I Congresso Digital de Nanobiotecnologia e Bioengenharia

I Congresso Digital de Nanobiotecnologia e Bioengenharia

Faça sua inscrição
De 1 a 4 de junho Todos os dias das 08h00 às 18h00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

Bem vindo!

Este é o I Congresso Digital de Nanobiotecnologia e Bioengenharia (I CDNB), que tem o propósito de promover o encontro de pessoas e consequentemente possibilitar o compartilhamento de ideias e expertises para trazer inovações em nanobiotecnologia e bioengenharia. Além disso visa explorar interfaces entre as duas áreas e identificar temas de interesse comum. Esse Congresso será 100% digital e aberto ao público. Esta é uma excelente oportunidade para que profissionais e estudantes que atuam em universidades, institutos de pesquisa e empresas interajam com pesquisadores renomados do Brasil e exterior.

A programação do I CDNB inclui palestras on-line, minicursos e apresentações de trabalhos na forma de e-Pôster. Diversos pesquisadores reconhecidos já confirmaram presença!

Esperamos encontrá-los virtualmente! Programe-se para estar conosco neste grande evento, as vagas são limitadas. Você não pode perder!

Site Embrapa: https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-eventos/-/evento/423840

Certificados de participação do evento (apenas para inscritos que tiveram 75% de frequência): https://doity.com.br/i-congresso-digital-de-nanobiotecnologia-e-bioengenharia/certificados

Certificados apresentação de e-Pôsters: https://drive.google.com/drive/folders/100UNKLC09sgIDWTNzGqaibwX1MOwS0jt?usp=sharing
Certificados minicurso dias 02 e 03: https://drive.google.com/drive/folders/1G2_WO3mHU0SIF7ZfVxAv2Rs8SPgC3E9E?usp=sharing
Certificados minicurso dia 04: https://drive.google.com/drive/folders/1MVDvTmMPWmrhERfQao6mjPMGGYY336do?usp=sharing

Palestrantes

  • Dr. Luciano Paulino da Silva
  • Dra. Silvya Stuchi Maria Engler
  • Dr. Anderson de Oliveira Lobo
  • Dra. Cínthia Caetano Bonatto
  • Dr. Valtencir Zucolotto
  • Dra. Karin Klempp Franco
  • Dr. Glauco Souza
  • Isis Eich
  • Dr. Paulo Vieira Milreu
  • Taciana Pereira
  • Dra. Ana Luiza G. Millás
  • Cícero André da Costa Moraes
  • Dr. Diego Stéfani Teodoro Martinez
  • Dr. Leandro Antunes Berti
  • Dr. Delmárcio Gomes
  • Dr. Samuel Vidal Mussi
  • Me. Luiz Carlos Pinage
  • Me. Júlia Moreira Pupe
  • Me. Tatiane de Melo Pereira
  • Me. Lucio de Assis Araujo Neto
  • Gabriela Mendes da Rocha Vaz
  • Dra. Daiana Silva de Ávila
  • Dr. Gabriel Romero Liguori
  • Dr. Miguel Ângelo Cerqueira
  • Dra. Juliana Lott de Carvalho
  • Dr. Humberto de Mello Brandão
  • Me. Beatriz Santos Carvalho

Programação

10h00 Nanobiofabricação Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Dr. Luciano Paulino da Silva aborda, em sua palestra, desde o desenvolvimento de nanomateriais por rotas eco-amigáveis até a aplicação destes em processos que visem à biofabricação de miméticos de estruturas biológicas com ênfase não apenas em ações de pesquisa e desenvolvimento, mas também de inovação e empreendedorismo. O Dr. Luciano é Biólogo e Doutor em Biologia Animal pela Universidade de Brasília, sendo desde 2006, Pesquisador na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia onde é responsável pelo Laboratório de Nanobiotecnologia (LNANO), além de professor orientador em diversos programas de pós-graduação em instituições públicas de destaque no cenário nacional.

