Trata-se de um Congresso Nacional que permitrá problematizações sobre a Educação e a Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Nasce de uma mobilização interinstitucional que agregam Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará, bem como organização que atende pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Desse modo, a UFOPA, UEPA, IFPA e APAE são provocadas a organizar, coletivamente, evento que dialogue, discuta e problematize o campo da educação e saúde desse segmento social, amparando-se na Lei 13.585 de 16 de dezembro de 2017 que institui a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
O evento terá como período de execução 28 á 31 de agosto do corrente ano. Trata-se de dois grupos público da Educação Especial, deficiência intelectual e múltipla, grupos de pessoas que passam por acentuados processos de exclusões e que não conseguem acessar, adequadamente, a Educação Básica e Ensino Superior, bem como possuem precário atendimento na saúde pública. O Congresso dsiponibilizará certificação 30 horas e de certificação de 4 horas para a participação em Workshop, segundo a escolha do participante. A inscrição no Workshop será realizada no momento do credenciamento.
Entre as pesquisadoras do Brasil já confirmaram presença em nosso encontro a professora Doutora Ivone Evangelista Cabral da UFRJ, a professora Doutora Ivanilde Apoluceno de Oliveira da UEPA, a professora Doutora Andrea da Silva Miranda da UFRA, a professora Doutoranda Márcia Mello do IBC, a professora Doutora Patrícia Reyes de Campos Ferreira, a Professora Ma Angelsea Augusta Lobato Camargo da UEPA, a Professora Geisa Cabral da Semed-Santarém e a Ádna Gonçalves Viana da Seduc.
Gratidão por esse encontro humano com verdadeiros guerreiros da Educação e da Saúde!!!