I CONGRESSO PARAIBANO DE MEDICINA E II SIMPÓSIO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Faça sua inscrição
I CONGRESSO PARAIBANO DE MEDICINA E II SIMPÓSIO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

I CONGRESSO PARAIBANO DE MEDICINA E II SIMPÓSIO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Faça sua inscrição
De 10 a 12 de maio Todos os dias das 08h às 15h
Patos, PB FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

Sobre o Evento

 

Caros colegas,

Vem aí  a I edição do CONGRESSO PARAIBANO DE MEDICINA e o II  SIMPÓSIO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE .

É com grande alegria que as Faculdades Integradas de Patos - PB irá receber o I CONGRESSO PARAIBANO DE MEDICINA E O  II SIMPÓSIO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, nos dias 10, 11 e 12 de Maio de 2018.

Contaremos com representantes de diversas universidades, da pesquisa e ensino, colegas e amantes da Medicina, que estarão empenhados em realizar um evento vibrante, com atualizações recentes, discussões e congraçamentos entre os participantes. Tudo com planejamento, organização e conforto.

Nosso evento já é uma realidade. Assim, esperamos todos de braços abertos para uma atividade científica do mais alto nível, preparado especialmente para recepcionarmos vocês, nossos amigos.

Vamos todos a Patos! De 10 a 12 de Maio de 2018: Reserve essa data na sua agenda!

Um grande abraço, comissão organizadora do   CONGRESSO PARAIBANO DE MEDICINA/  II SIMPÓSIO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE.

Palestrantes

  • Valéria Fazan
  • Richard Halti Cabral
  • Rômulo Leal Almeida
  • Martim Elviro de Medeiros Junior
  • Paula Frassinetti Vasconcelos de Medeiros
  • Heitor Tognoli e Silva
  • Ana Claudia de Lima Quintana Arantes

Programação

13h00 Raciocínio Clínico
Raciocínio Clínico
Local: SALA II

DR. Osman Batista de Medeiros Filho -  Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2012) e Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (2016). Atua como clínico no Posto Médico-Odontológico da UFCG e professor de semiologia das Faculdades Integradas de Patos (FIP).

13h00 Noções básicas de videocirurgia: Teórico e prático
Noções básicas de videocirurgia: Teórico e  prático
Local: Laboratório de habilidades e Simulação - LhabSim

Dr. Wostenildo Crispim Ramalho - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é Perito Oficial Médico Legista do Instituto de Polícia Científica da Paraíba, Cirurgião Geral - Hospital Regional de Patos e Professor de Clínica Cirúrgica I e de Medicina Legal das Faculdades Integradas de Patos - FIP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Oncológica, atuando principalmente nos seguintes temas: neoplasias malignas, neoplasias benignas, Cirurgia Geral, Ensino Médico, Medicina Legal e Perícias Médicas.

13h00 Gestão para o cuidado integral da Asma e  DPOC
Local: SALA IV

Dra. Gerlania,  médica pneumogista com formação pela Santa  Casa de Misericordia de Salvador /BA
Mestre em Terapia Intensiva pela IBRATI/ Professora de pneumologia da UFPB

13h00 - Valéria Fazan Técnicas de Necrópsia com enfoque na dissecação do coração
Técnicas de Necrópsia com enfoque na dissecação do coração
Local: LABORATÓRIO DE ANATOMIA

 Dra. Valéria Paula Sassoli Fazan - Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1991), mestrado em Morfologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1995) e doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1999). Realizou Doutorado-Sanduíche na Universidade de Iowa, com a qual mantém relações científicas estreitas. Atualmente é professora da pós-graduação em Ciências Morfológicas na Universidad de La Frontera, Temuco, Chile. Ocupa o cargo de professora associada nível II da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no Departamento de Cirurgia e Anatomia, sendo responsável por várias disciplinas da graduação, particularmente nos cursos de Fisioterapia, Terpaia Ocupacional e Ciências Biomédicas. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana e Animal, e Neuroanatomia atuando, principalmente, nos seguintes temas: anatomia macroscópica, hipertensão experimental, diabete experimental, neuropatias periféricas e envelhecimento. Realizou dois estágios de pós-doutorado no exterior (Central Microscopy Research Facility e Department of Anatomy and Cell Biology, ambos na Universidade de Iowa), atuando diretamente nas linhas de pesquisa em anatomia e neurociências. É responsável pelo laboratório de Microscopia e Morfometria do setor de Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o qual mantém com verba de projetos individuais de pesquisa. Esse laboratório está preparado para a realização de procedimentos histológicos de rotina, incluindo a microtomia e ultramicrotomia, bem como com sistema completo e moderno para análise morfológica e morfométrica de imagens histológicas. Na pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, é credenciada como orientadora em nível de mestrado e doutorado no programa de Neurologia, opção Neurociências.

