilke - Subsecretária de Desenvolvimento Educacional no Município de Niterói, professora e pedagoga da Rede de Ensino de Niterói, a primeira professora do serviço de atendimento educacional hospitalar em Niterói, antiga e eterna parceira de trabalho no Programa de Pedagogia Hospitalar. 

Prof.ª Dra. Ediclea Mascarenhas Fernandes - Participação cancelada devido a necessidade de alteração da agenda da Professora, em função de sua participação como presidente no Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência acompanhando as Conferências Municipais.

Prof.ª Ma. Vívian Padial Leão - 

Mestra em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). Professora da Rede de Ensino de Niterói. Coordenadora e professora do Programa de Pedagogia Hospitalar em Niterói.

Prof.ª Ma. Tyara Carvalho de Oliveira - Mestra em educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora especialista-orientadora pedagógica da Escola Municipal Paulo Roberto de Moraes Loureiro- Duque de Caxias, professora itinerante da Educação Especial - Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Foi professora da Classe Hospitalar do Hospital Geral de Nova Iguaçu no período de 2013 à 2015.  Importante militante em prol do direito à educação da criança e estudante em tratamento de saúde.

Prof.ª Ma. Fanni Hamphreis - Mestra em Ciências da saúde, especialista em saúde mental, psicopedagoga, psicomotricista, pedagoga e fonoaudióloga. Coordenadora das Classes Hospitalares no Instituto Helena Antipoff e professora Universitária.

Todas as professoras-pesquisadoras possuem diversas publicações no campo do atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar.

 

 

Às11h20 - Auditório

Pedagogia com bebês - Como pensar e fazer uma pedagogia com os bebês em diferentes espaços educativos?

Nesta Roda Pensante, @s participantes inscritos serão convidadas@s a entrar no mundo dos bebês! Após vivenciarem uma sensibilização e experiência com o tema, serão instigad@s a refletir/dialogar/trocar sobre esta questão a partir de perguntas-provocações, registrando suas percepções/dúvidas/experiências e apresentando-as, posteriormente, na Roda de Partilha.  Lembrando que a proposta não é a de chegar a conclusões ou fazer um simples resumo do que foi dito, mas abrir espaço para a partilha de experiências, dúvidas, novas perguntas e “inconclusões”! 

Mediadoras: Prof.(as) Luziane Patrício, Karoline Rosa e Ana Patrícia Bastos

Às13h30 - SEOP

Educação antirracista, feminista e inspirada na cosmovisão indígena - O que o currículo da escola [no hospital] tem a ver com isso?

Este círculo pensante traz uma temática fundamental e vibrante que tem movimentado a sociedade nos dias atuais, produzindo novos espaços de vida e reparação histórica! Assim, os inscritos nessa roda, após experimentarem o contato com o tema pela via do sensível, serão convidados a “colocarem na roda” suas impressões, saberes e não-saberes sobre esta questão a partir de perguntas-provocações, registrando novas perguntas e experiências emergentes e apresentando-as, posteriormente, na roda de partilha

 

Mediadoras: Prof.(as) Luciana Kuhn, Andréia Diniz e Psi. Lauane Baroncelli

Às13h30 - SEOP

Qual o lugar da morte e do luto em um currículo vivo/da vida na escola?

Nesta roda, estaremos abrindo espaço para nossas perguntas, interrogações, angústias, saberes e não saberes sobre o lugar da morte e do luto no currículo escolar. O título que escolhemos pra essa roda já traz de imediato uma provocação: se a morte é parte inextrincável da vida, como pensar em um currículo vivo/da vida que não enfrente este tema, com seus mistérios, intensidades e dores? Assim, @s inscritos nessa roda, após se deixarem tocar pelo tema a partir de experiências sensíveis, serão convidados a conversar sobre esta questão a partir de perguntas-provocações, registrando perguntas, pensamentos e experiências que irão socializar, posteriormente, na Roda de Partilha! 

Mediadores: Prof. (@s) Vívian Padial e Víctor Vita

Às13h30 - SEOP

Carregando área de inscrição

Local

Auditório da Secretaria de Ordem Pública de Niterói, Rua Pres. Craveiro Lopes, 153, Barreto, Niterói, Rio de Janeiro
Ver no mapa

Organizador

Fundação Municipal de Educação de Niterói - Programa de Pedagogia Hospitalar