I Encontro de Ensino de Física da UERN

I Encontro de Ensino de Física da UERN

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De 22 a 27 de fevereiro Todos os dias das 18h00 às 22h00

Sobre o Evento

O I Encontro de Ensino de Física da UERN será um evento promovido pelo Centro Acadêmico de Física Valdomiro Morais (CAFís), com apoio do Departamento de Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento será totalmente online no período de 22 a 27 de fevereiro de 2021. Temos como objetivo divulgar e debater assuntos relacionados ao ensino de Física, trazendo temas atuais e oportunos que nos farão refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem.

Nossa programação contará com minicursos e palestras que serão ministrados por professores convidados. Convocamos todos os discentes, docentes e pesquisadores de Física, de todos os níveis de ensino, para participarem do evento.

Palestrantes

  • Dr. Alan Alves Brito
  • Drª. Amanda Amantes Neiva
  • Dr. Antônio Dgerson Pereira da Costa
  • Dr. Carlos Antonio López Ruiz
  • Drª. Eliângela Paulino Bento
  • Dr. Felipe Fernandes Fanchini
  • Dr. Fernando Lang da Silveira
  • Dr. João Eduardo Fernandes Ramos
  • Dr. Jorge Simões de Sá Martins
  • Dr. José Ronaldo Pereira da Silva
  • Me. Leonardo da Silva Garcia
  • Dr. Marco Antonio Moreira

Programação

18h20 - Dr. Carlos Antonio López Ruiz Vygotsky e o ensino de Física Palestra
Vygotsky e o ensino de Física
Local: https://www.youtube.com/watch?v=Vs7c5Nrhyq8

Na presente proposta de apresentação analisamos as contribuições da teoria histórico – cultural, de Vygotsky, para o ensino de Física, destacando quatro aspectos fundamentais: a mediação, a internalização da cultura, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem e a formação de conceitos. Discutimos a teoria de formação por etapas das ações mentais e dos conceitos de Galperin na sua relação com o processo de internalização da cultura e mostramos um exemplo da sua aplicação num domínio específico de conhecimentos da Física no ensino médio: o movimento uniformemente acelerado.

20h00 - Dr. Alan Alves Brito Astrofísica na Educação Básica: desafios e oportunidades Minicurso
Astrofísica na Educação Básica: desafios e oportunidades
Local: https://www.youtube.com/watch?v=Vs7c5Nrhyq8

Apresentarei nesta palestra um panorama geral sobre quais são os desafios e as oportunidades da formação inicial e continuada de professores de ciências com foco no desenvolvimento da Astrofísica na Educação Básica.

Abertura

A abertura do I Encontro de Ensino de Física da UERN será realizada por um(a) representante do Centro Acadêmico e por um(a) professor(a) vinculado(a) a universidade.

Às18h00 - https://www.youtube.com/watch?v=Vs7c5Nrhyq8
18h00 - Me. Leonardo da Silva Garcia A robótica educacional no ensino de Física Palestra
A robótica educacional no ensino de Física
Local: https://www.youtube.com/watch?v=bC8C7QM5vDA

Os alunos do nível fundamental e médio têm grande intimidade com a tecnologia, já que desde muito cedo foram apresentados aos aparelhos como smartphones, notebooks, videogames etc. Pessoas nascidas entre 1990 a 2010, chamados de Geração Z, são os nativos digitais, que cresceram conectadas a na rede de internet pelos aparelhos tecnológicos. Apesar de ser uma geração que tem intimidade com a tecnologia, o que se observa é que algumas instituições de ensino não conseguem acompanhar esse avanço em tempo real, tornando cada vez mais difícil manter a atenção dos alunos em sala de aula. Embora esse crescimento esteja acontecendo de forma lenta, algumas instituições já estão inserindo em seus currículos o uso de tecnologias robótica, de forma a facilitar e melhorar a assimilação de assuntos do currículo básico. A robótica educacional voltada ao ensino de Física e fundamentada nas teorias de aprendizagens tornam-se ferramentas significativas no processo de ensino-aprendizagem.