11h00 Biomanufatura Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

A Isis Eich é CEO da Portunus Brasil e cofundadora e CSO da Portunus EUA e Colômbia; cofundadora da Solarpunk Labs (EUA); consultora em Biologia Sintética da Genobank.io (empresa norte-americana de segurança da bioinformação na Blockchain); futurista e empreendedora. Isis também é membro do MIT Media Lab, vinculada ao programa de formação em lideranças globais em Biotecnologia (Global Biosummit Fellowship – MIT Media Lab) - sendo a única brasileira aceita na turma inaugural de 2019; especialista em Biotecnologia; mestranda em Bioinformática; Bacharel em Ciência e Tecnologia e Graduada em Estratégia em Comércio Exterior, com enfoque em transferência de tecnologia; além de pesquisadora e professora de Biotecnologia em instituições de ensino internacionais. Isis também tem experiência na produção de programas de TV educacionais (EUREKA), bem como no desenvolvimento e promoção da ciência livre e cidadã em ambos os setores: público e privado. Suas áreas de expertise são Biologia Sintética, tecnologias CRISPR/Cas e sequenciamento gênico.

11h45 Nanotecnologia para todos Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Dr. Delmárcio Gomes é Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Obteve seu doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP. Foi premiado em 1º Lugar no Prêmio Jabuti 2017 na categoria Engenharia e Tecnologias, como autor do livro: NANOTECNOLOGIA EXPERIMENTAL, Editora Blucher - 2016. É idealizador e coordenador da Plataforma ENSINANO (www.ensinano.com.br), onde desenvolve conteúdos educativos para ensino e divulgação científica da Nanotecnologia. É também autor da Cartilha Educativa “NANOTECNOLOGIA PARA TODOS!”, primeiro material didático gratuito voltado à difusão da nanociência e nanotecnologia no ensino médio e técnico, uma cartilha apoiada pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP e financiada pelo Banco Santander.

14h00 Computação Gráfica 3D Aplicada à Bioengenharia Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

Cícero Moraes é um designer brasileiro especializado em reconstrução facial forense e confecção de próteses faciais humanas, próteses veterinárias, planejamento de cirurgias faciais, reconstrução de cenas de crimes, recuperação digital de patrimônio arqueológico e o desenvolvimento de add-ons em Python para o Blender nas áreas de cirurgia ortognática, ortodontia e rinoplastia. Por suas contribuições recebeu diversas honrarias, dentre elas: sete moções de aplauso oferecidas pelas Câmara de Vereadores de Sinop, Comenda Colonizador Enio Pipino, Título de Cidadão Mato-Grossense, Reconhecimento por parte do Governo Regional de Lambayeque (Peru), a Medalha Inca Garcilaso de la Vega, um reconhecimento do Ministério da República Tcheca e um reconhecimento da Arquidiocese de Kosice, Eslováquia pelas suas contribuições à religião oficial e à história do país. Seus trabalhos foram noticiados nos principais meios de comunicação do mundo e as publicações foram traduzidas para mais de 100 idiomas.

14h45 Propriedade Intelectual e Nanotecnologia Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

A Dra. Karin Klempp Franco é professora na graduação e pós-graduação da Facamp, Sócia de Barcellos Tucunduva Advogados. Doutora em Direito Comercial pela USP, Mestre em Direito Comercial pela Universidade de Colônia, Alemanha. Atua há mais de 20 anos na área de propriedade intelectual. Participa ativamente de diversas associações de propriedade intelectual, e foi nomeada em rankings nacionais e internacionais pela sua atuação em propriedade intelectual: Análise 500 Advocacia, Leaders League, Chamber and Partners, LACCA, Latin Lawyer.

10h00 Células-tronco pluripotentes e engenharia de tecidos Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

A Dra Juliana Lott de Carvalho possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG. Atualmente, a Dr. Juliana é docente na UnB. A Dra. Juliana possui experiência nas áreas de Imunologia e Biologia Celular, com ênfase em células-tronco mesenquimais, células-tronco embrionárias, células-tronco de pluripotência induzida, imunorregulação, engenharia de tecidos, toxicologia in vitro, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia celular em modelo de infarto agudo do miocárdio, imunorregulação por células-tronco mesenquimais em modelo de doença infecciosa e parasitária, cardiomiogênese de células pluripotentes, engenharia de tecidos baseada em matrizes decelularizadas, toxicologia e substituição da experimentação animal. A palestrante orienta estudantes pelos Programas de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia (UCB) e Ciências Médicas e Medicina Tropical (UnB).

