I Congresso de Educacao do Sesc DF

24 de julho de 2023, 07h00 até 25 de julho de 2023, 17h00

Informações

O 1º Congresso de Educação do Sesc-DF é uma iniciativa que tem por objetivo principal, fomentar o pensamento crítico e social por meio de discussões acerca do papel da escola frente às demandas educacionais contemporâneas. Além disso, busca integrar os principais agentes escolares em um mesmo espaço, físico e remoto, para promover diálogos recursivos sobre os princípios norteadores de uma ESCOLA PARA A VIDA, que será o tema do Congresso. Esse grandioso evento contará com palestras ministradas pelos ilustres professores José Pacheco, José Moran, Wilsa Ramos e André Hedlund. Além disso, teremos a realização de diversas oficinas ligadas ao tema "Uma escola para a vida".

Os participantes deverão se inscrever para participação do Congresso e palestras que acontecerão no Teatro Newton Rossi e, por dia, cada congressista poderá participar de uma única oficina por elas acontecerem concomitantemente, sendo necessário realizar previamente a inscrição para as oficinas nos dias 24 e 25. Cada oficina terá 30 vagas, sendo que aqueles que não garantirem vaga em oficina, poderão participar das Trocas de Experiências, que acontecerão no Teatro.

Contamos com sua participação neste evento incrível!

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

José Pacheco

Saiba mais

José Moran

Saiba mais

André Hedlund

Saiba mais

Wilsa Ramos

Programação:

Recepção e credenciamento Credenciamento

Abertura do evento Abertura

Palestra Professor José Pacheco Palestra · José Pacheco

Mesa Redonda Mesa-redonda

Apresentação Diretoria Sesc-DF Apresentação

Oficina 01 - Sesc + Diálogos - Ateliê, estética e aprendizagem: uma contribuição de Reggio Emília para a prática docente. Oficina

Oficina 02 - Sesc + Diálogos - O olhar atento do professor por meio do Registro fotográfico: a riqueza da documentação pedagógica Oficina

Oficina 03 - Sesc + Diálogos - Parlendas e cantigas na formação da consciência fonológica. Oficina

Oficina 04 - Sesc + Diálogos - Laboratório de análise de fontes históricas Oficina

Oficina 05 - Sesc + Diálogos - Educação inclusiva e as representações dos estudantes sobre seus pares Oficina

Oficina 06 - Sesc + Diálogos - A arte como mediador para a expressão das emoções. Oficina

Oficina 07 - Sesc + Diálogos - A interdisciplinaridade na Metodologia CLIL: teoria x prática. Oficina

Oficina 08 - Sesc + Diálogos - Descobrindo o Universo: Oficina de Astronomia para Professores da Educação Infantil Oficina

Troca de experiências Debate

Almoço Almoço

Abertura Apresentação

Palestra Professor André Hedlund Palestra · André Hedlund

Mesa Redonda Mesa-redonda

Encerramento Encerramento

Abertura dia 25 Abertura

Palestra Professora Wilsa Ramos Palestra · Wilsa Ramos

Mesa redonda Mesa-redonda

Oficina 01 - Sesc + Diálogos - Territórios do brincar: contextos criativos, lúdicos e de valorização da infância Oficina

Oficina 02 - Sesc + Diálogos - O uso dos conceitos da Inteligência Artificial na pedagogia. Oficina

Oficina 03 - Sesc + Diálogos - Por onde flor: Oficina com recursos naturais, recolhidos nos espaços de convivência infantil, como proposta de investigação inspirados na abordagem de Reggio Emilia. Oficina

Oficina 04 - Sesc + Diálogos - Ateliê das emoções. Oficina

Oficina 05 - Sesc + Diálogos - Mediações e intervenções pedagógicas por meio de jogos e recursos produzidos com materiais não - estruturados - Contribuições da Sala de Recurso Multifuncional - SRM. Oficina

Oficina 06 - Sesc + Diálogos - Desenho técnico para impressão 3D como ferramenta interdisciplinar Oficina

Oficina 07 - Sesc + Diálogos - Explorando o Universo: Oficina de Astronomia para Professores do Ensino Fundamental I. Oficina

Troca de experiências Debate

Almoço Almoço

Abertura - Apresentação Cultural Apresentação Artística

Palestra Professor José Moran Palestra · José Moran

Mesa Redonda Mesa-redonda

Encerramento Encerramento

Credenciamento

O Credenciamento se dará a partir das 7h do dia 24 de julho no Foyer do Teatro Sesc Newton Rossi em Ceilândia, sendo necessária a apresentação do comprovante de inscrição para retirada do crachá.

