Sobre
O I CONGRESSO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DO IFMA, tem com temática: ferramentas digitais e aulas remotas: aproximações necessárias no enfretamento da pandemia Covid-19 no estado do Maranhão. Este evento, está sendo realizado pelo curso de especialização em Informática na educação, sediado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Raimundo das Mangabeiras. Endereço: BR 230, Km 319, Zona Rural, São Raimundo das Mangabeiras – MA; CEP 65840-000.
O congresso tem como foco, debater questões relacionadas ao enfrentamento da pandemia com temáticas direcionadas as necessidades dos professores do estado do Maranhão. Desse modo, será um momento de formação e aprendizagens sobre o uso de tecnologias em dias de atividades remotas, tanto na educação quanto em outros setores da sociedade. Nesse sentido, o evento tem como objetivo geral refletir sobre a possibilidade da utilização de ferramentas digitais em aulas remotas: aproximações necessárias no enfretamento da pandemia Covid-19, possibilitando aos estudantes e profissionais da educação, conhecimentos e saberes necessários para usufruir de tecnologias aplicada a educação.
O público alvo destina-se a estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da educação e áreas afins do estado do Maranhão, com interesse em discussões nas áreas de informática e educação, bem como reflexões sobre ensino em tempos de pandemia. O evento conta com palestras, minicursos, relatos de experiências, lançamentos de livros, apresentação e publicação de trabalhos nas modalidades comunicação oral e pôsteres, totalizando 20 horas (vinte horas) de construção de conhecimentos e enriquecimentos dos processos de ensino e aprendizagem.
Envio de trabalhos até 01 de setembro de 2021! (veja a aba submissão de trabalhos).
Local do evento
Evento online
Link: https://www.youtube.com/watch?v=_J6ZoC-EjpM
Palestrantes
-
Antônio José Araújo Lima - IFMA
Professor do Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Coordenador do curso de especialização em Informática na Educação. Doutorando em educação pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - campus de Imperatriz-MA. Também é graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus São Luís. Especialista em Pedagogia Hospitalar pela Universidade dos Vales Gerais. Especialista em Ludopedagogia e a Educação infantil - pela Universidade do Vales Gerais. Ainda Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Maranhão. Possui experiência nas áreas de Estágio Supervisionado, Educação Inclusiva, Didática. Autor de artigos, capitulo de livros e livro com a temática pedagogia hospitalar, atividades lúdicas e brinquedotecas. Interessado por pesquisas relacionadas a educação especial, pedagogia hospitalar, brinquedotecas, lúdico e ludicidade na educação infantil com ênfase em formação de professores.
-
Denilson Barbosa dos Santos - Universidade Estadual do Maranhão campus Caxias /CESC-UEMA
É Geopedagogo, pois possui graduação em Geografia e em Pedagogia Licenciatura Plena pela UEMA. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí/PPGGEO/UFPI. Especialista em 6 áreas da educação: 1) Educação de Formadores de Professores/FACEMA; 2) Educação do Campo/UEMA; 3) Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional/IESF; 4) Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/PROEJA/IFMA; 5) Psicologia da Educação/UEMA; 6) Atendimento Educacional Especializado/Dom Bosco. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG/UFPI). Professor de Geografia, efetivo da Rede Municipal de Ensino de Matões (MA). Professor Substituto do Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão/CESC/UEMA. É professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto de Educação Athena. Consultor e assessor educacional. Formador de professores da Educação Básica da Rede Pública e Privada de Ensino. Pesquisador e escritor no campo educacional com foco na inclusão escolar, formação docente e práticas pedagógicas nos diferentes níveis de ensino, etapas e modalidades de ensino como: Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação Especial/Inclusiva, Educação do Campo; Educação Ambiental e Educação Infantil. Membro do Conselho Editorial da Revista Geografia: Publicações Avulsas do Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal do Piauí/UFPI. Membro do CIEPP - Centro de Inovação e Conhecimento para a Excelência em Políticas Públicas (https://www.ciepp.org/). Atualmente presta consultoria e assessoria pedagógica em Assuntos Educacionais para Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Aldeias Altas-MA/SEMECTI. Atuou de 2019/2020 como Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA campus Codó, ministrando as disciplinas pedagógicas nos cursos de graduação licenciatura como História e Filosofia da Educação; Didática Geral, Psicologia da Educação; Educação de Jovens e Adultos. Atuou de 2013 a 2016 como Coordenador lotado no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Caxias-MA. Atuou em 2018 como Supervisor Escolar concursado da Rede Municipal de Ensino de Açailândia -MA. Atuou de 2013 à 2016 como Professor Substituto do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão/CESC/UEMA, ministrando disciplinas pedagógicas e específicas do Curso de Graduação em Geografia como Fundamentos da Educação; Planejamento e Avaliação da Aprendizagem; Prática na Dimensão Política Social; Educacional e Escolar; Estágio Supervisionado; Organização e Funcionamento da Educação Básica; Política Educacional Brasileira, entre outras. Atuou em 2015/2016 como Tutor Presencial do Curso de Especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/UAB polo Caxias-MA). Atuou de 2013 a 2016 como professor formador de alfabetizadores e professores do 1º e 2º segmentos da modalidade de EJA das Redes Municipais de Ensino de Caxias-MA e Matões -MA.
