Este é o primeiro de uma proposta de encontros de pesquisadores, juristas e ativistas sobre o direito canábico que acontecerá no ICJ/UFPA em Belém do Pará, tratando de temas jurídicos que envolvem a cannabis/maconha como o proibicionismo, o cultivo legalizado, o associativismo, o acesso legal a tratamento de saúde e reflexões sobre o histórico de política de guerra às drogas e sobre os últimos passos da política proibicionista e suas enormes contradições em um cenário que em 2024 registrou um total de 672 mil pacientes fazendo tratamentos de saúde com cannabis pelo mercado legal no Brasil, tendo 241 mil pacientes iniciado o tratamento em 2024.
Este evento irá dialogar com os conhecimentos acadêmicos, os conhecimentos da advocacia e o ativismo canábico. As apresentações serão:
1. Direito canábico? Muito além dos Habeas corpus - Leandro Medeiros Galvão, advogado e 2º vice-presidente da Comissão de cannabis medicinal e cânhamo industrial da OAB/PA, jardineiro com salvo-conduto.
2. Associativismo canábico: união, resistência e acesso à saúde no Brasil - Walbert Tupinambá, membro da Comissão de cannabis medicinal e cânhamo industrial da OAB/PA; advogado e presidente da Associação Casa Verde Amazônia; ativista canábico.
3.Economia política proibicionista e controle social - Adrian Barbosa e Silva, Doutor em Direito (UFPA / visitante na Università di Bologna), professor de Ciências Criminais (CESUPA) e advogado criminalista.
4. Jardineiros ou traficantes de flores? Quimeras do proibicionismo - Gilberto Guimarães Filho, Doutor em Direito (UFPA) e pesquisador em estágio pós-doutoral no PPGD/UFPA.