13h00 Hidratação Venosa em crianças
Hidratação Venosa em crianças
Local: Laboratório Semiologia

DRa. Ilana Andrade Santos do Egypto -  Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Mestre em Saúde Coletiva pela Unissantos-SP (2017). Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente atua como pediatra do Exército no Hospital de Guarnição de João Pessoa e docente em Pediatria e Neonatologia nas Faculdades Integradas de Patos-PB. Experiência em metodologias ativas de ensino desde 2012. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil e Neonatal.

13h00 Como conduzir uma consulta e fazer seu registro buscando a excelência no atendimento
Local: sala III

 Dr. Heitor Tognoli e Silva - Médico graduado pela UFSC. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho: Saúde da Família. Especialista em Ativação dos Processos de Mudança na Formação do Ensino Superior na Área da Saúde.  Coordenador e Docente do quinto ano do internato em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic. Fundador de CEO da Communicare - Prontuário Eletrônico. 

13h00 Marketing Médico
Marketing Médico
Local: Sala VI

Ms Moisés Rodrigues -  Jornalista, Professor e Produtor Cultural. Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa - Portugal. Possui Pós-graduação em Assessoria de Comunicação; e Educação, Desenvolvimento e Politicas Educativas; e Graduação em Comunicação Social -Jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos.

13h00 Avaliação Osteomuscular
Avaliação Osteomuscular
Local: Laboratório de habilidades e Simulação - LhabSim

Dr. Diego Dantas Lins de Albuquerque -Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba.Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia ( SBOT).  Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia
Hospital Municipal Dr Carmino Caricchio – SP ( Hospital do Tatuapé).

13h00 Suporte Básico de vida (SBV) em Adultos
Suporte Básico de vida (SBV) em Adultos
Local: Laboratório de UTI

DR. Pedro Augusto Dias Timoteo - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e pós graduação em medicina intensiva pela AMIB e em Reumatologia pelo CBMS. Atualmente é médico do psf da Prefeitura Municipal de Patos, médico plantonista do SAMU 192 Patos, plantonista da uti adulta do HRDJC do Governo do Estado da Paraíba, plantonista da emergência do hrdjc do Governo do Estado da Paraíba, professor do eixo de semiologia nas Faculdades integradas de Patos-Pb e consultor em regulação médica e tutor em suporte avançado de vida pelo rede SAMU 192/ Ministério da saúde.

Quais são os fatores que influenciam na forma que você consulta

Palestrante: Heitor Tognoli e Silva

Médico graduado pela UFSC. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho: Saúde da Família. Especialista em Ativação dos Processos de Mudança na Formação do Ensino Superior na Área da Saúde.  Coordenador e Docente do quinto ano do internato em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic. Fundador de CEO da Communicare - Prontuário Eletrônico. 

Às 10h00 - Auditório Master

Palestrante de abertura: Ana Claudia de Lima Quintana Arantes

Dra.Ana Claudia de Lima Quintana Arantes -  Médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fiz pós-graduação em Psicologia - Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Entre outras publicações, é coautora do livro Cuidado Paliativo do CREMESP, (2008) e Manual de Cuidados Paliativos – ANCP (2009 e 2012). Atualmente é docente da The School of Life, ministrando as aulas "Como lidar com a morte" e "Como ter melhores conversas". Coordeno o curso avançado de pôs- graduação Multiprofissional Cuidados Paliativos da Associação Casa do Cuidar. Desde 2015 venho desenvolvendo palestras, cursos e intensivos de Conversas sobre a Morte para desvendar o tabu do tema.

Às 19h00 - Auditório Master
08h00 Anticoncepção: Inserção de DIU e contraindicações de anticoncepcionais orais
Anticoncepção: Inserção de DIU e contraindicações de anticoncepcionais orais
Local: Sala I

Dra. Maria Stefânia Nóbrega Batista - Possui Bacharelado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2010. É Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, Titular em Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Concluiu Residência Médica em Mastologia no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) em 2016 e em Tocoginecologia no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) em 2014. É professora de Tocoginecologia das Faculdades Integradas de Patos e da Faculdade Santa Maria.