-
Meirydianne Chrystina de Almeida Santos Silva - CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS LÚCIA BAYMA, CEJA LÚCIA BAYMA e UIMEEAS
Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Pós-graduanda em EAD e Novas Tecnologias Educacionais pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR - MARINGÁ - PR). Graduanda em Licenciatura em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA - Campus Caxias. Professora Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Rio Sono (Araguaína - TO). Atualmente, professora da educação básica nas redes pública estadual e municipal no Maranhão e professora da rede privada de ensino. A professora desenvolveu, de modo pioneiro e inovador a implantação e implementação de plataforma, do tipo Ambiente Virtual de Aprendizagem, através do Google Classroom para continuidade das aulas na rede estadual, na modalidade remota, por meio da adoção de ferramentas da Educação à Distância. A docente atua também com treinamento, mentoria/consultoria/assessoria pedagógica para os usos dos recursos digitais educacionais no ensino regular presencial, bem como atua na formação de professores para o uso de tecnologias aplicadas à educação. A docente tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Atualmente, leciona no município de Codó - MA, atuando no ensino fundamental de 6° ao 9° ano na Unidade Integrada Municipal Evangélica Estevam Ângelo de Sousa na disciplina de Língua Portuguesa e ministra aulas de Literatura e Produção Textual no Centro de Educação de Jovens e Adultos Lúcia Bayma (Ensino Médio). Docente da Faculdade Evangélica do Piauí - FAEPI (Polo Coroatá), no curso de Pós-graduação em Gestão e Supervisão Escolar e no curso de Pós-graduação em Educação Infantil. Ministrou aulas na Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME, no curso de Pós-graduação em Psicopedagogia com Gestão e Supervisão Escolar. Lecionou na Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED, nos cursos de Letras, Pedagogia e Serviço Social. E atuou como orientadora de TCC no Núcleo de Ensino Técnico Sinai. Também lecionou no Centro de Formação Educacional do Leste Maranhense nos cursos de Pedagogia e Letras. Na Uemanet, Rede E-tec Brasil trabalhou como tutora presencial dos cursos de Educação à Distância. Trabalha com revisão e formatação de textos.
-
Fabricia da Silva Machado - IFMA
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014). É membro do núcleo de pesquisa FORMAR -Formação de Professores na perspectiva histórico-cultural da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: colaboração, violência escolar, conceito. formação inicial e contínua, saberes docentes, formação docente, sentidos e significados com base na Teoria da Atividade Sócio Histórico Cultural, Materialismo Histórico Dialético, Pesquisa Colaborativa e Prática pedagógica.
-
Thelma Helena Costa Chahini - UFMA
Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão UFMA. Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Campus de Marília e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Gestão e Coordenação Pedagógica. Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial. Docente e Pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação e em Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da UFMA - PGCULT. Professora Participante externo no Mestrado em Políticas Públicas da UFMA. Linha de Pesquisa: Inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino e no mercado de trabalho formal. Membro (desde 2008) do Grupo de Pesquisa da UNESP/Marília/SP "Diferença, Desvio e Estigma", liderado pelo Prof. Dr Sadao Omote. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão - CEP/CONEP/UFMA, desde 2017. Autora dos Livros: ?Atitudes Sociais e opiniões de professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão em relação à inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior (2013) e O percurso da inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior (2016). Coautora dos Livros: Núcleos de Acessibilidade: expressão das Políticas Nacionais para a Educação Superior (2018); e "Sei falar inglês, logo posso ministrar aulas: a construção identitária do docente de inglês na contemporaneidade (2018); O que as crianças pensam sobre as deficiências (2020); Atividades Lúdicas em Hospitais Pediátricos (2020). Possui experiência nas áreas de Educação e Educação Especial, com ênfase na inclusão de pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas no processo ensino-aprendizagem e no mercado de trabalho formal. Atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem, atitudes sociais, acessibilidade, inclusão social e educacional, qualificação profissional de pessoas, público alvo da educação especial.