19h30 - Dr. Felipe Fernandes Fanchini As ferramentas do ensino online e o seu (possível) papel na educação Palestra
As ferramentas do ensino online e o seu (possível) papel na educação
Local: https://www.youtube.com/watch?v=bC8C7QM5vDA

Com a chegada da pandemia, fomos obrigados a encarar uma nova realidade de ensino. Mesmo sem treinamento e o suporte necessário fomos todos, estudantes e professores, de forma imperativa, caminhando numa nova direção. O que essa realidade trouxe de aprendizado? Como iremos encarar o ensino após essa dura lição? Será a forma tradicional de ensino alterada de forma definitiva depois dessa experiência? São sobre essas questões, pontuando também as dificuldades e as formas encontradas por nós de superá-las, através de uma experiência pessoal e reflexões em nosso grupo de trabalho, que irei direcionar essa palestra.

20h30 - Dr. Fernando Lang da Silveira Temas instigantes de Física nas postagens do Pergunte ao CREF - IFUFRGS. Palestra
Temas instigantes de Física nas postagens do Pergunte ao CREF - IFUFRGS.
Local: https://www.youtube.com/watch?v=bC8C7QM5vDA

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18h00 - Dr. Marco Antonio Moreira A relevância do conhecimento científico para a cidadania e a incoerência da educação em ciências Palestra
A relevância do conhecimento científico para a cidadania e a incoerência da educação em ciências
Local: https://www.youtube.com/watch?v=3i7wg0spLeY

Inicialmente, destaca-se que o conhecimento científico é relevante para a cidadania e, consequentemente, o ensino de ciências como Física, Química, Biologia e afins, deveria promover a aprendizagem significativa de seus conteúdos e procedimentos. Em continuidade, ao longo do texto, são apontadas falhas no ensino de ciências, feitos comentários e dadas sugestões que podem contribuir para um ensino de ciências que leve a uma aprendizagem para a cidadania.

19h00 - Drª. Amanda Amantes Neiva Professor Investigador: A pesquisa docente em pauta Palestra
Professor Investigador: A pesquisa docente em pauta
Local: https://www.youtube.com/watch?v=3i7wg0spLeY

A sala de aula é um espaço dinâmico, onde o professor realiza inúmeras atividades e muitas relevantes inovações educacionais, que em muitos casos não chegam a ser difundidas e/ou divulgadas. Tais atividades apresentam grande potencial para promover maior motivação dos alunos, aprendizagem e engajamento escolar, mas não são sistematizadas do ponto de vista de resultado de ensino, se restringindo aos relatos verbais daqueles que delas participam. Uma vez imbuído do caráter investigador, o professor pode analisar informações/dados do seu contexto de enino que, além de traduzirem a eficiência de suas dinâmicas, lhe fornecem parâmetros para melhorar suas ações de acordo com seus objetivos pedagógicos. Através da investigação da prática, tais ações são sustentadas por resultados empíricos, o que possibilita, dentre outras coisas, a visibilidade merecida ao trabalho docente. A investigação que o professor conduz não se refere a uma pesquisa acadêmica ou científica, mas lhe fornece uma fundamentação coerente para compreender os processos do contexto escolar, além de lhe proporcionar autonomia para interpretar sua realidade. É nesse sentido que iremos discutir como o professor pode se tornar um investigador da sua própria prática e demarcar, de maneira mais sistemática, os resultados das suas ações pedagógicas.

20h00 - Dr. José Ronaldo Pereira da Silva Concepções alternativas no ensino de Astronomia Minicurso
Concepções alternativas no ensino de Astronomia
Local: https://www.youtube.com/watch?v=3i7wg0spLeY e https://www.youtube.com/watch?v=-9Mrp2e68_s

A Astronomia tem um grande potencial para motivar o interesse das pessoas. A fascinação que exerce sobre os alunos, associada ao seu caráter multidisciplinar, a permite despertar o interesse por disciplinas como Física, Matemática, Geografia, Biologia e Literatura. Na Física, em particular, a Astronomia pode contextualizar o ensino de conceitos de escala; medidas de tempo, massa, peso e densidade; localização; noções sobre movimento relativo bem como ajudar a distinguir fenômenos térmicos dos nucleares. O ensino-aprendizagem da Astronomia envolve diferentes graus de dificuldades, dentre os quais se destacam as concepções alternativas, registradas não apenas em alunos, do nível fundamental ao superior, mas também em professores de Ciências e nos livros didáticos. Dentre as concepções alternativas já registradas na literatura estão: as estações do ano vistas como conseqüências de diferentes distanciamentos da Terra em relação ao Sol; as fases da Lua interpretadas como eclipses lunares semanais; a persistência de uma visão geocêntrica do Universo; a crença na existência de estrelas entre os planetas do Sistema Solar e a associação da existência da força da gravidade com a presença do ar, acreditando-se que só existe gravidade onde houver ar ou alguma atmosfera. Neste minicurso iremos apresentar as principais concepções alternativas relatadas nas pesquisas em Ensino da Astronomia, bem como propor estratégias de ensino para identificá-las e estabelecer relações significativas entre as concepções dos estudantes e o conhecimento científico.

