O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maceió (Consea Maceió), o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual, tem o prazer de convidar a todas(os) para participar do “I Encontro Consea Maceió alusivo ao Dia Mundial da Alimentação - DMA 2025”, que ocorrerá no dia 07 de outubro de 2025, das 08h30 às 12h, no auditório da Procuradoria da República em Alagoas (MPF), localizado na Avenida Juca Sampaio, 1800, Barro Duro, em Maceió.
O mês da Alimentação tem como propósito estimular reflexões sobre a importância dos alimentos e garantir a segurança alimentar e nutricional global, promovendo uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. Desde então, tornou-se uma ação coletiva presente em 150 países, fazendo do Dia Mundial da Alimentação uma das celebrações mais marcantes no calendário das Nações Unidas (ONU). Anualmente, a FAO escolhe um tema diferente para a celebração, todos alinhados ao objetivo de conscientizar sobre a necessidade de proporcionar a todas as pessoas, em todos os lugares, acesso a alimentos suficientes, seguros, variados e nutritivos, sem exceções. Atualmente, cerca de 673 milhões de pessoas enfrentaram a fome em 2024, um número que corresponde a 8,2% da população mundial, segundo o Relatório SOFI 2025 do Governo Federal do Brasil. Embora este número represente uma ligeira diminuição em relação aos anos anteriores, ele ainda é alarmante, e o progresso tem sido desigual em diferentes regiões do mundo. Estar fora do mapa da fome não significa que não haja desafios na alimentação dos brasileiros. O mesmo levantamento aponta que 13,5% da população enfrenta insegurança alimentar moderada ou severa. Enquanto 64 milhões de pessoas no Brasil têm acesso restrito à comida, o país joga fora 55 milhões de toneladas de alimentos, todos os anos.
Parceria: MPF, MPE, CRN6, CREN, NUAGRÁRIO/IGDEMA/UFAL, MOV.
P R O G R A M A Ç Ã O
08h30> Credenciamento
9h> Abertura
09h30> Palestra “Panorama da Insegurança Alimentar em Alagoas: Realidades Invisíveis, Desafios Urgentes”, Dra. Patrícia Marinho, pesquisadora do Centro de Recuperação e Educação Nutricional - CREN Alagoas.
Mediação: Dr. Bruno Lamenha, Procurador da República e Dra. Alexandra Beurlen, Promotora de Justiça
Perguntas
10h30> A Intersetorialidade e a Transversalidade na Segurança Alimentar e Nutricional, Profa. Dra Cirlene Jeane e o Mestrando Leandro Matias, pesquisadores da NUAGRÁRIO/IGDEMA/UFAL.
Mediação: Dr. Bruno Lamenha, Procurador da República e Dra. Alexandra Beurlen, Promotora de Justiça
Perguntas
11h30> Minidocumentário sobre a história da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) no País.
12h> Encerramento.
Avenida Juca Sampaio, 1800
Barro Duro, Maceió - AL
57045-365
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.