-
Sérgio Nazareno Alves Pinheiro - UEMA E UEMASUL
Especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Adelmar Rosado - FAR. Graduando em Filosofia Licenciatura -UEMA, Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Formação Técnico em Processamento de Dados ? C.E.E.M.A.R. Atuando como professor substituto na UEMA e UEMASUL, experiência no Núcleo de Tecnologia Informação. Atuou como professor horista na FEMAF (cursos de graduação e Pós), no Instituto Fefrenn/CINEF, FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS - FAIARA - Cursos graduação e Pós-graduação. Afinidade com as disciplinas de História da educação, Sociologia da educação, Didática, Informática educacional e filosofia da educação. Professor/ instrutor Cebrac - Centro Brasileiro de Cursos profissionais em Imperatriz-MA, na área de educação profissional, administrativa e tecnológica, com ênfase em cursos profissionalizante, administração de Setores específicos de logística, tecnologia e gestão. Boa articulação em unir os diversos seguimentos para colaborar com o aprendizado e facilitador nas abordagens do conhecimento.
-
Marcones Alves da Silva - SEDUC MA
Graduado em Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (2017) e especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (2019), atuou como professor supervisor no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente é professor contratado pela SEDUC-MA desde 2017. Possui experiência na área de Educação Popular e Trabalho voltado as Juventudes
-
Saulo Henrique dos Santos Esteves - IFCE
Possui graduação em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia Internacional (2011), graduação em Bacharelado em Engenharia de Produção pela Universidade de Fortaleza (2015), graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2013), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (2014), graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (2014), graduação em Gestão da Produção Industrial pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014), graduação em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2017) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é professor EBTT do IFCE , atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, motores, toyotismo, economia e ensino técnico.
Programação
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
16/09 | ||
19h00 |
Ensino remoto emergencial: limites e possibilidades
Palestra |
Palestra de abertura com prof. mestre Saulo Henrique dos Santos Esteves- IFCE |
17/09 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCHdfFzdhCeVRYI2HLfKSh7Q |
Panorama do retorno as aulas no pós pandemia no Estado do Maranhão
Palestra |
Nesta palestra será discutido as principais demandas relaciondas ao retorno das aulas no pós pandemia no Estado do Maranhão nos diversos níveis e modalidades de ensino. Será ministrado pela Professora Fabrícia da Silva Machado. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014). É membro do núcleo de pesquisa FORMAR -Formação de Professores na perspectiva histórico-cultural da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: colaboração, violência escolar, conceito. formação inicial e contínua, saberes docentes, formação docente, sentidos e significados com base na Teoria da Atividade Sócio Histórico Cultural, Materialismo Histórico Dialético, Pesquisa Colaborativa e Prática pedagógica. |
18/09 | ||
14h00 |
Apresentação de comunicação oral e pôsteres
Roda de Conversa |
Apresentacao-de-comunicacao-oral-e-posteres |
19h00 |
Relatos de experiência: Experiências de professores do Estado do Maranhão: uso de tecnologias, relação professor- aluno, dificuldades e desafios
Relato de Experiência Denilson Barbosa dos Santos, Marcones Alves da Silva, Meirydianne Chrystina de Almeida Santos Silva, Sérgio Nazareno Alves Pinheiro |
Relatos de experiência: Experiências de professores do Estado do Maranhão: uso de tecnologias, relação professor- aluno, dificuldades e desafios. |
21h00 https://www.youtube.com/channel/UCHdfFzdhCeVRYI2HLfKSh7Q |
Lançamento de livros
Lançamento de Livro Antônio José Araújo Lima, Thelma Helena Costa Chahini |
Lançamento de livros |
Inscrições
Organizador
-
Coordenação do curso de especialização em Informática na Educação do IFMA- campus SRM
A coordenação do curso é formada por uma equipe sistêmica, aqui representada nas pessoas dos professores pesquisadores do IFMA- Campus São Raimundo das Mangabeiras: Prof. Me. Antônio José Araújo Lima e prof. Me. Marconi de Jesus Santos.
Entre em contato