18h00 - Dr. Jorge Simões de Sá Martins A inovação pedagógica e as lições da pandemia. Palestra
A inovação pedagógica e as lições da pandemia.
Local: https://www.youtube.com/watch?v=-9Mrp2e68_s

Nesta palestra faço uma defesa da necessidade de modernização da pedagogia universitária na área de STEM apontando algumas evidências da ineficácia das aulas expositivas que nos acostumamos a ministrar. Apresento em seguida os resultados de algumas experiências pedagógicas que conduzimos no Instituto de Física da UFF, discutindo alguns pressupostos de cada modelo e as características de sua implementação. Concluo com alguns comentários relativos à adaptação destas inovações ao ensino mediado por tecnologia ao qual fomos forçados pela pandemia e possíveis consequências advindas destas adaptações.

19h00 - Dr. João Eduardo Fernandes Ramos Diálogos entre Física, Mídias e Arte: aproximando as duas culturas no ensino Palestra
Diálogos entre Física, Mídias e Arte: aproximando as duas culturas no ensino
Local: https://www.youtube.com/watch?v=-9Mrp2e68_s

Qual relação entre Física e Arte? Como a Física é apresentada pela mídia, em quadrinhos, filmes, entre outros? O que a ficção científica pode nos ensinar? Como pensar essa aproximação em atividades didáticas? Vamos abordar estas e outras questões num papo que busca refletir a relação entre Física e Arte além dos "erros conceituais".

20h00 - Dr. José Ronaldo Pereira da Silva Concepções alternativas no ensino de Astronomia Minicurso
Concepções alternativas no ensino de Astronomia
Local: https://www.youtube.com/watch?v=3i7wg0spLeY e https://www.youtube.com/watch?v=-9Mrp2e68_s

A Astronomia tem um grande potencial para motivar o interesse das pessoas. A fascinação que exerce sobre os alunos, associada ao seu caráter multidisciplinar, a permite despertar o interesse por disciplinas como Física, Matemática, Geografia, Biologia e Literatura. Na Física, em particular, a Astronomia pode contextualizar o ensino de conceitos de escala; medidas de tempo, massa, peso e densidade; localização; noções sobre movimento relativo bem como ajudar a distinguir fenômenos térmicos dos nucleares. O ensino-aprendizagem da Astronomia envolve diferentes graus de dificuldades, dentre os quais se destacam as concepções alternativas, registradas não apenas em alunos, do nível fundamental ao superior, mas também em professores de Ciências e nos livros didáticos. Dentre as concepções alternativas já registradas na literatura estão: as estações do ano vistas como conseqüências de diferentes distanciamentos da Terra em relação ao Sol; as fases da Lua interpretadas como eclipses lunares semanais; a persistência de uma visão geocêntrica do Universo; a crença na existência de estrelas entre os planetas do Sistema Solar e a associação da existência da força da gravidade com a presença do ar, acreditando-se que só existe gravidade onde houver ar ou alguma atmosfera. Neste minicurso iremos apresentar as principais concepções alternativas relatadas nas pesquisas em Ensino da Astronomia, bem como propor estratégias de ensino para identificá-las e estabelecer relações significativas entre as concepções dos estudantes e o conhecimento científico.

18h00 - Dr. Antônio Dgerson Pereira da Costa O Software Modellus e seu potencial didático para o ensino do Movimento Harmônico Simples Minicurso
O Software Modellus e seu potencial didático para o ensino do Movimento Harmônico Simples
Local: https://www.youtube.com/watch?v=JhfUCmtEqxI e https://www.youtube.com/watch?v=6ciAnPfPFO4

O surgimento da informática e da internet tem provocado em escala mundial o uso de ferramentas tecnológicas em inúmeros setores da atividade humana. Em particular, o uso do computador como recurso ou ferramenta de ensino e aprendizagem tem se tornado nos últimos anos uma prática pedagógica fundamental, permitindo aos professores acrescentarem em seus planos de aula, estratégias de ensino mais eficientes e potencialmente significativas. Dentre modalidades de ferramentas computacionais para o ensino de Física existentes, destacaremos neste minicurso o uso das atividades de simulação e modelagem computacional através do software Modellus para o ensino do tema Movimento Harmônico Simples. No modelo tradicional aplicado no ensino de física, é claramente visível uma deficiência quanto à compreensão das relações matemáticas associadas aos modelos que descrevem os sistemas físicos. O Modellus tem se mostrado uma ferramenta com um grande potencial para a aprendizagem em física, matemática e ciências em geral por oferecer a oportunidade ao aluno de ter um contato mais concreto com o objeto de estudo e por favorecer o processo de construção do conhecimento.