Por dia, cada participante poderá participar de uma única oficina por elas acontecerem concomitantemente, sendo necessário realizar previemente a inscrição para participação das oficinas nos dias 24 e 25. Cada oficina terá 30 vagas, sendo que os participantes que não garantirem vaga em oficina, poderão participar das Trocas de Experiências, que acontecerão no Teatro.

Teatro Sesc Newton Rossi

SESC, Ceilândia Norte QNN 27, Área Especial Lote B - Ceilândia, Brasília - DF

Ceilândia Norte (Ceilândia), Brasília - DF

72225-270

Teatro Sesc Newton Rossi

Ver no mapa

SESC, Ceilândia Norte QNN 27, Área Especial Lote B - Ceilândia, Brasília - DF

Ceilândia Norte (Ceilândia), Brasília - DF

72225-270

Sesc - Distrito Federal

José Pacheco

Escola da Ponte


José Pacheco é mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência mundial em
inovação. Coordenou o projeto "Fazer a Ponte", de 1976 a 2004, projeto galardoado com o 1º Prêmio do “Concurso Experiências Inovadoras no Ensino", promovido pelo Ministério da Educação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação. Pela sua relevante contribuição para uma Educação de boa qualidade, foi-lhe atribuída pela Presidência da República a "Comenda da Ordem da Instrução Pública". Em 2005, com e o título de notório especialista, passou a residir no Brasil. Desde então, viaja pelo país, mobilizando educadores que acreditam em uma educação transformadora e democrática. Acompanha inúmeros projetos para uma nova educação. Entre eles: EM Amorim Lima (SP), EE Campos Sales (SP), Projeto Âncora (SP) e CAP (DF). No IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), no quadro do Projeto Brasília 2060 - Plano Estratégico para uma Cidade Sustentável, coordenou a pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC (Ministério da Educação) integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica.Foi facilitador do Gaia Brasil, de 2009 a 2016. É o Coordenador Pedagógico da EcoHabitare Projetos, empresa social que que visa promover uma educação conectada com necessidades sociais do Século XXI. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

José Moran

Educação Transformadora


Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Novas Tecnologias na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro na mesma universidade. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido (Blended) e de Educação a Distância. Atualmente é professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em competências, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, Metodologias Ativas de Bolso e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora.

André Hedlund

PUC-PR


Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO, 2014) e mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade de Bristol na Inglaterra como bolsista Chevening (2018-2019). Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino de línguas e formação de professores. Trabalhou mais de 15 anos no campo de instrução de idiomas, tendo lecionado inglês, francês e alemão. Também exerceu as funções de consultor pedagógico e designer de currículo. Foi Coordenador de Biblioteca do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, responsável pela elaboração de projetos culturais e acadêmicos que visem à integração da comunidade e dos alunos com temas relacionados aos EUA. Trabalhou como representante acadêmico da editora Cengage Learning (National Geographic Learning + TED Talks), além de ter sido Examinador dos Certificados de competência e proficiência de Michigan e presidente do Comitê Partners of the Americas Goiás. Atualmente, André Hedlund foi mentor de programas bilíngues Edify e é professor convidado dos cursos de extensão e pós-graduação da PUC-PR, lecionando disciplinas relacionadas à cognição, neurociências, plurilinguismo e psicopedagogia. André é palestrante nacional e internacional, designer de workshops e faz consultoria com parceiros na Europa (Pilgrim's, Gallery Teachers, Amolingua, Academy of Distinction e Fischer International).

Wilsa Ramos

UNB - Universidade de Brasília


Psicóloga com mestrado na UFMG e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, dois pós-doutorados no Programa de Mestrado e Doutorado Interuniversitário de Psicologia da Educação (MIPE/DIPE), do Departamento de Cognição, Desenvolvimento e Psicologia da Educação da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, sediada em Barcelona. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia (IP) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília (UnB).Vice Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília (UnB), gestão 2021-2022. Vice Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado GEDESU, Desenvolvimento subjetivo em contextos educativos. Coordenadora do acordo de Cooperação Colégio Doutoral internacional de Tordesilhas entre o PGPDE e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Tem pesquisado, principalmente, sobre os seguintes temas: novas ecologias de aprendizagem; subjetividade e produção de sentidos subjetivos dos estudantes online; trajetórias de vida de aprendizagem, ação docente em tempos de pandemia. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e Aprendizagem mediada por tecnologias, com ênfase nos seguintes temas: desenho de metodologias para a implementação de programas online, processos de desenvolvimento e aprendizagem mediados pelas TIC. Autora de artigos e capítulos nestas temáticas.