13h00 Procedimentos cirúrgicos essenciais em ambulatórios
Procedimentos cirúrgicos essenciais em ambulatórios
Local: Laboratório de habilidades e Simulação - LhabSim

 DR. Thiago Pereira Alencar - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande(2004), residencia-medicapela Universidade de Pernambuco(2012) e residencia-medicapela Universidade Federal da Paraíba(2009). Atualmente é professor da Faculdades Integradas de Patos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia.

13h00 Via aérea avançada e Ventilação mecânica
Via aérea avançada e Ventilação mecânica
Local: LhabSim

Dr. Távio Leal Januário -  Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba(2002). Atualmente é Médico Anestesiologista do Governo do Estado da Paraíba. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia

13h00  Venopunção
Local: Laboratório de semiologia

 Dr. Alanna Michely Batista de Morais - Mestre em Ciências Animais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016), Especialista em Citologia Clínica pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2012), Graduada em Biomedicina pelas Faculdades Integradas de Patos-FIP (2010). Atualmente é Coordenadora do Laboratório Escola de Biomedicina das Faculdades Integradas de Patos e Professora de Cursos de Graduação (Medicina e Biomedicina) e Pós-graduação lato sensu da Instituição. Tem experiência na área de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Análises de Líquidos Corporais, Citologia Clínica e Parasitologia Clínica.

13h00 Avaliação Osteoarticular
Avaliação  Osteoarticular
Local: SALA V

Dra. Bruna Laiza Fontes Almeida Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (2011). Atualmente é Reumatologista formada pela Universidade Federal da Paraíba com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Reumatologia.

13h00 Oficina de preenchimento das Fichas de Notificações do Sistema de Informações de Agravos de Notificações Compulsória – SINAN/ no que se refere a doenças e acidentes de trabalho. (Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico, Acidente de Trabalh
Oficina de preenchimento das Fichas de Notificações do Sistema de Informações de Agravos de Notificações Compulsória – SINAN/ no que se refere a doenças e acidentes de trabalho. (Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico, Acidente de Trabalh
Local: Sala VIII

Dra. Yara Dayane de Lira Silva, Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Advogada proprietária do Escritório de Advocacia Lira Silva em Patos -PB. Atualmente está como Coordenadora do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador - Cerest Regional de Patos - PB, órgão do SUS vinculado através da Rede Nacional de Atenção a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Renast. O Cerest tem ligação com a Secretária Municipal de Saúde de Patos, tendo em vista ser esse o município sede, mas sua  atuação se dá em toda a 3 Macroregional de Saúde da Paraíba.

14h00 Suporte Básico de vida (SBV) em crianças e lactentes
Suporte Básico de vida (SBV) em crianças e lactentes
Local: Laboratório de habilidades e Simulação - LhabSim

Dr. Umberto Marinho de Lima Junior - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2002), Residência Médica em Pediatria pela UFCG (2005). Atualmente é Pediatra do Hospital Regional de Pombal, Pediatra do Hospital Distrital de Coremas, professor da Universidade Federal de Campina Grande, professor de pediatria do curso de medicina - Faculdades Integradas de Patos e professor de pediatria do curso de medicina da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria

14h00 Radiografia de tórax - Workshop
Local: Sala VI

DrEmerson Claudiano - Mécico formado pelaFaculdade de Ciências Médicas da Paraiba. Radiologista pelo Instituto Materno Infantil Fernando Figueira (IMIP/PE). Subespecialista em radiologia da mama pela Fundação Saint Pastous dePorto Alegre/RS. Membro titular do colégio Brasileiro de Radiologia.

 

Revisitando a anatomia dos Acidentes Vaculares Encefálicos

Palestrante: Dra.Valéra Fazan - USP - RIBEIRÃO PRETO

Às 08h00 - Auditório Master

Consanguidade e frequência de doenças genéticas raras no Nordeste/Paraíba

Dra. PAULA FRASSNETTI VASCONCELOS DE MEDEIROS

Às 10h00 - Auditório Master
08h00 Avaliação Multidimensional no idoso
Avaliação Multidimensional no idoso
Local: SALA VII

Dr. Klauber Marques de França - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Atualmente é médico do hospital regional dep. janduhy carneiro e professor das disciplinas de cardiologia, geriatria e urgência e terapia intensiva da universidade federal de Campina Grande.

