Palestrante Larissa Araújo Rolim é Professora do Colegiado de Ciências Farmacêuticas, ministrando a disciplina de Controle de Qualidade, professora e coordenadora da Pós-graduação em Biociências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) campus Sede na cidade de Petrolina - PE. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009), com habilitação em Indústria farmacêutica pela mesma universidade (2011), Mestre pelo Programa de Inovação Terapêutica da UFPE (2010), Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFPE com estágio de Pós-doutorado pela CAPES no Programa Nacional de Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Inovação Terapêutica UFPE (2013) e Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (2017). Atuando em diferentes projetos de pesquisa financiados e apoiados pelos órgãos de fomento: FACEPE, FINEP e CNPq, nas áreas de desenvolvimento de métodos analíticos, estudo de estabilidade, controle de qualidade e caracterização de insumos farmacêuticos, produtos intermediários e formas farmacêuticas utilizando técnicas analíticas como a cromatografia líquida de alta eficiência, calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria, espectroscopia de absorção nas regiões de infravermelho e ultravioleta e espectroscopia de massas. 

     As doenças negligenciadas são demonstradas como um flagelo persistente no histórico das populações excluídas. São classificadas como um grupo de doenças infecciosas que estão fortemente associadas às condições de pobreza verificadas, em sua grande maioria, nos países de baixa e média renda. Visto que elas estão relacionadas à pobreza, não existe muito interesse para o mercado porque não dão um retorno lucrativo, resultando em  tratamentos muito antigos, com limitações, baixa eficácia e reações adversas.

    Entretanto, nas últimas décadas, a comunidade científica e as instituições científicas tem integrado as necessidades sociais e as de pesquisa, de modo que aos poucos começa-se a ver a avanços nessa área. Nessa palestra, veremos o que há de mais recentes nas pesquisas e desenvolvimento para o tratamento de doenças negligenciadas. 

Compartilhe!

Apoio

Patrocínio

Você gostaria de colaborar com o nosso evento? entre em contato!