18h00 - Dr. Antônio Dgerson Pereira da Costa O Software Modellus e seu potencial didático para o ensino do Movimento Harmônico Simples Minicurso
O Software Modellus e seu potencial didático para o ensino do Movimento Harmônico Simples
Local: https://www.youtube.com/watch?v=JhfUCmtEqxI e https://www.youtube.com/watch?v=6ciAnPfPFO4

O surgimento da informática e da internet tem provocado em escala mundial o uso de ferramentas tecnológicas em inúmeros setores da atividade humana. Em particular, o uso do computador como recurso ou ferramenta de ensino e aprendizagem tem se tornado nos últimos anos uma prática pedagógica fundamental, permitindo aos professores acrescentarem em seus planos de aula, estratégias de ensino mais eficientes e potencialmente significativas. Dentre modalidades de ferramentas computacionais para o ensino de Física existentes, destacaremos neste minicurso o uso das atividades de simulação e modelagem computacional através do software Modellus para o ensino do tema Movimento Harmônico Simples. No modelo tradicional aplicado no ensino de física, é claramente visível uma deficiência quanto à compreensão das relações matemáticas associadas aos modelos que descrevem os sistemas físicos. O Modellus tem se mostrado uma ferramenta com um grande potencial para a aprendizagem em física, matemática e ciências em geral por oferecer a oportunidade ao aluno de ter um contato mais concreto com o objeto de estudo e por favorecer o processo de construção do conhecimento.

19h40 - Drª. Eliângela Paulino Bento Questões de Gênero e ensino de Física: uma reflexão sociocultural Palestra
Questões de Gênero e ensino de Física: uma reflexão sociocultural
Local: https://www.youtube.com/watch?v=6ciAnPfPFO4

Nos últimos anos, questões de gênero nas Ciências tem sido um tema muito debatido em publicações e eventos na área de ensino e divulgação científica. Tal temática vem sendo evidenciada devido à sua relação com a pouca representatividade feminina na comunidade que abrange as áreas STEM bem como o desinteresse de alunas do ensino básico por essas áreas. As primeiras investigações apontam para diferenças biológicas e cognitivas como fatores determinantes para essa desigualdade de gênero. No entanto, o que se defende hoje como principal agente dessa desigualdade são fatores socioculturais que acompanham a humanidade desde os primórdios da vida em sociedade. Nesse contexto a presente palestra propõe uma reflexão a partir das diferenças socioculturais entre os gêneros nas Ciências, mais especificamente na área de Física. O intuito é proporcionar uma compreensão mais objetiva do nosso cenário atual e direcionar soluções para que ocorra uma equidade de gênero nessas áreas de conhecimento.

Encerramento

O encerramento do I Encontro de Ensino de Física da UERN será realizado por um estudante da coordenação do evento.

Às20h40 - https://www.youtube.com/watch?v=6ciAnPfPFO4

Organizador

Centro Acadêmico de Física Valdomiro Morais - CAFís

O Centro Acadêmico de Física Valdomiro Morais (CAFís) é a entidade estudantil do curso de Física - Licenciatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, ele é composto por cinco representantes que estão a frente do evento juntamente com demais discentes do curso.

O evento é organizado por 11 estudantes, com apoio do Departamento de Física.

As comissões a frente desse evento são:

Coordenação geral:
Lívia Dantas de Freitas;
Luis Ramon Barbosa Fernandez;      
Mateus Felipe Araújo Medeiros;
Rian Ferreira Cavalcante.

Comissão de arte e divulgação:
Antonio Aldivan Dantas Melo;
Lívia Dantas de Freitas;
Lucas Wagner de Alencar Souza;
Mizael Haabe Bezerra de Oliveira.

Comissão de comunicação interna:
Damião Estevão Fernandes Júnior;
Diego Oliveira da Silva;
Rondinelio da Silva Pereira Júnior;
Vitor Hugo da Silva da Costa.