13h00 Diagnóstico diferencial e manejo das arboviroses (Dengue, Zica, Chikungunia e Febre Amarela)
Local: SALA I

 Dr. Martin Elviro - 

Médico Preceptor de Educação Permanente da Atenção Primária a Saúde da Casa de Saúde Santa Marcelina. Professor do Curso Médico da Faculdade Santa Marcelina. Coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade da Casa de Saúde Santa Marcelina . Coordenador do Internato Médico da APS Santa Marcelina .Coordenador do Ciclo Clínico em APS da Faculdade de Medicina Santa Marcelina. Mestrado Profissional no Ensino em Ciêcias da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Professor colaborador do Departamento de Medicina de Família da Universidade de Toronto -Canadá. Membro da Câmara Técnica do CREMESP em APS. Anteriormente Médico Generalista da Estratégia Saúde da Família do município de São Paulo; Professor colaborador do Centro de Estudos em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC Paulista, anteriormente,Professor do curso médico da Universidade Potiguar(UNP)-RN, Preceptor da Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina de Santo André, Ex-membro da equipe da Coordenação da Atenção Básica da Casa de Saúde Santa Marcelina (CSSM) que teve parceria com SES e agora com SMS do Estado de SP; Supervisão Técnica Médica das Unidades de Saúde da Família da região leste do Município de São Paulo; Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina (FASM); Preceptor da Residência de Medicina de Família e Comunidade da mesma instituição; Educador do Núcleo de Educação Permanente da CSSM; médico da Estratégia Saúde da Família. Especialista em Saúde da Família - Título conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (quinto TEMFC) e Especialização em Saúde da Família pela FASM (Faculdade Santa Marcelina) ; Graduado na Universidade Federal da Paraíba- UFPB; Sócio-Fundador e primeiro presidente da Sociedade Paulista de Medicina de Família e Comunidade. 

Diagnóstico da Síndrome Gripal (A epidemia da influenza no Hemisfério Norte e no Brasil em 2018

Prof. Dr. Martin Elviro: Diagnóstico da Síndrome Gripal (A epidemia da influenza no Hemisfério Norte e no Brasil em 2018.

Às 08h00 - Auditório Master

Doenças Isquêmicas do coração

Dr. Richard Halti Cabral - Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Cirurgião cardiovascular, com residência básica em cirurgia geral pelo Hospital das Clínicas (HC-FMUSP) e residência especializada pelo Instituto do Coração (InCor-HC-FMUSP). Doutor em Ciências Morfofuncionais: Estrutura e Ultra-estrutura pelo Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Docente do Departamento de Anatomia do ICB-USP. Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT-SE). Presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia no período de 2006-2010 e para o período de 2014 a 2018. Presidente do XXII International Symposium on Morphological Sciences em 2012. Secretário da Comissão Brasileira de Terminologia Anatômica. Delegado eleito do Brasil na Associação Panamericana de Anatomia e na International Federation of Associations of Anatomists (IFAA). Membro da Educational Affairs Committee da American Association of Anatomists (2013-2016). Secretário Geral da Associação Panamericana de Anatomia para o período 2013 a 2016. Membro do Federative International Committee for Transcontinental, Inter-disciplinary Discussion (FICTID) da IFAA (2014-2019). 

Às 10h00 - Auditório Master

Encontro Paraibano das Ligas acadêmicas de Medicina

O I Encontro Paraibano das ligas acadêmicas de medicina acontecerá durante o  I Congresso Paraibano de Anatomia e II Simpósio de Medicina de Família e comunidade  em Patos –PB, no dia 12 de Maio de 2018, das 13h até 16h, no auditório Master das Faculdades Integradas de Patos –FIP

  • Para efetuar a inscrição, a Liga deverá enviar um email para o endereço da (atividadescomplementares@med.fiponline.edu.br ), contendo: Assunto: “Inscrição para o I Encontro Paraibano das Ligas acadêmicas de medicina/ Mensagem, informando nome completo dos representantes , cargos que ocupam na Liga e o professor orientador/ Anexos: o símbolo da Liga em formato JPG.
Às 13h00 - Auditório Master

Local

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - 58704-000, Rua Horácio Nóbrega, Belo Horizonte, Patos, Paraíba,

Organizador

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS