Informações

O I Ciclo de Palestras em Patologia Animal é um evento gratuíto realizado pelo Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA) do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA) e pelo Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Nesta edição contaremos com a presença da Profa. Dra. Rachel Rech, da Texas A&M, que abordará, em sua palestra, a carreira de patologista veterinário: “Patologistas veterinários: Quem são? De onde vem? Para que servem”. Já o Prof. Dr. Claudio Barros,da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, falará sobre “Os sabores da patologia”, uma palestra para aprender a apreciar o uso de analogias de alimentos como uma ferramenta eficaz no aprendizado em patologia veterinária. Estas serão palestras voltadas para os graduandos em Medicina Veterinária e para os Médicos Veterinários que se interessam pelo diagnóstico de doenças de animais e fazem parte do programa de educação continuada promovido pelo LDA. A terceira palestra se destina sobremaneira ao amantes de animais silvestres! Nela, o Prof. Dr. Jeann Leal, da Universidade Federal da Paraíba, falará sobre: “Patologia como ferramenta para conservação”.
Essa será uma oportunidade única para a troca de experiências e, acima de tudo, aprendizado com professores experientes e renomados em suas áreas de atuação.

O evento ocorrerá no dia 13/12/2019 às 16h no Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE. Para a inscrição use o link na página do evento.

Observação importante. No dia do evento, os inscritos deverão levar 1kg de alimento não perecível. Todos alimentos arrecadados serão doados para uma instituição de caridade.

PALESTRAS

Sabores da patologia - Prof. Dr. Cláudio Barros - UFMS

Patologistas veterinários: Quem são? De onde vem? Para que servem? - Profa. Dra. Raquel Rech - TAMU

Patologia como ferramenta para a conservação - Prof. Dr. Jeann Leal - UFPB

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Raquel Rubia Rech

Saiba mais

Cláudio Severo Lombardo de Barros

Saiba mais

Jeann Leal de Araújo

Programação:

Sabores da Patologia Palestra · Cláudio Severo Lombardo de Barros

Patologistas veterinários: Quem são? De onde vem? Para que servem? Palestra · Raquel Rubia Rech

Patologia como ferramenta para conservação Palestra · Jeann Leal de Araújo

Credenciamento

O credenciamento ocorrerá no local do evento mediante a entrega de 1Kg de alimento não perecível.

Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE

R. Manuel de Medeiros, 98-402

Dois Irmãos, Recife - PE

52171-011

Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE

Ver no mapa

R. Manuel de Medeiros, 98-402

Dois Irmãos, Recife - PE

52171-011

Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA-DMFA)

Raquel Rubia Rech

Texas A&M University


Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado pela mesma universidade (2007). É diplomada pelo Colégio Americano de Patologia Veterinária (ACVP, 2009). Em 2010, concluiu o programa de residência em patologia veterinária na University of Georgia, USA. Atuou como clinical instructor na mesma universidade até janeiro de 2011 e pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves de 2011-2013. Desde setembro de 2013 eh Clinical Assistant Professor na Texas A&M University em College Station, Texas, Estados Unidos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico em patologia veterinária, doenças infecciosas e neuropatologia.

Cláudio Severo Lombardo de Barros

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul


Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1969), PhD em Patologia Veterinária pela Colorado State University, Fort Collins EUA (1980) e Pós-Doutorado pelo Instituto de Patologia Veterinária da Justus Liebieg Universität (1984), Giessen, Alemanha. Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria e Professor Visitante (CAPES/FUNDECT) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Comitê Científico de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis para assessoramento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, membro do Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA), membro da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV), membro honorário do American College of Veterinary Pathologists (ACVP). Membro Emérito da Associação Brasileira dez Patologia Veterinária. Membro do Colégio Brasileiro de Patologia Animal. Recepiente do prêmio Paulo Dacorso Filho edição 2016, conferido pelo CFMV. Áreas de interesse incluem diagnóstico em patologia veterinária, doenças de ruminantes e equinos, patologia sistema nervoso e doenças causadas por plantas tóxicas.

Jeann Leal de Araújo

Universidade Federal da Paraíba


Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestre em Medicina Veterinária pela mesma instituição e Doctor of Philosophy (PhD) pela Texas A&M University (College Station, Texas, EUA) em Veterinary Pathobiology. Tem dedicado sua formação acadêmica e profissional à área de doenças infecciosas, sobretudo a questões relacionadas à anatomia patológica, virologia, imunologia, patogênese, saúde única e manejo de animais silvestres e exóticos. Tem se focado nos últimos anos à neuropatologia, trabalhando com patogênese e patologia de doenças infecciosas que acometem o sistema nervoso de animais silvestres, incluindo raiva em morcegos e raposas e, mais recentemente, com a doença da dilatação proventricular (PDD) em psitacídeos. Foi teaching assistant (TA) durante dois semestres da disciplina Great diseases of the world, oferecida pela Texas A&M University, e instrutor por dois anos consecutivos do curso Comparative anatomy of vertebrates tambem oferecido pela Texas A&M University.