11h00 Nanotecnologia em Alimentos Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Dr. Miguel é Pesquisador do Grupo de Processamento de Alimentos do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Portugal. Sua pesquisa está focada no desenvolvimento de estruturas de base biológica nanoestruturadas para aplicações em alimentos. Dr. Miguel é Licenciado e Doutor em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho (UM). Ele é coautor de mais de 100 artigos científicos, publicou 20 capítulos de livros, depositou como co-inventor uma patente e é editor de três livros. Em 2013, ele co-fundou uma start-up (Improveat, spin-off da UM). Em 2014, ele ganhou o Prêmio Jovem Cientista e em 2016 foi selecionado como Membro Inaugural da Seção Internacional de Cientistas da Academia Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, ambos organizados pela União Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Em 2018 e 2019, ele se junta à lista de Pesquisadores Altamente Citados, apresentada pela Clarivate Analytics.

11h45 Aplicações de Materiais Biomiméticos Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Dr. Anderson de Oliveira Lobo apresentará o tema "Aplicação de Materiais Biomiméticos". Ele é professor Titular-Livre do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Piauí. É bacharel em Engenharia Biomédica e doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Obteve o pós-doutoramento em Bioengenharia na Harvard Medical School e Massachusetts Institute of Technology (Harvard-MIT Health Sciences and Technology) finalizado em 2017. Possui experiência didático-científica na área de Engenharia de Materiais e Biomédica. Atua diretamente no desenvolvimento de biomateriais biomiméticos e bioinspirados aplicados a engenharia tecidual e nanomedicina. Atualmente é bolsista de Produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Possui mais de 100 artigos indexados em revistas de seletiva política editorial, mais de 2100 citações e índice H=22. Coordenou e cooordena diversos projetos como Pesquisador Principal nos principais órgãos de fomento do Brasil, tais como: FINEP, FAPESP, CNPq, CAPES e SERRAPILHEIRA. Revisor de agencias de fomentos nacionais e internacionais, tais como Fapesp, CNPq e Japan Society for the Promotion of Science. É editor chefe associado de dois periódicos internacionais classificados como A1 na Capes, sendo eles: International Journal of Nanomedicine e Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, sendo ambos um dos principais periódicos na área de Nanomedicina e Nanobiomateriais.

14h00 Nanotecnologia Farmacêutica Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Dr. Samuel Vidal Mussi possui experiência na indústria farmacêutica em pesquisa com nanotecnologia para sistemas de liberação de fármacos. Ele é Bacharel em Farmácia com habilitação em Indústria e doutor em Ciências Farmacêuticas, ambos na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem pós-doutorado na Northeastern University. É responsável pela pesquisa e desenvolvimento em nanotecnologia no Aché Laboratórios SA, coordenando o primeiro laboratório de nanotecnologia na indústria farmacêutica no Brasil. As áreas de atuação incluem desenvolvimento farmacotécnico, troubleshooting, transferência de tecnologia, escalonamento, pesquisa de tecnologias para aplicação no desenvolvimento de medicamentos, nutracêuticos e dermosméticos, nanomedicina, nanocarreadores farmacêuticos com direcionamento específico para um local, multifuncionais e sensíveis à estímulos. Têm experiência na área de desenvolvimento, caracterização e avaliação de nanopartículas lipídicas carregadas com fármacos leishmanicidas, antitumorais e utilização de modelos in vitro e in vivo

14h45 Técnicas de Biofabricação e Prototipagem de Equipamentos Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

 

A Dra. Ana Luiza Millás é cofundadora e diretora científica da startup 3D Biotechnology Solutions - 3DBS, empresa especializada na customização de bioimpressoras 3D e no desenvolvimento de modelos in vitro. Ela é bióloga com mestrado e doutorado pelo Departamento de Engenharia de Materiais e Bioprocessos na Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP, tendo realizado parte da sua pesquisa na empresa The Electrospinning Company, na Nottingham Trent University na Inglaterra, e parte na Cornell University nos Estados Unidos. Atualmente, além de empresária é pós-doutoranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP/São Paulo em colaboração com a empresa Natura Cosméticos.

10h00 Nanomedicina Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Dr. Valtencir Zucolotto possui graduação em Engenharia de Materiais, mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular do Instituto de Física da USP de São Carlos, onde coordena o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano). Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Nanomedicina, Desenvolvimento de Nanomateriais para Diagnóstico e Terapia, Polímeros, Automontagem, Biossensores, e nanocompositos. Já orientou dezenas de alunos de Pós-Graduação e supervisões de Pós-Doutorado.

