Apresentações de trabalho

Tempo de Apresentação: 20 minutos

Tempo para discussão: 05 minutos

 

18/12 - sala 05

Moderadores: Prof. Genilson Costa e Profa. Josinalva Estácio

15h30min - O GEOGEBRA COMO POTENCIALIZADOR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DAS REPRESENTAÇÕES 
SEMIÓTICAS - Eli Ferreira dos Santos

15h50min - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O USO DA TESSELAÇÃO DE VORONOI E O 
GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA - Roberto da Rocha Miranda, Ana Patricia Sousa do Nascimento, 
Marcília Cavalcante Viana

16h10min - BRINCANDO COM PALITOS DE FÓSFOROS NO SOFTWARE GEOGEBRA
José Vitor Ramos de Lima, Franck Gilbert René Bellemain

16h30min - FORMAÇÃO DE CONCEITOS A PARTIR DAS ETAPAS MENTAIS PROPOSTAS POR GALPERIN COM 
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS
TAWANA TELLES BATISTA SANTOS, Maria Deusa Ferreira da Silva

16h50min - ANÁLISE CRÍTICA DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM RELAÇÃO À ARTICULAÇÃO 
ENTRE REPRESENTAÇÕES DE DIVERSOS TIPOS DE FUNÇÕES
Jhonatan de Holanda Cavalcanti, Ricardo Tiburcio dos Santos, Franck Gilbert René Bellemain

17h10min - O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: 
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marcília Cavalcante Viana, Ana Patrícia Sousa do Nascimento

17h30min - USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO INTERATIVO EM VÍDEOS PARA O ENSINO REMOTO
Rafael Marinho de Albuquerque, Rogério Ignácio, Verônica Gitirana

 

19/12 - sala 05

Moderadores: Prof. Genilson Costa

10h30min - REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: 
VIVÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EXPRESSÃO GRÁFICA - Thyana Farias Galvão, 
Kamila Vitoria Costa Alves, Kathariny de Souza Albuquerque, Lívia Karyne Barbosa Cavalcante


10h50min - LANÇAMENTO OBLÍQUO, UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR - 
Vitor Manoel Damasceno Fontes, Valdex de Jesus Santos


11h10min - O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O 
ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DA GEOMETRIA GRÁFICA - Auta Luciana Laurentino, 
Thyana Farias Galvão, Sadi da Silva Seabra Filho


11h30min - COMO A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FUNÇÕES 
LOGARÍTMICAS PODE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM? - Karine Socorro Pugas da Silva


11h50min - DESENHOS DINÂMICOS DO GEOGEBRA COMO ALTERNATIVA ÀS ILUSTRAÇÕES 
ESTÁTICAS DOS LIVROS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO - 
Sandra de Souza Melo

19/12 - sala 06

Moderadores: Profa. Josinalva Estácio

10h30min - PLATAFORMA GEOGEBRA NOS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM/AVALIAÇÃO 
DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL - Tarcis Teles Xavier da Silva, João Bosco Gomes Barbosa, 
Matheus Pereira do Nascimento, Débora da Silva Matos


10h50min - UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PARA SIMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MECÂNICA - 
Vitor Manoel Damasceno Fontes, Valdex de Jesus Santos


11h10min - OFICINAS DE REALIDADE AUMENTADA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR 
QUE ENSINA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO FEDATHIANA - Fredson Rodrigues Soares, 
Maria José Costa dos Santos, Elaine de Farias Giffoni


11h30min - ASSÍNTOTAS E LIMITES: CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA PARA A 
CONVERSÃO NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA - 
José Adriano da Silva Mendonça, Naralina Viana Soares da Silva Oliveira, Kalina Gislane Gouveia de Araújo


11h50min - ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 
ORDINÁRIAS DE SEGUNDA ORDEM: ANÁLISES PRELIMINARES E A PRIORI COM 
A UTILIZAÇÃO DO SOFWTARE GEOGEBRA - Ana Carla Pimentel Paiva, Francisco Régis Vieira Alves

 

12h00min - PLATAFORMA GEOGEBRA E AS FORMAS OU INTERESSES DE USO POR PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA - JOSINALVA ESTACIO MENEZES, RICARDO ANTÔNIO FAUSTINO DA SILVA BRAZ

Compartilhe!

Quer se tornar um parceiro?