O I Encontro Discente do PPGH/UNICAMP - Colonialismos, formas de dominação e resistências no passado e presente (07 a 09 de outubro de 2025) traduz um esforço em reunir historiadores de diferentes áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP e de outras Universidades brasileiras em torno de eixos temáticos em comum. O desejo de criar este evento parte da percepção coletiva de que existe uma preocupação acadêmica abrangente com uma agenda de pesquisa interdisciplinar que, apesar de consolidada, se renova. Em suma, tal agenda diz respeito às múltiplas dimensões das experiências coloniais e imperiais do passado e suas reverberações no tempo presente, desde as formas de dominação exercidas sob paradigmas coloniais; os mundos do trabalho na escravidão e na liberdade; História da África, as experiências afrodiaspóricas e suas resistências; as formações e dissoluções de Impérios e as lutas anticoloniais; até o ensino de História e as políticas de memória do presente relacionadas a um debate público sobre colonialidade, patrimônio e regimes de visualidade. Nesse sentido, nosso objetivo é propor um espaço que articule diversas pesquisas para construir novos diálogos e compreender como está sendo pautada, a partir das problemáticas elencadas, a construção de um conhecimento historiográfico.
---
INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES ENCERRADAS!
Confira abaixo os 12 GRUPOS DE TRABALHO APROVADOS no I EDHIS:
-
Mundos do Trabalho: agências, conflitos, experiências culturais e políticas no trabalho escravo e livre.
-
Raça e suas dinâmicas políticas coloniais e pós-coloniais: perspectivas teóricas, antirracismo e movimentos sociais.
-
História Indígena em perspectiva: fontes, direitos e temporalidades.
-
Educação e Ensino de História: antirracismo, ações afirmativas e debates públicos em escolas, museus e outros espaços.
-
História e Imagem: colonialismos, regimes de visualidade e dinâmicas do campo da arte.
-
História da África em perspectiva: formação do campo, fontes, arquivos e conflitos.
-
Historiografias e Teorias da História: semantização dos tempos históricos, novas agendas e desafios para a escrita da História no presente.
-
Memória, Arquivo e Patrimônio: História Pública, usos do passado e políticas contemporâneas.
-
Gênero e Sexualidade: formas de dominação, dissidências e interseccionalidades no passado e no presente.
-
Afro-américas: raça, agências e perspectivas transnacionais.
-
Religião, poder e subjetividade: disputas, narrativas e estratégias de dominação.
-
História e Cidades: História Urbana, conflitos e jogos de poder
---
O evento, que será gratuito e em formato presencial no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, se propõe a ser um espaço formativo e de estímulo de debates que articulem ensino, pesquisa e os vários campos de atuação do(a) profissional de História. Dessa forma, para além dos GTs, promoveremos uma série de encontros, como Mesas Redondas - Diálogos Contemporâneos, Conferências e uma Assembleia Discente, momento de escuta e de organização frente aos mais diversos assuntos que compõem o dia a dia dos(as) pós-graduandos(as) historiadores(as) na Universidade, com ênfase num balanço da implementação das políticas de ações afirmativas na UNICAMP.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail: edhisunicamp@gmail.com
Sigam-nos no Instagram para acompanhar as novidades: @edhisunicamp.