11h00 Biotintas Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

A Dra. Taciana Pereira é formada em Bioengenharia pela Universidade de Harvard (2013-2017) e trabalhou no Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering, sob orientação de David Mooney (PhD). Atualmente, ela é Vice-Presidente de Life Sciences na Allevi (Filadélfia, PA, EUA), onde lidera pesquisa e desenvolvimento de aplicações e biotintas para bioimpressão 3D. Como Vice-Presidente, Taciana também é responsável por parcerias e colaborações com empresas da indústria farmacêutica e de Life Sciences. Foi nomeada ao prêmio como “Cientista do Ano” pela Philadelphia Magazine (2019) e considerada uma das “20 jovens inspiradores nos seus 20” pela McKinsey & Company (2019). Lidera dois conselhos internacionais de pesquisa, sendo Presidente das comissões de bioimpressão 3D da Regenerative Medicine Manufacturing Society e da New Organ Alliance, apoiada pela NASA.

11h45 Consolidação da nanotecnologia no país Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Dr. Leandro Berti possui Pós-doutorado em Nanobiotecnologia pelo InteLAB, UFSC, PhD em Soft Nanotechnology, pela University of Sheffield, Inglaterra e Pós-Graduado em Engenharia da Computação pela Univali. Ele é CEO da empresa FIBER INOVA; Presidente da Associação Brasileira de Nanotecnologia (BrasilNano); Idealizador e Coordenador do SUPERHUB de Nanotecnologia do Paraná. Foi ainda Coordenador-Geral de Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (CGTC) e Coordenador- Geral de Tecnologias Estratégicas, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil (MCTIC), responsável pela política pública nacional, estratégia, iniciativas em Nanotecnologia, Fotônica, Materiais Avançados e Manufatura Avançada. Foi Secretário Executivo do API.Nano, na Fundação CERTI. Autor de livros sobre Nanossegurança. Possui vasta experiência em negociação internacional, contratos, licenciamento e gestão de projetos de inovação.

13h00 Fundos de investimento e o seu olhar para a Nanobiotecnologia e Bioengenharia Premiação
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Edsmar Carvalho Resende é sócio fundador da Gestora 10b. Apaixonado por ser catalisador de conexões (cross pollination) e gerar oportunidades ao conectar pessoas, ideias e negócios. Investe em tecnologias aplicadas a cadeia AgFood. Advogado (UEL) especialista em Desenvolvimento local e Sustentabilidade. Possui 17 anos de experiência na área de Sustentabilidade, Inovação e Estratégia. Experiência Multisetorial em Terceiro Setor (ONGs), Agrobusiness, Mineração, Energia, Banking e Venture Capital. Atua como mentor e avaliador de programas de inovação e startups.

14h00 Perspectivas futuras para fabricação de tecidos e órgãos Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Gabriel Liguori é doutor em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/Universidade de Groningen (Holanda). Graduado com honras (Máxima Distinção em Cirurgia) em Medicina pela FMUSP, recebendo o Prêmio Prof. Dr. Edmundo Vasconcelos. Editor Associado do 'Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery'. Possui passagens internacionais pela Harvard Medical School (EUA), Maastricht University (Holanda) e Imperial College London (Reino Unido). É fundador e CEO da startup de biotecnologia TissueLabs Pesquisa e Desenvolvimento. Trabalha com o objetivo de desenvolver órgãos e tecidos humanos em laboratório para utilização em transplantes

14h45 Nanotoxicologia Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

 

A Dra. Daiana Silva de Ávila possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) , mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Realizou pós-doutorado na Vanderbilt University (EUA) entre 2009 e 2011. Tem experiência na área de Bioquímica Toxicológica, com ênfase toxicologia e farmacologia de organocalcogênios e toxicologia de metais, pesticidas e nanomateriais, além de possuir experiência com o uso de 'Caenorhabditis elegans' como modelo experimental na área. É docente na UNIPAMPA- Campus Uruguaiana, orientando no PPG Bioquímica a nível de mestrado e doutorado, liderando o Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia em C. elegans (GBToxCe). É docente colaboradora do PPG Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria. Em 2015, recebeu o Prêmio Para Mulheres da Ciência- L´Oreal/ UNESCO/Academia Brasileira de Ciências. Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2019-2023).

