@zanellaingrid
Ingrid Zanella Andrade Campos é advogada atuante na área de Direito Marítimo, Portuário Ambiental e Aduaneiro.
Sócia fundadora do escritório Zanella Advogados & Consultores (2009), ingressou como Sócia-Titular do escritório Queiroz Cavalcanti Advogados, como responsável pela área de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro (2018).
Doutora e mestre em Direito pela da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui cursos de Liability for Maritime Claims e Law of Marine Insurance, pela International Maritime Law Institute.
Professora Adjunta de Direito Marítimo, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Damas da Instrução Cristã. Professora da Pós-graduação em Direito Marítimo, Portuário e Ambiental da Faculdade de Direito de Vitória-ES, UNIVALI-SC, UNISANTOS-SP, UFRN, UNP – MA, UniNassau, em Recife – PE.
Vice-Presidente da OAB-PE. Presidente da Comissão Nacional de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal da OAB. Membro da Women’s International Shipping & Trading Association (WISTA) – WISTA, do Instituto Ibero Americano de Direito Marítimo – IIDM, da Associação Brasileira de Direito Marítimo – ABDM e do Instituto dos Advogados de Pernambuco – IAP.
Árbitra do Centro Brasileiro de Arbitragem Marítima (CBAM), Rio de Janeiro. Auditora Ambiental Líder de terminais de granel líquido, portos, plataformas e refinarias, obrigatórias no Brasil, com reconhecimento internacional pela Exemplar Global (certificado no 130275).
Coordenadora e pesquisadora responsável pela análise jurídica do primeiro estudo ambiental no Brasil envolvendo navios de cruzeiros (Estudo Ambiental dos Impactos da Atividade de Cruzeiro Marítimo no Arquipélago de Fernando de Noronha, 2012).
Autora dos livros: Direito Constitucional Marítimo. Curitiba – PR: Juruá Editora, 2011; Direito Marítimo Sistematizado. Curitiba – PR: Juruá Editora, 2017.
Atua como advogada em processos judiciais e administrativos perante à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ANTAQ, Autoridade Marítima, Tribunal Marítimo, IBAMA, demais órgãos ambientais, em casos envolvendo acidentes marítimos com danos ambientais, inclusive com óleo, transporte de material perigoso e inflamável, entre outros.
Advogada em diversos acidentes marítimos, como o naufrágio da embarcação HAIDAR, do ex Porta aviões São Paulo entre outros. Em 2019, participou do Comitê Gestor de Crise, junto ao governo de Pernambuco, em face do incidente com óleo no Nordeste do Brasil.
Perita Ambiental Judicial, com atuação em caso de royalties, através de parecer envolvendo Direito Ambiental, de Petróleo e Gás.
Pesquisadora do grupo criado para consolidação da proposta do novo Código Comercial – PLS nº 487/2013, no Senado Federal.
Foi agraciada como Oficial da Ordem do Mérito Naval (2019); como Amiga da Marinha (2022); Amiga da Capitania dos Portos de Pernambuco (2023), Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, classe Comendador, Tribunal Eleitoral de Pernambuco TRE (2022); Heroínas de Tejucupapo (2021); Medalha de Honra ao Mérito Juiz Aluiz Tenório de Brito, TJPE (2021).