10h00 Cultura 3D Magnética Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Dr. Glauco é Diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais e Inovação da Greiner Bio-One e membro do conselho de administração da ChemoSen3D. Dr. Glauco obteve seu Ph.D. em Física pela Universidade George Washington e foi laureado com vários prêmios e distinções em sua carreira de pesquisador, sendo coautor de dezenas de artigos científicos publicados em periódicos renomados e também coinventor de diversas patentes. Ele desenvolve soluções inovadoras para o cultivo 3D de células por levitação magnética.

11h00 Aplicações de nanotecnologia para saúde e produção animal Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

O Dr. Humberto é graduado em Medicina Veterinária pela UFMG, mestre em Zootecnia pela UFLA e doutor em Ciências pela USP. Atualmente é pesquisador na Embrapa Gado de Leite, na qual coordena o Laboratório de Nanotecnologia para Produção e Sanidade Animal e é o responsável técnico do Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária. Desenvolve formulações farmacêuticas, ensaios clínicos e estudos de farmacocinética e farmacodinâmica. Na UFOP é orientador no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. Junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é membro da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, onde representa o setor pecuário do Serviço Nacional de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Nanotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: "drug delivery" e "drug targeting", nanotoxicologia, saúde animal e qualidade de alimento.

11h45 Biomiméticos: Pele Artificial Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

A Dra. Silvia Stuchi é professora Titular da Universidade de São Paulo. Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP-IBILCE (1992), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP (1994) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP (1998). Cursou Pós Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade da Califórnia, San Francisco (1998) e foi Professora visitante do Departamento de Dermatologia junto à Universidade de Michigan, Ann Arbor, USA em 2006. Foi chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF-USP e atuou como vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Farmácia, área de Análises Clínicas. Coordenadora de projetos nacionais (rede PROCAD, temático Fapesp, Universal CNPq) e internacionais (Colgate Palmolive; Surrey University). Representante titular junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia dos laboratórios associados à RENAMA desde 2012. Premiada como a melhor cientista paulista, revista Veja e finalista do Premio Cláudia, Mulheres na Ciência, ambos em 2010. Atua como consultora científica junto às empresas cosméticas e farmacêuticas e como revisora de projetos e grants internacionais. Pesquisa a resistência a medicamentos alvo-dirigidos em melanoma. Desenvolve projetos de caracterização molecular de novas drogas anti-tumorais ou formulações de uso tópico em sistemas de peles artificiais e equivalentes dérmicos, gerando ambientes biomiméticos in vitro como plataforma de testes alternativos de eficácia e segurança. Dissemina através de palestras no país e no exterior o conceito de "non-animal methods", "testes pré-clínicos: da placa de cultura para o paciente" com foco em pele e suas doenças.

14h00 Nanotoxicologia: Ciência para Inovação e Regulação Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

 Dr. Diego Stéfani Teodoro Martinez é Pesquisador do CNPEM no LNNano. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Mestrado em Biologia Funcional e Molecular [Bioquímica] pela Universidade Estadual de Campinas. Possui Doutorado em Ciências [Química] pela UNICAMP com estágio no Centre for BioNano Interactions na University College Dublin, Irlanda. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais Complexos Funcionais. Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Nanobiologia, Química de Nanomateriais, Ciências Ambientais e Toxicologia. Pesquisador Principal no grupo de pesquisa em Nanobiotecnologia & Nanotoxicologia, e responsável pelo Laboratório de Nanotoxicologia. Professor colaborador/Orientador no Programa de Pós-graduação em Tecnologia [Ciência de Materiais/Ambiente] da FT-UNICAMP e no Programa de Pós-graduação em Ciências [Química/Biologia na Agricultura e Ambiente] do CENA da Universidade de São Paulo.

14h45 Perspectivas para o Empreendedorismo em Bioengenharia Palestra
Local: Canal NanoDiversity no YouTube

Perspectivas para o Empreendedorismo em Bioengenharia

Organizador

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia / NanoDiversity

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem, ao longo dos anos, atuado no cenário nacional e internacional de forma a "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em recursos genéticos para a sustentabilidade da agricultura brasileira", o que tornou a sua missão.

A NanoDiversity é uma startup integrante da área de Pesquisa Aplicada da TecSinapse, que tem como foco principal a produção de nanossistemas multifuncionais, seguros e eco-amigáveis.

https://lnanoembrapa.wixsite.com/gruponanobiotec